quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DRAGÕES NAS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DA LIGA

Vitória por 4-1 sobre a Académica na noite em que Jackson Martínez fez história no Estádio do Dragão
​O FC Porto venceu, esta quarta-feira, a Académica, por 4-1, em partida da quarta jornada do grupo D da Taça da Liga, numa noite em que Jackson Martínez se tornou no melhor marcador da história do Estádio do Dragão, agora com um total de 45 golos, superando assim os 44 do brasileiro Hulk.

Os Dragões venceram com dois golos do avançado colombiano (6m e 59m), um de Gonçalo Paciência (75m) e outro de Evandro, este último de grande penalidade (80m). Mbala apontou o único tento da Académica (72m). Com esta vitória, os portistas qualificaram-se para as meias-finais da competição, marcando novo encontro com o Marítimo, no Estádio do Marítimo, nos Barreiros.

Dentro de minutos, estará disponível a ficha e a crónica do encontro.


UM CALCANHAR DE REI NO APURAMENTO PARA AS “MEIAS” DA TAÇA DA LIGA

Jackson tornou-se o melhor marcador de sempre no Dragão, Gonçalo estreou-se a marcar e a Académica foi derrotada por 4-1
Hulk era o rei dos marcadores no Estádio do Dragão, mas cedeu esta quarta-feira o trono a Jackson, que, com um "bis", foi essencial para o FC Porto derrotar a Académica (4-1) e assegurar a passagem às meias-finais da Taça da Liga. O colombiano, que apontou o 45.º golo no recinto azul e branco, atingiu a marca em grande estilo, com uma finalização que vai correr mundo: a meia altura, após canto de Tello, rematou de calcanhar e alcançou o feito da melhor forma possível, com um gesto técnico eternizado por Madjer e que já é marca da casa. E não poderia ter sido mais simbólico que o terceiro golo dos portistas tenha sido apontado por Gonçalo Paciência, que se estreou a marcar com a camisola dos seniores aos 20 anos, ao terceiro jogo, tal como o pai Domingos. Evandro ainda fechou o marcador, de penálti.

Ainda não tinha acontecido nada de especialmente relevante na partida quando Jackson Martínez, ao primeiro remate do FC Porto, fez o 1-0. O colombiano aproveitou uma hesitação de Aníbal Capela para lhe roubar a bola e "fuzilar" Cristiano. Ao contrário de outros encontros, os Dragões revelaram-se eficazes e abriram cedo o marcador, o que lhes proporcionou uma maior tranquilidade. Nos minutos seguintes, Tello esteve por duas vezes em boa posição para aumentar a contagem, mas aos 11 minutos permitiu a defesa do guarda-redes adversário e aos 15 atirou ao lado. O domínio dos azuis e brancos na primeira parte foi total e fruto de uma agressividade muito superior à dos conimbricenses e de uma boa troca de bola entre as linhas contrárias.

Apesar de Rúben Neves distribuir muito bem o jogo, os portistas sentiam dificuldade em criar lances de perigo face a uma Académica ultra-defensiva. Os forasteiros pareciam dispor elementos em frente à sua baliza com o mero intuito de formar uma teia em que os Dragões perdiam quase sempre a bola, é certo, mas em que esta era devolvida como uma mera formalidade. A Académica não queria atacar. Da primeira parte, registo ainda para um penálti claro por marcar sobre Jackson, aos 41 minutos (e que Tiago Martins, em boa posição, decidiu ignorar), e para um falhanço de Jackson, que se isolou, nos descontos, mas nem acertou na baliza.

A segunda parte arrancou sob o signo de Tello, que esteve por duas vezes perto do 2-0, mas não era o dia do espanhol marcar. Por sua vez, Jackson teve mais um dia sim e, após fazer o segundo golo, foi substituído por Gonçalo Paciência debaixo de uma grande ovação. O encontro parecia resolvido quando Mbala, aos 72 minutos, fez o 2-1 e pareceu relançar as esperanças da Académica, mas o golo apenas serviu para espicaçar os portistas. Os forasteiros entusiasmaram-se e subiram um pouco as linhas, e o FC Porto castigou essa audácia. O 3-1 saiu dos pés de Gonçalo Paciência, após um trabalho individual, e o jovem avançado foi ainda travado por João Real na grande área, na falta que originou o penálti convertido por Evandro, aos 80, e que fechou o marcador.

O FC Porto garantiu assim o primeiro lugar do grupo D, com dez pontos, e defronta agora nas meias-finais da Taça da Liga o Marítimo, na Madeira, a 11 ou 12 de Fevereiro.


in "fcp.pt"

Sem comentários: