sábado, 7 de agosto de 2010

Porto derrota Benfica de David Luiz e leva a Supertaça de Portugal


Atual campeão nacional, o Benfica chegou a decisão da Supertaça de Portugal diante do Porto como favorito. No entanto, os Dragões levaram a melhor, venceram por 2 a 0 e asseguraram o 17º caneco do torneio que marca oficialmente o início da temporada do futebol na Terrinha.


Jogando no estádio municipal de Aveiro, o Porto, que teve o direito de participar da decisão por ter conquistado a Taça de Portugal na última temporadada, abriu o placar logo aos três minutos.

Após cobrança de escanteio de João Moutinho, o zagueiro Rolando cabeceou sozinho e ainda contou com a ajuda do goleiro Roberto. Após o tento, cerca de 20 torcedores portistas invadiram o gramado para comemorar mas rapidamente voltaram às arquibancadas.

in "globo.com"

Porto give Villas-Boas perfect start


André Villas-Boas described FC Porto's Portuguese Super Cup victory against SL Benfica as "a special match" after beginning his tenure with a 2-0 triumph over the Liga champions.

Goals from Rolando and Falcao helped FC Porto to a 2-0 victory against SL Benfica in the Portuguese Super Cup, their 17th triumph in 32 editions of the season curtain-raiser.


André Villas-Boas, presiding over his first game since taking charge of Porto in June, watched his team take a third-minute lead in Aveiro, the unmarked Rolando heading in a corner from summer signing João Moutinho. Stunned by the concession of an early goal, Benfica did not fashion a chance until the 20th minute, when Helton repelled Carlos Martins' long-range strike.

Luisão's goal-line clearance after Roberto failed to cleanly gather Fernando Belluschi's shot prevented Benfica from slipping further behind two minutes before half-time. Reprieved, the the Liga champions came close twice in quick succession after the break, Helton denying Martins once more and Javier Saviola putting the rebound wide. Having threatened with a header two minutes earlier, Falcao made Benfica pay for their profligacy midway through the second half after good work down the right by Silvestre Varela.

Villas-Boas said: "We had a strong start to the game. We were well organised tactically and we were always very balanced. It was a special match, very emotional."

in "uefa.com"

João Moutinho: «Escolhi o FC Porto pelos títulos»


João Moutinho mostrou-se muito satisfeito com a conquista da Supertaça e sublinhou ter optado pela transferência para o FC Porto precisamente para ganhar títulos.


"Escolhi o FC Porto por isto: títulos. Quis dar um novo rumo à minha carreira e o Sporting concordou com a transferência", referiu o médio portista, que fez o primeiro jogo oficial pelos dragões.

O internacional português referiu-se, por outro lado, à justeza da vitória dos azuis-e-brancos: "Demonstrámos a força que temos."

in "record.pt"

Villas-Boas: «Grito de revolta contra a injustiça»


O técnico azul e branco, André Villas-Boas afirmou que a conquista da Supertaça frente ao Benfica foi um "grito de revolta".


"Este era um jogo especial e era um grito de revolta que o FC Porto tinha de dar contra a injustiça do ano passado" disse.

Villas-Boas referiu ainda que gostou do jogo da sua equipa e do rigor apresentado pelos jogadores durante toda a partida.

"Começámos bem e com muita responsabilidade, rigor e disciplina, coisas que têm sido colocadas em causa no últimos tempos, mas que hoje nos deram uma vitória", finalizou.

in "record.pt"

Benfica-F.C. Porto, 0-2 (destaques dos dragões)


Varela, a titularidade é dele


Agitador-mor, compulsivo, amante do drible e da bola. Início deslumbrante, a inundar de arrancadas imparáveis, irresistíveis, a esquerda radical do dragão. Final ainda melhor, ao humilhar Luisão e a servir Falcao para o 0-2. O golo desperdiçado aos dois minutos, quando rematou de forma deficiente já em zona susceptível de sucesso, não mancha minimamente uma actuação arrebatadora. Surpreendente até. Quem diria que Varela regressou há pouco de uma longa paragem por lesão? A jogar assim, André Villas-Boas não tem outra opção, a não ser entregar-lhe a titularidade.

Benfica-F.C. Porto, 0-2 (destaques das águias)

Rolando, resposta exemplar

Órfã do inigualável carisma de Bruno Alves, a defesa azul e branca começa já a sarar as feridas da memória. Muito se tem falado e escrito sobre a mediania dos centrais do F.C. Porto. Pois bem, a actuação de Rolando em Aveiro desmente as línguas viperinas e confirma e evolução de um atleta ainda em período de sedimentação. Além do golo, anotado numa fulgurante entrada de cabeça, teve quatro ou cinco cortes plenos de certeza e convicção. Arranjem-lhe um parceiro de qualidade ¿ Maicon tem muito, mas muito mesmo, que crescer ¿ e o quarteto mais recuado fica devidamente solidificado.

Fernando Belluschi, tiki-taka (parte um)

Baixinho, valente, a mostrar desvelo na hora de tratar a bola. Acertadíssimo no passe, extremamente concentrado e certeiro na marcação de pontapés de canto. Exibição nivelada por cima, ligeiramente superior à de João Moutinho. Belluschi não se vai contentar com um papel subalterno no meio-campo do F.C. Porto. É um relógio certinho, tiki-taka, tiki-taka.

João Moutinho, tiki-taka (parte dois)

Baixinho, inteligente, conhece de trás para a frente o manual de instruções de todos os lugares do meio-campo. Joga simples, recepção-passe, tabela rápida, recepção-passe. Excelente amostra de qualidade, a confirmar créditos firmados em Alvalade. Desvio para golo aos 44 minutos, roubado por Luisão quase em cima da linha de golo. É outro relógio de confiança, tiki-taka, tiki-taka.

Hulk, o génio não apareceu

Há em Hulk uma ténue barreira a separar a genialidade da banalidade. Adorador de um futebol de risco máximo, capaz da mais bela das acções e da mais disparatada de todas elas. Noite menos feliz em Aveiro, principalmente no item do remate. De qualquer forma, conseguiu desequilibrar a defesa do Benfica em três ou quatro ocasiões.

Falcao, preparado

Enfim, o golo. Um golo típico do colombiano, de resto, gravado numa movimentação inteligente e contumaz. Desvio decisivo, a dissipar todas as dúvidas erguidas por uma temporada tímida. Está preparado para mais uma época convincente, embora pareça ainda algo limitado fisicamente.

Raul Meireles, a dúvida

Dez minutos em campo, esmagados numa dúvida: sai ou fica?

in "maisfutebol.iol.pt"

Benfica-F.C. Porto, 0-2 (ficha)

O F.C. Porto conquistou a sua 17ª Supertaça Cândido de Oliveira, ao vencer o Benfica por dois golos sem resposta (0-2). O vencedor da Taça de Portugal superiorizou-se ao detentor do troféu da Liga portuguesa, em encontro realizado no Estádio Municipal de Aveiro.


Rolando,livre de marcação, inaugurou o marcador na sequência de um canto. O central do F.C. Porto cabeceou já na pequena área, com Roberto a meter as mãos na bola sem conseguir afastar a mesma da sua baliza.

O Benfica procurou responder à desvantagem, numa partida marcada por demasiadas quezílias entre jogadores. Com Silvestre Varela em grande plano, o F.C. Porto voltou a marcar na etapa complementar. O extremo fugiu a Ruben Amorim e Luisão e cruzou para a entrada vitoriosa de Falcao.

in "maisfutebol.iol.pt"

Grito de revolta para Villas-Boas, desfecho justo para Jesus


André Villas-Boas e Jorge Jesus, treinadores de F.C. Porto e Benfica, em declarações na flash interview da TVI após a vitória dos dragões na Supertaça Cândido de Oliveira:


André Villas-Boas: «Foi um início forte. Cumprimos todas as tarefas destinadas aos jogadores. Com essa coesão e essa disciplina que foi posta nas últimas semanas conseguimos marcar. Depois acabámos por chegar ao segundo golo, que nos deu alguma tranquilidade. Era um grito de revolta que o F.C. Porto tinha de dar, pelo que aconteceu no ano passado. Também o deu o ano passado, com o 3-1 do Dragão. Vamos continuar sempre neste caminho, determinados e esclarecidos.»

Jorge Jesus: «Temos de estar à espera de tudo. Fomos surpreendidos por um golo aos três minutos. O F.C. Porto esteve melhor que o Benfica em termos de eficácia. Criámos algumas oportunidades, como esta do Saviola que o Helton defendeu. O golo deu ao F.C. Porto alguma tranquilidade. Foi um bom jogo e ganhou a equipa mais eficaz. Vamos começar no domingo o campeonato, que é o nosso grande objectivo. O F.C. Porto acabou por ser um justo vencedor. É Benfica fez quase sempre golos, hoje não, mas há jogadores que começaram a trabalhar mais tarde e isso notou-se hoje. Vamos ter mais uma semana de trabalho e estaremos melhor. Não podemos desvalorizar, por causa deste jogo, o trabalho dos jogadores que fizeram coisas fantásticas no ano passado e vão voltar a fazer este ano.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Historial da Supertaça: 17º título para o F.C. Porto!

O F.C. Porto conquistou neste sábado a 17ª Supertaça da sua história, ao vencer o Benfica por 2-0, com golos de Rolando e Falcao. Os «dragões» acentuaram a sua vantagem no palmarés na competição e nos confrontos com o Benfica: venceram 10 em 11.


Todas as finais:

1979/80:

FC Porto-BOAVISTA, 1-2 (Romeu/ Júlio 2)

1980/81:

Sporting-Benfica, 2-2 (Jordão 2, 1gp/ Carlos Manuel, César)

BENFICA-Sporting, 2-1 (Nené, Vital/ Jordão gp)

1981/82:

Benfica-FC Porto, 2-0 (Nené 2)

FC PORTO-Benfica, 4-1 (Jacques 3, Costa/ Jorge Gomes)

1982/83:

Braga-Sporting, 2-1 (Jorge Gomes, Fontes/ Freire)

SPORTING-Braga, 6-1 (M. Fernandes 3, Jordão 2, Lito/ Vítor Oliveira)

1983/84:

FC Porto-Benfica, 0-0

Benfica-FC PORTO, 1-2 (Manniche/ Frasco, Vermelhinho)

1984/85:

Benfica-FC Porto, 1-0 (Manniche)

FC Porto-Benfica, 1-0 (Vermelhinho)

FC Porto-Benfica, 3-0 (Vermelhinho, Gomes 2)

Benfica-FC PORTO, 0-1 (Futre)

1985/86:

Benfica-FC Porto, 1-0 (Diamantino)

FC Porto-BENFICA, 0-0

1986/87:

FC Porto-Benfica, 1-1 (Gomes/ Rui Pedro)

Benfica-FC PORTO, 2-4 (Diamantino, Dito/ Madjer, Futre 2, Gomes)

1987/88:

Benfica-Sporting, 0-3 (Edmundo pb, Silvinho, Paulinho Cascavel)

SPORTING-Benfica, 1-0 (Silvinho)

1988/89:

Guimarães-FC Porto, 2-0 (Décio, N¿Dinga)

FC Porto-GUIMARÄES, 0-0

1989/90:

Benfica-Belenenses, 2-0 (Vata, Lima)

Belenenses-BENFICA, 0-2 (Macaé pb, Magnusson)

1990/91:

E. Amadora-FC Porto, 2-1 (Miranda, Baroti/ Geraldão)

FC PORTO-E. Amadora, 3-0 (Paille, Semedo, Jorge Couto)

1991/92:

Benfica-FC Porto, 2-1 (Yuran, William/ Jaime Magalhães)

FC Porto-Benfica, 1-0 (Timofte)

(Coimbra) FC PORTO-Benfica, 1-1ap (4-3gp) (João Pinto gp/ Isaías)

1992/93:

FC Porto-Boavista, 1-2 (Kostadinov/ Marlon, Artur)

BOAVISTA-FC Porto, 2-2 (Tavares, Marlon/ Kostadinov 2)

1993/94:

Benfica-FC Porto, 1-0 (Rui Águas)

FC Porto-Benfica, 1-0 (Vinha)

FC PORTO-Benfica, 2-2ap (4-3gp) (Domingos, Secretário/ Tavares, César Brito)

1994/95:

Benfica-FC Porto, 1-1 (Vítor Paneira/ Rui Filipe)

FC Porto-Benfica, 0-0

(Paris) FC PORTO-Benfica, 1-0 (Domingos)

1995/96:

Sporting-FC Porto, 0-0

FC Porto-Sporting, 2-2 (Domingos 2/ Naybet, Ouattara)

(Paris) SPORTING-FC Porto, 3-0 (Sá Pinto 2, Carlos Xavier)

1996/97:

FC Porto-Benfica, 1-0 (Domingos)

Benfica-FC PORTO, 0-5 (Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl, Drulovic)

1997/98:

Boavista-FC Porto, 2-0 (Ayew, Timofte)

FC Porto-BOAVISTA, 1-0 (Fernando Mendes)

1998/99:

FC Porto-Braga, 1-0 (Zahovic)

Braga-FC PORTO, 1-1 (Formoso/ Capucho)

1999/00:

Beira-Mar-FC Porto, 1-2 (Fary/ Domingos, Esquerdinha)

FC PORTO-Beira-Mar, 3-1 (Jardel 2, Lobão pb/ Óscar)

2000/01:

FC Porto-Sporting, 1-1 (Alenitchev/ Acosta)

Sporting-FC Porto, 0-0

(Coimbra) FC Porto-SPORTING, 0-1 (Acosta gp)

2001/02:

(Vila do Conde) FC PORTO-Boavista, 1-0 (Jorge Andrade)

2002/03:

(Setúbal) SPORTING-Leixões, 5-1 (Ricardo Fernandes 2, Niculae, Kutuzov, Carlos Martins/Antchouet)

2003/04:

(Guimarães) FC PORTO-U. Leiria, 1-0 (Costinha)

2004/05:

(Coimbra) FC PORTO-Benfica, 1-0 (Ricardo Quaresma)

2005/06:

(Algarve) Benfica-V. Setúbal, 1-0 (Nuno Gomes)

2006/07

(Leiria) FC PORTO-V. Setúbal, 3-0 (Adriano, Anderson e Vieirinha)

2007/08

(Leiria) SPORTING-FC Porto, 1-0 (Izmailov)

2008/09

(Faro) FC Porto-SPORTING, 0-2 (Yannick Djaló)

2009/10

(Aveiro) FC PORTO-P. Ferreira, 2-0 (Farias e Bruno Alves)

2010/11

(Aveiro) FC PORTO-Benfica, 2-0 (Rolando e Falcao)

Palmarés:

F.C. Porto, 26 presenças, 17 títulos

Sporting, 8/7

Boavista, 4/3

Benfica, 15/4

V. Guimarães, 1/1

Sp. Braga, 2/0

U. Leiria, 1/0

P. Ferreira, 1/0

E. Amadora, 1/0

Beira Mar, 1/0

Leixões, 1/0

Belenenses, 1/0

V. Setúbal, 2/0

F.C. Porto - S. L. Benfica: 20.45 h TVI

Link 1

Link 2 -

Link 3

Goiás diz que é Toloi

No FC Porto o defeso ainda não acabou, apesar da época desportiva começar hoje com a disputa da Supertaça, em Aveiro. Com a saída de Bruno Alves para o Zenit, do campeonato russo, tornou-se ainda mais premente a contratação de um defesa-central. Cientes de que o internacional português não continuaria em 2010/11, os responsáveis desde há muito que estão no mercado em procura de uma solução, que deverá passar pelo mercado sul-americano, de onde chegará um central com características diferentes de Bruno Alves. Na prática, André Villas-Boas deseja um central com maior capacidade de integração no processo de ataque da equipa, algo que os dois centrais que hoje serão titulares, em especial, Rolando, não possuem. Ao pedido do treinador, a SAD portista pretende responder com um jogador cujo valor seja indiscutível e do Brasil chegaram ontem insistentes notícias não só do interesse, mas também da existência das primeiras negociações por Toloi, internacional sub-20 brasileiro. Aliás, o defesa-central do Goiás esteve com os reforços Souza e Walter nesta selecção, tendo disputado o Sul-Americano e o Mundial do escalão.


Aliás, apesar de ainda ontem o argentino Otamendi - esteve no Mundial'2010, mas jogando como lateral-direito - ter referido contactos de um clube português, parece que o FC Porto está inclinado para o mercado brasileiro, onde espera encontrar um central cujo preço seja inferior aos 10 milhões em que está avaliado, por exemplo, o jogador argentino.

in "ojogo.pt"

Claques em peso entre os quase 15 mil portistas Claques em peso entre os quase 15 mil portistas


Foram poucos os bilhetes que os adeptos do FC Porto não escoaram para a partida desta tarde com o Benfica. Dos quase 15 mil disponibilizados, sobraram poucas centenas, estando assim garantido um apoio significativo na Supertaça Cândido de Oliveira. Uma boa fatia foi adquirida pelas duas claques portistas que, em conjunto, vão estar representadas por mais de três mil elementos.


Os SuperDragões vão viajar num comboio especial, em 20 autocarros e em viaturas particulares, sempre acompanhados de perto pela polícia. A saída da Invicta está marcada para as 17h30, na mesma altura em que se abrem as portas do estádio aveirense. A viagem é curta - cerca de 80 quilómetros - prevendo-se que as claques portistas entrem no recinto depois das do Benfica. O objectivo das autoridades é evitar que se cruzem nas imediações para que não se repitam os confrontos da final da Taça da Liga, no Algarve.

in "ojogo.pt"

Adversário acessível numa viagem bem curta

O FC Porto já conhece o relvado do Cristal Arena onde vai ter de jogar no dia 19 de Agosto a primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa. Foi lá que em Julho de 2007 perdeu com o Genk no jogo que encerrou o estágio de preparação da época. Fernando e Raul Meireles são os únicos sobreviventes dessa partida amigável - não há registo de confrontos oficiais - em que Bruno Alves foi expulso aos 38'. O mau resultado deve ser encarado apenas como um sinal de respeito pelo adversário belga. Porque o FC Porto é favorito e tem de assumir essa condição nem que seja pela gritante diferença de experiência nestas andanças.


O Genk foi apenas o 11º classificado do campeonato belga - longe de ser dos mais competitivos na Europa - e só garantiu a presença nas competições europeias no último jogo, num play-off frente ao Westerloo. Na pré-eliminatória eliminou o Inter Turku, da Finlândia, com um 8-3 no conjunto das duas mãos.

Se a nível técnico o FC Porto tem vantagem, os belgas poderão estar melhor fisicamente porque já iniciaram a época há mais tempo. Além dos dois jogos na Liga Europa já venceram o Beerschot na ronda inaugural do campeonato belga e, amanhã, visitam o terreno do La Gantoise. Antes de receber o FC Porto, joga com o Charleroi.

Falar dos jogadores do plantel do Genk é pouco significativo já que são desconhecidos do grande público. Para não facilitar, o FC Porto vai enviar um emissário já este domingo para observar o adversário europeu.

O Onze

A grande surpresa do onze tem sido a utilização do guarda-redes Courtois, que começou a pré-temporada como terceiro, mas acabou a titular nos dois jogos com o Inter Turku, a equipa finlandesa que o Genk eliminou na terceira pré-eliminatória.

in "ojogo.pt"

James e Walter presos na burocracia

Falcao é o único ponta-de-lança de serviço para o clássico. Walter não foi convocado por André Villas-Boas, o que, à primeira impressão, causa estranheza. Sobretudo porque o avançado, apesar de ter apenas duas semanas de trabalho com a nova equipa, deu boas indicações no Torneio de Paris e até fez um golo. Mesmo admitindo que não tenha pernas para 90 minutos, Bigorna seria uma excelente opção para entrar no decorrer do encontro, só que o processo burocrático de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol ainda não está concluído. Faltam apenas meros pormenores que, acreditam os responsáveis portistas, serão ultrapassados no início da próxima semana, o que viabilizará a sua utilização com a Naval, no arranque do Campeonato.


O mesmo se aplica a James Rodríguez, embora com uma ligeira nuance: o colombiano está no FC Porto desde o início de Julho e seria mais do que previsível que nesta altura o seu processo na FPF já estivesse encerrado.

Ainda no âmbito das surpresas é imperativo falar em Fucile. É certo que tem apenas 18 minutos de competição nesta pré-época, mas tudo indicava que estaria nos eleitos. Tal como está Álvaro Pereira que também foi dos últimos a chegarem ao plantel e tem lugar reservado... no onze desta tarde porque o outro lateral-esquerdo, Emídio Rafael, o segundo jogador mais usado na pré-época, vai ficar na bancada. Por opção, também não têm lugar nos eleitos Kieszek, Castro, Guarín e Tomás Costa - mais um sinal de que não entrará nas contas do técnico. Depois, por lesão, ficam em casa Mariano e Rúben Micael, confirmando-se a notícia avançada por O JOGO na terça-feira. O madeirense está a contas com uma lesão muscular na coxa direita e só estará de volta contra a Naval.

Raul Meireles também é surpresa, mas pela inclusão na lista e com direito a lugar no banco de suplentes. O médio continua a ser apontado como transferível e terminou a preparação sem qualquer minuto (foi a Paris apenas para aquecer ) o que significará que não tem grande ritmo, muito menos para um clássico. Mesmo assim Villas-Boas convocou-o, talvez por falta de alternativas para o meio-campo ou para dar a marcar uma posição enquanto o mercado não define o futuro do internacional português.

Só Belluschi sabe o que é marcar ao Benfica

Três meses depois, FC Porto e Benfica voltam a cruzar-se. Da equipa que venceu no Dragão por 3-1 só sete jogadores podem repetir a titularidade e dos marcadores dos golos só resta Belluschi. Os outros saíram no defeso: Bruno Alves para o Zenit e Farías para o Cruzeiro. O argentino é, assim, o único elemento do plantel portista que sabe o que é marcar um golo ao grande rival. E fê-lo em duas ocasiões. Na época passada com a camisola do FC Porto e na anterior com a do Olympiacos, na Liga Europa. Nos últimos confrontos com os encarnados, além dos já citados, os autores dos golos azuis e brancos foram Lucho, Lisandro, Pepe, Quaresma e MacCarthy. João Moutinho participou em muitos jogos contra o Benfica, mas nunca marcou. Ukra fez um de penálti, mas no Torneio do Guadiana, ao serviço do Olhanense.

in "ojogo.pt"

Meireles pronto para a luta

Sobre Raul Meireles recaía o grande motivo de interesse na primeira convocatória oficial de André Villas-Boas. Pois bem, apesar de continuar de malas feitas para deixar o Dragão, o internacional português foi integrado nos eleitos para a decisão da Supertaça, deixando em aberto a possibilidade de vir a ser utilizado.


É que o treinador do FC Porto chamou somente 18 jogadores. Meireles não deverá ser titular, até porque não fez sequer um minuto durante a pré-época, mas o facto de ser um médio com larga experiência permite-lhe ser um dos atletas com prioridade para sair do banco de suplentes no decorrer do embate com o Benfica.

Aos 27 anos, Raul Meireles viu o amigo Bruno Alves transferir-se a meio desta semana para os russos do Zenit São Petersburgo, contribuindo para um enriquecimento de 22 milhões de euros aos cofres da SAD. Com as mesmas ideias do companheiro de Seleção, o médio há muito que não esconde o desejo de deixar o FC Porto. Falou-se no alegado interesse do Chelsea e do Real Madrid, mas até ao momento... nada. Enquanto isso vai-se treinando no Olival.

Gestão

Na mesma situação encontra-se Jorge Fucile, só que o lateral uruguaio não faz parte das escolhas de Villas-Boas para o duelo desta noite. Não tendo feito parte do boletim clínico divulgado ao final da manhã de ontem, sabe-se, no entanto, que o defesa teve um ligeiro problema físico que impediu a sua disponibilidade para defrontar o Benfica.

Uma situação à qual também não será alheio o facto de o sul-americano estar com vontade de mudar de ares. Depois de um Mundial pautado pelas boas exibições, Fucile entrou na rota dos países mais ricos da Europa. Difícil será mantê-lo por mais tempo no Dragão.

in "record.pt"

CEBOLA SEM VELOCIDADE - Varela ganha vantagem no lado esquerdo

Cristian Rodríguez partiu em vantagem sobre a concorrência para o lado esquerdo do ataque, depois de ter feito a totalidade da pré-época. Só que o internacional uruguaio não deslumbrou. Continua sem impor velocidade ao flanco e as suas exibições estão longe de agradar. Villas-Boas experimentou Silvestre Varela no Torneio de Paris e os resultados ficaram à vista. O extremo português não precisou de muito tempo para mostrar serviço. Fez a assistência para Walter no golo frente ao Bordéus, numa das suas arrancadas.


Mesmo tendo começado mais tarde do que Cebola, Varela demonstrou que pode ser mais útil à equipa nesta fase. Entende-se bem com Alvaro Pereira e assume-se como um importante apoio a Radamel Falcão.

Ajuste de contas

Além disso, há contas por ajustar. Na temporada transata, o camisola 17 só defrontou o Benfica numa ocasião e foi o melhor portista, mesmo saindo do banco na Luz. Quando se preparava para a final da Taça da Liga lesionou-se e não mais pôde alinhar, sendo um dos motivos que levaram Jesualdo Ferreira a alterar o sistema tático nas últimas jornadas do campeonato. Um azar que o afastou do duelo no Estádio do Dragão... e não só.

Não fosse esse contratempo, Varela teria boas hipóteses de estar entre os eleitos para o Mundial da África do Sul, já que era o extremo em melhor forma no futebol português. A concorrência surgia apenas do estrangeiro. Segue-se o apuramento para o Europeu.

in "record.pt"

GENK ASSUSTADO COM O SORTEIO - O som dos favoritos no cavaco de Helton

O Genk, 7.º classificado da última Liga belga, não gostou do sorteio que lhe colocou o FC Porto como adversário. Isso mesmo nos confirmou o central João Carlos. “O plantel ficou com medo, mas eu gosto de equipas grandes e o FC Porto era o mais forte que podíamos encontrar. Vamos ter estádios cheios e grandes testes”, antecipou o jogador que cresceu com Helton. “Jogámos juntos dois anos no Vasco. Crescemos lá e ele andava sempre com o cavaco, sempre com a música”, evoca o defesa. Helton já eliminou o Genk pela U. Leiria, na Taça Intertoto de 2004.


O FC Porto também jogou no Estádio Cristal, na pré-temporada de 2007/08, tendo perdido por 1-0. O guarda-redes, Raul Meireles e Fernando (que depois até seria emprestado ao E. Amadora) são os únicos jogadores que se mantêm no plantel.

in "record.pt"

Tigre esfomeado

A crise na finalização foi um dos temas que marcaram a pré-época dos azuis e brancos, que não foram além de 10 golos em 7 encontros. É certo que mudou o treinador e com ele os processos de jogo. Leva tempo a assimilar os novos princípios, como tem lembrado Villas-Boas. Mas não é menos verdade que com o passar do tempo a equipa foi construindo situações flagrantes de concretização. Não foi por falta de oportunidades que o FC Porto perdeu com o Paris Saint-Germain e Bordéus. Principalmente no primeiro encontro, faltou o instinto matador de Radamel Falcão.


O colombiano percorreu a pré-temporada com grande discrição, tendo marcado apenas no treino à porta fechada diante do Tourizense. Questiona-se desde a forma como a equipa passou a jogar até à confiança do avançado. O problema estará mesmo na coincidência de não ter marcado, já que o talento está lá. El Tigre não desaprendeu, depois de um percurso com 34 golos na campanha de estreia no futebol europeu. O valor do sul-americano, de 24 anos, está acima de qualquer suspeita.

Capitão

Aliás, o simples facto de ter sido promovido a capitão diz bem da influência de Falcão na equipa do FC Porto. Com a saída de Bruno Alves e a permanência de Raul Meireles junto à porta de saída, o internacional colombiano ganhou protagonismo. Juntamente com o Incrível Hulk e o reforço João Moutinho, El Tigre é uma das figuras nas quais Villas-Boas aposta sem limites para levar o FC Porto aos títulos nacionais e internacionais.

O primeiro obstáculo que tem pela frente é o Benfica, uma das poucas equipas que conseguiram suster os ataques ferozes de El Tigre na época transata. Nas duas vezes que se cruzaram no caminho de Falcão, as águias não tiveram problemas em travá-lo. Primeiro foi na Luz, para a Liga, levando mesmo Jesualdo Ferreira a substituí-lo. Resultado: uma derrota. Na Taça da Liga foi engolido pela defesa do rival, não conseguindo evitar que o FC Porto perdesse por três golos sem resposta. Momentos para esquecer.

Curiosamente, na única ocasião em que os portistas bateram o Benfica, no Dragão, El Tigre não estava presente. Um cartão amarelo visto em Setúbal impediu-o de alinhar.

in "record.pt"

RAFAEL TOLOI NÃO TREME POR SUBSTITUIR BRUNO ALVES - «Tenho qualidades para me afirmar aí»

O substituto de Bruno Alves está encontrado e o negócio deve ficar fechado nos próximos dias. Ontem, depois do treino do Goiás, Rafael Toloi abordou a mais do que provável transferência para o FC Porto. “É um grande clube a nível mundial. Conheço-o bem, estou com muita vontade de ir e sei que tenho qualidades para me afirmar aí e já”, garantiu a Record o defesa-central de 19 anos.


A crise financeira que o emblema brasileiro atravessa precipitou a saída do principal ativo, mas Toloi, em momento algum, parece hesitar. “Jogar na Europa é um sonho que vocês nem imaginam. A língua ajuda e tenho aí um amigo, que é o Walter. É bom ter pessoas que se conhece num novo clube”, refere, antes de ficar a saber que outro colega dos Sub-20, Souza, também veste de azul e branco. “Comecei a jogar aos 17 anos na equipa principal, fui titular nas duas últimas épocas. Já tenho alguma experiência”, interrompeu Toloi, mostrando enorme vontade em apresentar-se aos adeptos: “Sou versátil, tenho técnica, força e sou rápido.”

Os elogios na primeira pessoa são travados por um eventual obstáculo no negócio chamado Palermo: “Não sei de nada. O meu empresário Juan Figer vai decidir o melhor para mim.”

Acordo à vista

Pouco antes de Record falar com o jovem central, já o diretor administrativo do Goiás, Marcelo Segurado, tinha dado como quase certa a transferência: “Confirmo que nos chegou uma proposta de cerca de 2,5 milhões de euros. Estamos a pedir 4 milhões, mas penso que, no início da semana, vamos acertar tudo. O Toloi já é um jogador feito e é o capitão da seleção.”

No Brasil está Juan Figer, empresário e mandatário do FC Porto. “Sim, ele está cá e tem autorização para negociar”, revelou o assessor de imprensa, Eduardo Soares.

in "record.pt"

Goiás diz estar a negociar central Rafael Toloi com o F.C. Porto


O Goiás garante estar a negociar Rafael Toloi com o F.C. Porto. Trata-se de um central de 19 anos, internacional sub-20 brasileiro, que fez toda a formação no clube goiano. Toloi é representado por Juan Figer, um empresário com ligações fortes com Pinto da Costa e que recentemente trouxe para o Dragão Hulk e Walter.


Marcelo Segurado, director do Goiás, disse ao Maisfutebol que o Goiás está a falar com o F.C. Porto. Mas não só. «Há interesse do F.C. Porto e do Palermo, estamos a negociar com os dois clubes, mas nesta altura o F.C. Porto está mais adiantado. Acredito que o Rafael Toloi pode transferir-se para o Porto.»

O dirigente garante, de resto, que até segunda-feira a negociação deve ficar fechada. «Este fim-de-semana vai ser decisivo para uma definição. Segunda-feira o acordo deve estar fechado.» As negociações estão ser feitas por intermédio de Juan Figer e o Goiás quer transferir o jogador acima dos seis milhões de euros.

O próprio Rafael Toloi acredita que o jogo de domingo com o Palmeiras pode ser o último no Goiás. «Está na hora de sair», referiu, também em conversa com o Maisfutebol. «Sei que há clubes interessados, o Goiás está a passar por dificuldades financeiras e por isso esta é uma boa altura para me transferir.»

O jovem central garantiu ainda não ter qualquer conhecimento de uma proposta do F.C. Porto, mas garante que a hipótese de jogar no Dragão lhe agrada. «Ficaria muito feliz. Quem não gosta de jogar no F.C. Porto? É um clube grande na Europa, conhecido em todo o mundo e muito respeitado por projectar os jogadores.»

Para além disso, o central acredita que a adaptação seria fácil. «O F.C. Porto tem vários brasileiros, agora tem até um grande amigo meu que é o Walter e que se mudou agora para aí.» Rafael Toloi é representado pelo mesmo empresário e conhece o avançado da selecção sub-20, onde também jogou com Souza e Kardec.

Com 1,85 metros e 75Kg, Rafael Toloi consegue impor-se fisicamente no centro da defesa. Rápido, é bom no desarme e na antecipação, gostando também de subir no terreno com a bola controlada. No Brasil é olhado como um jovem que já se afirmou, depois de duas épocas como titular no centro da defesa do Goiás.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Tomás Costa «surpreso e triste» com a dispensa


Tomás Costa vive dias infelizes na cidade do Porto. O médio argentino não entra nos planos de André Villas Boas e já foi oficialmente informado da sua dispensa. Apesar do interesse objectivo do Brescia, o futuro do atleta continua em aberto, como disse ao Maisfutebol um dos seus representantes.


«Ele gostou da proposta do Brescia, mas ainda não está nada definido. Gostaríamos de resolver isto o mais depressa possível, pois o Tomás não está nada feliz, como é normal», referiu Juan Pablo Simonian.

«Acima de tudo, ele ficou surpreso e triste com a decisão do técnico. Não era um titular absoluto, mas cumpria bem sempre que jogava. Ele estava com muitas ambições esta temporada e agora viu-se relegado para a lista de dispensas.»

Contratado em 2008 ao Rosario Central, Tomás Costa custou 3,2 milhões de euros ao F.C. Porto. Chegou a ser elogiado publicamente Jesualdo Ferreira, embora nunca tenha conseguido ser utilizado regularmente na formação titular.

Com contrato até 2012, a única esperança do argentino - pelo menos nas palavras do seu agente - reside num cenário pouco verosímil: a saída de Villas-Boas a breve trecho do F.C. Porto.

«Ele não vai sair? Ah, chegou há pouco. Pois, com este treinador o Tomás não tem hipóteses.»

in "maisfutebol.iol.pt"