sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Otamendi: "Queremos vencer tudo o que resta"

Há uma coincidência entre Nicolás Otamendi e as duas derrotas sofridas pelo FC Porto esta temporada: é que o central argentino não esteve presente em nenhuma delas, nem na primeira, que resultou na quebra da série de invencibilidade (com o Nacional, para a Taça da Liga), nem na segunda, consentida igualmente em casa, perante o rival Benfica, para a Taça de Portugal. Talvez por isso Otamendi diga, com clareza e convicção, que o objectivo do FC Porto é a conquista dos três pontos em todos os jogos que faltam até ao final do campeonato português, revelando, com a mesma força, que no Dragão não se fala de crise, simplesmente porque ela não existe. "Não, não há crise. Estamos bem, sabemos que temos feito as coisas bem. O FC Porto neste momento tem de conseguir o seu objectivo, que é vencer todos os jogos que restam do campeonato. É isso que queremos, é essa a mensagem que tem sido passada, encarando as partidas com tranquilidade e concentração", assinalou o central em declarações a O JOGO, no final do Portugal-Argentina, em Genebra (Suíça), onde foi suplente não utilizado.

O argentino ex-Vélez Sarsfield - contratado por cinco épocas pelos dragões - admite que a vantagem no campeonato não é definitiva e reconhece que o Benfica está a viver um bom momento, mas insiste em transmitir uma ideia de confiança e, sobretudo, paz de espírito. "Sim, o Benfica está a pressionar, a fazer o seu papel. É normal. Há sempre uma grande rivalidade entre os dois clubes, é a luta pelo título, mas estamos a fazer as coisas bem. O importante é continuarmos assim e conseguir vencer os jogos que faltam até ao final do campeonato", reforçou Otamendi. O camisola 30 dos dragões falhou o clássico devido a uma lesão no tornozelo esquerdo e voltou à equipa azul e branca no último fim-de-semana, participando na vitória sobre o Rio Ave, e garante que a paragem não o afectou nem lhe tirou ritmo. "Sinto-me muito bem, senti-me muito bem no jogo com o Rio Ave e, bom, estou preparado para continuar assim e ajudar o FC Porto ao máximo", indicou o futebolista argentino, que domingo será titular, em Braga, e amanhã estará de parabéns: faz 23 anos, festejando pela primeira vez o aniversário fora do seu país.

"Liga Europa também é um objectivo"

"Obviamente!" - foi assim que Otamendi reagiu quando O JOGO lhe perguntou se a Liga Europa também é uma das ambições do FC Porto para esta temporada, suportando a resposta com o argumento da mentalidade do clube. "É muito importante, também. Todo o tipo de campeonatos e taças são objectivos para o FC Porto", esclareceu o eficiente central argentino, convicto. Os dragões foram brilhantes durante a fase de grupos da competição, terminando em primeiro lugar e sem uma única derrota, mas agora terão pela frente, nos 16-avos-de-final - que se começam a jogar já na quarta-feira -, um adversário de peso: o Sevilha, de Espanha. Otamendi defende, porém, que, mantendo o nível, o FC Porto tem todas as hipóteses de superar este obstáculo e chegar longe na prova europeia. "Com tranquilidade, se continuarmos a fazer as coisas bem, vamos conseguir chegar longe", frisou o camisola 30 do clube azul e branco.

Rendido ao encanto da Invicta

Otamendi viveu sempre em Buenos Aires até à mudança, no Verão, para o Porto, mas não tem estranhado o quotidiano português, confessando-se mesmo encantado com a Invicta. "É uma cidade muito linda", elogiou o jogador argentino, que no Porto tem a companhia de um número considerável de sul-americanos, entre os quais os seus compatriotas Belluschi e Mariano González. "Há muita tranquilidade no Porto. Isso ajuda a que possa estar concentrado apenas no futebol", enalteceu.

Vingar na selecção alviceleste

Nicolás Otamendi tornou-se internacional pela mão de Diego Armando Maradona, em 2009. Presente no Mundial da África do Sul, o central - por vezes utilizado a lateral-direito - conta oito jogos pela selecção alviceleste. Em Genebra, frente a Portugal, não saiu do banco, mas sente-se "motivado" pela chamada do técnico Sergio Batista, que antes do jogo o elogiou e disse que conta com ele para o futuro. "O Otamendi é um grande jogador. Tecnicamente é bom e é um grande central de marcação", afirmou Batista, um antigo... central.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: