segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pinto da Costa no treino

Lopetegui prepara o jogo da Taça da Liga, com a Académica, após a derrota na Madeira.


Pinto da Costa assistiu ao treino do FC Porto, esta segunda-feira, no relvado do Olival. A presença do presidente ganha maior relevo, após a derrota com o Marítimo para o campeonato. Fica um sinal de apoio a Lopetegui, no início da preparação do jogo com a Académica.

O treinador espanhol chamou Victor Garcia e Gonçalo Paciência, dois jogadores que espreitam oportunidade no jogo da Taça da Liga. Otávio fez treino integrado condicionado e em breve voltará às opções. Mais demorado será o regresso de Adrián López. O avançado continua a fazer tratamento à lesão sofrida no jogo com o Braga.

Brahimi e Aboubakar continuam ausentes, devido à participação na Taça das Nações Africanas. 

in "rr.pt"

OCTÁVIO MACHADO "Será que Pinto da Costa está orgulhoso desta equipa?"


Corrosivo, o antigo treinador portista refere a Bola Branca que Pinto da Costa sujou a história do FC Porto e que foi o responsável pelo esquecimento de José Maria Pedroto, na Gala do Centenário da Federação.



Octávio Machado recorda as palavras de Pinto da Costa, fora de campo, para exemplificar aquela que considera ser a má estratégia do presidente do FC Porto relativamente à época em curso.
No dia seguinte à comprometedora derrota dos dragões frente ao Marítimo (1-0), que pode deixar a equipa de Julen Lopetegui a nove pontos do líder Benfica, Bola Brancaouviu o antigo treinador dos azuis e brancos.
Octávio confessa não perceber o orgulho que Pinto da Costa diz ter no grupo comandado pelo treinador basco, já que não há desculpa para uma época tão fraca, com o investimento que foi feito.
"Será que Pinto da Costa está orgulhoso desta equipa ou o orgulho passou-lhe em três dias?", remata, de forma corrosiva, depois dos elogios tecidos à equipa, na sequência da derrota frente ao Sporting de Braga, para a Taça da Liga.
Mas Octávio desdobra ainda mais o rol de críticas.
"Este plantel do FC Porto tem uma qualidade acima da média e o FC Porto gastou muito mais dinheiro do que na época passada. Já não contratou 'Licás' ou 'Josués' para por à disposição de um treinador português. Foi buscar jogadores do Barcelona e do Real Madrid e os resultados estão aí", atira, debruçando-se no passado de ligação de Pinto da Costa ao caso "Apito Dourado" para desferir mais críticas ao líder portista. 
"Depois de ter sujado e conspurcado a história do FC Porto e a imagem de tanta gente, como aconteceu no 'Apito Dourado', começa a faltar-lhe memória e chora com muita frequência", dispara.
Por outro lado, Octávio Machado não deixa de desmentir mesmo Pinto da Costa em relação a José Maria Pedroto. Os dragões lamentaram o facto de o icónico treinador não ter sido distinguido na Gala do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol, mas o técnico "entrega" a responsabilidade ao próprio Pinto da Costa.
"O senhor Pinto da Costa esquece-se que os jogos se ganham dentro de campo e não fora dele. Desde logo, pelo esquecimento de José Maria Pedroto na Gala do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol, da qual ele é o responsável. Depois, quando veio manifestar orgulho pelo novo treinador, o que nunca fez com técnicos que colocaram o Futebol Clube do Porto à frente dos seus interesses pessoais", salienta.

in "rr.pt""

Everton e Aston Villa na luta por Rolando


O defesa-central Rolando, do FC Porto, está na lista de possíveis reforços de inverno dos ingleses do Everton e do Aston Villa, avança esta terça-feira a ‘ESPN’.

Os dois clubes da Premier League estão no mercado à procura de um defesa-central, e ponderam avançar para o internacional português, que tem sido apontado à Juventus e ao Inter de Milão.

O Everton tentou contratar Rolando no mercado de verão, não tendo, no entanto, conseguido chegar a acordo com os responsáveis do FC Porto.


in abola.pt"

DRAGON FORCE SUB-18 SAGROU-SE BICAMPEÃO DISTRITAL


Três vitórias em outros tantos jogos na fase final da competição

​A equipa Sub-18 do Dragon Force sagrou-se este domingo bicampeã distrital de basquetebol ao vencer os três jogos da fase final do campeonato, disputada em Matosinhos.

Os azuis e brancos derrotaram Clube 5Basket (81-46), Guifões (80-51) e CD Póvoa (112-53) no caminho para a revalidação do título conquistado em 2013/14. Diogo Brito, extremo/poste do colectivo portista, foi o MVP da fase final e integrou o cinco ideal, tal como o seu companheiro de equipa, Nuno Sá.


in "fcp.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados do último fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto de andebol, basquetebol e hóquei em patins

ANDEBOL

Sábado
Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, 1.ª fase, zona Norte (Seniores B)
Académico FC-FC Porto, 24-19

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, 1.ª fase, zona 2 (Juvenis)
Boavista-FC Porto, 20-37

Prova Regional, 2.ª onda, série B (Infantis)
Colégio dos Carvalhos-FC Porto, 24-23

Domingo
Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, 1.ª fase, zona Norte (Seniores B)
FC Porto/ISPGAYA-CS Marítimo, 33-26

Campeonato Nacional, zona 2, fase apuramento (Iniciados)
Estrela e Vigorosa Sport-FC Porto, 23-39

Taça AAP, 2.ª fase, série B (Iniciados)
FC Porto-CA Póvoa Varzim, 42-23 

BASQUETEBOL

Sexta-feira
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, fase final (Sub-18 A)
Dragon Force-Clube 5basket, 81-46

Sábado
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, fase final (Sub-18 A)
Dragon Force-Guifões, 80-51

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, 1.ª fase, grupo B1 (Sub-16 B)
CB Felgueiras-Dragon Force, 55-57

Campeonato Distrital, 1.ª fase, zona Norte, série Norte B (Sub-14 A)
Limiense-Dragon Force, 48-69

Domingo
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, fase final (Sub-18 A)
Dragon Force-CD Póvoa, 112-53

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, 1.ª fase, grupo A (Sub-16 A)
Dragon Force-Maia BC, 69-58

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Distrital, série 1/8 (Sub-20)
Juv. Pacense-FC Porto, 1-10

Campeonato Distrital, série 1/8 (Sub-17)
GDC Fânzeres-FC Porto, 2-5

Domingo
Campeonato Distrital, série 1/8 (Sub-15)
HC Marco-FC Porto, 1-4

Campeonato Distrital, série A, 1/8 (Sub-13)
FC Porto-Infante Sagres, 11-0

Campeonato Distrital, série A, 9/16 (Sub-13)
Penafiel-FC Porto, 4-2

in "fcp.pt"

FORMAÇÃO: RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

​Para além dos Sub-17 e Sub-19, conheça aqui os outros resultados deste fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto
​Sábado, 24 de Janeiro

Sub-9: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 13.ª jornada
Colégio de Ermesinde-FC Porto, 0-3

Sub-9 B: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 7, 14.ª jornada
FC Porto-Aliança Gandra, 20-0

Sub-10 B: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 13.ª jornada
Pedrouços-FC Porto, 2-7

Sub-11 B: Campeonato Distrital (Fut. 7), Série 4, 14.ª jornada
FC Porto-Águias Eiriz, 17-0

Sub-13 B: Campeonato Distrital (Fut.9), 14.ª jornada
FC Porto-Padroense, 5-1

Sub-13 B: Campeonato Distrital (Fut.9), 14.ª jornada
FC Porto B-Pedroso, 12-0

Sub-14: Campeonato Distrital, Série 2, 17.ª jornada
FC Porto-Alfenense, 2-2

Sub-16: Campeonato Nacional de Juniores B, II Fase, 1.ª jornada
Padroense-Vitória de Guimarães, 2-2

Domingo, 25 de Janeiro

Sub-14: Campeonato Distrital, Série 1, 14.ª jornada
Dragon Force-Coimbrões, 1-1

Sub-14: Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, Série 3, 17.ª jornada
Bairro do Falcão-Dragon Force, 0-6

Sub-14: Campeonato Distrital, Série 2, 1.ª fase, 14.ª jornada
Infesta-FC Porto, 1-3


in "fcp.pt"

DRAGÕES PERDEM NA MADEIRA

Segunda derrota na Liga para os portistas selada por um golo de Rodrigo Gallo, aos 32 minutos

​​​​O FC Porto perdeu, este domingo, com o Marítimo, por 1-0, em partida disputada no Estádio do Marítimo e referente à 18.ª jornada da Liga. Bruno Gallo, aos 32 minutos, marcou o único golo do jogo, num encontro em que o FC Porto foi superior em todos os capítulos do jogo, mas não foi eficaz em frente à baliza de Salin.

SALIN PERSONIFICOU A MALDIÇÃO DA ILHA

FC Porto derrotado na Madeira, diante do Marítimo (0-1), na 18.ª jornada da Liga portuguesa

​O FC Porto perdeu este domingo frente ao Marítimo (0-1), na Madeira, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga portuguesa. Um golo solitário de Bruno Gallo (32m), numa das raras vezes em que os insulares chegaram com perigo à baliza portista, acabou por fazer toda a diferença. Com mais posse de bola, mais ataques, mais remates e mais cantos, os azuis e brancos fizeram de tudo para sair da ilha com outro resultado, mas a maldição ganhou forma na figura do guarda-redes dos madeirenses.


Num terreno historicamente difícil para o FC Porto, os Dragões entraram fiéis aos seus princípios e desde cedo assumiram as despesas do jogo, fazendo uso da habitual posse e circulação de bola. Sem conceder grandes espaços aos insulares, os portistas deixaram a primeira ameaça logo aos 12 minutos, mas o remate de Casemiro saiu por cima. Quintero, chamado à titularidade à semelhança do que havia acontecido em Braga, foi o protagonista que se seguiu, mas a tentativa do camisola dez saiu ligeiramente ao lado (26m).

No minuto seguinte, Alex Sandro lançou Quaresma e o avançado portista tirou um adversário do caminho antes de rematar à figura de Salin, que lhe voltaria a negar o golo após uma excelente iniciativa individual no flanco direito selada com um remate de trivela (41m). Momentos antes, na primeira vez que chegou perto da baliza à guarda de Fabiano, o Marítimo adiantou-se no marcador por intermédio de Bruno Gallo. O médio maritimista aproveitou o ressalto de um cabeceamento de Maazou prensado nas costas de Martins Indi e, com pé esquerdo e de primeira, desfeiteou Fabiano (32m). Um assomo de injustiça que fez a diferença no primeiro tempo.

O segundo começou com Tello no lugar de Quintero e foi o avançado espanhol que originou o primeiro lance de perigo. Após um canto apontado pelo ex-Barcelona, Casemiro cabeceou para defesa de Salin e, na recarga já dentro da pequena área, Martins Indi “ofereceu” a bola ao guarda-redes dos madeirenses (55m). O FC Porto manteve uma busca incessante pelo empate e este poderia ter chegado pouco depois, mas as intenções azuis e brancas esbarraram no poste e em Salin. Lançado por Jackson Martínez, Tello atirou ao ferro e, na recarga, Quaresma proporcionou nova intervenção ao guardião maritimista, verdadeiramente inspirado (63m).

Já com Gonçalo Paciência a jogar perto de Jackson Martínez, o golo da igualdade continuou, por este ou aquele motivo, a fugir aos Dragões. Óliver Torres voltou a ficar perto de o conseguir com um remate por cima (75m) e Casemiro cabeceou directamente às luvas de Salin (78m). No minuto anterior à oportunidade desperdiçada pelo médio brasileiro, Raúl Silva viu o segundo cartão amarelo e o respectivo vermelho, deixando o Marítimo em inferioridade numérica. A insistir e a persistir, mais de coração do que com razão, o FC Porto procurou quase todos os caminhos para a baliza de Salin, mas até as duas tentativas de Rúben Neves saíram goradas (85m e 87m), tal como a de Tello (88m).


LOPETEGUI: “FIZEMOS O SUFICIENTE PARA GANHAR”

Técnico lamentou a falta de eficácia e também de sorte da equipa portista no jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa

O histórico de confrontos entre FC Porto e Marítimo, na Madeira, fazia prever dificuldades para os Dragões. É verdade que as estatísticas não entram em campo, mas a eficácia e a pontaria são de ouro e esses predicados faltaram, como sublinhou Julen Lopetegui, no final do jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa, em que os portistas somaram – injustamente, nas palavras do treinador – a segunda derrota na competição (1-0).

“Fizemos 24 remates à baliza, mas falhámos oportunidades claríssimas e inacreditáveis. O Marítimo marcou no único remate que fez à baliza em todo o jogo e, no futebol, é premiado quem marca. É evidente que nos faltou eficácia, mas também foi notório que fizemos o suficiente para ganhar o jogo. Tivemos uma bola no poste e o guarda-redes adversário vez várias defesas de excelente nível”, afirmou o técnico espanhol, em declarações no final do encontro disputado este domingo, no Estádio do Marítimo.

Lopetegui considerou que o resultado foi injusto pela forma como os Dragões jogaram e por aquilo que o Marítimo fez (três remates e apenas um à baliza), mas admitiu que o golo maritimista, marcado contra a corrente do jogo, “criou dificuldades à equipa e ao seu próprio jogo”. Na segunda parte, a partida voltou a ser de sentido único, na direcção da baliza de Salin, algo que se tornou mais evidente com as entradas de Gonçalo Paciência e de Rúben Neves, mas os últimos dez minutos não foram do agrado do técnico. “Houve falta de tranquilidade, que acabou por nos prejudicar. Teria sido diferente se a tivéssemos tido e se o árbitro tivesse visto um penálti sobre o Gonçalo”.

O FC Porto pode terminar a primeira jornada da segunda volta do campeonato a nove pontos do líder. A distância, na opinião do técnico basco, ainda é recuperável: “Era uma das saídas mais complicadas que tínhamos, estávamos alertados para isso e para o facto de que termos um campo muito mais difícil do que aquele que o Benfica teve aqui na jornada passada. Estamos tristes, sim, mas ainda é muito cedo para atirar a toalha ao chão. Não vamos desistir, vamos continuar a lutar para poder ganhar os 16 jogos que temos pela frente”, concluiu o treinador portista.


QUARESMA: “VAMOS LUTAR ATÉ AO FIM”

​Extremo portista garante que, apesar da derrota, a equipa não vai desistir de lutar pelo título até ao final da Liga

​O FC Porto saiu, este domingo, do Estádio do Marítimo sem os três pontos e com uma mão cheia de oportunidades que não foi capaz de concretizar. Quaresma lamentou a falta de pontaria dos Dragões, mas assegurou que a derrota não vai fazer a equipa atirar a toalha ao chão.


“Fizemos de tudo para ganhar, tivemos os 90 minutos sempre em cima do Marítimo, dispusemos de inúmeras oportunidades, mas não as concretizámos. Infelizmente, o Marítimo fez um golo no único remate que fez”, afirmou o dono da camisola sete dos Dragões.

No arranque da segunda volta do campeonato, o FC Porto poderá ficar a nove pontos de distância do primeiro lugar, mas Quaresma garante que a equipa não vai desistir. “Apesar de estar mais difícil, não vamos deitar a toalha ao chão, até porque ainda há muito pela frente. Vamos lutar até ao fim, há que continuar a trabalhar e a honrar esta camisola”.


in "fcp.pt"