segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vítor Pereira: «Espero sair daqui com doze pontos»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, fez nesta segunda-feira a antevisão do embate com o D. Kiev. A formação portista está na Ucrânia sem Maicon nem Fernando, que saíram lesionados do embate com o Marítimo.

«Não vou estar a dizer a equipa na véspera porque ainda temos um treino pela frente. Nem os próprios jogadores sabem quem estará amanhã em campo frente ao D. Kiev. Ainda não falamos sobre isso com eles», começou por dizer.

O técnico sabe que pontuar na Ucrânia seria garantir a passagem à próxima fase da Champions: «Penso que amanhã será um jogo complicado para as duas equipas Já sabemos como joga o Dínamo, estiveram bem no nosso estádio, quer individualmente como coletivamente. Teremos de dar o máximo para não perder, não queremos perder. Espero sair deste jogo com 12 pontos.»

«Somos uma equipa ambiciosa mas só pensamos jogo a jogo. No horizonte está apenas o jogo de amanhã e conseguir a vitória amanhã. Queremos ser fiéis ao nosso estilo de jogo. Teremos de ser agressivos mas ao mesmo tempo ter segurança no nosso jogo», concluiu Vítor Pereira.



Lesões no F.C. Porto: Vítor Pereira dorme descansado

Helton e Lucho sem limitações


Vítor Pereira garante não estar preocupado com a onda de lesões que afetou o F.C. Porto no embate com o Marítimo. Maicon e Fernando não jogam em Kiev, enquanto Hélton e Lucho saíram com toques mas parecem estar em boas condições.

«Fernando e Maicon são dois jogadores importantes mas vão entrar também dois jogadores importantes. Dormimos descansados porque sabemos a qualidade que este plantel tem», frisa o treinador portista.

Na sessão de trabalho realizada em Kiev, os jornalistas presentes viram Helton e Lucho González sem limitações durante os primeiros quinze minutos, abertos à comunicação social.

Assim, os dois jogadores devem surgir no onze de Vítor Pereira para o embate desta terça-feira. Abdoulaye e Defour são os candidatos mais prováveis aos lugares de Maicon e Fernando, embora surjam mais alternativas no caso do defesa: Miguel Lopes e Quiñones, com Mangala a surgir ao centro, ou mesmo Rolando.

in "maisfutebol.iol.pt"

Otamendi: «Não podemos relaxar neste jogo de Kiev»


Otamendi acompanhou Vítor Pereira na conferência de imprensa realizada em Kiev. O F.C. Porto está na Ucrânia para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Não podemos relaxar e deixar o D. Kiev faz o seu jogo. O nosso treinador não nos deixa relaxar, portanto estamos aqui para dar o nosso máximo. Espero que a nossa visita seja produtiva», disse o argentino.

O central admite que o jogo do Estádio do Dragão serviu de aviso para a equipa portista: «O jogo em Portugal já permitiu perceber melhor o que o Dínamo de Kiev vale, mas não temos medo.»

«Penso que podemos manter a nossa baliza segura durante todo o jogo, mesmo que eles ataquem durante os noventa minutos. Podemos impor o nosso futebol e acredito que o resultado será a nosso favor», rematou Otamendi.


in "maisfutebol.iol.pt"

Fase de grupos da Taça da Liga sorteada

Derby do Minho na fase de grupos da Taça da Liga. Os oito primeiros classificados da última época entram em competição.


Está sorteada a 3ª fase de grupos da Taça da Liga. Um derby do Minho reservado para esta etapa da competição, em que as equipas são dividas por quatro grupos. Braga e Vitória de Guimarães estão no Grupo B.

Os vencedores dos grupos qualificam-se para as meias-finais. O emparelhamento prevê que o vencedor do Grupo A defronta o vencedor do Grupo C. O vencedor do Grupo B joga com o vencedor do Grupo D. Ou seja, FC Porto e Benfica só se podem encontrar na final da competição.


Grupo A
FC Porto
Nacional
V. Setúbal
Estoril

Grupo B
Sp. Braga
V. Guimarães
Beira-Mar
Naval

Grupo C
Sporting
Marítimo
Paços de Ferreira
Rio Ave

Grupo D
Benfica
Olhanense
Académica
Moreirense

Calendário da 3ª Fase da Taça da Liga:
1ª jornada: 19 de Dezembro 2012
2ª jornada: 30 de Dezembro 2012 e 2 de Janeiro 2013
3ª jornada: 9 de Janeiro 2013


in "rr-pt"

Rolando é agora opção para jogar


As voltas que a situação de Rolando está a dar. Depois de ostracizado e recentemente recuperado, de forma a promover a sua saída no mercado de inverno, eis que agora a estratégia de negócio dos dragões para o defesa parece sofrer profunda mudança. Isto porque a surpreendente convocação para a partida com o Dínamo de Kiev poderá não só condicionar a sua transferência como ainda impedi-la. Em última instância, o que não será neste momento de descartar, até mesmo viabilizar a reabilitação do jogador no universo azul e branco...

Alteração radical de planos que se precipitou, obviamente, com a lesão de Maicon, cujo quadro clínico aponta para longo afastamento dos relvados, a rondar as seis semanas. Mas não é só a ausência do patrão da defesa a fazer mudar de ideias Vítor Pereira. A inexperiência de Abdoulaye e a escolha de Mangala para defender o lugar de lateral-esquerdo enquanto Alex Sandro não estiver novamente em condições contribuíram igualmente para reforçar a inesperada, que não estranha, aposta na mobilização de Rolando. 

Mais coincidências
Contrariamente ao que aconteceu nas duas últimas vezes que o central foi a jogo, com o Santa Eulália (Taça de Portugal) e Estoril (Liga), partidas em que marcou o ponto apenas para regressar pontualmente à montra - a aproximar-se que está a reabertura do mercado de janeiro -, Rolando é agora uma das opções para preencher a vaga deixada em aberto por Maicon. 


in "abola.pt"

Com o pódio já à vista

VÍTOR PEREIRA PODE SER O 3.º TÉCNICO A APURAR-SE LOGO NA 4.ª JORNADA


Os exemplos que servem de orientação a Vítor Pereira estão separados no tempo por 13 anos. O técnico tem a oportunidade de conseguir amanhã o que poucos foram capazes de alcançar ao serviço do FC Porto: garantir o apuramento na fase de grupos logo na 4.ª ronda.

O último a assegurar tal feito foi Jesualdo Ferreira, na temporada de 2009/10. Num grupo com Chelsea, Atlético Madrid e Apoel como oponentes, os dragões chegaram ao dobrar do calendário com seis pontos, mercê de duas vitórias e apenas uma derrota, às mãos da equipa inglesa. Na 4.ª ronda, na sequência do triunfo em Nicósia e o empate do Atlético Madrid com o Chelsea, os portistas garantiam desde logo o apuramento com apenas 9 pontos, tantos quantos já levam na atual edição em apenas três jornadas.

Antes de Jesualdo Ferreira, apenas António Oliveira, em 1996/97, fez algo semelhante, vencendo mesmo as quatro primeiras rondas da fase de grupos e deixando os concorrentes AC Milan, Rosenborg e IFK Gotemburgo a vários pontos de distância. Se a terminação do apelido dos treinadores for um sinal de boa sorte, pode dizer-se que Vítor Pereira, tal como Ferreira e Oliveira, está bem encaminhado...

in "record.pt"

Comitiva passeia em Kiev


Jogadores e técnicos portistas fizeram um curto passeio para relaxar junto ao hotel em que estão instalados. A segurança local quase entrou em pânico.
Instalado em Kiev, onde amanhã defronta o Dínamo para a quarta jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, o FC Porto aproveitou um pouco da manhã para descontrair. 

A comitiva portista deu um curto passeio na zona junto ao hotel em que se encontra instalada, o que motivou uma enorme azáfama nos seguranças do hotel, quase exclusivamente preocupados em manter os jornalistas afastados dos craques do FC Porto.

Jogadores e técnicos dos dragões embarcaram no autocarro que lhes está destinado e pensava-se que a passeata seria a uma distância considerável da unidade hoteleira, mas a verdade é que o veículo apenas deu a volta a uma praça, deixando todos os ocupantes do outro lado, à vista do hotel, o que provocou sorrisos nos jogadores.

Para a tarde de hoje está prevista a conferência de Imprensa de antevisão do jogo por Vítor Pereira, técnico dos dragões, e de um jogador, seguindo-se o treino de adpatação à iluminação e relvado do recinto do Dínamo. 

Recorde-se que no jogo disputado no Estádio do Dragão, da 3ª jornada, o FC Porto venceu os ucranianos por 3-2.

in "ojogo.pt"

Liverpool quer Jackson por 18,7 milhões


O "Calciomercato" coloca o colombiano do FC Porto na rota do Liverpool. Os reds estarão dispostos a pagar 18,7 milhões de euros. Só que Jackson tem cláusula de rescisão de... 40 milhões.
Depois do alegado interesse do Barcelona em Jackson Martínez, hoje, o site italiano de rumores e transferências "Calciomercato" coloca o colombiano do FC Porto na rota do Liverpool. Segundo o site, o clube de Anfield Road estará disposto a apresentar aos dragões uma proposta de 18,7 milhões de euros.

Os reds estão com grandes dificuldades no ataque, uma vez que apenas têm Luiz Suarez disponível, e Jackson era um dos nomes referenciados pelo clube inglês ainda antes de o FC Porto fechar a sua ciontratação com os mexicanios do Jaguares. O colombiano, que está em Kiev com o FC Porto, para o jogo da Liga dos campeões contra o Dínamo local, já apontou 12 golos em11 jogos pelos azuis e brancos. 

in "ojogo.pt"

Pena abençoa Jackson: «Que bata o meu recorde»


Colombiano ameaça igualar registo de Pena e Jardel que estiveram nove jornadas seguidas a marcar no campeonato


Estávamos no ano 2000. Pena chega do outro lado do Atlântico, assenta arraiais nas Antes e desata a marcar golos. No campeonato, então, parecia ligado à ficha: foram nove jogos seguidos sempre a marcar, igualando uma marca que pertencia a Mário Jardel, o homem que veio substituir, desde a época anterior. Missão cumprida, portanto.

Doze anos mais tarde, Jackson Martínez faz uma viagem idêntica e consegue resultados semelhantes. Ficou em branco em Barcelos, mas já vai em sete jornadas seguidas a festejar, ameaçando a marca da dupla brasileira. 

Por Pena, não há problema: o colombiano pode mesmo continuar de pontaria afinada. O Maisfutebol conversou com o ex-portista que assumiu estar um pouco «desligado» do futebol português. Mas sobre a marca não tem dúvidas: «Espero que ele bata o meu recorde.»

«Os recordes servem para ser batidos e eu torço para que assim seja, porque o futebol é assim mesmo. Agora estão a lembrar-se de mim e se ele conseguir marcar como eu fiz, daqui a uns anos vão estar a ligar para ele», brincou o brasileiro.

Pena diz que no ano passado ainda acompanhou o F.C. Porto mas agora tem visto pouco. «Sei que o Hulk saiu não é? Era o que conhecia melhor, para além do Helton que jogou contra mim na Copa Paulista em tempos», recorda.

Sobre a nova figura dos dragões, Pena mostra conhecimentos. «Estava no México não é? Vi também um pouquinho na seleção. É bom jogador, rápido e habilidoso. É diferente de mim, eu ficava mais na área», descreve. 

«Este F.C. Porto tem muita mais qualidade do que o meu»

O tempo que passou no F.C. Porto foi «um dos melhores da carreira». Não foi o topo porque Pena não se queixa do curriculum. «A minha veia goleadora não se viu só no F.C. Porto. No Ceará, no Palmeiras, por exemplo, também fiz muitos golos. Apesar de ter surgido tarde para o futebol, Deus abençoou-me e deu-me a possibilidade de jogar e fazer golos em muitas equipas», sublinhou. 

No Porto, como se disse, tinha uma missão espinhosa: fazer esquecer Jardel. «Era uma altura difícil, só falavam nele. E a equipa tinha falhado o apuramento para a Champions. Havia uma cobrança muito grande, tudo era adverso. Depois comecei a marcar golos e fui ganhando o meu espaço. A paciência que o presidente Pinto da Costa passou para mim foi determinante», confessou.

«Quando estive no F.C. Porto a equipa era boa, mas nada como agora. E havia muito a ideia de que se um jogador não fizesse golos não prestava. Se formos a ver posição a posição, esta equipa tem muito mais qualidade. Naquele tempo havia jogadores que, apesar de bons, estavam muito longe da qualidade de agora. O F.C. Porto cresceu muito», descreve Pena.

«Kléber vai dar a volta por cima»

Na temporada 2000/01, Pena foi o melhor marcador da Liga, com 22 golos. No ano seguinte fez apenas seis. E começou a passar um mau bocado. «Os adeptos e a imprensa começaram a cobrar muito», lamenta. 

«A minha quebra esteve relacionada com problemas físicos. Sofri bastante com uma pubalgia e tive de jogar com injeções porque não havia mais ninguém. Se fosse hoje, tinha estados uns quatro ou cinco jogos de fora a descansar, mas ali eu era preciso e tinha de jogar», refere.

Agora é Kléber, um compatriota, que passa por fase idêntica, embora nunca tenha tido o fulgor que Pena mostrou. O ex-portista aconselha calma: «Diria-lhe para trabalhar e aproveitar ao máximo o tempo no F.C. Porto. Dificilmente vai encontrar essas condições noutro lado. Tem de dar a volta por cima.»

Pena guarda, por isso, o clube no coração, agora que deixou os relvados, no final da temporada passada, quando jogava no Serrano.

«Alegro-me por saber que passei por uma equipa como o F.C. Porto que construiu história na Europa, ganhou a Liga dos Campeões. É bom pensar: Poxa, eu passei por ali e faço parte da história daquela equipa», assume.

in "maisfutebol.iol.pt"