domingo, 2 de outubro de 2011

Académica-F.C. Porto, 0-3 (destaques)


De Bigorna a El Bandido, num carrossel trepidante que não deu hipóteses ao adversário.


A figura: Walter

De mal amado a herói da noite. Abriu o caminho para os golos com um golpe de cabeça subtil. Não é que tenha tido muitas oportunidades para brilhar mas foi eficaz quando lhe foi pedida responsabilidade. E, para todos os efeitos, resolveu numa altura em que a Académica estava longe de estar dominada. Além disso, evitou que Hulk tivesse de jogar no meio, criando mais problemas à equipa. Em suma, não acusou o peso de substituir Kléber e, pela amostra, podem ficar descansados os adeptos portistas que há quem marque golos para além do jovem ponta-de-lança «canarinho».

James: o goleador

Já é o melhor marcador dos azuis e brancos, com quatro golos. Sem atingir a espectacularidade de outras exibições, trocou o fogo que costuma trazer nos pés pela frieza com que encarou Peiser, para marcar o segundo golo da equipa. Delicioso o pormenor da finta de olhar com que iludiu o guarda-redes dos estudantes, convencendo-o de que ia colocar a bola no coração da área, para a fazer entrar, sorrateiramente, entre as pernas do francês. No terceiro golo «obrigou» o compatriota Guarin a marcar, tal a qualidade do seu cruzamento... de pé direito.

Outros destaques:

Guarin

Igual a si próprio. Muito seguro a defender e extremamente eficaz a ajudar no ataque. É isto que pode trazer ao sector intermediário do F.C. Porto, conjuga melhor do que ninguém a solidez que dá, defensivamente, e mostra-se sempre pronto a subir, para fazer o gosto ao pé. Marcou o terceiro golo, numa jogada em que se pode dizer que ficou com o papel mais fácil: encostar para a baliza.

Fucile

Vítor Pereira não quis «matá-lo» e voltou a confiar-lhe o corredor direito, sem lugar a rancores. Aproveitou bem a prova de confiança o uruguaio, que esteve no lance do primeiro golo, e sentiu imenso apoio dos colegas ao longo da partida. A resposta à Porto também passou pelo lateral que tem sofrido na pele a ira dos mais intolerantes.

Pape Sow

Bons apontamentos na melhor fase da Briosa, com vários remates, recuperações e capacidade de lançar a equipa para o ataque. Á semelhança da equipa, foi consumido pelo fogo do dragão quando o F.C. Porto entrou em velocidade de cruzeiro e pouco mais se viu do senegalês.

Sissoko

Um potencial enorme deste jovem costa-marfinense. Um diamante negro que está a ser lapidado por Pedro Emanuel. Começou por dar muito trabalho a Alvaro Pereira. Depois, a abrir a segunda parte, fez um passe muito açucarado, a deixar Éder na cara de Helton, mas o companheiro não conseguiu dar o melhor seguimento. Ainda lhe falta alguma clarividência na hora de decidir, mas prende a atenção pela forma como joga.

Adrien

Está em grande forma o jovem médio emprestado pelo Sporting à Académica. Se juntarmos a isso a injecção de confiança que representou a sua exibição frente ao Feirense na última jornada, temos um jogador em grande. Muito bem a cortar linhas de passe e a pressionar logo na primeira zona de construção do F.C. Porto, e com boa capacidade técnica para iniciar os ataques dos estudantes. Proporcionou a Helton a melhor defesa da noite. 



in "maisfutebol.iol.pt"

Académica-F.C. Porto, 0-3 (crónica)


Alguém falou em crise? Campeões nacionais em passeio tranquilo pelas calmas águas do Mondego. Exibição e resultado ideais para exorcizar fantasmas e reacender a luta pelo primeiro lugar


Se é a isto que chamam crise, saibam desde já: este F.C. Porto dispensa qualquer intervenção do exterior. Depois de três jogos sem conhecer a palavra vitória, soaram os alarmes, levantaram-se dúvidas, questionou-se o perfil do técnico, houve tempo para (quase) tudo.

Vítor Pereira sentiu necessidade de pedir uma resposta à Porto. Pois bem. Pelo menos os jogadores, tem-nos na mão porque a reacção da equipa foi mesmo à moda da velha escola do Dragão: acutilante, inclemente, avassaladora.

Recuperam os campeões o primeiro lugar da classificação e a Académica, depois de já o ter feito há duas épocas, volta a ficar associada a um grito de revolta azul e branco. Afinal, não é por acaso que os portistas não perdem em Coimbra há quase 41 anos.

Prometia muito este encontro em função do momento menos feliz dos campeões nacionais e da reconhecida capacidade do adversário, meritoriamente colocado no quinto lugar e com um registo impressionante em casa: três vitórias, com duas goleadas (4-0) pelo meio e nem um golo consentido. A partida tinha ainda o aliciante de colocar frente-a-frente dois ex-adjuntos portistas, da equipa liderada por André Villas Boas que se fartou de coleccionar títulos no ano passado.


Walter descobriu o caminho


Início de jogo em bom ritmo, pese o calor anormal para uma noite de Outubro, mas pouco espaço para o F.C. Porto se movimentar graças ao posicionamento e dinâmicas competentes por parte da Briosa. Enquanto se manteve coesa, a equipa de Pedro Emanuel foi mantendo o perigo afastado da sua baliza e conseguia alguma posse de bola

Mas os portistas já tinham dado mostras de superioridade pelo ar na área de Peiser e, à terceira, foi mesmo de vez: Fucile acelerou, deu para trás para Hulk e este serviu Walter - afinal a solução mais lógica para render o lesionado Kléber - na área para um golo sem espinhas.

A Académica nem teve tempo para reagir ao primeiro e logo sofreu o segundo numa falha ainda mais gritante da sua defesa. Cédric e Real não acompanharam a subida de Abdoulaye e Nivaldo, colocando James em jogo e fazer o golo foi o mais fácil para o colombiano. E fácil foi mesmo a palavra de ordem de ora em diante.

Não podemos jogar com eles todas as semanas?

O peito coimbrão orgulhosamente cheio nos primeiros 25 minutos esvaziou-se num ápice e os portistas passaram a manobrar no meio-campo a seu bel-prazer. Também começaram a fazê-lo junto da defesa da casa. Os dois golos de «rajada» resolveram o jogo cedo e vestígios daquela Académica palpitante em casa nem vê-los.

De brinde em brinde, os campeões nacionais aproveitaram para solidificar o resultado, definitivamente ideal para esquecer as agruras recentes. Guarin entrou na brincadeira e elevou para 0-3, os adeptos portistas rejubilavam e a crise, a ter existido, era atirada às malvas. Com estrondo. E direito até a olés.

No meio da folia, alguém próximo dos azuis e brancos questionava: não podemos jogar contra eles todas as semanas? Não, não podem, mas os próximos jogos são prometedores: Pero Pinheiro para a Taça de Portugal e três partidas em casa, com o Apoel, o Nacional e o Paços de Ferreira. Para reforçar os tons de azul. Pois claro. 



in "maisfutebol.iol.pt"


Academica 0-1 FC Porto - Walter 27'

Simão | Myspace Video



Academica 0-2 FC Porto - James Rodriguez 33'

Simão | Myspace Video



Academica 0-3 FC Porto - Guarin 59'

Simão | Myspace Video

Walter aprovado para o onze


Finalmente, Walter. Vítor Pereira não o confirmou, mas nas entrelinhas ficou a ideia de que o brasileiro vai mesmo ser titular em Coimbra. A urgência de um triunfo desaconselha experiências, por isso entende-se que a ausência confirmada de Kléber seja colmatada com o ponta-de-lança que está mais à mão. O único, aliás, e com números que só o recomendam à titularidade. Seria a primeira vez que tal aconteceria com Vítor Pereira ao leme e a décima desde que Walter é dragão.
Villas-Boas chamou-o à equipa inicial nove vezes e, dessa utilização, o brasileiro conseguiu espremer sete golos. Um registo que convence e um indício que é reiterado até pela convocatória de Vítor Pereira, que excluiu Varela dos eleitos. Se não chamar Walter, só tem duas opções para o centro, ambas de recurso: Hulk ou Cristian Rodríguez. Ora, numa fase em que o seu cunho pessoal tem sido tão questionado, talvez nem sequer fosse prudente que o treinador assumisse uma adaptação, voltando a remeter Walter para o banco.
A ausência de Kléber foi ontem confirmada, o que abre um cenário novo para este FC Porto. É que o ex-Marítimo foi titular em todos os dez jogos oficiais de 2011/12, e resta perceber como vai o colectivo reagir na sua ausência. Walter, que colhe o voto popular - como ainda nos últimos dias se percebeu pela consulta de O JOGO aos adeptos VIP dos dragões -, tem uma oportunidade de ouro para justificar a sua pretensão de mais minutos.
Na fase em que a equipa mais precisa de golos, cabe ao avançado personalizar o assalto à baliza de Peiser. Walter tem vivido na sombra de Falcao, primeiro, e de Kléber, depois; curiosamente, na ausência de El Tigre até chegou a ser preterido por Hulk, por muito que o Incrível não veja as suas características preenchidas ao centro.
Contratado por seis milhões de euros, ainda está muito longe de retribuir o investimento do FC Porto. Eis a altura ideal para a cobrança. O pagamento é em golos.

in "ojogo.pt"

Espaço online de Fucile fecha por causa de chuva de insultos


Apesar de ter toda a confiança de Vítor Pereira e do restante plantel - a prova é que mantém a titularidade hoje - Jorge Fucile não tem passado por uma semana fácil, depois de dois jogos em que não esteve em bom plano, especialmente o de São Petersburgo, em que foi expulso ao intervalo.
O perfil no Facebook do lateral uruguaio registou um movimento invulgar nos últimos dias, mas mais do que as palavras de força, foram os insultos e as várias críticas que tomaram conta do mesmo. Muitos adeptos de clubes adversários, mas também alguns do FC Porto, publicaram mensagens de conteúdo proibido e outras, mais soft como "estás com a mania que és jogador e só fazes asneiras", "vê se atinas" ou "já tenho saudades do Sapunaru".
Em resposta à gravidade do que se passou, o administrador do espaço decidiu fechá-lo - e também o Twitter - não só para evitar a repetição de bocas deste género, como também para castigar com o desaparecimento aqueles que se habituaram às mensagens semanais do jogador. "A partir de hoje, as páginas de Facebook e Twitter ficam fechadas por decisão do administrador do Jorge, que nada tem a ver com isto. Quem quiser criticar e ameaçar o jogador, deve pagar entrada no estádio e fazê-lo lá", lê-se na espécie de comunicado publicado, que depois enumera os títulos do jogador para provar a sua competência.
No seio da equipa, o uruguaio já foi desculpado e nem sequer viu o dedo apontado. Mas Vítor Pereira exige que o erro não se repita. "O Fucile sabe das suas responsabilidades e nós vamos dar-lhe uma resposta colectivamente, porque nos momentos bons e maus respondemos sempre assim", afirmou o treinador, sem se alongar, pois "neste clube ganhamos e perdemos como equipa e não se costuma apontar o dedo a ninguém".

Sapu é baixa

Ainda que a titularidade já estivesse assegurada, como O JOGO adiantou ontem, Fucile ficou também a saber que nem no banco terá concorrência directa. É que Sapunaru, não convocado por opção técnica nos dois últimos desafios, contraiu desta feita uma mialgia e, por isso, fica de fora das opções para Coimbra, tal como Alex Sandro e Kléber, os outros lesionados. O romeno continua a perder tempo e espaço de afirmação.

in "okogo.pt"

Pinto da Costa admite que museu possa não ser inaugurado a 23 de Abril

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi convidado do programa "À conversa com Ricardo Couto", do Porto Canal. Durante a entrevista, anunciou que pode haver uma derrapagem nos prazos de construção do museu do clube, cuja inauguração estava prevista para 23 de Abril de 2012, data em que completa 30 anos como presidente do clube. "Poderá não ser, como eu gostava que fosse, já em Abril, mas será seguramente até final do mandato [2013]", confessou. Numa entrevista que percorreu a sua vida, voltou a dar provas de uma memória intocável. "Acho que tenho de mais. Há coisas que gostava de apagar", disse Pinto da Costa.


in "ojogo.pt"

DEZ MINUTOS FINAIS DÃO VITÓRIA AO FC PORTO VITALIS

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Xico Andebol, por 31-25, em encontro da sexta jornada do Andebol, 1 disputado no Dragão Caixa. A partida foi bastante equilibrada, com os azuis e brancos a descolar no marcador apenas nos últimos 10 minutos. O capitão Ricardo Moreira, com oito golos, foi o melhor marcador da partida.

Aos 10 minutos registava-se um empate (5-5) e o FC Porto apenas passou pela primeira vez para a frente do marcador aos 12, graças a um remate de Tiago Rocha. Os Dragões acertaram várias vezes nos postes da baliza do Xico, que contou igualmente com a inspiração do guardião Ricardo Castro. Dois golos consecutivos de Filipe Mota e um livre de sete metros defendido por Hugo Laurentino permitiram aos portistas chegar ao intervalo a liderar (15-14).

A dificuldade dos Dragões em obter uma vantagem confortável podia explicar-se, na análise estatística, pelo reduzido número de finalizações de segunda linha, um capítulo em que o Xico tinha bastante vantagem ao intervalo. Mas o FC Porto, com uma exibição em crescendo, emendaria esse aspecto na segunda parte.

Apesar de ter melhorado defensivamente e na exploração do contra-ataque, o FC Porto apenas garantiria o triunfo nos 10 minutos finais. Dois golos consecutivos de Filipe Mota, na concretização de contra-ataques, permitiram aos portistas passar de 22-23 para 24-23. Os vimaranenses ainda empatariam, mas não mais voltariam a liderar o marcador. Aos 26 minutos, com um forte remate de primeira linha, Pedro Spínola vez o 28-24 e quase confirmou o triunfo azul e branco, que ficaria selado com um resultado de 31-25.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Xico Andebol, 31-25
Andebol 1, primeira fase, sexta jornada
1 de Outubro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 574 espectadores

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (6), Hugo Santos, Ricardo Moreira «cap.» (8), Pedro Spínola (4), Tiago Rocha (4) e Gilberto Duarte (5)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Melancic (2), Ricardo Costa (1), Eduardo Filipe (1) e João Ramos
Treinador: Ljubomir Obradovic

XICO ANDEBOL: Ricardo Castro (g.r.), Gustavo Castro (1), André Caldas (5), Luís Sarmento (3), Nuno Gomes (1), João Martins e Jaime Barreiros (6)
Jogaram ainda: Miguel Queirós, Pedro Correia (6), João Baptista e João Gonçalves (3)
Treinador: Nuno Santos

Ao intervalo: 15-14



in "dcp.pt"

Dragões defendem troféu


Dois dias depois de se apresentar aos sócios, o FC Porto entrou a ganhar no Troféu António Pratas, prova que a equipa venceu na época passada. Os portistas foram a Barcelos bater os minhotos por 77-70. O jogo, que marcou oficialmente o início da época para ambas as equipas, foi equilibrado e com muita pressão, o que acabou por resultar num número excessivo de faltas - 34 para o Barcelos e 26 para os portistas.
O treinador Moncho López tentou garantir a vitória com uma rotação significativa da equipa, provavelmente a pensar no encontro de hoje em Guimarães (16h00), que irá definir quem do Grupo Norte vai disputar as meias-finais do troféu; e também apontando já à Supertaça, que se irá realizar quarta-feira em Vagos, frente ao CAB Madeira (ausente desta prova).
O poste David Gomes, normalmente pouco utilizado, jogou cerca de 26 minutos e foi o melhor do FC Porto ao contabilizar 13 pontos e quatro ressaltos.

in "ojogo.pt"

Helton de saco cheio

NUNCA COMEÇOU TEMPORADA A SOFRER TANTO



Helton está pouco habituado a ir buscar a bola ao fundo das suas redes. Porém, no início desta temporada, tem percorrido esse penoso caminho mais vezes do que é usual. O hábito de passar para lá da linha de golo já tem contornos pouco conhecidos na Invicta e que explicam o momento periclitante da equipa. Numa dezena de partidas oficiais já disputadas, o brasileiro, de 33 anos, já sofreu 12 golos, algo que os campeões nacionais não registavam desde 2005/06, quando a baliza até era terreno sagrado de Vítor Baía...
O internacional canarinho vive o seu pior arranque de temporada no que ao capítulo dos golos consentidos diz respeito. O recente resultado de São Petersburgo, derrota por 3-1, colocou a média portista acima de 1 um golo sofrido por partida – mais precisamente 1,2 –, algo muito pouco habitual no território azul e branco. Em 2005/06, os homens de Co Adriaanse começaram por mostrar-se bastante permeáveis no sector defensivo, tento sofrido a mesma dúzia de golos que o atual plantel, seis deles no campeonato e outros tantos nas competições europeias. Daí para cá, e já com Helton como principal opção para as redes, o FC Porto foi consentindo três, quatro, cinco tentos por arranque, à exceção da época 2008/09, em que JesualdoFerreira orientava uma equipa que havia de permitir um golo por encontro.Desses 10 jogos iniciais, em três deles a responsabilidade de resguardar a baliza da equipa foi entregue a Nuno Espírito Santo.
in "record.pt"

Choro de Walter só por causa de Cebola

LUGAR NO ATAQUE DISPUTADO POR SUL-AMERICANOS



Walter tem via aberta para fazer a sua estreia a titular esta temporada em Coimbra... ou talvez não seja tanto assim. O brasileiro é a opção natural para substituir Kléber, mas há mais um nome possível para formar o trio de avançados juntamente com Hulk e James: o uruguaio Cristian Rodríguez. Tudo depende da decisão de Vítor Pereira, que ontem, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro de hoje, não abriu o jogo sobre o substituto de Kléber.
Mas a corrida por um lugar na frente de ataque é a dois, devido a uma novidade na convocatória elaborada pelo técnico portista. Varela ficou de fora da lista de eleitos e, assim, é menos um nome a entrar nas contas da titularidade, já que Djalma surge num plano secundário da hierarquia de avançados em relação aos restantes concorrentes. Vítor Pereira tem vincado publicamente a sua confiança nas capacidades de Walter, mas a verdade é que as palavras não têm tido correspondência dentro de campo.
in "record.pt"

Walter deve ocupar vaga de Kléber

Walter avança para o ataque ou não? É o tema tabu, pelo menos até às 19.45 horas de hoje, meia hora antes de se iniciar a partida entre a Académica e o FC Porto.

Quando ontem falou aos jornalistas, Vítor Pereira não quis escalpelizar o assunto, e nem disse se será Hulk a jogar no eixo do ataque. Tudo isto porque Kléber não recuperou da lesão no ombro de uma forma satisfatória (ver página 19)e ficou fora dos convocados, onde há a registar ainda a entrada de Guarín, que falhou o encontro com o Zenit de S. Petersburgo por estar a cumprir o último de dois jogos de castigo, ainda por via da expulsão no Mónaco.

O avançado Walter não é um mistério, mas anda lá perto. Em condições de travar uma luta com Kléber, já por diversas vezes neste início de época ficou sentado no banco a ver outros colegas entrarem para o lugar do compatriota. Em circunstâncias normais, seria ele mas não tem sido assim, e disso é prova o que aconteceu, no jogo com o Feirense. Kléber saiu lesionado, o FC Porto ficou sem ponta-de-lança, e a baixa condição física de Sapunaru obrigou Vítor Pereira a alterar os planos. Disse o treinador, no final desse empate a zero e justificando as suas opções, que Walter ia entrar, mas que sem o romeno em campo optou por colocar Djalma na posição de lateral direito, que já tinha feito «por diversas vezes nos treinos».



in "abola.pt"

Kléber falha selecção

Problema na clavícula trava o sonho de estreia pela canarinha. Avançado ainda não se sente cómodo para jogar. Dragões vão enviar para a CBF um relatório detalhado sobre a lesão.

Kléber não está em condições de representar a selecção do Brasil nos jogos particulares agendados para a próxima semana e vai ficar em Portugal a recuperar da lesão na clavícula esquerda sofrida no jogo de São Petersburgo. Está adiado o sonho de estreia pela canarinha que o ponta-de-lança do FC Porto legitimamente alimentou a partir do momento em que viu o seu nome entre os convocados de Mano Menezes para os amigáveis a disputar na Costa Rica (dia 7) e no México (dia 11), nos quais deveria ter a oportunidade de se mostrar ao seleccionador e aos adeptos brasileiros, para quem é praticamente um ilustre desconhecido.

Aos 21 anos, é certo que Kléber dispõe ainda de muito tempo para tornar esse sonho realidade, mas o facto de estar afastado devido a uma lesão tem impacto relevante em termos psicológicos e assume-se como um grande momento de azar para o jovem goleador.

Para já, os efeitos imediatos da queda sobre o ombro esquerdo junto à linha lateral, no jogo da Champions frente ao Zenit, passam pela ausência na partida que o FC Porto realiza esta noite em Coimbra. Apesar de ter sido ventilada a hipótese de uma recuperação total a tempo de ser chamado para o encontro desta jornada, A BOLA sabe que o jogador ainda não se sente cómodo para entrar em campo e jogar, pelo que a reavaliação feita pelo departamento médico dos portistas deu um parecer negativo à sua utilização.



in "abola.pt"