domingo, 2 de outubro de 2011

Académica-F.C. Porto, 0-3 (destaques)


De Bigorna a El Bandido, num carrossel trepidante que não deu hipóteses ao adversário.


A figura: Walter

De mal amado a herói da noite. Abriu o caminho para os golos com um golpe de cabeça subtil. Não é que tenha tido muitas oportunidades para brilhar mas foi eficaz quando lhe foi pedida responsabilidade. E, para todos os efeitos, resolveu numa altura em que a Académica estava longe de estar dominada. Além disso, evitou que Hulk tivesse de jogar no meio, criando mais problemas à equipa. Em suma, não acusou o peso de substituir Kléber e, pela amostra, podem ficar descansados os adeptos portistas que há quem marque golos para além do jovem ponta-de-lança «canarinho».

James: o goleador

Já é o melhor marcador dos azuis e brancos, com quatro golos. Sem atingir a espectacularidade de outras exibições, trocou o fogo que costuma trazer nos pés pela frieza com que encarou Peiser, para marcar o segundo golo da equipa. Delicioso o pormenor da finta de olhar com que iludiu o guarda-redes dos estudantes, convencendo-o de que ia colocar a bola no coração da área, para a fazer entrar, sorrateiramente, entre as pernas do francês. No terceiro golo «obrigou» o compatriota Guarin a marcar, tal a qualidade do seu cruzamento... de pé direito.

Outros destaques:

Guarin

Igual a si próprio. Muito seguro a defender e extremamente eficaz a ajudar no ataque. É isto que pode trazer ao sector intermediário do F.C. Porto, conjuga melhor do que ninguém a solidez que dá, defensivamente, e mostra-se sempre pronto a subir, para fazer o gosto ao pé. Marcou o terceiro golo, numa jogada em que se pode dizer que ficou com o papel mais fácil: encostar para a baliza.

Fucile

Vítor Pereira não quis «matá-lo» e voltou a confiar-lhe o corredor direito, sem lugar a rancores. Aproveitou bem a prova de confiança o uruguaio, que esteve no lance do primeiro golo, e sentiu imenso apoio dos colegas ao longo da partida. A resposta à Porto também passou pelo lateral que tem sofrido na pele a ira dos mais intolerantes.

Pape Sow

Bons apontamentos na melhor fase da Briosa, com vários remates, recuperações e capacidade de lançar a equipa para o ataque. Á semelhança da equipa, foi consumido pelo fogo do dragão quando o F.C. Porto entrou em velocidade de cruzeiro e pouco mais se viu do senegalês.

Sissoko

Um potencial enorme deste jovem costa-marfinense. Um diamante negro que está a ser lapidado por Pedro Emanuel. Começou por dar muito trabalho a Alvaro Pereira. Depois, a abrir a segunda parte, fez um passe muito açucarado, a deixar Éder na cara de Helton, mas o companheiro não conseguiu dar o melhor seguimento. Ainda lhe falta alguma clarividência na hora de decidir, mas prende a atenção pela forma como joga.

Adrien

Está em grande forma o jovem médio emprestado pelo Sporting à Académica. Se juntarmos a isso a injecção de confiança que representou a sua exibição frente ao Feirense na última jornada, temos um jogador em grande. Muito bem a cortar linhas de passe e a pressionar logo na primeira zona de construção do F.C. Porto, e com boa capacidade técnica para iniciar os ataques dos estudantes. Proporcionou a Helton a melhor defesa da noite. 



in "maisfutebol.iol.pt"

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após 3 partidas em que mais do que não vencer, jogamos mal, cometemos erros, ontem voltamos às exibições seguras, à Porto.

Fomos dominadores, tranquilos, entrámos na partida a saber o que queríamos.

O adversário era complicado, mas soubemos dominar e controlar o jogo.

Sem termos efectuado uma exibição deslumbrante, conseguimos dar um grito de revolta e conquistar 3 pontos importantes, após as vitórias de Benfica e Sporting.

Realce para as actuações de Guarin, James e Walter.
O jovem brasileiro sem ser aposta da equipa técnica ontem cumpriu e conseguiu marcar.
Gostei muito do seu discurso humilde no final do jogo. Walter é um homem de bom coração, mas que precisa do apoio do staff e companheiros para definitivamente se afirmar na equipa.

Agora vem uma paragem que vai permitir recuperar fisicamente e animicamente os atletas.

Depois da pausa, espera-se um Porto forte, que arranque para um ciclo de vitórias e com mais constância exibicional.

Mais uma vez os nossos adeptos foram incansáveis no apoio à equipa ... e ontem esta mereceu.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Foi o jogo perfeito para o FC Porto voltar às vitórias, frente a um adversário jovem e «tenrinho» que não colocou grandes obstáculos.

Os Dragões, sem realizarem uma exibição convincente lá foram disfarçando alguma falta de confiança de alguns jogadores e menor rendimento de outros, que têm afectado a equipa.

Foi evidente a dificuldade inicial para criar desequilíbrios, pelo que os primeiros vinte minutos foram caracterizados pelo futebol directo, geralmente mal executado, face à imprecisão dos passes longos.

Depois do golo inaugural a Académica desuniu-se e o FC Porto aproveitou.

Vitória justa e tranquila.

Walter estreou-se finalmente a titular e marcou.

Não entendo não ser opção mais séria. Os responsáveis devem ter a coragem de se assumirem. Das duas uma, ou o avançado tem a sua confiança, devendo ser utilizado com mais frequência ou então assumem que a sua contratação foi um erro e dispensam-no do plantel.

Um abraço