quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

FC Porto-Académica, 4-1 (destaques)

Jackson acima de todos e Gonçalo Paciência a aparecer


A FIGURA: Jackson Martínez 

Uma vénia ao Cha Cha Cha. Uma vénia inteirinha pela magia naquele calcanhar que deu o segundo golo, aquecendo a fria noite do Dragão. Uma vénia para um goleador nato, que não joga a brincar. Depois da noite em branco na Madeira, partilhada por toda a equipa, voltou aos golos na estreia, esta época, na Taça da Liga. Até nem se esperava que fosse titular, mas, já que Lopetegui assim o decidiu, o avançado fez por justificar o lugar. Logo aos cinco minutos percebeu a asneira de Aníbal Capela, roubou-lhe a bola e marcou. Viu um amarelo por simulação quando, na verdade, foi mesmo tocado na área. Pouco depois desperdiçou, isolado, o que seria o segundo golo, mas guardou o lance de antologia para o segundo tempo. O público agradeceu, claro. 
  
O MOMENTO: um novo Paciência 

Minuto 74. O segundo golo de Jackson foi, sem dúvida, o mais bonito da noite, mas o mais simbólico foi mesmo o de Gonçalo. Está aí a rebentar um novo Paciência de azul e branco vestido. Já marca, já leva três jogos seguidos, aproveitando de forma brilhante a ausência de Aboubakar. O golo? Receção na direita, a passe de Quintero, baile sobre João Real e disparo ao primeiro poste. Para primeira amostra, está muito bom. 
  
A DESILUSÃO: Aníbal Capela 

Noite para esquecer. Um drible em local proibido deu a Jackson a oportunidade de abrir o marcador e já se sabe que o colombiano não é de fazer-se rogado. Mais tarde, já perto do intervalo, outra desconcentração permitiu que o mesmo Jackson lhe roubasse a bola na área. Precipitado rasteirou o portista. Valeu-lhe que Tiago Martins tenha transformado um penálti numa simulação do portista. 
  
OUTROS DESTAQUES
 
TELLO 
Merecia ter marcado. Voltou ao onze depois de ser suplente em Braga e na Madeira. Entrou dinâmico como quase sempre e perdulário como também tem vindo a ser habitual. Mais perigoso à esquerda do que à direita, teve no primeiro tempo duas ocasiões para marcar. Na primeira, num lance parecido com o que terminou no poste frente ao Marítimo, atirou cruzado mas Cristiano desviou com a ponta dos dedos. A outra foi menos flagrante e o remate saiu disparatado. No segundo tempo, fez-se notar em mais dois lances: remate em esforço, ao lado, quando poderia (deveria) ter encostado para o golo e pontapé em arco que Cristiano evitou que fosse parar à baliza. 
  
GONÇALO PACIÊNCIA 
Marcou (e um bom golo) e arrancou o penálti que Evandro converteu. À terceira oportunidade seguida mostrou o que vale. O Dragão vai ficar de água na boca, certamente. 
  
JOSÉ ÁNGEL 
Mais um bom jogo do lateral. Essa é, de resto, uma das suas principais virtudes: o nível exibicional não oscila muito. Continua tapado por Alex Sandro mas a mostrar que poe, a qualquer altura, saltar para o onze sem que a equipa trema. É solução, claro. 
  
QUINTERO 
Muito boa entrada em jogo, dinamizando bem mais do que Campaña o ataque portista. Foi uma espécie de abre-latas que ajudou a que a reta final fosse bem melhor do que o início. 
  
CRISTIANO 
Se a Académica não perdeu por mais a «culpa» é dele. Tello não ficou seu amigo, certamente, depois de lhe ter negado dois golos feitos…Mas também a Gonçalo Paciência e Ricardo levou a melhor, noutros lances. 

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Académica, 4-1 (crónica)


Um momento de génio e o nascer de uma estrela de apelido conhecido. FC Porto naturalmente apurado

Madjer, Falcao, Jackson Martínez. O FC Porto tem mais um especialista no calcanhar. Um momento que se separa dos demais de um jogo demasiado fácil para o FC Porto e que serviu para cumprir calendário em competição. Meias-finais da Taça da Liga garantidas, com nota artística, desenhada no calcanhar de Jackson. 4-1 foi o resultado. Poderiam ser mais, tamanha a diferença entre as equipas.  
  
O segundo golo do FC Porto esta noite é uma obra à parte de um jogo que só agitou na última meia hora mas sempre com a mesma toada: tão fácil para os da casa. Um golaço de calcanhar a meia altura, a fazer lembrar Ibrahimovic. 
  
Não tem o peso de uma final da Champions, como Madjer; nem sequer de jogos com Atlético Madrid ou Benfica, como Falcao. Nem mesmo, aliás, como outro famoso calcanhar do mesmo Jackson, há dois anos, frente ao Sporting, neste mesmo Dragão. 

Mas é um momento que separa os bons dos notáveis. Jackson merece que a crónica do jogo comece por si porque foi o principal atrativo até sair de campo. Em boa hora, para os cerca de 14 mil adeptos que foram ao Dragão, Julen Lopetegui decidiu estreá-lo na Taça da Liga. Jackson fez o que sabe: respondeu com golos. 

Antes do momento mágico do minuto 59 (bem antes, aliás), já tinha colocado o FC Porto na frente. Foi aos cinco minutos, aproveitando um erro infantil de Aníbal Capela, que tentou fintar Ricardo, esta noite extremo, em zona proibida. Jackson recolheu, encarou a baliza e disparou. 
  
Se o FC Porto já era favorito, com um golo tão madrugador ficou como quis no jogo. Até porque, para a Académica pouco mudou. Paulo Sérgio montou o tradicional bloco baixo da grande maioria dos rivais no Dragão e nem a perder mudou uma linha. 
  
A primeira parte acabou por roçar o tédio porque o FC Porto controlou como quis mas, a vencer, nem precisou forçar muito. Ainda assim, para além do golo de Jackson, Tello, em duas fugidas pela esquerda poderia ter dado outro volume ao marcador. 
  
Gonçalo, em nome do pai 
  
O segundo tempo teve o tal golo de antologia de Jackson e foi bem mais interessante. Desde logo porque também Gonçalo Paciência, em mais um belo momento, entrou para a história do jogo. E do FC Porto. 
  
Como se de uma passagem de testemunho se tratasse, Jackson saiu, entrou o míudo da «cantera». E a resposta foi de craque. O filho de Domingos já marca de Dragão ao peito, escassos minutos depois de Mbala, outro miúdo, este da Académica, ter tentado dar a ideia que a Académica poderia tirar algo do jogo. Pura ilusão. 
  
Quanto ao golo de Gonçalo, o movimento é, de facto, delicioso. Recebe de Quintero, que mexeu muito com o jogo quando rendeu Campaña, veio da direita para o centro, dançou sobre João Real e disparou ao primeiro poste. Depois foi correr junto à linha lateral, puxar o braço atrás e erguer, triunfante, o indicador. Um festejo igual ao que o pai repetiu, dezenas de vezes, num estádio ali ao lado mas com o mesmo símbolo ao peito. Para os nostálgicos, claro.
  
O 3-1 decidiu o que já estava decidido, mas Gonçalo, de novo a passe de Quintero, ainda ganhou um penalti que Evandro transformou no quarto golo. 
  
O FC Porto apura-se para as meias finais da Taça da Liga e só não se pode dizer que o resultado faz esquecer o Marítimo porque é, precisamente, o rival da Madeira que aí vem. O último obstáculo antes da final de uma competição que, não sendo prioritária, ninguém enjeita, pois claro. E se continuar a dar golos como o de Jackson ou momentos para jovens como Gonçalo Paciência sonharem, para quê ganhar de cara feia?

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando: “O FC Porto não desiste”

Médio do Manchester City acredita que dragões vão lutar até ao fim pelo título.


Fernando, médio do Manchester City, acredita que o FC Porto, seu clube anterior, vai lutar até ao fim pelo título nacional português.

“O FC Porto está acostumado a estar em primeiro e o plantel estará incomodado com a situação, mas o FC Porto não desiste da luta pelo título e vai trabalhar para dar o máximo. O FC Porto espera vencer o Benfica para tentar passar para a frente”, frisou o médio brasileiro, numa entrevista à RTP.

O jogador não se arrepende de ter trocado o Dragão pelo Manchester City. Pelo contrário: “Sempre foi o meu sonho e da maioria de jogadores. A Liga inglesa é a melhor do mundo e espero ficar aqui muitos anos. Sei que é muito competitiva, mas estou pronto".


in "relvado.pt"

Eduardo Luís "Gonçalo Paciência é muito diferente do pai"

Eduardo Luís apadrinhou a estreia do Domingos Paciência no FC Porto. O antigo jogador dos dragões entende que o filho tem qualidades bem diferentes e que pode ser uma mais-valia para o ataque dos dragões e da selecção portuguesa

Gonçalo Paciência estreou-se a marcar na equipa principal do FC Porto frente à Académica. Gonçalo é filho do antigo avançado do FC Porto e actual treinador, Domingos Paciência. Eduardo Luís, também um antigo jogador dos dragões, apadrinhou a estreia de Domingos na primeira equipa do FC Porto em 1987 e em Bola Branca diz "que os dois têm características futebolísticas muito diferentes". O antigo defesa recorda que "Domingos era muito débil em termos físicos", ao contrário de Gonçalo Paciência "que é mais forte e que segura bem a bola e é tecnicamente bom", por isso rejeita qualquer parecença entre os dois. Eduardo Luís acredita que se for devidamente apoiado no FC Porto, "Gonçalo Paciência pode vir a ser uma mais-valia para o clube e também para a selecção portuguesa". Outro jogador em destaque na goleada à Académica foi Jackson Martínez. O colombiano tornou-se no melhor marcador do FC Porto em jogos realizados no Estádio do Dragão, ultrapassando Hulk. Eduardo Luís destaca a capacidade goleadora do colombiano, recordando que "raramente aparecem jogadores que estão muitos anos no FC Porto e que Jackson tem sido muito regular". No entanto, o antigo jogador dos portistas tem a noção de que as suas ambições passam pela transferência para um clube que lhe possa dar uma compensação monetária mais elevada, algo "que os clubes portugueses não conseguem evitar". 

"Campeonato está em aberto"

A derrota do Benfica em Paços de Ferreira deixou o campeonato em "standby". Eduardo Luís acredita que o Porto pode vencer o campeonato, mas não pode facilitar. 

Eduardo Luís considera que a derrota do Benfica em Paços de Ferreira deixou o "campeonato em aberto". O antigo jogador do FC Porto observa que com seis pontos de diferença a equipa de Lopetegui continua bem dentro das contas do título.  Em entrevista a Bola Branca, Eduardo Luís refere que "o campeonato ficou em standby", acreditando que "pode haver um menor rendimento do Benfica, podendo o Porto e Sporting aproveitar para se aproximarem". O ex-defesa acredita que os dragões têm possibilidades de conquistar o título, mas avisa que "não podem facilitar e não podem falhar nos seus jogos". 

in "rr.pt"

Empresário diz que Jackson quer jogar em Itália


Luis Henrique Pompeu, representante de Jackson Martínez, fez saber que o avançado colombiano dará prioridade à Liga italiana quando deixar o FC Porto. Esclareceu, contudo, que a transferência só deverá ocorrer no final da época.

«Até agora não há novidades, são apenas rumores, mas quero assegurar que ele gosta da ideia de jogar em Itália. Sabemos que não é fácil, mas uma coisa é clara: ele quer jogar na Serie A. Ficaria honrado pela oportunidade, pois tem essa Liga no coração, pelo que, saindo do FC Porto, a Serie A seria a primeira escolha. É feliz em Portugal, mas pretende ter uma nova experiência na Europa. Vamos acabar a época e logo veremos», explicou o agente, em declarações ao site arenanapoli.it.

«Se falarmos no Nápoles, ele seria feliz lá, porque se trata de um sítio especial. Mas também seria feliz na Roma, Milan ou Juventus: são todas boas equipas. Ele quer uma nova aventura, um novo campeonato, um tipo de futebol diferente. Apesar disso, repito, até agora não houve nada. É apenas um discurso hipotético», reforçou.

Luis Henrique Pompeu aproveitou para esclarecer que «muito dificilmente» o camisola 9 deixará o Dragão neste mercado de transferências.

«O FC Porto precisa dele para a Liga dos Campeões. O Benfica tem perdido oportunidades, por isso, ainda pode ser campeão. Não será fácil, mas vamos tentar. Por isso, o Jackson só sairá no final da época», afiançou.

Jackson Martínez tem contrato com FC Porto até 2017. No próximo defeso, a cláusula de rescisão é reduzida para 35 milhões de euros.


in "abola.pt"

Gonçalo Paciência prossegue sob as ordens de Lopetegui

ADRIÁN, ABOUBAKAR E BRAHIMI FORAM AS BAIXAS

Na sequência da vitória sobre a Académica (4-1), que garantiu aos dragões a presença nas meias-finais da Taça da Liga, o FC Porto regressou aos trabalhos no Olival, na manhã desta quinta-feira, com Gonçalo Paciência a permanecer sob as ordens de Julen Lopetegui.

O avançado da equipa B, de 20 anos, encontra-se em estado de graça, tendo marcado presença nos três últimos jogos da formação principal, nos quais ganhou duas grandes penalidades e apontou um belo golo.

Gonçalo Paciência não foi, de resto, o único jogador do plantel de Luís Castro chamado por Lopetegui àquele que foi também o primeiro treino de preparação para a receção de domingo, ao P. Ferreira, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga. O defesa-direito, Víctor Garcia, também evoluiu sob as ordens do treinador espanhol.

Desta forma, ficaram colmatadas as baixas do lesionado Adrián López e dos internacionais Brahimi e Aboubakar. Enquanto o argelino prossegue em prova na CAN'2015, o camaronês já foi afastado da competição africana e regressará em breve à Invicta.

Ainda no que toca ao treino desta manhã, refira-se que, exceção a Helton, todos os restantes titulares do duelo da véspera, frente à Académica, cumpriram um plano de treino mais ligeiro.

Agora, a equipa volta aos trabalhos amanhã de manhã, numa sessão com início marcado para as 10.30 e cujos primeiros 15 minutos terão portas abertas para os jornalistas. No dia seguinte, o treino já será totalmente fechado a olhares curiosos, mas no final Lopetegui fará a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os pacenses. No final da conversa, o treinador divulga a lista de convocados para essa partida. 

in "record.pt"

Dragões quase totalista

DESVALORIZAM PROVA MAS VÃO PELA 6.ª VEZ À MEIA-FINAL

Com mais ou menos poupanças, o FC Porto fez o que lhe competia na fase de grupos da Taça da Liga e carimbou a passagem para a meia-final, onde vai defrontar o Marítimo, na ilha da Madeira. Os azuis e brancos nunca venceram esta competição e, talvez por isso, os seus responsáveis optam por, pelo menos, publicamente desvalorizar a sua importância. A verdade é que, em oito edições, já são seis as presenças em meias-finais.

Lopetegui conseguiu o que quase todos os treinadores que passaram pelo Dragão têm feito.Apenas Jesualdo Ferreira, em 2007/08, e André Villas-Boas, em 2010/11, falharam o acesso à ronda seguinte. Mesmo assim, o professor seria o primeiro a levar o FCPorto até uma final da Taça da Liga. No Estádio do Algarve, quase no final da época 2009/10, o Benfica acabaria por vencer por 3-0. Vítor Pereira, em 2013, repetiu a façanha. Mas ganhou o Sp. Braga...

in "record.pt"

Jackson Martínez é o melhor marcador de sempre do Dragão


COLOMBIANO CHEGOU AOS 45 TENTOS NO ESTÁDIO
Com o bis à Académica, o colombiano Jackson Martínez chegou aos 45 golos pelos portistas no Estádio do Dragão, tornando-se assim no melhor marcador da história do reduto dos dragões, desde que este foi inaugurado em 2003.

O registo do Cha Cha Cha foi conseguido em 61 partidas, sendo naturalmente o campeonato a prova preferencial, com 31 tentos marcados. Logo a seguir surge a Liga dos Campeões, com 6 golos, e a Taça da Liga, com 5.

in "record.pt"

UEFA esteve no Olival

O FC Porto cumpriu esta manhã mais um treino de preparação para o jogo de domingo com o Paços de Ferreira.
No dia seguinte ao ter garantido a passagem às meias-finais da Taça da Liga, o plantel do FC Porto - só Adrian e Otávio estão lesionados - voltou a treinar no Olival. Como é habitual nestas circunstâncias, os titulares - com exceção do guarda-redes Helton - cumpriram um par de voltas ao relvado antes de rumarem ao ginásio do Centro de Treinos.

Nota para a presença de uma equipa de jornalistas da UEFA, que entrevistou Julen Lopetegui e Jackson para a antevisão do confronto com o Basileia, a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

in "ojogo.pt"

TELLO ALERTA "O Basileia é como o FC Porto"

O espanhol está a responder aos adeptos no facebook da Liga dos Campeões e não tem dúvidas de que vai ser uma eliminatória equilibrada. O extremo revela os ídolos e outros pormenores da sua vida.
Cristián Tello olha para o Basileia à imagem do FC Porto. "Penso que o Basileia é um pouco como nós, joga como equipa e vai ser difícil ultrapassá-los. Vai ser uma eliminatória equilibrada", disse numa sessão de perguntas que a UEFA abriu aos adeptos. "Somos uma equipa muito jovem, com o sonho de fazer grandes coisas. Penso que somos uma equipa muito forte em todos os aspetos do jogo e damos sempre o máximo", desconversou depois, a propósito do prognóstico para o que falta jogar nas Liga dos Campeões.

Na sessão, que ainda decorre, o jogador destacou Messi como o melhor do Mundo, Arbeloa como o defesa mais duro que encontrou, Fernando Torres como ídolo de infância e Hazard e Neymar como os jogadores que atualmente mais gosta. E elogiou o FC Porto. "Todos no clube me trataram excecionalmente desde que cheguei. O facto da equipa ser muito jovem acaba por ser muito positivo. Foi uma adaptação fácil", disse a propósito.

in "ojogo.pt"

MANGALA "Só falo com os jogadores franceses, isso não ajuda"

Mangala, central do Manchester City, não se mostra preocupado por ainda não ter alcançado o estatuto de indiscutível e recorda a passagem pelo FC Porto.


Eliaquim Mangala, defesa francês que trocou na última época o FC Porto pelo Manchester City, dá o exemplo da primeira temporada nos dragões para expor a sua tranquilidade quanto à importância que tem nos Citizens. O central não é um dos indiscutíveis de Pellegrini, mas acredita que no futuro o será.

"Não estou preocupado. A minha primeira época no FC Porto também não foi fácil. Não joguei muito e tive de adaptar-me. Mas, depois, as coisas tomaram o seu rumo normal e no Manchester vai ser igual", afirmou, em declarações à imprensa inglesa.

Com o francês como língua mãe, Mangala admite que o inglês ainda é uma barreira no balneário dos campeões britânicos.

"Estou a aprender. No balneário só falo com os jogadores franceses e isso não me ajuda. É o único problema", rematou.


in "ojogo.pt"

"Sabe quem são?"

FC Porto assinala nas redes sociais o facto de Gonçalo Paciência ter festejado o golo marcado à Académica da mesma forma que o pai Domingos fazia. E publicou a fotografia do pai com o filho ao colo.



in "ojogo.pt"

Júnior argentino apontado ao Dragão

Médio-ofensivo de apenas 18 anos joga num clube suíço, mas já passou pelo Celta de Vigo.

O médio-ofensivo de 18 anos Fede Varela foi lançado para a órbita do FC Porto em alguns meios online. O argentino joga no Stade Nyonnais, do terceiro escalão suíço, mas antes brilhou nos juniores do Celta de Vigo, tendo mesmo sido chamado por Luis Enrique à equipa principal. Varela também joga a extremo e, no Twitter, anunciou uma "nova etapa". Se vier, será para os juniores.

in "ojogo.pt"

GONÇALO, EM NOME DO PAI

Avançado estreou-se a marcar ao terceiro jogo com a camisola do FC Porto, tal como Domingos, há quase 27 anos

​Quinze anos depois de Ricardo Sousa, o FC Porto volta a ter um filho de um antigo craque da casa a jogar na equipa principal. Gonçalo Paciência, que esta quarta-feira se estreou a marcar pela equipa principal, foi galgando as etapas da formação do FC Porto, sob o olhar atento de tudo e de todos, para chegar ao topo ao fim de 14 anos no clube. O avançado estreou-se pela equipa principal com 20 anos e cinco meses, a 21 de Janeiro deste ano, nojogo contra o Sporting de Braga para a Taça da Liga, enquanto o pai, Domingos, fê-lo com 18 anos e dez meses, a 21 de Novembro de 1987, numa partida contra o Moura, para a Taça de Portugal, que os azuis e brancos venceram por 4-0.

As coincidências entre os dois não se esgotam aqui. Tal como o pai, o filho do meio do clã Paciência estreou-se a marcar num jogo em casa, diante da Académica (4-1). Domingos fê-lo, pela primeira vez, na goleada (4-0) que o FC Porto, sob o comando de Tomislav Ivic, impôs ao Elvas, na 30.ª jornada do campeonato, a 13 de Abril de 1988, no antigo Estádio das Antas. Tal como o pai, Gonçalo precisou de três jogos (108 minutos de jogo) para festejar o primeiro golo com a camisola azul e branca, depois de também ter sido chamado por Julen Lopetegui para o encontro contra o Marítimo, para a Liga portuguesa, na jornada anterior. 

Pai e filho estão unidos pelo sangue, pelo nome, pelas coincidências históricas e mesmo pelas características que os definem. “Tanto eu como o meu irmão Vasco [que também joga nas camadas jovens portistas], somos parecidos com ele na forma de jogar. A única diferença é que ele era mais um pouco mais rápido, por ser franzino, e eu sou mais possante”, afirmou Gonçalo, numa entrevista à edição de Abril do ano passado da revista “Dragões”.

No final do jogo desta quarta-feira, Gonçalo não escondeu a felicidade que lhe vai na alma. Motivos não lhe faltam, na verdade. Depois de, no início desta época, ao serviço da selecção Sub-21, ter contraído uma lesão que voltou, tal como em 2013, a afastá-lo dos relvados por um período considerável de tempo, o número 39 dos Dragões regressou melhor do que nunca. Recuperado, depressa assumiu a titularidade no FC Porto B, onde já assinou cinco golos em dez jogos (o penúltimo dos quais superiormente marcado ao Benfica B, no Seixal). Na semana passada, após ter-se estreado na partida contra o Sporting de Braga, Gonçalo confessou, nas redes sociais, que tinha concretizado “um sonho de criança”. Oito dias depois realizou outro, com um golo que celebrou tal e qual fazia o pai, que assistiu in loco a um “dia especial” que nem um nem outro esquecerão.


in "fcp.pt"

LOPETEGUI: “QUERÍAMOS MUITO CHEGAR ÀS MEIAS-FINAIS”

Técnico espanhol elogiou o trabalho colectivo no triunfo sobre a Académica (4-1)
​Com três vitórias e um empate em quatro jogos, o FC Porto garantiu desde já uma vaga nas meias-finais da Taça da Liga antes de folgar na derradeira jornada do grupo D da competição. Após o triunfo sobre a Académica (4-1), Julen Lopetegui não escondeu que esse era o grande objectivo dos Dragões na antecâmara deste desafio e garantiu muitas "ganas" na luta por um lugar na final.

“Queríamos muito chegar às meias-finais, mas também sabíamos que teríamos de vencer a Académica, uma equipa muito organizada tacticamente e que procurou tirar-nos espaço para jogar. Creio que a minha equipa fez um óptimo trabalho, ainda que sentindo maiores dificuldades na primeira parte. Conseguimos fazer mais golos na segunda e aí colhemos os frutos do nosso trabalho. Tínhamos obrigação de vencer”, afirmou Julen Lopetegui momentos depois da partida com a formação de Coimbra, relativa à quarta jornada do grupo D da terceira fase da Taça da Liga.

Consciente da árdua tarefa que espera os Dragões no jogo das meias-finais, frente ao Marítimo, nos Barreiros, o treinador portista garante que o FC Porto não vai à Madeira para passear. “Damos importância a todas as competições e estamos encantados por chegar às meias-finais da Taça da Liga. Não vamos à Madeira fazer turismo e sabemos que nunca é fácil disputar uma meia-final fora de casa, mas temos muita esperança e toda a ilusão do mundo em chegar à final. É com esse objectivo que vamos para lá”, reiterou Julen Lopetegui.

Na noite em que Jackson Martínez se tornou o melhor marcador da história do Estádio do Dragão e Gonçalo Paciência se estreou a marcar pela equipa principal, o técnico espanhol não se coibiu de individualizar nos elogios aos dois goleadores. “O Jackson é o nosso avançado titular e tem uma atitude fenomenal em todos os jogos. Dá muito à equipa, não só nos golos que marca. O Gonçalo é um jogador com um grande futuro pela frente e nunca é fácil chegar à equipa principal do FC Porto, mas é ainda mais difícil manter-se lá”.


GONÇALO PACIÊNCIA: “É UM DIA ESPECIAL”

Avançado marcou o seu primeiro golo pelo FC Porto na estreia no Estádio do Dragão, em jogo da Taça da Liga

O protagonista da noite foi Jackson Martínez, mas o jogo desta quarta-feira frente à Académica, para a Taça da Liga, tinha também um papel de relevo reservado para Gonçalo Paciência. Depois de, na semana passada, em Braga, se ter estreado aos 20 anos na equipa principal do FC Porto, o jovem avançado marcou o seu primeiro golo na estreia no Estádio do Dragão e ainda arrancou o penálti com que Evandro fixou o resultado final (4-1). Gonçalo não podia viver dias mais felizes e não o escondeu, nas declarações no final do jogo.

“É um dia especial. Há uma semana estreei-me na equipa principal, agora fiz um golo, na minha estreia no Estádio do Dragão, que foi muito importante depois de a Académica ter reduzido. Mas o mais importante de tudo foi termos conseguido a vitória e a passagem à meia-final da Taça da Liga”, afirmou o número 39, que festejou o golo como o pai fazia, em jeito de dedicatória.

Gonçalo, o filho mais velho de Domingos, outro goleador da história dos Dragões, discute um lugar com Jackson e Aboubakar, tem consciência de que essa é uma luta “difícil” e de que “tem que agarrar todas as oportunidades” que o treinador lhe dá. “Mas estou aqui para ser mais um, para ajudar a equipa”, acrescentou Gonçalo, feliz por “mais um passo” na sua evolução e na sua integração no plantel principal do FC Porto.


JACKSON: “ESPERO CONTINUAR A AUMENTAR A MARCA”

Colombiano tornou-se o melhor marcador da história do Estádio do Dragão ao apontar dois dos quatro golos do FC Porto

Os dois golos - um deles magistral - que Jackson Martínez assinou, esta noite, na vitória sobre a Académica (4-1), ficam eternizados na história. É que 45 dos 83 golos que já apontou com a camisola azul e branca entraram nas balizas do Dragão e fazem dele o melhor marcador de sempre no Estádio do FC Porto. Cha cha cha continua a somar recordes, com aquilo que tão bem sabe fazer.

“Agradeço a Deus, aos meus companheiros, aos treinadores e a todos os responsáveis do clube, por me ajudarem. Sou um profissional e o meu trabalho é marcar golos. Estou muito satisfeito por ter alcançado esta marca, mas espero continuar a aumentá-la”, disse o avançado colombiano, em declarações no final do encontro diante da Académica, a contar para a quarta jornada da terceira fase do grupo D da Taça da Liga.

Questionado sobre o jogo, o capitão dos Dragões considerou que a equipa foi “merecedora da vitória”, frente a um adversário que pouco ou nada incomodou. “Sabíamos que ia ser assim, que a Académica se ia apresentar num bloco baixo, que tínhamos que ter paciência e circular a bola de forma a criar espaços para chegar à baliza. Conseguimos, por isso fizemos um bom trabalho e fomos competentes”.


in "fcp.pt"

DRAGÕES NAS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DA LIGA

Vitória por 4-1 sobre a Académica na noite em que Jackson Martínez fez história no Estádio do Dragão
​O FC Porto venceu, esta quarta-feira, a Académica, por 4-1, em partida da quarta jornada do grupo D da Taça da Liga, numa noite em que Jackson Martínez se tornou no melhor marcador da história do Estádio do Dragão, agora com um total de 45 golos, superando assim os 44 do brasileiro Hulk.

Os Dragões venceram com dois golos do avançado colombiano (6m e 59m), um de Gonçalo Paciência (75m) e outro de Evandro, este último de grande penalidade (80m). Mbala apontou o único tento da Académica (72m). Com esta vitória, os portistas qualificaram-se para as meias-finais da competição, marcando novo encontro com o Marítimo, no Estádio do Marítimo, nos Barreiros.

Dentro de minutos, estará disponível a ficha e a crónica do encontro.


UM CALCANHAR DE REI NO APURAMENTO PARA AS “MEIAS” DA TAÇA DA LIGA

Jackson tornou-se o melhor marcador de sempre no Dragão, Gonçalo estreou-se a marcar e a Académica foi derrotada por 4-1
Hulk era o rei dos marcadores no Estádio do Dragão, mas cedeu esta quarta-feira o trono a Jackson, que, com um "bis", foi essencial para o FC Porto derrotar a Académica (4-1) e assegurar a passagem às meias-finais da Taça da Liga. O colombiano, que apontou o 45.º golo no recinto azul e branco, atingiu a marca em grande estilo, com uma finalização que vai correr mundo: a meia altura, após canto de Tello, rematou de calcanhar e alcançou o feito da melhor forma possível, com um gesto técnico eternizado por Madjer e que já é marca da casa. E não poderia ter sido mais simbólico que o terceiro golo dos portistas tenha sido apontado por Gonçalo Paciência, que se estreou a marcar com a camisola dos seniores aos 20 anos, ao terceiro jogo, tal como o pai Domingos. Evandro ainda fechou o marcador, de penálti.

Ainda não tinha acontecido nada de especialmente relevante na partida quando Jackson Martínez, ao primeiro remate do FC Porto, fez o 1-0. O colombiano aproveitou uma hesitação de Aníbal Capela para lhe roubar a bola e "fuzilar" Cristiano. Ao contrário de outros encontros, os Dragões revelaram-se eficazes e abriram cedo o marcador, o que lhes proporcionou uma maior tranquilidade. Nos minutos seguintes, Tello esteve por duas vezes em boa posição para aumentar a contagem, mas aos 11 minutos permitiu a defesa do guarda-redes adversário e aos 15 atirou ao lado. O domínio dos azuis e brancos na primeira parte foi total e fruto de uma agressividade muito superior à dos conimbricenses e de uma boa troca de bola entre as linhas contrárias.

Apesar de Rúben Neves distribuir muito bem o jogo, os portistas sentiam dificuldade em criar lances de perigo face a uma Académica ultra-defensiva. Os forasteiros pareciam dispor elementos em frente à sua baliza com o mero intuito de formar uma teia em que os Dragões perdiam quase sempre a bola, é certo, mas em que esta era devolvida como uma mera formalidade. A Académica não queria atacar. Da primeira parte, registo ainda para um penálti claro por marcar sobre Jackson, aos 41 minutos (e que Tiago Martins, em boa posição, decidiu ignorar), e para um falhanço de Jackson, que se isolou, nos descontos, mas nem acertou na baliza.

A segunda parte arrancou sob o signo de Tello, que esteve por duas vezes perto do 2-0, mas não era o dia do espanhol marcar. Por sua vez, Jackson teve mais um dia sim e, após fazer o segundo golo, foi substituído por Gonçalo Paciência debaixo de uma grande ovação. O encontro parecia resolvido quando Mbala, aos 72 minutos, fez o 2-1 e pareceu relançar as esperanças da Académica, mas o golo apenas serviu para espicaçar os portistas. Os forasteiros entusiasmaram-se e subiram um pouco as linhas, e o FC Porto castigou essa audácia. O 3-1 saiu dos pés de Gonçalo Paciência, após um trabalho individual, e o jovem avançado foi ainda travado por João Real na grande área, na falta que originou o penálti convertido por Evandro, aos 80, e que fechou o marcador.

O FC Porto garantiu assim o primeiro lugar do grupo D, com dez pontos, e defronta agora nas meias-finais da Taça da Liga o Marítimo, na Madeira, a 11 ou 12 de Fevereiro.


in "fcp.pt"