terça-feira, 24 de maio de 2011

Falta Beto à convocatória de Bento

Depois de se ter visto Beto a defender a baliza do FC Porto na final da Taça de Portugal e considerando o seu enorme potencial, a ausência na lista de convocados é um choque, ainda que sem grandes consequências. Numa Selecção que -- e isso é bom -- 'já está feita'.


Portugal tem 5 jogadores a actuar nas duas melhores Ligas europeias (Inglaterra e Espanha): Nani (Manchester United) e Raul Meireles (Liverpool); Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe (Real Madrid).
Em condições normais, a jogar nos seus clubes, terão sempre lugar na Selecção Nacional. Praticamente garantidos como titulares. Isto é: cerca de metade do ‘onze’ de Paulo Bento para o Portugal-Noruega está ‘alinhado’, à partida.
Restam 5 lugares. Um guarda-redes, dois laterais, um médio e um ponta-de-lança.
Entre estes, um indiscutível: Fábio Coentrão.
Restam 4: o guarda-redes, o lateral-direito, um médio (se não for Pepe) e o ponta-de-lança.
Na baliza, Eduardo parte com vantagem. Rui Patrício está muito bem posicionado para o futuro. Creio, no entanto, que é preciso contar com Beto, até pelo que rendeu na final da Taça de Portugal. É um guarda-redes com potencialidades extraordinárias, e não me surpreenderia que venha a ganhar, no FC Porto, o lugar a Helton. Se isso acontecer, bater-se-á rapidamente pela titularidade na Selecção Nacional. A baliza para o Euro-2012 não tem ‘dono’ e vai ser muito discutida.
Para o lugar de lateral direito, João Pereira parte com vantagem. Sílvio, que pode jogar em ambos os lados, tem uma palavra a dizer.
Se Eduardo e João Pereira, como tudo o indica, forem os escolhidos, restam 2 lugares: um médio (se não for Pepe, por razões tácticas) e o ponta-de-lança.
No meio-campo, a dúvida pode ser de natureza táctica: Pepe a ‘central’ ou a médio-defensivo, dúvida ainda mais legítima quando o adversário se chama Noruega. Pepe ao lado de Ricardo Carvalho ou na posição ‘6’?
Se Pepe fizer dupla de centrais com Ricardo Carvalho, abre-se uma vaga no meio-campo. Paulo Bento sabe que é importante ganhar aos noruegueses por causa do primeiro lugar no Grupo, e pode justamente tornar o ‘miolo’ um pouco mais ofensivo.
Com Meireles e Moutinho ‘certos’ -- e se Pepe for escolhido para jogar ao lado de Ricardo Carvalho --, Martins pode reeditar, no ‘miolo’, a versão ‘3M’ já testada pelo seleccionador nacional.
Há uma outra hipótese: Fábio Coentrão ‘subir’ para o meio-campo (Meireles-Moutinho-Coentrão) e abrir uma vaga na lateral esquerda (para Sílvio ou Duda).
Resta assim 1 lugar: quem... para jogar entre Nani e Cristiano Ronaldo? Hugo Almeida ou Postiga? Provavelmente, considerando o porte atlético do adversário... Hugo Almeida.
Temos, assim, que o ‘onze’, entre os 23 convocados, sairá de um lote de 16 jogadores: Eduardo, Rui Patrício, João Pereira, Sílvio, Ricardo Carvalho, Pepe, Rolando, Fábio Coentrão, Duda, Meireles, Moutinho, Martins, Nani, Hugo Almeida, Postiga e Cristiano Ronaldo.
Se não houver lesões, estes estarão certos entre o relvado e o banco de suplentes.
Quem resta?
Sete convocados: Ventura, Bruno Alves, André Santos, Paulo Machado, Ruben Micael, Danny e Varela.
Maior dificuldade? Tirar 4 (+ Ventura). Sendo que, uma vez dissipadas as dúvidas sobre o lugar de Coentrão, talvez a inclusão de Sílvio ou Duda possa deixar de fazer sentido.
É bom para qualquer seleccionador ter a equipa ‘praticamente feita’ antes de um jogo começar. Mesmo considerando que o campo de recrutamento de Paulo Bento não é muito grande. Ainda assim, entre os 23 convocados, a maioria (12) actua em Portugal:
-- 4 no FC Porto, campeão nacional (1 não titular):
-- 4 no Sporting;
-- 2 no Benfica;
-- 1 no Sp. Braga;
-- 1 no Portimonense.
Os restantes alinham nas seguintes Ligas:
-- Espanhola: 4
-- Inglesa: 2
-- Russa: 2
-- Italiana: 1
-- Francesa: 1
-- Turca: 1
Considerando que temos dois dos melhores jogadores do Mundo, Cristiano Ronaldo e Nani; considerando que temos jogadores de topo no contexto europeu, Pepe e Ricardo Carvalho; considerando que temos ainda Raul Meireles e, num plano muito aproximado, Coentrão; considerando ainda a valorização dos jogadores do FC Porto, é caso para se dizer que a Selecção Nacional não projecta nem uma realidade brilhante nem uma situação potencialmente prometedora.
Seja como for, a FPF tem de tomar medidas estruturais urgentes para que o 'futebol português'... não se esgote.
rui santos in "relvado.pt"

Sem comentários: