sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Paulo Fonseca fala de Iturbe e Quintero

Destino europeu é única certeza para Djalma

Avançado angolano continua a desconhecer onde vai jogar esta época. Empréstimo a clube europeu para conhecer em breve, revela o pai do jogador.

A poucos dias do encerramento do mercado, o extremo Djalma ainda desconhece qual será o seu próximo destino. 

Em entrevista a Bola Branca, Abel Campos, antigo internacional angolano e pai do avançado do FC Porto, revela que o avançado contratado pelos dragões ao Marítimo, em 2011, apenas sabe que será novamente emprestado e, de novo, a um clube europeu.

"Está tudo encaminhado para um empréstimo no mercado europeu", anuncia, rejeitando confirmar se a Turquia, onde Djalma actuou na última época, será o campeonato escolhido pelo FC Porto para colocar o jogador.
"Não temos a certeza do que vai acontecer", frisa. "Está a fazer-se tudo e aguardamos uma decisão para breve", prossegue Abel Campos.

Trajecto de altos e baixos no DragãoOs tricampeões contrataram Djalma em 2011, depois de cinco anos de ligação do extremo angolano ao Marítimo. No seu primeiro ano no Dragão, o avançado foi utilizado por catorze vezes no campeonato, num total de 628 minutos, tendo marcado um único golo.

Na época passada, ao serviço do Kasimpasa, da Turquia, o internacional angolano marcou por três vezes, nos 22 jogos em que marcou presença.

Pouco utilizado, Djalma Campos, bicampeão pelo FC Porto e vencedor de uma Supertaça Cândido de Oliveira, não é opção para Paulo Fonseca.


in "rr.pt"

“Somos uma equipa serena, tranquila e moralizada”


Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, perspectivou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o encontro com o Marítimo de domingo, às 19h45, no Estádio do Dragão, a contar para a segunda jornada da Liga. O treinador do tricampeão nacional reforçou a vontade de vencer o desafio, ciente das dificuldades que o adversário pode colocar ao FC Porto, num jogo encarado “sem descompressões nem descontracções”.

O treinador do FC Porto espera uma equipa do Marítimo disposta a lutar pelo resultado no primeiro desafio oficial dos Dragões frente ao seu público: “Espero um Marítimo moralizado e motivado em função do que fez no primeiro jogo. Certamente não vai fugir daquilo que é normalmente uma equipa do Pedro Martins – fortes na troca de bola e rápidos a sair para o contra-ataque. Temos noção que vai ser um jogo complicado, com um sério candidato aos lugares cimeiros da classificação”, referiu, com esperança que se possa ver bom futebol no Dragão: “Todas as equipas que procuram jogar o jogo pelo jogo podem contribuir significativamente para a qualidade da partida. Espero que tanto nós como o Marítimo possamos providenciar um bom espectáculo”.

Segundo Paulo Fonseca, o FC Porto está numa boa fase: “Somos uma equipa feliz, até porque vencemos todos os jogos nas competições que tínhamos de disputar. O FC Porto é, neste momento, uma equipa serena, tranquila e moralizada – mas ciente das dificuldades que vai encontrar”, comentou. Independentemente do que fazem os adversários, declarou: “Se há algo que todos temos de saber num clube como o FC Porto não pode haver lugar a descompressão nem a descontracção. Temos de entrar em qualquer jogo para vencer, algo que é ainda mais importante no primeiro jogo em casa, com o excelente apoio que temos vindo a receber dos adeptos nas partidas que já disputamos. Esperemos que eles possam estar em massa neste jogo, é importante para nós e temos a obrigação, perante as exigências do jogo, do campeonato e dos nossos adeptos, estar ao nível que possa contribuir para mais uma vitória do FC Porto”.

Josué foi o marcador do penálti do FC Porto no jogo com o Vitória de Setúbal, algo que Paulo Fonseca considera normal: “A questão do marcador de penaltis parecia que estava a assombrar esses momentos. Trabalhamos todos os dias com os jogadores, avaliamos em função da resposta que tem sido dada nos treinos e decidimos por um jogador que bate bem os penáltis. Mas outros atletas poderão assumir essa responsabilidade, incluindo, naturalmente, os que marcavam anteriormente. Ninguém passou para segundo plano”, revelou.

O treinador dos tricampeões nacionais abordou também a ausência de Iturbe nas recentes convocatórias, referindo que “é um jogador que está a trabalhar bem”, mas que só pode “escolher 18 para cada jogo”, tendo ainda comentado as possibilidades de Quintero se afirmar num futuro próximo: “É um jogador em que acreditamos muito. Pode ainda não estar no seu melhor momento em termos físicos, mas está num patamar muito elevado e vai ser, com certeza, importante no FC Porto. Pelo meio ou pelas alas”, declarou.

Fugindo a polémicas e mostrando-se despreocupado em relação a entradas e saídas, Paulo Fonseca está confiante de que vai manter o núcleo-duro do plantel para o resto da época: “Acredito que é isso que vai acontecer, pese embora as notícias que têm vindo a público. Os plantéis de clubes como o FC Porto nunca estão fechados, mas estou satisfeito com o plantel à minha disposição. Claro que se houver algum negócio vantajoso para o FC Porto estamos abertos a isso. O que posso confidenciar é que estou ansioso que chegue o dia 31 para terminarem as notícias que podem, em determinados momentos, mexer com os jogadores”, completou.

in "fcp.pt"

“É importante disputar uma competição difícil para poder evoluir”“É importante disputar uma competição difícil para poder evoluir”


O Dragon Force apresentou esta quinta-feira o plantel com que vai disputar a temporada 2013/14 na Proliga, segundo escalão do basquetebol português. O treinador Moncho López e os atletas André Bessa e Eduardo Guimarães expressaram o optimismo que reina na equipa no arranque desta nova etapa da vida deste projecto de formação do FC Porto.

O treinador do Dragon Force, Moncho López, começou por mostrar-se confiante em abraçar o projecto que disputará este novo patamar competitivo que é a Proliga: “O início de uma nova época é sempre muito motivante. É importante disputar uma competição suficientemente difícil para poder evoluir todos os dias e era isso que faltava no projecto de formação que tínhamos. Vamos continuar a trabalhar no futuro destes atletas”, afiançou o treinador.

Confessando as saudades que tinha de estar no “banco”, o treinador azul e branco está convicto que este projecto tem tudo para dar frutos: “Estamos a criar uma das melhores escolas de basquetebol da Europa. Temos alguns dos melhores jogadores portugueses connosco e sabemos que vão estar, mais tarde, nas selecções jovens e na selecção sénior portuguesa. Queremos dar uma imagem de basquetebol moderno, bonito, até pelo clube em que estamos”, referiu. Em relação a objectivos, Moncho López foi pragmático: “Vamos ver como se desenvolve o grupo. Não queremos que os atletas estejam a pensar em números – o que interessa é que sejam melhores a cada mês que passa da época”.

André Bessa, base que é reforço do Dragon Force (ex-Vitória de Guimarães, mostrou-se satisfeito por regressar a uma casa que bem conhece e onde já conquistou uma Taça de Portugal: “Não tive dúvidas quando me foi dada a hipótese de voltar ao FC Porto. É uma equipa muito jovem – a verdade é que na minha primeira passagem eu era dos mais jovens e agora sou o mais velho da equipa. Os treinos têm sido intensos e o estilo de jogo que vamos praticar não foge do que já trabalhei com o treinador”, comentou.

Por seu lado, Eduardo Guimarães, base/extremo que transita da equipa da época passada, referiu que “a nível de treinos a exigência está sempre no limite” e que alinhou no mesmo diapasão do treinador quanto aos objectivos: “Trabalhamos para ser melhores a cada dia que passa, de forma a podermos ultrapassar os obstáculos que nos vão surgir a cada jogo”. O facto de a equipa disputar agora a Proliga apenas motiva mais os jogadores, segundo o jovem atleta: “A Proliga aumenta a responsabilidade, mas estamos prontos para levar este clube sempre mais alto. Aqui sabemos sempre que o objectivo principal é ganhar, seja em que competição for”, finalizou.


in "fcp.pt"

“Estamos focados em conseguir mais uma vitória”


Depois de um arranque vitorioso na 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, ao bater o Leixões por 4-0, a equipa Sub17 do FC Porto viaja este fim-de-semana até Vila do Conde, onde defronta o Rio Ave. José Guilherme aborda o triunfo inaugural e perspectiva o próximo duelo dos jovens Dragões.

“Entrámos bem no campeonato, a ganhar e a praticar um futebol atractivo, alegre. O primeiro jogo é sempre mais difícil e notou-se alguma ansiedade, mas conseguimos o mais importante, que era a vitória”, começou por afirmar o treinador dos Sub17 portistas.

“Será um jogo diferente, até porque é o primeiro que disputamos fora de casa. O Rio Ave é uma excelente equipa, muito organizada e que nos vai criar problemas diferentes daqueles que o Leixões nos criou, mas estamos focados em conseguir mais uma vitória”, afiançou José Guilherme, que já definiu os objectivos a curto/médio prazo.

“Esta primeira fase visa essencialmente crescermos em termos individuais e colectivos. Queremos estar devidamente preparados para quando chegarem os momentos decisivos da época. Já mostrámos ser uma equipa talentosa e que joga um futebol bonito, mas ainda temos muito para evoluir”, concluiu o técnico da equipa Sub17 dos azuis e brancos.

O jogo entre Rio Ave e FC Porto está agendado para este domingo, às 11h, no Campo de Treinos n.º1 do Estádio do Rio Ave.


in "fcp.pt"

Negócio central

Paulo Fonseca corre sérios riscos de perder a breve trecho uma das unidades fulcrais do eixo defensivo do FC Porto. O assédio a Mangala e a Otamendi continua a ser intenso e a SAD do FC Porto não coloca de parte o cenário de saída para um desses jogadores, desde que, naturalmente, sejam batidas as cláusulas de rescisão que constam no contrato.

O preço de Mangala, 50 milhões de euros, já afastou potenciais interessados, mas ainda ontem a imprensa transalpina avançava com o nome do internacional francês como um dos alvos de Rafa Benítez para reforçar o setor defensivo do Nápoles. O treinador espanhol encara recrutar o gigante francês como alternativa a Davide Astori, central italiano do Cagliari que também estará nas cogitações do clube onde um dia brilharam nomes como Maradona e Careca.

Aliás, o emblema napolitano tem sido associado este defeso a vários jogadores ligados ao FC Porto. Primeiro foi Jackson Martínez, mas as negociações nunca avançaram devido aos 40 milhões de euros que constam da cláusula do colombiano, pouco depois Otamendi, depois de uma bela exibição no Emirates Cup, disputada em Londres, e agora surge o nome de Mangala no radar do Nápoles.
 

 in "abola.pt"

Mourinho admirador de Jackson Martínez

A Imprensa inglesa revela que o goleador Jackson Martínez (FC Porto) estará na lista do treinador Chelsea, José Mourinho, se o clube inglês não conseguir garantir o avançado Wayne Rooney (Manchester United).

De acordo com a ESPN, Mourinho ficou admirador das qualidade de Jackson Martínez, após a primeira temporada ao serviço do FC Porto, onde apontou 34 golos em 43 jogos, foi o melhor marcador da Liga portuguesa e sagrou-se campeão nacional.

O treinador português também considera que as características de Jackson encaixam-se perfeitamente no esquema do Chelsea.

O avançado colombiano tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

in "abola.pt"

«FC Porto abriu as portas do mundo com a vitória frente ao Bayern» - Pinto da Costa

«O FC Porto valoriza os jogadores? Dá impressão que sim.

É preciso alguma coisa e depois saber escolher a todos os níveis: dirigentes,
treinadores, jogadores é mais fácil ganhar. É necessário um grande rigor, não só em competência mas também em dedicação e paixão pelo clube. Procuro transmitir isso a quem trabalha comigo, felizmente tenho conseguido passar essa mensagem. Isso é o mais importante que conseguiu ao longo destes anos», contou, à rádio LA FM, o presidente dos azuis e brancos, que recordou como tudo começou.

«O principal, o primeiro grande êxito internacional foi em 1987 contra o Bayern, o FC Porto não tinha o estatuto que tem hoje. O Bayern era favorito e o FC Porto triunfou com uma exibição fantástica (2-1) e abriu as portas do mundo do futebol, todas as outras vitórias internacionais são especiais, inauguração do Estádio do Dragão, (...) porque o presidente da Câmara (Rui Rio) colocou-nos várias dificuldades, hoje tenho muito orgulho», rematou.

in "abola.pt"

Outra vez Mangala, só muda a concorrência

Já "disputou" o interesse do Barcelona com Otamendi, já foi o plano B para David Luiz. Agora, o francês do FC Porto surge na lista com mais quatro nomes. 
 
O nome do francês volta a surgir associado a um eventual interesse do Barcelona, que neste momento terá desistido da ideia de contratar um central no Verão, colocando todos os esforços de observação já com vista à reabertura do mercado em janeiro 2014.

Tata Martino disse que o Barça deixou de ter pressa em contratar um defesa-central, por isso qualquer solução passará pela contratação de um jovem. O jornal Mundo deportivo aponta cinco nomes que ocupam o topo da lista de observações: Mangala (FC Porto), Rakitskiy (Shakhtar), Kouyaté (Anderlecht), Gravovic (Dínamo de Kiev) e Marquinhos (PSG), nomes que antecedem uma lista de maiores dimensões e que inclui os nomes do sportinguista Ilori e do portista Diego Reyes.

in "ojogo.pt"

Valderrama elogia Quintero

ortista foi o jogador nomeado quando perguntaram a Valderrama sobre quem seria o futuro da seleção colombiana. O médio do FC Porto continua a queimar etapas para conquistar o seu espaço na equipa de José Pekerman. Desta vez foi o próprio Valderrama que, aos microfones da Rádio Caracol, reconheceu ver em Quintero o futuro da seleção da Colômbia. "Quintero é o jogador que tem as melhores perspetivas para o futuro. Ainda lhe falta ganhar alguma experiência, é novo e está à procura do seu espaço na seleção", comentou.

in "ojogo.pt"