terça-feira, 24 de maio de 2011

Rui Tovar: «Porto é um grande candidato à Liga dos Campeões»

O jornalista Rui Tovar considera que o FC Porto pode ser um forte candidato à conquista da Liga dos Campeões na próxima época caso não se registem grandes alterações no plantel portista.


in "sapodesporto.pt"

Falta Beto à convocatória de Bento

Depois de se ter visto Beto a defender a baliza do FC Porto na final da Taça de Portugal e considerando o seu enorme potencial, a ausência na lista de convocados é um choque, ainda que sem grandes consequências. Numa Selecção que -- e isso é bom -- 'já está feita'.


Portugal tem 5 jogadores a actuar nas duas melhores Ligas europeias (Inglaterra e Espanha): Nani (Manchester United) e Raul Meireles (Liverpool); Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe (Real Madrid).
Em condições normais, a jogar nos seus clubes, terão sempre lugar na Selecção Nacional. Praticamente garantidos como titulares. Isto é: cerca de metade do ‘onze’ de Paulo Bento para o Portugal-Noruega está ‘alinhado’, à partida.
Restam 5 lugares. Um guarda-redes, dois laterais, um médio e um ponta-de-lança.
Entre estes, um indiscutível: Fábio Coentrão.
Restam 4: o guarda-redes, o lateral-direito, um médio (se não for Pepe) e o ponta-de-lança.
Na baliza, Eduardo parte com vantagem. Rui Patrício está muito bem posicionado para o futuro. Creio, no entanto, que é preciso contar com Beto, até pelo que rendeu na final da Taça de Portugal. É um guarda-redes com potencialidades extraordinárias, e não me surpreenderia que venha a ganhar, no FC Porto, o lugar a Helton. Se isso acontecer, bater-se-á rapidamente pela titularidade na Selecção Nacional. A baliza para o Euro-2012 não tem ‘dono’ e vai ser muito discutida.
Para o lugar de lateral direito, João Pereira parte com vantagem. Sílvio, que pode jogar em ambos os lados, tem uma palavra a dizer.
Se Eduardo e João Pereira, como tudo o indica, forem os escolhidos, restam 2 lugares: um médio (se não for Pepe, por razões tácticas) e o ponta-de-lança.
No meio-campo, a dúvida pode ser de natureza táctica: Pepe a ‘central’ ou a médio-defensivo, dúvida ainda mais legítima quando o adversário se chama Noruega. Pepe ao lado de Ricardo Carvalho ou na posição ‘6’?
Se Pepe fizer dupla de centrais com Ricardo Carvalho, abre-se uma vaga no meio-campo. Paulo Bento sabe que é importante ganhar aos noruegueses por causa do primeiro lugar no Grupo, e pode justamente tornar o ‘miolo’ um pouco mais ofensivo.
Com Meireles e Moutinho ‘certos’ -- e se Pepe for escolhido para jogar ao lado de Ricardo Carvalho --, Martins pode reeditar, no ‘miolo’, a versão ‘3M’ já testada pelo seleccionador nacional.
Há uma outra hipótese: Fábio Coentrão ‘subir’ para o meio-campo (Meireles-Moutinho-Coentrão) e abrir uma vaga na lateral esquerda (para Sílvio ou Duda).
Resta assim 1 lugar: quem... para jogar entre Nani e Cristiano Ronaldo? Hugo Almeida ou Postiga? Provavelmente, considerando o porte atlético do adversário... Hugo Almeida.
Temos, assim, que o ‘onze’, entre os 23 convocados, sairá de um lote de 16 jogadores: Eduardo, Rui Patrício, João Pereira, Sílvio, Ricardo Carvalho, Pepe, Rolando, Fábio Coentrão, Duda, Meireles, Moutinho, Martins, Nani, Hugo Almeida, Postiga e Cristiano Ronaldo.
Se não houver lesões, estes estarão certos entre o relvado e o banco de suplentes.
Quem resta?
Sete convocados: Ventura, Bruno Alves, André Santos, Paulo Machado, Ruben Micael, Danny e Varela.
Maior dificuldade? Tirar 4 (+ Ventura). Sendo que, uma vez dissipadas as dúvidas sobre o lugar de Coentrão, talvez a inclusão de Sílvio ou Duda possa deixar de fazer sentido.
É bom para qualquer seleccionador ter a equipa ‘praticamente feita’ antes de um jogo começar. Mesmo considerando que o campo de recrutamento de Paulo Bento não é muito grande. Ainda assim, entre os 23 convocados, a maioria (12) actua em Portugal:
-- 4 no FC Porto, campeão nacional (1 não titular):
-- 4 no Sporting;
-- 2 no Benfica;
-- 1 no Sp. Braga;
-- 1 no Portimonense.
Os restantes alinham nas seguintes Ligas:
-- Espanhola: 4
-- Inglesa: 2
-- Russa: 2
-- Italiana: 1
-- Francesa: 1
-- Turca: 1
Considerando que temos dois dos melhores jogadores do Mundo, Cristiano Ronaldo e Nani; considerando que temos jogadores de topo no contexto europeu, Pepe e Ricardo Carvalho; considerando que temos ainda Raul Meireles e, num plano muito aproximado, Coentrão; considerando ainda a valorização dos jogadores do FC Porto, é caso para se dizer que a Selecção Nacional não projecta nem uma realidade brilhante nem uma situação potencialmente prometedora.
Seja como for, a FPF tem de tomar medidas estruturais urgentes para que o 'futebol português'... não se esgote.
rui santos in "relvado.pt"

GONÇALO SUÍSSAS: “MOTIVAÇÃO SUPLANTA DESGASTE FÍSICO”


Após a participação na Final oito da Liga Europeia, o FC Porto Império Bonança concentra-se agora no campeonato. Os Dragões procuram o “deca”, que será uma realidade caso os azuis e brancos vençam as três partidas por disputar. A primeira é já quarta-feira (21h00), frente ao Física. O aspecto psicológico pode sobrepor-se ao cansaço, adianta Gonçalo Suíssas ao www.fcporto.pt.

Motivação e concentração
“A nossa motivação estará nos níveis máximos e suplanta o desgaste físico. É fundamental vencermos os jogos que se seguem e o próximo é já na quarta-feira. Sabemos que temos de entrar concentrados e muito fortes, porque vamos defrontar uma equipa matreira, que nos cria sempre problemas. Defendem muito bem, têm jogadores que podem desequilibrar na frente e que se poderão transcender.”

Sem pressão
“Tem sido uma época muito desgastante, com muitos jogos. Contudo, o grupo está unido, coeso e tem na mente dois objectivos muito importante para conquistar, que significam muito para este clube: o campeonato e a Taça de Portugal. Não sentimos pressão porque só dependemos de nós. Em caso de igualdade pontual sagramo-nos decacampeões, pelo que a pressão está do lado do adversário.”

Apoio do público
“O público é sempre uma mais valia para nós. Naqueles momentos em que não estamos tão bem, a sua ajuda permite-nos alcançar a perfeição. Os adeptos serão certamente muito importantes nestas últimas jornadas.”


in "fcp.pt"

Juventus insiste em Fernando

O clube italiano continua a insistir com o representante de Fernando, de forma a garantir a contratação do jogador do FC Porto.
Bola Branca apurou que Beppe Marotta está mandatado para tentar negociar o jogador, com uma proposta de 10 a 12 milhões de euros. Fernando está vinculado aos dragões até 2014, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. 

O jogador foi adquirido muito jovem pelo FC Porto, que, num primeiro momento, cedeu o atleta ao Estrela da Amadora, onde ganhou dimensão pela mão do treinador Daúto Faquirá. 
"Uma das características da personalidade do Fernando é que é muito ambicioso", diz a Bola Branca Daúto Faquirá. "O que poderei dizer é que, na minha perspectiva enquanto treinador, ele pode afirmar-se noutro contexto, tendo em conta o que tem feito no Porto. Tem as suas ambições, o que é legítimo”, considera. 
in "rr.pt"

F. C. Porto homenageado pelo Governo Civil


O F. C. Porto recebeu, esta terça-feira, a Medalha de Mérito Distrital, atribuída pelo Governo Civil do Porto. Pinto da Costa agradeceu a homenagem, considerando que o clube há muito a merecia.
Numa cerimónia em que estiveram presentes representantes de todos os quadrantes políticos, o F. C. Porto teve o reconhecimento da cidade que lhe dá o nome. Pinto da Costa recebeu das mãos do Governador Civil do Porto, António Fernando Moreira, a Medalha de Mérito de Distrital, como homenagem pelos títulos conquistados esta época.
Com as quatro taças ao lado e André Villas-Boas presente, o presidente do F. C. Porto agradeceu o reconhecimento. "É com profunda gratidão que, finalmente, o clube vê a cidade, através do Governo Civil, prestar-lhe a devida homenagem. A partir de agora, ninguém poderá jamais dizer que a cidade deve uma homenagem ao F. C. Porto", afirmou Pinto da Costa.
Recorde-se que, nos últimos anos, o F. C. Porto teve sempre as portas da Câmara Municipal fechadas para os festejos das diversas conquistas da equipa de futebol, apesar de, ainda na semana passada, ter celebrado na Avenida dos Aliados a vitória na Liga Europa.
O governador Civil fez um discurso de total elogio ao clube do Dragão, dizendo que se trata da "instituição mais representativa" da cidade.

in "jn.pt"

Marítimo insiste: «Kléber pode ficar sem jogar»

Ainda o litígio por aliciamento do F.C. Porto ao avançado


O futuro de Kléber continua incerto, enquanto o Marítimo insiste na ideia de que o avançado «pode ficar um ano sem jogar», se for dada razão ao clube na queixa de alegado aliciamento do F.C. Porto.

«O Kléber poderá, eventualmente, ficar sem poder jogar, já que a lei em vigor também contempla essa nuance, caso o jogador seja considerado culpado pelas instâncias», afirmou esta terça-feira Carlos Pereira, presidente do Marítimo, citado pela Lusa, falando em eventual pena de «perda de pontos» para os «dragões». O Marítimo anunciou ter-se queixado à FIFA na sequência do caso.

O passe do jogador é do At. Mineiro, mas Kléber estava cedido ao Marítimo, que se dizia parte interessada no processo e negociou o jogador com o Sporting. Carlos Pereira recordou os argumentos do Marítimo, divulgados após o fecho do mercado de Inverno: «O Atlético Mineiro aceitou uma proposta de 2,3 milhões de euros do FC Porto por 50 por cento dos direitos desportivos do jogador, enquanto o Sporting apresentou uma de 2,5 milhões e foi recusada. Não sei se não haverá um saco azul.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Castro: «Se não ficar no F.C. Porto, Gijón é a primeira opção»

Jovem português ainda não sabe onde vai jogar na próxima temporada mas tem opções definidas. Final de época em Gijón deixou-lhe a porta aberta para regressar.

Castro desconhece o seu futuro, mas sabe onde gostava de jogar. O médio do F.C. Porto ainda não sabe se poderá ter uma oportunidade no plantel de André Villas-Boas, mas não tem dúvidas sobre o destino favorito caso falhe o regresso a casa: Sp. Gijón.


O jovem português jogou no clube asturiano na parte final da presente temporada e teve um rendimento que agradou aos adeptos e a ele próprio. 

«Não sei se ficar no F.C. Porto será o melhor para mim. São os responsáveis do clube que têm de decidir. Tenho contrato com o F.C. Porto mas ainda sou jovem e quero jogar com regularidade. Fui feliz no Gijón. Por que não continuar aqui? Se não ficar no F.C. Porto, o Gijón será sempre a minha primeira opção», admitiu, em conferência de imprensa. 

O médio disse ter estado na cidade do Porto, embora não tenha conversado com nenhum representante dos dragões, nem com o seu empresário. Ainda assim, espera uma decisão rápida. 

«Por mim, definia o futuro já hoje. Gostava de ir de férias sabendo onde vou estar na próxima temporada. Quando mais rápido tudo ficar decidido melhor», confessa.

Castro tem, actualmente, 23 anos e realizou um bom final de temporada na equipa de Manuel Preciado. Jogou várias vezes e marcou dois golos, estando ainda ligado ao feito que foi terminar o recorde de nove anos de José Mourinho sem perder em casa. 

«Ganhar no Bernabéu e quebrar um recorde de Mourinho é algo que vai ficar connosco para sempre. Nunca vou esquecer», garante.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fucile: "Agora quero jogar na selecção do Uruguai"

Podia pensar-se que ao cabo de um mês de Maio cheio de festas pelas mais recentes conquistas do FC Porto o tempo seria de descanso para Fucile, mas o lateral uruguaio já tem outros objectivos em mente. "Não vou de férias [vai continuar a recuperar no Dragão da fractura na clavícula], vou trabalhar porque quero ser opção para o Uruguai na Copa América. É importante para mim voltar a jogar", apontou. Lesão à parte, esta época Fucile sentiu mais os efeitos da concorrência: "Sim, mas fiz 40 jogos, participei, fui importante como todos os outros, mas é óbvio que não foi o ideal, nomeadamente por causa de não ter estado naquela final da Liga Europa devido à lesão. Mas estive lá e não doeu tanto, porque vencemos." Na próxima temporada, partindo do princípio de que deverá continuar, a vontade promete ser a mesma: "Sou um dos veteranos do FC Porto, só tenho 26 anos, mas a vontade de ganhar e de fazer mais está cá."

in "ojogo.pt"

Cristian Rodríguez admite sair

Se em termos colectivos a temporada não podia ter tido mais sucesso, a verdade é que a Cristian Rodríguez faltou mais tempo de jogo para que se sentisse mais realizado no final da época. "Isto é o meu trabalho e a minha vida, faço os possíveis para treinar e trabalhar bem para jogar. Houve momentos em que não jogava por opção do treinador. Eram decisões que tinha de respeitar, queria jogar mais, mas este ano tivemos um plantel muito competitivo, todos os jogadores tinham aspirações a jogar e qualidade para isso. Aliás, foi graças a todos que ganhámos bastantes títulos", explicou, sem contudo esconder uma certa mágoa. "Obviamente que um jogador que não joga nem sempre está bem, fica chateado. Nem sempre estava cem por cento de acordo com as decisões do treinador, mas respeitava. Depois, quando se ganha não há muito como criticar. Agora, se tivéssemos perdido os primeiros jogos da temporada, as coisas não teriam sido iguais. Mas foi um prazer trabalhar com o André Villas-Boas, porque é uma excelente pessoa", confessou, ele que teve direito a umas palavras do técnico antes de ir de férias. "Mas não vou dizer-vos o que ele me disse. Estive para ser emprestado para uma equipa grande a meio da época. Não estava a jogar e achei que teria sido uma boa solução. O FC Porto até aceitava emprestar-me, entretanto apareceu um clube, mas depois não me deixaram sair. Por momentos não jogava e nessa altura andava mais chateado, porque não me quiseram deixar ir embora", apontou. Mas Cebola não se arrependeu "porque tinha a ambição de vencer a Liga Europa".
Com um ano de contrato pela frente e um tempo de utilização que não o satisfez, apesar de dizer que tudo dependia do seu representante e do FC Porto, o uruguaio não parece ter muitas ilusões quanto à sua continuidade no Dragão: "Acho que o FC Porto vai querer vender-me, porque isto é, antes de tudo, um negócio, e porque termino contrato no próximo ano. Acredito no meu trabalho, mas se o FC Porto não me quiser ou o seu treinador não me tiver em conta, acho que qualquer um pede para ir embora, é normal. Não vou ficar parado. Tenho 25 anos e uma carreira pela frente. O que eu quero é jogar, como qualquer jogador."

Presença na Copa América ainda é possível

O tempo de utilização dos jogadores nos respectivos clubes, para além de muitos outros aspectos, é uma das questões mais valorizadas pelos técnicos nacionais quando se trata de alinhar uma convocatória. Ora, Cristian Rodríguez não chegou a fazer mil minutos de jogo em toda a época (jogou 269 minutos no campeonato, 90 na Taça da Liga, 21 na Supertaça e 567 na Liga Europa, para um total de 947 minutos de jogo), o que, à partida, podia colocar em dúvida a sua presença na Copa América, mas ainda há uma esperança. "A possibilidade que tive de ser emprestado tinha por objectivo dar-me mais tempo de jogo, precisamente para estar na Copa América. Porque sabia que o seleccionador tinha isso em conta, não jogando, provavelmente não me iria convocar. Mas depois acabei jogando e parece que ainda tenho a possibilidade de ir à Copa América", explicou.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Espero não vender ninguém"

Pinto da Costa voltou a insistir que não o FC Porto não quer vender nenhuma das principais figuras da equipa durante o próximo defeso. "Espero não vender ninguém. Não posso dizer definitivamente que não o farei porque alguns jogadores têm cláusula de rescisão, mas é a nossa intenção que não saia ninguém", referiu em entrevista à RTP, ontem à noite. De resto, também voltou a sublinhar que André Villas-Boas vai continuar no clube na próxima época. "O André é inegociável porque não quer sair. Foi ele que disse que está na cadeira de sonho, no clube que sempre sonhou treinar e é ele que quer ficar até porque 15 milhões de cláusula de rescisão não é um valor elevado para muitos clubes europeus". Uma ideia de continuidade que o presidente portista reforçou, frisando que os campeões nacionais não pretendem mexer no plantel. "Ainda há dois dias, o André Villas-Boas disse que, se não saísse ninguém, não precisa de nenhum reforço até porque não há muitos jogadores que possam fazer parte deste plantel". Pinto da Costa apontou o exemplo de Hulk, que recentemente renovou com o clube, recordando as palavras do Incrível que, depois da final do Jamor referiu não ser louco para pensar em sair do FC Porto. Quanto a Falcao, o presidente do FC Porto garantiu não estar preocupado. "Estamos a tratar da renovação, mas ainda tem mais dois anos de contrato". O presidente portista explicou ainda que pretende manter ou até aumentar o orçamento de 90 milhões de euros do clube, beneficiando dos novos acordos de cedência de direitos televisivos, novos contratos publicitários e proveitos da Liga dos Campeões entre outras receitas

Negando que lhe dê prazer especial ganhar ao Benfica, Pinto da Costa admitiu que há vitórias que dão mais gozo. "Quando se ganha como ganhámos ao Benfica na Supertaça, em que se dizia que íamos para a degola; quando se ganha por 5-0 no Dragão; quando se vai ganhar um campeonato à Luz, sem luz; quando se vai ganhar o acesso à final da Taça à Luz, com luz, é evidente que a forma como chegamos a essas vitórias justifica um prazer maior". De resto, fez questão de desmentir que exista um clima de guerrilha no futebol português, dando como exemplos as finais da Liga Europa e da Taça de Portugal, onde não esteve o Benfica, e citando uma carta de Michele Platini, presidente da UEFA, que deu os parabéns ao FC Porto pelo fair-play demonstrado em Dublin.

"Só vi o árbitro do Villarreal no campo"

De acordo com a agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República recebeu uma queixa contra o presidente do FC Porto por causa da sua alegada presença num jantar com o árbitro do jogo FC Porto-Villarreal. Uma situação que Pinto da Costa voltou a desmentir, revelando inclusivamente ter jantado "no restaurante Xis nessa noite ao lado do dr. Talon" e acrescentando que a própria UEFA já agiu em relação ao caso. "Perante a denúncia da Marca, a UEFA fez um inquérito em que chamou árbitros e delegados e eles disseram que em circunstância alguma tínhamos tido qualquer contacto. Não jantei com ele. Vi-o apenas no campo e este tipo de notícias na sequência de uma grande vitória na Taça de Portugal é algo que me diverte". De resto, o presidente portista garantiu que ainda não pensa em recandidatar-se a um novo mandato, mas também sublinhou que não está preocupado com a sucessão por haver "muita gente capaz quando for altura de pensar nisso".

in "ojogo.pt"






André Villas-Boas: O adepto sentado na cadeira de sonho

Perfeccionista, ambicioso, bem-disposto, apaixonado por futebol, mas também amante de jantares, de bom vinho e da velocidade. André Villas-Boas é o novo menino bonito do futebol europeu. Discípulo de Bobby Robson e Mourinho, o treinador do FC Porto é o exemplo de como em 15 anos se pode passar de jovem fascinado por futebol a líder de uma equipa de sucesso.


André era um miúdo “pacato, discreto, afável” e um aluno mediano, que “tirava positivas, mas não investia muito nos estudos”. O que realmente o fascinava era o futebol. Às segundas-feiras, não só discutia sobre os jogos do fim-de-semana com os amigos, como levava para “a escola um relatório exaustivo da equipa do FC Porto, com dados sobre os jogadores, as substituições e a táctica”, recorda à Pública José Eiró, que foi professor de Educação Física e director de turma de André Villas-Boas, no Colégio do Rosário, no Porto. 

Nesses tempos do 7.º ao 9.º ano, “o menino de boas famílias” ganhou a alcunha de “cenourinha” (por causa dos cabelos ruivos) e saltava para a ribalta quando o tema era a bola. Na família Villas-Boas não havia qualquer ligação à modalidade, mas seguiam-se os passos do maior clube da cidade, a ponto de André ser sócio dos “dragões” desde os dois anos e meio: foi inscrito a 4 de Julho de 1980 e actualmente é o associado número 11.428. E era frequente ir ao Estádio das Antas assistir a jogos. “Sabia tudo sobre o FC Porto”, sublinha José Eiró, para retratar a paixão de André pelo clube e pelo futebol. 

Esse rapaz, esse adepto fervoroso, está agora “sentado na cadeira de sonho”, como ele próprio lhe chamou. E a fazer história. Nesta semana, deu ao FC Porto a quarta vitória numa final europeia. 

in "publico.pt".




O FC Porto teve “estrelinha”, mas nem precisava

Uma época de sonho é assim: tudo corre bem, mesmo quando corre um bocadinho mal. Nos primeiros minutos da final da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães, aconteceu algo estranho ao FC Porto. Sofreu dois golos. Tinha, entretanto, marcado outros dois, mas pareciam notar-se os sinais de desgaste da longa época e das sucessivas comemorações, a última das quais apenas uns dias antes, com o passeio do troféu da Liga Europa pelas ruas da cidade do Porto.


E então mais um golo para os portistas. E outro. E o adversário falha um penalti, que daria o 3-4. E novo golo. Ao intervalo, após uma primeira parte alucinante no Jamor, a Taça de Portugal estava entregue, com um 5-2 que seria apenas ligeiramente retocado na segunda metade da partida. Para quem não é apoiante do FC Porto, torna-se quase irritante esta tendência do destino para ajudar a equipa do Dragão. O velho jargão futebolístico chama-lhe “a estrelinha dos campeões”. Esta época, não teve de brilhar muitas vezes.

A carreira interna e internacional da equipa liderada por André Villas-Boas foi de tal maneira avassaladora que se torna difícil encontrar adjectivos para a qualificar. Ficam os números. Alguns números. O FC Porto conquistou quatro dos cinco troféus que disputou (só faltou a Taça da Liga); sagrou-se campeão sem derrotas; conseguiu a maior diferença pontual de sempre para o segundo classificado; completou uma série de três triunfos na Taça de Portugal, feito inédito na história do clube; ultrapassou (ou igualou, conforme se conte, ou não, com a Taça Latina) o número de troféus ganhos pelo Benfica. E, já agora, voltou a gravar o seu nome numa taça europeia.

Fê-lo numa final da Liga Europa em que jogou um bocadinho menos do que se poderia esperar e perante um adversário (o Braga) que até jogou um bocadinho mais do que seria de esperar. E, no entanto, ganhou com lógica e justiça. A superioridade do FC Porto sobre toda a concorrência interna foi de tal maneira esmagadora que até consegue destoar, pela positiva, do panorama geral de domínio portista do futebol português nas últimas décadas.

Tal como um dia disse Isaac Newton, Villas-Boas viu mais longe porque subiu “aos ombros de gigantes”, sejam eles os homens que marcaram a sua ainda curta carreira (Robson, Mourinho) ou os que o antecederam no banco dos azuis e brancos. Mas o mais jovem treinador de sempre a conquistar uma taça europeia é um sério candidato a colocar-se ao nível dos que agora homenageia.

Posto isto, e numa altura em que já se aponta à época seguinte, resta saber como poderão reagir os seus mais directos rivais. O Benfica garante que vai investir forte e o Sporting promete uma atitude mais profissional. Terão de trabalhar muito. E bem. Se a máquina portista conseguir gerir com inteligência as inevitáveis saídas de jogadores, a tarefa não será fácil. E, nesse particular, a grande questão é perceber se Falcao fica ou sai. 

Hulk é um jogador portentoso, mas que exige uma equipa a jogar à sua medida. Já Falcao parece um daqueles tesouros que só se descobrem de muitos em muitos anos. O colombiano pode alinhar em qualquer equipa do mundo, não precisa de adaptações nem de grandes fanfarras. No Real Madrid, no Barcelona ou no Manchester United, onde quer que seja, basta darem-lhe a posição 9 e colocarem as bolas na área. Acresce que, pelo que dele se conhece, tem um temperamento cordato e é desarmantemente não-vedeta. E “só” custa 30 milhões. A única coisa surpreendente, nesta altura, é que se fale tão pouco em possíveis interessados...

Sem Falcao, os rivais do FC Porto poderão ter melhores hipótese de dar luta ao Dragão. Mas os adeptos portugueses, qualquer que seja o seu clube, só podem lamentar se mais esse grande talento deixar de pisar os nossos relvados. 

P.S. – Neste cenário de indiscutível supremacia interna do FC Porto, a única coisa que destoa é o discurso do presidente do clube. Viciado na estratégia do inimigo externo, Pinto da Costa insiste em lançar farpas ao Benfica, muitas vezes a despropósito. O FC Porto é, hoje, de outra galáxia futebolística. Continuar a insistir nesta guerra só serve para engrandecer artificialmente o rival


in "publico.pt"

Ivic ao Maisfutebol: «Parabéns ao F.C. Porto»

Antigo treinador dos dragões felicita equipa de André Villas-Boas por repetir o póquer de títulos de 87/88


Tomislav Ivic sabe que André Villas-Boas igualou o seu registo. O F.C. Porto conquistou quatro troféus na temporada 2010/11, repetindo o feito de 1987/88. O póquer de títulos foi notícia na Croácia.


O Maisfutebol partiu em busca do contacto do antigo treinador dos dragões mas deparou-se com um cenário triste. Após inúmeras tentativas ao longo desta segunda-feira, Ivic ligou de volta e deu os parabéns ao F.C. Porto. Com dificuldades.



«Quero dar os parabéns ao F.C. Porto, sobretudo ao grande presidente Pinto da Costa», começou por dizer, sem questões pelo meio, mal percebeu que estava a falar com um jornalista português. Contudo, as dificuldades de expressão eram notórias.



Ivic tem actualmente 77 anos e apresentava-se de boa saúde, multiplicando-se em aparições públicas ao longo dos últimos meses, apesar dos conhecidos problemas cardíacos do passado. Do jornal que nos facultou o contacto do técnico, garantiram-nos que este estava bem.



«Espero que tudo corra pelo melhor»



Porém, após as primeiras palavras, Tomislav Ivic confirmou o cenário preocupante. «Estou com problemas de coração, os últimos dias têm sido muito difíceis. Vamos ver o que vai acontecer, espero que tudo corra pelo melhor», desabafou, num português perfeitamente perceptível. 



Naturalmente, enviámos um abraço sentido de melhoras e deixámos as questões por colocar. Ainda assim, até para homenagear o treinador que levou o F.C. Porto à conquista de quatro títulos em 1987/88, algo que só André Villas-Boas conseguiu imitar, quisemos reproduzir as suas palavras.



Recorde-se que Tomislav Ivic, sucessor de Artur Jorge no comando técnico dos dragões, iniciou a temporada com a conquista da Supertaça Europeia, frente ao Ajax, seguindo-se a vitória na Taça Intercontinental, perante o Peñarol, o triunfo no campeonato português e a conquista da Taça de Portugal. Curiosamente, o V. Guimarães foi o adversário nessa final. Jaime Magalhães decidiu (1-0).



Uma repetição 23 anos mais tarde



23 anos depois, um treinador do F.C. Porto conseguiu repetir o feito de Ivic. O jovem André Villas-Boas levou a equipa às conquistas da Supertaça de Portugal, do campeonato, da Liga Europa e da Taça de Portugal, esta com uma goleada final frente ao V. Guimarães (6-2).



Para completar a homenagem do Maisfutebol, com reforço do sentido desejo de melhoras para Tomislav Ivic, aqui fica o plantel do F.C. Porto na temporada 1987/88. Domingos Paciência, por exemplo, estreou-se na equipa principal na recta final dessa época.



F.C. Porto 1987/88:



Guarda-redes: Jozef Mlynarczyk, Zé Beto, Vítor Baía e Best;
Defesas: João Pinto, Barriga, Bandeirinha, Eduardo Luís, Inácio, Lima Pereira, Fernando Couto, Celso e Geraldão;
Médios: André, Quim, Frasco, Jaime Pacheco, António Sousa, Rui Barros, Semedo, Jaime Magalhães e Rabah Madjer;
Avançados: Raudnei, Fernando Gomes, Rui Neves, Juary, Domingos e Jorge Plácido. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Supertaça Europeia 1987:


Final da Taça Intercontinental 1987:

F.C. Porto: empresário de Mariano ouviu o Botafogo

Médio argentino termina contrato com os dragões e está a motivar o interesse dos brasileiros.


Mariano González termina contrato com o F.C. Porto e não deve continuar no clube azul e branco. No Estádio do Jamor, o jogador admitiu que a despedida é o cenário mais provável. 

Nesta segunda-feira, ao comentar o interesse do Botafogo, o empresário do médio argentino falou sobre o assunto: «Ele está fora e gostaria muito de jogar no futebol brasileiro.»

«Existiu um contato inicial, mas não há nada de concreto. Se evoluir o interesse do Botafogo, será muito interessante, pois ele adoraria actuar pelo clube. Posso dizer que existe um interesse por parte do jogador», afirmou Miguel Pires ao «site» do jornal brasileiro Lance.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando tem saída e SAD não fecha a porta

BRASILEIRO ASSUME DESEJO DE DAR O SALTO


O mercado está a mexer com Fernando e a possibilidade de o trinco sair é forte. É eterna a pista do campeonato italiano e real também o interesse do Inter Milão, que até deslocou o homem forte do futebol, Marco Branca, à final de Dublin. Aí esteve ainda Jorge Mendes, empresário que deve dar uma ajuda ao negócio, independentemente de Fernando ser agenciado por António Araújo. Com cláusula de 30 milhões de euros, o brasileiro é um jogador muito importante para o FC Porto, mas a sua saída não é vista como um drama e os dragões estão abertos a negociar. Muito cotado, Fernando conhece o namoro de grandes europeus e impera a certeza de que à SAD azul e branca chegará uma proposta definitiva e que possa ir ao encontro de todas as partes.
“É o momento de sair”, assumiu após a conquista da Taça de Portugal, num discurso que não apanhou de surpresa o médio Souza, seu concorrente direto. “Sabemos que o FC Porto é um grande clube, mas sabemos que a Europa tem equipas de maior expressão e o Fernando quer conhecer outros ares, tem essa possibilidade e, se acontecer, vou ficar feliz não só por ter a oportunidade de jogar mais, mas sobretudo por ele e pela sua família”, disse ontem o ex-Vasco.
in "record.pt"

Maicon: «Foi tudo perfeito»

GARANTE PERMANÊNCIA DE HULK E COMPANHIA


Para o defesa-central Maicon a época do FC Porto resume-se facilmente: “Foi tudo perfeito.”
Ao início da tarde, minutos antes de partir rumo ao Brasil, o ex-Nacional falou aos jornalistas e até respondeu a perguntas relacionadas com o futuro dos seus colegas: “Para vencermos tudo é importante manter o plantel atual e isso vai acontecer. Mesmo o Hulk, garanto que fica. Renovou agora, não tem motivos para sair.”
in "record.pt"

Souza: «Vou sentir muito a falta de Fernando»

COMPATRIOTA PODE ESTAR DE SAÍDA


Minutos após ter ajudado o FC Porto a conquistar a Taça de Portugal, Fernando confessou na zona mista que “este será o melhor momento” para dar o salto para outro campeonato. Ao início da tarde desta segunda-feira, antes de partir para umas retemperadoras férias no Brasil, Souza comentou o “desabafo” do seu compatriota e amigo.
“Fernando é e sempre foi um exemplo para mim. Desde que aqui cheguei, no início da época, foi a pessoa com quem mais me identifiquei. Por curiosidade é o meu concorrente direto, mas é um garoto excelente. Independentemente do que aconteça, quer ele continue ou vá para outro lugar, será sempre um exemplo para mim”, disse o ex-Vasco, concluindo depois: “Sabemos que a Europa tem equipas de maior expressão e o Fernando quer conhecer outros ares. Ele tem essa possibilidade e, se acontecer, vou ficar feliz não só por ter a oportunidade de jogar mais, mas sobretudo por ele e pela sua família. É uma pessoa que merece, tem uma família que eu aprendi a amar e, sim, vou sentir muito a falta dele.”
in "record.pt"

Guarín: «Foi muito importante para a minha carreira»

COLOMBIANO FALA DO SUCESSO ALCANÇADO



Fredy Guarín foi uma das principais revelações no FC Porto, tendo até terminado a Liga Europa como 2.º melhor marcador da equipa, logo atrás do compatriota Falcão. Dessa forma, despertou o interesse de grandes clubes europeus nos seus serviços, mas o seu desejo é o de continuar de dragão ao peito.
“Quero continuar a cumprir o sonho neste clube, tenho grandes hipóteses”, afirmou, esta manhã, antes de partir para a Colômbia, fazendo depois uma análise individual à época que ontem terminou: “Foi um ano muito importante para a minha carreira, para o clube e para o meu futuro; um ano possível graças à paciência que tive para aparecer desta maneira.”
in "record.pt"

Otamendi: «Hulk e Falcão por muito mais tempo»

DESEJO PARA O ATAQUE A NOVA ÉPOCA DE SUCESSO


Garantindo que nem nos seus melhores sonhos imaginou que, em época de estreia no FC Porto, fosse ganhar 4 títulos, incluindo a Liga Europa, o central Otamendi partiu esta manhã para a Argentina com o clube azul e branco no pensamento. O defesa quer que a próxima temporada seja novamente de grande sucesso e, nesse sentido, espera continuar a jogar ao lado da dupla que tanto furor fez no ataque portista.
“Para, Hulk, Falcao, para os jogadores que venceram a Liga Europa, é natural que haja propostas, mas isso não é novidade. O FC Porto é um clube organizado, sabe bem como fazer as coisas e o que decidirem será o correcto. Esperemos ter Falcao e Hulk por muito mais tempo, mas sabemos que, com a condição que têm mostrado, é um pouco impossível. Se lhes tocar sair, espero que tudo continue a correr-lhes tão bem como até agora e nós estaremos preparados para encarar de frente o ano que vem”, disse Otamendi, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
in "record.pt"

O cilindro azul

Foram 49 vitórias, só 5 empates e 4 derrotas em 58 jogos. Mais um dragão histórico, com quatro troféus na mesma época. De Agosto a Maio, longo, longo registo de superioridade. 

Um dragão devorador fechou 2010/11 com a conquista do quarto troféu da temporada, no Jamor, esmagando também o Vitória de Guimarães para atingir o ouro final na Taça de Portugal e apontar às férias já com alguma saudade dos títulos e das comemorações estrondosas que devolveram à cidade do Porto as inundações de azul e branco, também tão simbólicas das grandes conquistas do clube.

A certeza dos números finais atesta a competência da equipa de André Villas Boas ao longo da época e reflecte a superioridade deste FC Porto em quase todas as frentes de combate. Os dragões só não sabem quanto pesa a Taça da Liga, mas agarraram os títulos mais apetecidos e despediram-se, anteontem, de um ano intensamente histórico com os maxilares a doer de tanto sorrir.

Aveiro, Luz, Dublin, Jamor foram as quatro estações da felicidade portista em 2010/11. Agosto entrou no Dragão com o calor da primeira conquista, a Supertaça Cândido de Oliveira, erguida frente ao Benfica naquele que foi um jogo-chave para os primeiros meses competitivos. 

Villas Boas e a equipa superaram o exame de fogo com o rival e no plano interno essa vitória projectou emocionalmente o FC Porto para marcha firme e registos de superioridade: os 5-0 ao Benfica, para o campeonato, são um exemplo gritante na caminhada nacional; a conquista do título da Liga no Estádio da Luz tornou ainda mais épico o trajecto na prova que o dragão concluiu sem derrotas. 

E também foi na Luz que o FC Porto virou a meia-final da Taça de Portugal para chegar ao Jamor e levantar o troféu da forma que se viu, quatro dias depois da vitória na final da Liga Europa, sobre o SC Braga, em Dublin.

O FC Porto esmagou (quase) em toda a linha. Foram 49 vitórias e apenas cinco empates e quatro derrotas num total de 58 jogos. Foram, também, 145 golos marcados, menos três que, por exemplo, o Real Madrid em toda a época merengue.


in "abola.pt"

Otamendi nos planos do Málaga

O diário espanhol Marca noticia hoje que o defesa-central do FC Porto é o grande sonho do treinador do Málaga, o chileno Manuel Pellegrini, para reforçar o plantel tendo em vista a próxima época. 

Segundo a referida fonte, a contratação de Otamendi insere-se na ideia de contratar um central jovem e com muita projecção, sendo que o nome do defesa do FC Porto encaixa perfeitamente no perfil na opinião de Manuel Pellegrini.

O Málaga está a apontar alto para a nova temporada e dinheiro não será problema, devido à compra do clube há cerca de um ano por parte do xeque Abdullah Al-Thani. Nesse sentido, ainda ontem foi noticiado em Espanha que o clube andaluz também estaria interessado no médio Javi García, que milita no Benfica.

in "abola.pt"