terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Falcao chega-se aos cem golos

Falcao não pára de marcar. No regresso à competição, quase um mês depois da última aparição, em Paços de Ferreira, o avançado voltou a deixar a sua marca, desta vez frente à Naval, ficando agora a apenas dois golos do centésimo na carreira. O internacional colombiano já conseguiu assinar 53 (!) golos em apenas uma época e meia no FC Porto, depois de ter deixado o River Plate com 45 na sua conta pessoal. Por lá, em Buenos Aires, deixou saudades entre os adeptos do clube argentino, adensadas pelo sucesso contínuo nesta primeira experiência europeia.

Falcao regista esta efeméride com agrado, embora ainda não tenha a certeza de quando poderá festejar a chegada ao golo 100. Para já, e como se pode ler na página aqui ao lado, falhará o jogo de amanhã com o Beira-Mar, para a Taça da Liga, devido a uma lesão, estando também em dúvida para a visita de sábado a Aveiro. Isso, no entanto, é outra história, até porque o golo 100 é mesmo uma questão de tempo. Pouco tempo, diga-se, uma vez que, desde que chegou ao FC Porto, Falcao nunca passou mais do que três jogos consecutivos sem marcar e até tem por hábito bisar com frequência - 11 (!) vezes em Portugal.

Curiosamente, o colombiano conseguiu mais golos no FC Porto do que na Argentina, e em menos jogos. Por cá, realizou 68, enquanto no River Plate chegou aos 109. A diferença na relação entre jogos e golos é grande, também porque, como já referiu o próprio Falcao diversas vezes, a equipa do FC Porto apresenta a capacidade de potenciar as suas qualidades. Hulk ajuda, Varela também, assim como Belluschi, João Moutinho ou até mesmo Álvaro Pereira, que também têm contribuído nas assistências.

Mas há mais. Na análise exaustiva aos golos de Falcao, conseguem encontrar-se vários dados interessantes. O primeiro, e o que mais salta à vista, é que a área é mesmo o "habitat" natural do colombiano - ainda não marcou nenhum de fora dela esta temporada. Depois sobra o pé direito como principal arma, até porque foi com ele que Falcao marcou a maioria dos golos (51), embora tenha no jogo aéreo uma das suas principais qualidades (27 golos). No entanto, a prova da versatilidade do colombiano está no facto de já ter assinado 20 golos com o pé esquerdo. Agora aproxima-se o centésimo golo, que até pode surgir já no próximo jogo, tal é a frequência com que Falcao costuma bisar...

Contusão obriga-o a parar de novo
Nem tudo correu bem no regresso de Falcao à competição. O colombiano fez o primeiro jogo de 2011, recuperado de um problema muscular, e até marcou um golo à Naval, mas levou um toque no joelho esquerdo e volta ao "estaleiro". Segundo o boletim clínico, sofreu uma contusão no joelho, pelo que ontem não saiu da enfermaria do Olival.
O goleador limitou-se a fazer tratamento e é uma carta fora do baralho de Villas-Boas para a recepção ao Beira-Mar na Taça da Liga, marcada para amanhã à noite. Em todo o caso, mesmo que estivesse disponível era de prever que não fosse opção, visto que o técnico portista vai aproveitar para dar minutos a alguns dos menos utilizados.
Contudo, o problema pode tornar-se maior. É que não é certo que Falcao recupere a tempo de ir a Aveiro no sábado, onde o FC Porto vai jogar para a 17ª jornada do campeonato, arriscando-se assim nova paragem sua e o regresso de Hulk ao centro do ataque. Isto se, entretanto, Walter não convencer Villas-Boas a dar-lhe nova oportunidade.

El Tigre lançou sítio novo na internet

Falcao tem um novo sítio de internet. A página do colombiano está registada com www.falcao.com.co e, lá, os fãs podem seguir a par e passo a actualidade que diz respeito ao ponta-de-lança do FC Porto. Este espaço, onde os adeptos podem comunicar com o jogador, arrancou no fim-de-semana passado e permite conhecer melhor El Tigre. Nele podem ser consultadas, além das notícias relativas ao jogador, várias áreas de interesse, entre as quais uma em que serão feitos sorteios ou outra em que se ficará a conhecer o seu percurso desde criança e a sua carreira de futebolista. Com vídeos e fotografias para todos os gostos, este espaço interactivo é mais uma ferramenta que se junta ao Twitter e ao Facebook, utilizados pelo colombiano quase diariamente. Ontem era possível ver a primeira página do jornal O JOGO, com a manchete da vitória do FC Porto sobre a Naval em destaque, para assinalar o regresso de Falcao aos relvados com um golo à equipa da Figueira da Foz. Por entre as notícias colocadas no sítio, foi ainda possível confirmar que El Tigre tem uma contusão no joelho esquerdo, situação que deverá inviabilizar a sua utilização amanhã, contra o Beira-Mar, na Taça da Liga.

Falta um golo

Falcao já marcou no campeonato, na Taça de Portugal, na Champions, na Liga Europa e até na Supertaça, mas ainda não se estreou na Taça da Liga, apesar de ter anunciado erradamente, através do seu sítio, que já tinha um golo nesta competição. E ainda não será amanhã que terá oportunidade de marcar pela primeira vez na Taça da Liga.

Sem comentários: