sábado, 7 de agosto de 2010

Benfica-F.C. Porto, 0-2 (destaques dos dragões)


Varela, a titularidade é dele


Agitador-mor, compulsivo, amante do drible e da bola. Início deslumbrante, a inundar de arrancadas imparáveis, irresistíveis, a esquerda radical do dragão. Final ainda melhor, ao humilhar Luisão e a servir Falcao para o 0-2. O golo desperdiçado aos dois minutos, quando rematou de forma deficiente já em zona susceptível de sucesso, não mancha minimamente uma actuação arrebatadora. Surpreendente até. Quem diria que Varela regressou há pouco de uma longa paragem por lesão? A jogar assim, André Villas-Boas não tem outra opção, a não ser entregar-lhe a titularidade.

Benfica-F.C. Porto, 0-2 (destaques das águias)

Rolando, resposta exemplar

Órfã do inigualável carisma de Bruno Alves, a defesa azul e branca começa já a sarar as feridas da memória. Muito se tem falado e escrito sobre a mediania dos centrais do F.C. Porto. Pois bem, a actuação de Rolando em Aveiro desmente as línguas viperinas e confirma e evolução de um atleta ainda em período de sedimentação. Além do golo, anotado numa fulgurante entrada de cabeça, teve quatro ou cinco cortes plenos de certeza e convicção. Arranjem-lhe um parceiro de qualidade ¿ Maicon tem muito, mas muito mesmo, que crescer ¿ e o quarteto mais recuado fica devidamente solidificado.

Fernando Belluschi, tiki-taka (parte um)

Baixinho, valente, a mostrar desvelo na hora de tratar a bola. Acertadíssimo no passe, extremamente concentrado e certeiro na marcação de pontapés de canto. Exibição nivelada por cima, ligeiramente superior à de João Moutinho. Belluschi não se vai contentar com um papel subalterno no meio-campo do F.C. Porto. É um relógio certinho, tiki-taka, tiki-taka.

João Moutinho, tiki-taka (parte dois)

Baixinho, inteligente, conhece de trás para a frente o manual de instruções de todos os lugares do meio-campo. Joga simples, recepção-passe, tabela rápida, recepção-passe. Excelente amostra de qualidade, a confirmar créditos firmados em Alvalade. Desvio para golo aos 44 minutos, roubado por Luisão quase em cima da linha de golo. É outro relógio de confiança, tiki-taka, tiki-taka.

Hulk, o génio não apareceu

Há em Hulk uma ténue barreira a separar a genialidade da banalidade. Adorador de um futebol de risco máximo, capaz da mais bela das acções e da mais disparatada de todas elas. Noite menos feliz em Aveiro, principalmente no item do remate. De qualquer forma, conseguiu desequilibrar a defesa do Benfica em três ou quatro ocasiões.

Falcao, preparado

Enfim, o golo. Um golo típico do colombiano, de resto, gravado numa movimentação inteligente e contumaz. Desvio decisivo, a dissipar todas as dúvidas erguidas por uma temporada tímida. Está preparado para mais uma época convincente, embora pareça ainda algo limitado fisicamente.

Raul Meireles, a dúvida

Dez minutos em campo, esmagados numa dúvida: sai ou fica?

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: