terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MAIS DO MESMO…


A abertura do mercado de transferências desencadeia uma sequência de tiros no escuro que procuram antecipar compras e vendas, «furos» normalmente de intenção maliciosa, mas que mais não servem para intoxicar a opinião pública.

A propósito de uma notícia acerca de Cristian Rodríguez, difundida na Argentina e amplamente reproduzida em Portugal, importa esclarecer o seguinte: o FC Porto não ofereceu o atleta ao Boca Juniors e é alheio a qualquer manobra que possa envolver o seu nome ou o clube em causa.


in "fcp.pt"

SARA OLIVEIRA FOI A ATLETA DO MÊS DE DEZEMBRO

Sara Oliveira, nadadora do FC Porto Dolce Vita, foi eleita a atleta do mês de Dezembro pela Federação Portuguesa de Natação (FPN). Ao longo desse período a portista participou em competições nacionais e internacionais, conquistando vários títulos e quebrando diversos recordes que já lhe pertenciam.

No primeiro fim-de-semana de Dezembro (dia 4 e 5), com a equipa feminina do FC Porto Dolce Vita, venceu os Campeonatos Nacionais de Clubes, que decorreram na cidade do Porto, nas piscinas do Clube Fluvial Portuense, onde bateu mais dois recordes nacionais, na estafeta de 4x100m e 4x200m Livres.

Duas semanas depois, a competir com as melhores nadadoras do mundo, no 10º Campeonato do Mundo de Piscina Curta, que decorreu no Dubai, mais três recordes nacionais foram batidos, nas três distâncias da sua espacialidade (50m, 100m e 200m Mariposa) e uma meia-final alcançada nos 100m Mariposa.

Sara Oliveira somou no mês de Dezembro cinco recordes nacionais, uma meia-final no Campeonato do Mundo e a 6ª nomeação para atleta do mês pela FPN, tendo as anteriores distinções ocorrido em Agosto de 2010, Agosto de 2008, Agosto de 2007 e Setembro de 2006.



in "fcp.pt"

Otamendi: «Importante manter mentalidade ganhadora»

DEFESA LANÇOU JOGO FRENTE AO BEIRA-MAR


Otamendi, defesa internacional argentino, falou esta terça-feira antes do treino, analisando os dois próximos jogos do FC Porto, para a Taça da Liga e campeonato, ambos frente ao Beira-Mar.
"São dois jogos importantes e em cada um o FC Porto vai entrar para vencer. É importante para a equipa manter uma mentalidade ganhadora", começou por dizer o jogador portista.
Sobre o jogo de quarta-feira, a contar para a 2.ª jornada da terceira fase da Taça da Liga, Otamendi sublinhou apenas a importância de "marcar nos primeiros minutos".
O defesa abordou ainda a questão das arbitragens, referindo que no clube não se comenta esse tipo de assuntos: "Os árbitros podem enganar-se, seja a favor ou contra, mas aqui não temos o hábito de comentar as arbitragens e por isso não o vou fazer", concluiu.
in "record.pt"

FC Porto e slb seguem jovem do San Lorenzo

JOSÉ LUIS PALOMINO TEM 21 ANOS E É DEFESA CENTRAL


O jornal argentino “Olé” noticia esta terça-feira que o FC Porto e o Benfica, juntamente com os franceses do Toulouse, estão a seguir atentamente o jovem defesa central do San Lorenzo, José Luis Palomino.
Palomino tem 21 anos e é proveniente da formação do San Lorenzo. “El Tucuman”, como é conhecido na Argentina, alinhou em algumas partidas no campeonato deixando boas impressões, o que o tornou rapidamente num dos atletas mais querido pelos adeptos do clube.
Segundo o diário albiceleste, já existiram sondagens pelo jogador, da parte dos encarnados, dos dragões e do Toulouse. No entanto o técnico do San Lorenzo, Ramón Ángel Díaz, já disse que “a não ser que paguem 10 milhões de dólares (cerca de 7,5 milhões de euros), Palomino fica no clube”.
in "record.pt"

Três alterações para receção ao Beira-Mar

WALTER RENDE FALCÃO NOS ELEITOS


Sereno, Souza e Walter são as três novidades na convocatória de André Villas-Boas para a receção ao Beira-Mar, em partida da 2.ª jornada do Grupo A da 3.º fase da Taça da Liga.
O técnico do FC Porto optou por deixar Rolando e Sapunaru de fora dos eleitos de modo a promover rotatividade no plantel. Já Falcão ainda não recuperou de lesão.
O derradeiro ensaio para o desafio frente aos aveirenses foi realizado esta terça-feira, no Centro de Estágio do Olival, onde voltou a marcar presença o central Hugo Sousa, dos juniores.
Beto e Cristian Rodríguez mantêm-se em treino integrado condicionado, enquanto Falcão e Alvaro Pereira permanecem em tratamento.
O FC Porto recebe o Beira-Mar já esta quarta-feira, às 20 e 45, no Estádio do Dragão.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Kieszek
Defesas: Maicon, Fucile, Emídio Rafael, Sereno e Otamendi
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando e Rúben Micael
Avançados: Hulk, Varela, Walter, Mariano e James

«O FC Porto não é mais favorito», diz Ricardo Moreira


O capitão da formação de andebol do FC Porto garantiu que os detentores da última Supertaça não são mais favoritos do que Sporting e Benfica.
Em superflash de antevisão da Supertaça de Andebol, o capitão Ricardo Moreira afirmou que neste torneio todas as equipas têm a mesma quantidade de favoritismo.
«Quando disputamos uma Supertaça, mesmo que seja com poucos dias de descanso entre os jogos, as perspectivas são sempre de ganhar, independentemente das equipas que estão no nosso grupo [Benfica e Sporting]», disse Ricardo Moreira, esta segunda-feira, logo após o treino no Dragão Caixa.
«Favoritos somos todos, neste tipo de prova não há favoritos. Nós ganhámos o último troféu e por isso apenas acresce algo de responsabilidade» à equipa azul e branca, garantiu.
O ponta direita dos azuis e brancos disse ainda que «entrar bem, a vencer, é fundamental».
Gilberto Duarte, também presente na arena do Dragão Caixa, mostrou-se um pouco mais confiante e atrevido que o capitão de equipa.
«Esperamos vencer a Supertaça. Estamos a trabalhar forte para poder ultrapassar os nossos adversários. Na Supertaça estão os seis melhores do campeonato. Nós temos as mesmas hipóteses de vencer que as outras equipas», afirmou.
«Velocidade de jogo, agressividade e vontade» são os ingredientes dos portistas para levar o troféu para a cidade do Porto, garantiu o lateral-esquerdo.
O FC Porto está inserido no Grupo A da Supertaça de Andebol, que decorre em Portimão de quarta-feira a domingo, e terá de defrontar, nas duas primeiras jornadas, o Sporting e o Benfica.
No Grupo B estão o ABC, Madeira SAD e Água Santas.
Calendário do FC Porto:
Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2010
Sporting–FC Porto Vitalis (20 horas)


Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2010
FC Porto Vitalis-Benfica (20h15)



in "sapodesporto.pt"

Fernando recupera lugar com o Beira-Mar

Villas-Boas ganhou uma dor de cabeça. Guarín agarrou com unhas e dentes a vaga que a lesão de Fernando deixou no onze e, agora que o brasileiro está de volta, tem dois fortes candidatos ao lugar. A solução passa por dar minutos a ambos, promovendo a rotatividade, pelo menos enquanto os dois derem o mesmo tipo de garantias. O colombiano ganhou pontos e tem sido a aposta nos jogos do campeonato, como se viu com a Naval, ficando Fernando com as outras provas. Ainda na semana passada, o Polvo foi titular diante do Pinhalnovense. Aparentemente sem argumentos para esta discussão interna encontra-se Souza: o brasileiro tem perdido fulgor no grupo e já que nem foi convocado para o último jogo.

in "ojogo.pt"

Rodríguez próximo do regresso

André Villas-Boas já tinha deixado a pista na conferência de Imprensa que se seguiu à vitória contra a Naval, e tudo indica que Cristian Rodríguez regressará às opções do técnico a curto prazo, depois de esta semana ter marcado a reintegração do uruguaio nos treinos sem limitações. Ontem, o Cebola pôde trabalhar em pleno, e o jogo com o Beira-Mar de amanhã, a contar para a Taça da Liga, já poderá desfazer a dúvida quanto a saber se o jogador reúne índices físicos suficientes para entrar na convocatória. Aliás, este encontro seria o ideal para permitir ao jogador readquirir ritmo competitivo mais rapidamente, nem que fosse para jogar alguns minutos, ele que se viu afastado da equipa por causa de uma distensão no adutor da coxa esquerda desde o encontro da 13ª jornada da Liga, no passado dia 6 de Dezembro, na recepção ao Setúbal, durante a qual foi substituído.

Entretanto, ontem, foi adiantada a hipótese do jogador poder ser transferido para os argentinos do Boca Juniors. José Beraldi, vice-presidente do clube argentino confirmou a presença do uruguaio numa lista de possíveis reforços encabeçada por Walter Erviti, do Banfield. O Boca terá feito uma oferta de dois milhões de euros pelo jogador, mas o Banfield pede cinco e o negócio parece ter encravado aí, abrindo a porta às especulações em torno de Cebola. O facto de Rodríguez ser pouco utilizado por André Villas-Boas, o que também se explica com a sucessão de lesões que sofreu, dá crédito à hipótese de uma transferência que o FC Porto não veria com maus olhos, até porque James Rodríguez parece ser uma alternativa à altura.

Certo é que, um de mês e meio depois do último jogo qyue realizou pelo FC Porto Cristian Rodríguez está a um passo de entrar no lote de jogadores disponíveis. Contudo, com o recente regresso de Varela às opções de Villas-Boas, ao qual se soma a concorrência de James, o flanco esquerdo do ataque do FC Porto deve voltar a dar "boas dores de cabeça" ao técnico para escolher um titular e ao mesmo tempo permitir uma gestão mais tranquila em termos de desgaste físico.

in "ojogo.pt"

Falcao chega-se aos cem golos

Falcao não pára de marcar. No regresso à competição, quase um mês depois da última aparição, em Paços de Ferreira, o avançado voltou a deixar a sua marca, desta vez frente à Naval, ficando agora a apenas dois golos do centésimo na carreira. O internacional colombiano já conseguiu assinar 53 (!) golos em apenas uma época e meia no FC Porto, depois de ter deixado o River Plate com 45 na sua conta pessoal. Por lá, em Buenos Aires, deixou saudades entre os adeptos do clube argentino, adensadas pelo sucesso contínuo nesta primeira experiência europeia.

Falcao regista esta efeméride com agrado, embora ainda não tenha a certeza de quando poderá festejar a chegada ao golo 100. Para já, e como se pode ler na página aqui ao lado, falhará o jogo de amanhã com o Beira-Mar, para a Taça da Liga, devido a uma lesão, estando também em dúvida para a visita de sábado a Aveiro. Isso, no entanto, é outra história, até porque o golo 100 é mesmo uma questão de tempo. Pouco tempo, diga-se, uma vez que, desde que chegou ao FC Porto, Falcao nunca passou mais do que três jogos consecutivos sem marcar e até tem por hábito bisar com frequência - 11 (!) vezes em Portugal.

Curiosamente, o colombiano conseguiu mais golos no FC Porto do que na Argentina, e em menos jogos. Por cá, realizou 68, enquanto no River Plate chegou aos 109. A diferença na relação entre jogos e golos é grande, também porque, como já referiu o próprio Falcao diversas vezes, a equipa do FC Porto apresenta a capacidade de potenciar as suas qualidades. Hulk ajuda, Varela também, assim como Belluschi, João Moutinho ou até mesmo Álvaro Pereira, que também têm contribuído nas assistências.

Mas há mais. Na análise exaustiva aos golos de Falcao, conseguem encontrar-se vários dados interessantes. O primeiro, e o que mais salta à vista, é que a área é mesmo o "habitat" natural do colombiano - ainda não marcou nenhum de fora dela esta temporada. Depois sobra o pé direito como principal arma, até porque foi com ele que Falcao marcou a maioria dos golos (51), embora tenha no jogo aéreo uma das suas principais qualidades (27 golos). No entanto, a prova da versatilidade do colombiano está no facto de já ter assinado 20 golos com o pé esquerdo. Agora aproxima-se o centésimo golo, que até pode surgir já no próximo jogo, tal é a frequência com que Falcao costuma bisar...

Contusão obriga-o a parar de novo
Nem tudo correu bem no regresso de Falcao à competição. O colombiano fez o primeiro jogo de 2011, recuperado de um problema muscular, e até marcou um golo à Naval, mas levou um toque no joelho esquerdo e volta ao "estaleiro". Segundo o boletim clínico, sofreu uma contusão no joelho, pelo que ontem não saiu da enfermaria do Olival.
O goleador limitou-se a fazer tratamento e é uma carta fora do baralho de Villas-Boas para a recepção ao Beira-Mar na Taça da Liga, marcada para amanhã à noite. Em todo o caso, mesmo que estivesse disponível era de prever que não fosse opção, visto que o técnico portista vai aproveitar para dar minutos a alguns dos menos utilizados.
Contudo, o problema pode tornar-se maior. É que não é certo que Falcao recupere a tempo de ir a Aveiro no sábado, onde o FC Porto vai jogar para a 17ª jornada do campeonato, arriscando-se assim nova paragem sua e o regresso de Hulk ao centro do ataque. Isto se, entretanto, Walter não convencer Villas-Boas a dar-lhe nova oportunidade.

El Tigre lançou sítio novo na internet

Falcao tem um novo sítio de internet. A página do colombiano está registada com www.falcao.com.co e, lá, os fãs podem seguir a par e passo a actualidade que diz respeito ao ponta-de-lança do FC Porto. Este espaço, onde os adeptos podem comunicar com o jogador, arrancou no fim-de-semana passado e permite conhecer melhor El Tigre. Nele podem ser consultadas, além das notícias relativas ao jogador, várias áreas de interesse, entre as quais uma em que serão feitos sorteios ou outra em que se ficará a conhecer o seu percurso desde criança e a sua carreira de futebolista. Com vídeos e fotografias para todos os gostos, este espaço interactivo é mais uma ferramenta que se junta ao Twitter e ao Facebook, utilizados pelo colombiano quase diariamente. Ontem era possível ver a primeira página do jornal O JOGO, com a manchete da vitória do FC Porto sobre a Naval em destaque, para assinalar o regresso de Falcao aos relvados com um golo à equipa da Figueira da Foz. Por entre as notícias colocadas no sítio, foi ainda possível confirmar que El Tigre tem uma contusão no joelho esquerdo, situação que deverá inviabilizar a sua utilização amanhã, contra o Beira-Mar, na Taça da Liga.

Falta um golo

Falcao já marcou no campeonato, na Taça de Portugal, na Champions, na Liga Europa e até na Supertaça, mas ainda não se estreou na Taça da Liga, apesar de ter anunciado erradamente, através do seu sítio, que já tinha um golo nesta competição. E ainda não será amanhã que terá oportunidade de marcar pela primeira vez na Taça da Liga.

FC Porto-Nacional antecipado para dia 26

ENCONTRO DA 20.ª JORNADA


O encontro entre o FC Porto e o Nacional, da 20.ª jornada da Liga Zon Sagres, foi antecipado para 26 de janeiro, anunciou esta segunda-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no seu site oficial.
O encontro, inicialmente previsto para 20 de fevereiro, será jogado às 19 e 45 e terá transmissão em sinal aberto na TVI, disputando-se no mesmo dia em que se realizam os jogos em atraso dos quartos-de-final da Taça de Portugal.
O encontro com os insulares estava encaixado entre as duas partidas do FC Porto com o Sevilha, dos 16 avos-de-final da Liga Europa.
A receção dos dragões ao Sevilha, da segunda mão, foi adiada para 23 de fevereiro, quarta-feira, a pedido dos andaluzes, que consideravam que os seus interesses seriam prejudicados por fazer três jogos em cinco dias, uma vez que a primeira mão está agendada para 17 de fevereiro e a 20 defrontam o Hércules no campeonato espanhol.
Inicialmente, o organismo que gere o futebol europeu tinha antecipado o encontro para 22 de fevereiro, para não fazê-lo coincidir com o Sp. Braga-Lech Poznan de quinta-feira, 24, por razões de segurança, dada a proximidade entre as cidades do Porto e de Braga.
in "record.pt"

Hulk morde calcanhares a CR7 e Messi


Os dois golos que marcou no domingo à Naval elevaram para 24 a conta pessoal de Hulk na presente temporada, no conjunto de todas as competições. Na Europa, apenas Cristiano Ronaldo (27) e Lionel Messi (25) têm facturado mais do que o internacional brasileiro.

Hulk continua a protagonizar uma época de luxo, contribuindo de forma decisiva para o percurso de sucesso do F. C. Porto. Nesta altura, o "incrível" é mesmo o terceiro jogador com mais golos na Europa, em todas as competições de 2010/11, apenas superado por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, por muitos considerados os dois melhores futebolistas mundiais da actualidade.

Até agora, o avançado dos dragões soma 24 golos (16 na Liga portuguesa, cinco na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga), atrás dos 27 de Ronaldo (22 na Liga espanhola, quatro na Champions e um na Taça do Rei) e dos 25 de Messi (18 na Liga espanhola, quatro na Champions e três na Taça do Rei).

Sensivalmente a meio da temporada, o internacional brasileiro já marcou mais golos do que nos dois anos anteriores ao serviço da equipa portista (nove em 2008/09 e dez em 2009/10), tendo facturado sempre nos últimos cinco jogos realizados (Naval, Pinhalnovense, Marítimo, Nacional e Paços de Ferreira). Recorde-se que, na temporada passada, Hulk esteve castigado durante três meses, devido aos polémicos acontecimentos do túnel da Luz, que se seguiram ao jogo entre o Benfica e o F. C. Porto.

Após o jogo de domingo com a Naval, o avançado brasileiro voltou a não se mostrar preocupado com os golos que marca, apontando como principal objectivo ajudar a equipa de André Villas-Boas a ganhar o campeonato. "Para mim, o mais importante é a conquista do título. Perdemos o campeonato na época passada e queremos voltar a ganhá-lo, até pelos nossos adeptos. Depois disso, se puder ser o artilheiro, melhor ainda...", afirmou.

in "jn.pt"

Bloco de notas de Mourinho no F.C. Porto está à venda

Anotações do treinador para o último jogo no Dragão custam 2500 euros


É uma relíquia só para apreciadores: o bloco de notas de José Mourinho, com todas as anotações feitas pela mão do próprio, no último jogo do treinador no Dragão, está à venda na net. Trata-se do bloco de notas do técnico para o jogo com o P. Ferreira, na última partida exactamente antes da final da Liga dos Campeões.

O bloco de notas está a ser vendido por Ricardo Fonseca, que recebeu o mesmo do pai. Mas como chegou o bloco às mãos do senhor? «O meu pai tirou o curso de treinadores da Associação de Futebol do Porto, no qual o Mourinho deu uma aula», conta aoMaisfutebol. «Não sei se reconheceu a cara do curso.»

Certo é que lhe deixou o bloco, com uma dedicatória que pode ler-se na capa Um abraço do Mourinho. «O meu pai foi ao Dragão e cumprimentou o Mourinho à saída para o intervalo. No regresso dos balneários, e para grande surpresa dele, o treinador deu-lhe o bloco e disse toma lá, é uma prenda para ti

2500 euros e nem menos um cêntimo

O preço está estipulado: 2500 euros. «É o valor de uma oferta que já recebi», conta. «Mas não quis vender. Era um contacto do Senegal, que impunha regras estranhas.» Por isso Ricardo Fonseca preferiu não fazer negócio. «Não tenho vontade nenhuma em desfazer-me do bloco. Só se for uma oportunidade muito boa.»

Menos de 2500 euros, adianta, não vende. «Para isso o meu pai deixa-o ao meu filho e quem sabe daqui a uns anos não vale muito mais?», questiona. «É apenas uma questão de oportunidade. O Mourinho está a fazer história, acabou de ser o melhor do mundo, pode ser uma peça com interesse para coleccionadores.»

O jogo de consagração... de McCarthy

O bloco de notas refere-se, como já se disse, ao jogo com o P. Ferreira, que acaba por ser um jogo marcante. Foi o único jogo entre a meia-final e a final da Champions. Realizou-se, aliás, cinco dias depois do triunfo histórico na Corunha. O F.C. Porto venceu 3-1, mas antes disso chegou ao intervalo empatado 1-1.

No bloco, conta Ricardo Fonseca, pode ver-se a preocupação com a marcação a... Zé Manuel. Pode também ver-se os movimentos do F.C. Porto e do P. Ferreira. E o onze que Mourinho pensava lançar, com Jankauskas ao lado de McCarthy, e à frente de Derlei, mas que não chegou a fazer devido a alterações forçadas.

Grande parte da preocupação estava em dar a McCarthy bolas para golo. O sul-africano chegou à última jornada com menos um golo do que Adriano (Nacional). Tinha de recuperar a diferença para ser o melhor marcador. Uma tarefa alcançada: McCarthy fez três, Adriano fez um e o portista ganhou a Bota de Prata.


in "maisfutebol.iol.pt"

«Rodriguez foi oferecido ao Boca», diz vice-presidente do clube argentino

O vice-presidente do Boca Juniors, José Beraldi, revelou esta segunda-feira que o extremo uruguaio do FC Porto, Cristian Rodriguez, foi oferecido ao clube. 

«Ofereceram-nos o Cebolla [Cristian] Rodriguez, mas não temos muito mais», indicou, sem precisar a origem da oferta.

O número dez portista, recuperado da lesão que o manteve afastado desde o jogo com o V. Setúbal, a 6 de Novembro, está na iminência de voltar às opções de André Villas Boas.


in "abola.pt"

«Níveis de confiança intactos e elevados» - Guarín

Guarín está em alta como nunca no Dragão e o regresso do médio à titularidade, na recepção à Naval, com Fernando a sentar-se entre os suplentes, sublinhou o momento de confiança que o colombiano atravessa e apontou.

Também, à preferência de Villas Boas, que continua a reservar ao camisola 6 dos portistas um espaço de grande visibilidade na montra da Liga. Com os figueirenses, somou a 10.ª utilização no campeonato e a 20.ª no quadro geral da temporada.

O sol que não brilhou sobre Guarín no Verão ilumina agora o caminho do colombiano. À entrada para a época, o médio carregou a cruz de uma lesão e partiu com atraso na perseguição às oportunidades, adversidade que, por sinal, não feriu o estado de espírito do jogador nem comprometeu os planos de Villas Boas para o futebolista. 

«Se me sinto titular? Sempre disse que estou à disposição do treinador e trabalho para estar pronto quando ele precisa de mim», diz o portista. «Como eu, todos os meus companheiros trabalham da mesma maneira», faz a defesa da igualdade, mesmo com a alma inundada de alegria pelo momento de prosperidade que, pessoalmente, atravessa.

Ainda persistem as imagens dos dois golos do médio ao Marítimo, no fecho da primeira volta... «Não marquei à Naval, mas o importante foi termos alcançado o melhor para a equipa. Mostrámos níveis de confiança intactos e elevados, e mesmo os que entram menos vezes no onze revelam confiança. Isso é fundamental», observa o colombiano. 


in "abola.pt"