sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Villas-Boas - Antevisão

A segunda chamada de Hulk à selecção de Mano Menezes, agora para um jogo, depois da presença numa sessão de treinos, trouxe ao avançado os primeiros minutos em campo. Foram apenas cinco, o que terá deixado decepcionada muita gente, mas mais importante é que é um passo em frente.


Ora nesse sentido, Villas-Boas congratula o jogador do F.C. Porto pelo que já conseguiu. «A quantidade de talentos disponível para a selecção do Brasil é extensa e o seleccionador optou por fazer a alteração no período em que foi, enfim é uma coisa que não nos diz respeito.»



«Claro que Hulk poderá desejar sempre mais, mas já foi bom ter entrado, esteve na cara do golo e podia ter dado um novo rumo ao jogo. Penso que se sentiu satisfeito nesta posição de nove, em que tem sido utilizado também no F.C. Porto. Em cinco minutos teve rendimento», finalizou Villas-Boas.



Os últimos jogos, e alguma queda exibicional, levaram a crítica a considerar que o F.C. Porto atravessa um momento menos fulgurante. Provavelmente como consequência de algum cansaço físico. Ora Villas-Boas aproveitou a conferência de imprensa para desfazer essa ideia: não há cansaço.


«Tem tentado colar-se essa imagem, mas é falso. O que me parece é que a menor qualidade exibicional tem mais a ver com a concentração do que com o desgaste», garantiu, frisando que as mialgias e outros problemas físicos são casos isolados. «Este F.C. Porto está óptimo fisicamente.» 



Depois lembrou que Moutinho, Rolando e Guarín tiveram grande desgaste a meio da semana e que estão recuperados. «Os dois jogadores da selecção portuguesa jogaram os 90 minutos, ao contrário de outros, com um rendimento máximo absoluto e isso é fruto do trabalho que fazemos aqui.»



Por fim, e porque a semana que se segue é exigente, com a deslocação a Braga e dois jogos com o Sevilha, perguntou-se se haveria algum tipo de gestão de esforço. «Nenhum jogador vai estar a pensar no Sevilha. Completamente. A focalização máxima é neste jogo com o Sp. Braga.»


Villas-Boas admite que a deslocação a Braga, nesta fase do futebol português, é um jogo grande. «Este ano não assumiram a candidatura ao título, mas nós sempre os olhamos como tal», garantiu o treinador. «Para nós são um candidato ao título e vamos jogar com um candidato ao título.»


«É um adversário complicado e uma deslocação complicada. Vai ser um dos jogos de dificuldade mais acentuada desta Liga e que nos propõe um desafio difícil. É um vice-campeão que na última época teve um ano brilhante, não foi campeão na última jornada, e coloca-nos um desafio aliciante.»



«Tenho respeito máximo pelo que fizeram o ano passado e respeito pelo que estão a fazer este ano, porque estão dentro dos objectivos que o Domingos traçou», acrescentou Villas-Boas, ele que só admite a vitória. «É um desafio difícil, mas que podemos e devemos ganhar.»



Falar em F.C. Porto e Sp. Braga, de resto, é recordar o grande jogo da primeira volta. O Porto venceu no Dragão por um 3-2 difícil que encheu o relvado de emoção e bom futebol. Desde então muita coisa mudou, o Sp. Braga perdeu por exemplo Moisés, Matheus, Luís Aguiar e também não terá Lima.



É um Sp. Braga mais fraco?, perguntou-se. «Não propriamente. Os que jogam menos vão ter uma oportunidade para se transcender e para ameaçar os atletas habitualmente mais utilizados. O Sp. Braga tem um plantel extenso, trouxe o Kaká que é um jogador que aprecio e opções não lhe faltam.»



Com onze pontos de vantagem, e ainda um derby de Lisboa a jogar em Alvalade, é indesmentível que a deslocação do F.C. Porto a Braga assume uma grande importância neste campeonato. Em caso de vitória, os azuis e brancos partem para os dez jogos finais da Liga com dois dígitos de vantagem.


É certo que têm mais um jogo que o Benfica e que a vantagem pode ser encurtada na semana a seguir, mas garante-se no mínimo oito pontos para gerir entre seis deslocações e quatro jogos em casa. As perspectivas são boas: dá para pensar que o título pode ficar garantido? «É tudo uma grande farsa.»



«Todos os jogos são decisivos à medida que caminhamos para o fim. Estamos numa fase prematura da segunda volta. O F.C. Porto tem onze jogos para fazer este é o desafio que temos para a segunda volta e está completamente longe de ficar decidido em caso de vitória em Braga», completou Villas-Boas.



O treinador diz que lê «a competência do F.C. Porto» e fica satisfeito, mas lê também «a competência do Benfica» e percebe «que está a atravessar um excelente momento». Por isso reitera que vai haver campeonato por mais tempo. «Não me parece possa ser dado como encerrado em Braga.» 



«Essa questão já é colocada desde que perdemos os primeiros pontos em Guimarães. Até Guimarães o Porto construiu uma vantagem que não é muito diferente da que tem agora, em Outubro éramos campeões, até havia quem já tivesse abdicado de ser campeão e só lutasse pelo segundo lugar», ironiza.



«O campeonato está e sempre esteve aberto. Enquanto matematicamente o título estiver em aberto, vamos focalizar-nos nele até ao fim.» Como sempre foi feito, aliás. «Não me parece que esta seja uma fase particularmente importante, porque isso seria tirar importância ao que temos feito.» 



«A equipa vem numa fase vitoriosa e estamos confiantes no nosso trabalho. Por vezes expressamo-nos com mais qualidade exibicional, outras vezes com menos qualidade, a exibição menos conseguida foi claramente a da Taça de Portugal, mas a equipa propõe-se a atingir níveis exibicionais elevados.»


Otamendi: "Queremos vencer tudo o que resta"

Há uma coincidência entre Nicolás Otamendi e as duas derrotas sofridas pelo FC Porto esta temporada: é que o central argentino não esteve presente em nenhuma delas, nem na primeira, que resultou na quebra da série de invencibilidade (com o Nacional, para a Taça da Liga), nem na segunda, consentida igualmente em casa, perante o rival Benfica, para a Taça de Portugal. Talvez por isso Otamendi diga, com clareza e convicção, que o objectivo do FC Porto é a conquista dos três pontos em todos os jogos que faltam até ao final do campeonato português, revelando, com a mesma força, que no Dragão não se fala de crise, simplesmente porque ela não existe. "Não, não há crise. Estamos bem, sabemos que temos feito as coisas bem. O FC Porto neste momento tem de conseguir o seu objectivo, que é vencer todos os jogos que restam do campeonato. É isso que queremos, é essa a mensagem que tem sido passada, encarando as partidas com tranquilidade e concentração", assinalou o central em declarações a O JOGO, no final do Portugal-Argentina, em Genebra (Suíça), onde foi suplente não utilizado.

O argentino ex-Vélez Sarsfield - contratado por cinco épocas pelos dragões - admite que a vantagem no campeonato não é definitiva e reconhece que o Benfica está a viver um bom momento, mas insiste em transmitir uma ideia de confiança e, sobretudo, paz de espírito. "Sim, o Benfica está a pressionar, a fazer o seu papel. É normal. Há sempre uma grande rivalidade entre os dois clubes, é a luta pelo título, mas estamos a fazer as coisas bem. O importante é continuarmos assim e conseguir vencer os jogos que faltam até ao final do campeonato", reforçou Otamendi. O camisola 30 dos dragões falhou o clássico devido a uma lesão no tornozelo esquerdo e voltou à equipa azul e branca no último fim-de-semana, participando na vitória sobre o Rio Ave, e garante que a paragem não o afectou nem lhe tirou ritmo. "Sinto-me muito bem, senti-me muito bem no jogo com o Rio Ave e, bom, estou preparado para continuar assim e ajudar o FC Porto ao máximo", indicou o futebolista argentino, que domingo será titular, em Braga, e amanhã estará de parabéns: faz 23 anos, festejando pela primeira vez o aniversário fora do seu país.

"Liga Europa também é um objectivo"

"Obviamente!" - foi assim que Otamendi reagiu quando O JOGO lhe perguntou se a Liga Europa também é uma das ambições do FC Porto para esta temporada, suportando a resposta com o argumento da mentalidade do clube. "É muito importante, também. Todo o tipo de campeonatos e taças são objectivos para o FC Porto", esclareceu o eficiente central argentino, convicto. Os dragões foram brilhantes durante a fase de grupos da competição, terminando em primeiro lugar e sem uma única derrota, mas agora terão pela frente, nos 16-avos-de-final - que se começam a jogar já na quarta-feira -, um adversário de peso: o Sevilha, de Espanha. Otamendi defende, porém, que, mantendo o nível, o FC Porto tem todas as hipóteses de superar este obstáculo e chegar longe na prova europeia. "Com tranquilidade, se continuarmos a fazer as coisas bem, vamos conseguir chegar longe", frisou o camisola 30 do clube azul e branco.

Rendido ao encanto da Invicta

Otamendi viveu sempre em Buenos Aires até à mudança, no Verão, para o Porto, mas não tem estranhado o quotidiano português, confessando-se mesmo encantado com a Invicta. "É uma cidade muito linda", elogiou o jogador argentino, que no Porto tem a companhia de um número considerável de sul-americanos, entre os quais os seus compatriotas Belluschi e Mariano González. "Há muita tranquilidade no Porto. Isso ajuda a que possa estar concentrado apenas no futebol", enalteceu.

Vingar na selecção alviceleste

Nicolás Otamendi tornou-se internacional pela mão de Diego Armando Maradona, em 2009. Presente no Mundial da África do Sul, o central - por vezes utilizado a lateral-direito - conta oito jogos pela selecção alviceleste. Em Genebra, frente a Portugal, não saiu do banco, mas sente-se "motivado" pela chamada do técnico Sergio Batista, que antes do jogo o elogiou e disse que conta com ele para o futuro. "O Otamendi é um grande jogador. Tecnicamente é bom e é um grande central de marcação", afirmou Batista, um antigo... central.

in "ojogo.pt"

Juan Figer no Porto para tratar do futuro de Hulk

Juan Figer, empresário de Hulk, passou os últimos dias em Paris antes de viajar ontem com o brasileiro para a cidade do Porto, tendo chegado a Portugal com o objectivo de reunir com os responsáveis do FC Porto para discutir o futuro do avançado. O representante do internacional brasileiro, que ainda detém uma percentagem significativa do seu passe, revelou recentemente que "há muitos clubes a fazerem perguntas sobre Hulk" e a presença de Juan Figer na capital francesa serviu também para desenvolver contactos com representantes de vários clubes que marcaram presença no jogo entre as selecções da França e do Brasil.

Segundo O JOGO conseguiu apurar, o empresário uruguaio esteve, inclusivamente, reunido em Paris com Sandro Rosell, presidente do Barcelona, numa conversa em que também se falou sobre Hulk. A influência do empresário uruguaio na Europa é grande e foi o próprio Figer que revelou no início do mês a intenção de se encontrar com os dirigentes do FC Porto - "mantenho contacto com Pinto da Costa e Antero Henrique" -, até porque é por esta altura que os "clubes começam a preparar a próxima época".

Pois bem, Juan Figer acompanhou ontem Hulk na viagem entre Paris e a cidade do Porto, depois de o brasileiro ter somado a sua terceira internacionalização pela selecção principal. A saída do brasileiro no final da temporada parece cada vez mais uma inevitabilidade, uma situação encarada como normal no Dragão, onde habitam dirigentes mais do que habituados a lidar com este tipo de situações. No entanto, e como é natural, tudo depende das propostas que Juan Figer trouxer para levar Hulk, que, recorde-se, renovou em 2009 o contrato que o liga ao FC Porto e no qual ficou estipulado uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Vida difícil na selecção com Mano no comando

O jogo com a França serviu para perceber que Mano Menezes não confia totalmente nas capacidades de Hulk. Apesar da ausência de vários avançados nesta convocatória - Nilmar (lesionado), Neymar (na equipa de sub-20) ou ainda Ronaldinho (a recuperar a forma no Flamengo) -, o seleccionador brasileiro ofereceu apenas cinco minutos ao portista, numa decisão pouco compreensível, até pelas características que o encontro de quarta-feira apresentou. Mais do que isso, Mano Menezes voltou a reforçar a ideia de que Hulk é um jogador "forte fisicamente", parecendo que essa é, para o seleccionador, a única característica capaz de transformar o avançado num grande jogador... As dúvidas sobre a presença assídua - ou não... - de Hulk na selecção voltam a ser dissipadas no final do próximo mês, quando o Brasil disputar mais um jogo particular.

A longa lista de candidatos...

O Barcelona surge agora como mais um possível destino de Hulk no final da temporada, juntando-se a uma já longa lista de candidatos anunciados: Chelsea, Manchester City e United, Inter de Milão, Atlético de Madrid ou Tottenham foram clubes já citados pela mais variada Imprensa. O internacional brasileiro tem sido observado de perto em quase todos os jogos do FC Porto por olheiros de vários clubes e diferentes campeonatos, antecipando-se um final de temporada recheado em notícias com possíveis destinos para o avançado. Hulk, com 27 golos esta época, é um dos avançados mais cobiçados do mercado europeu, mas como a cláusula de rescisão parece ser inacessível, o FC Porto, que detém 45 por cento do passe, pode sempre ouvir proposta

in "ojogo.pt"


Carta da invencibilidade é o trunfo de Villas-Boa

QUER TIRAR PARTIDO DE FATOR DE MOTIVAÇÃO


Depois de Alvalade, esta é teoricamente a segunda saída mais complicada do FC Porto na Liga. Isto se levarmos em conta o núcleo de equipas que teve uma palavra a dizer na discussão dos últimos títulos. O Sp. Braga está distante do nível evidenciado na época transata, mas a boa participação do onze de Domingos na fase de grupos da Champions e a qualidade do seu plantel são motivos suficientes para colocar à prova a invencibilidade dos dragões na competição.
A tarefa é complicada e André Villas-Boas não se tem cansado de avisar que os adversários preparam-se cada vez melhor para anular os pontos fortes da sua equipa. Essa é uma das razões que, no seu entender, explica uma relativa quebra de rendimento no início deste ano.
in "record.pt"

Falcao em dúvida para Braga

O avançado Falcao ainda é a maior dúvida na estratégia que André Villas-Boas, treinador do FC Porto, montará para a visita ao Sporting de Braga, no domingo (20h15), em partida da 19ª jornada da Liga de futebol.

O ponta-de-lança colombiano continua a treinar de forma condicionada com o restante plantel, conforme revela o boletim clínico dos portistas, de forma a recuperar completamente da lesão no joelho esquerdo, contraída na 13ª jornada, frente ao Beira Mar.

Radamel Falcao falhou os últimos seis jogos do FC Porto (campeonato e taças de Portugal e da Liga) e o recente desafio amigável entre o conjunto da Colômbia e a Espanha.

Segundo o mesmo relatório, divulgado na página do clube na Internet, Álvaro Pereira e Sapunaru continuam a trabalhar de forma condicionada e separados dos restantes colegas, não se vislumbrando recuperação atempada para o compromisso do próximo fim-de-semana.

O ensaio da tarde, no Olival (Gaia), já contou com as presenças dos cinco internacionais que estiveram ao serviço das selecções nacionais: João Moutinho e Rolando (Portugal), Hulk (Brasil) Otamendi (Argentina) e Guarín (Colômbia).

Villas-Boas chamou à sessão vespertina, a exemplo do dia anterior, o defesa esquerdo Romário e do ponta-de-lança Rafa, ambos dos sub-19.

Os ‘dragões’ voltam a treinar sexta-feira de manhã e, pelas 12h30 horas, Villas-Boas fará a antevisão do desafio na cidade minhota. 

Os portistas comandam o campeonato, com 11 pontos e mais um jogo que o Benfica, segundo classificado.

Após o confronto com os bracarenses, os portistas retomarão os trabalhos, sem pausas, até ao jogo com o Sevilha (primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa), na quinta-feira, partindo para a capital da Andaluzia no dia anterior.


in "publico.pt"

Brasileiros desconfiam de Hulk

Hulk brilha em Portugal, mas não se impõe na selecção brasileira. Aconteceu o mesmo com Jardel, mas a situação do incrível assume contornos distintos, pois a expressão a nível europeu tem sido elevadíssima e não se percebe muito bem como é que o seleccionador não dá, pelo menos, maior tempo de utilização a um futebolista cujas características são muito diferentes das restantes opções de ataque. 

Os brasileiros desconfiam de Hulk. Muitos jornalistas, em conversa com a reportagem de A BOLA em Paris, fizeram a mesma questão: «Ele é assim tão bom?» 

Uma simples observação a alguns vídeos disponíveis na internet permitiria refazer a imagem desfocada sobre a estrela da Liga portuguesa, mas continua a prevalecer a ideia de que Hulk é apenas um jogador de força e não da técnica tão apreciada pela torcida, e que existem muitos nomes em posições mais destacadas entre as hipóteses consideradas pelo seleccionador para formar o ataque do Brasil.

O próprio Mano Menezes deu uma prova dessa desconfiança no embate do Estádio de França. A perder por 1-0, a jogar com 10 e sem poder de fogo no ataque, manteve Hulk a aquecer durante toda a segunda parte e só lhe deu ordem de entrada a cinco minutos do fim. O avançado procurou fazer pela vida, esforçou-se para dar nas vistas e até esteve perto de marcar o golo do empate, deixando a imprensa do seu país com as mesmas dúvidas.



in "abola.pt"

«Há interesse da Juventus e Inter no Rolando», diz agente

Central do F.C. Porto foi observado no recente Portugal-Argentina


Rolando tem mercado em Itália se os clubes preencherem os requisitos pretendidos pelo F.C. Porto. A garantia é dada pelo agente Peppino Tirri que informa que o jogador tem estado debaixo das objectivas de vários clubes e não apenas transalpinos. 

«Ontem [quarta-feira] houve vários observadores a tomarem notas sobre ele no jogo entre Portugal e Argentina de vários clubes, como Inter, Juventus, Manchester United e Liverpool», afirmou o empresário ao site italiano «Calciomercato».

Apesar da cobiça não ser exclusiva a Itália, Peppino Tirri foca as atenções numa possível mudança para o Calcio no final da temporada: «Há possibilidades para ele ir para Itália. Vamos trabalhar até Junho, mas há contactos com Juventus e Inter. A cotação dele é muito alta. 15 milhões de euros? Se calhar, até será um pouco mais.»

in "maisfutebol.iol.pt"