sábado, 7 de agosto de 2010

James e Walter presos na burocracia

Falcao é o único ponta-de-lança de serviço para o clássico. Walter não foi convocado por André Villas-Boas, o que, à primeira impressão, causa estranheza. Sobretudo porque o avançado, apesar de ter apenas duas semanas de trabalho com a nova equipa, deu boas indicações no Torneio de Paris e até fez um golo. Mesmo admitindo que não tenha pernas para 90 minutos, Bigorna seria uma excelente opção para entrar no decorrer do encontro, só que o processo burocrático de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol ainda não está concluído. Faltam apenas meros pormenores que, acreditam os responsáveis portistas, serão ultrapassados no início da próxima semana, o que viabilizará a sua utilização com a Naval, no arranque do Campeonato.


O mesmo se aplica a James Rodríguez, embora com uma ligeira nuance: o colombiano está no FC Porto desde o início de Julho e seria mais do que previsível que nesta altura o seu processo na FPF já estivesse encerrado.

Ainda no âmbito das surpresas é imperativo falar em Fucile. É certo que tem apenas 18 minutos de competição nesta pré-época, mas tudo indicava que estaria nos eleitos. Tal como está Álvaro Pereira que também foi dos últimos a chegarem ao plantel e tem lugar reservado... no onze desta tarde porque o outro lateral-esquerdo, Emídio Rafael, o segundo jogador mais usado na pré-época, vai ficar na bancada. Por opção, também não têm lugar nos eleitos Kieszek, Castro, Guarín e Tomás Costa - mais um sinal de que não entrará nas contas do técnico. Depois, por lesão, ficam em casa Mariano e Rúben Micael, confirmando-se a notícia avançada por O JOGO na terça-feira. O madeirense está a contas com uma lesão muscular na coxa direita e só estará de volta contra a Naval.

Raul Meireles também é surpresa, mas pela inclusão na lista e com direito a lugar no banco de suplentes. O médio continua a ser apontado como transferível e terminou a preparação sem qualquer minuto (foi a Paris apenas para aquecer ) o que significará que não tem grande ritmo, muito menos para um clássico. Mesmo assim Villas-Boas convocou-o, talvez por falta de alternativas para o meio-campo ou para dar a marcar uma posição enquanto o mercado não define o futuro do internacional português.

Só Belluschi sabe o que é marcar ao Benfica

Três meses depois, FC Porto e Benfica voltam a cruzar-se. Da equipa que venceu no Dragão por 3-1 só sete jogadores podem repetir a titularidade e dos marcadores dos golos só resta Belluschi. Os outros saíram no defeso: Bruno Alves para o Zenit e Farías para o Cruzeiro. O argentino é, assim, o único elemento do plantel portista que sabe o que é marcar um golo ao grande rival. E fê-lo em duas ocasiões. Na época passada com a camisola do FC Porto e na anterior com a do Olympiacos, na Liga Europa. Nos últimos confrontos com os encarnados, além dos já citados, os autores dos golos azuis e brancos foram Lucho, Lisandro, Pepe, Quaresma e MacCarthy. João Moutinho participou em muitos jogos contra o Benfica, mas nunca marcou. Ukra fez um de penálti, mas no Torneio do Guadiana, ao serviço do Olhanense.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: