terça-feira, 24 de maio de 2011

Ivic ao Maisfutebol: «Parabéns ao F.C. Porto»

Antigo treinador dos dragões felicita equipa de André Villas-Boas por repetir o póquer de títulos de 87/88


Tomislav Ivic sabe que André Villas-Boas igualou o seu registo. O F.C. Porto conquistou quatro troféus na temporada 2010/11, repetindo o feito de 1987/88. O póquer de títulos foi notícia na Croácia.


O Maisfutebol partiu em busca do contacto do antigo treinador dos dragões mas deparou-se com um cenário triste. Após inúmeras tentativas ao longo desta segunda-feira, Ivic ligou de volta e deu os parabéns ao F.C. Porto. Com dificuldades.



«Quero dar os parabéns ao F.C. Porto, sobretudo ao grande presidente Pinto da Costa», começou por dizer, sem questões pelo meio, mal percebeu que estava a falar com um jornalista português. Contudo, as dificuldades de expressão eram notórias.



Ivic tem actualmente 77 anos e apresentava-se de boa saúde, multiplicando-se em aparições públicas ao longo dos últimos meses, apesar dos conhecidos problemas cardíacos do passado. Do jornal que nos facultou o contacto do técnico, garantiram-nos que este estava bem.



«Espero que tudo corra pelo melhor»



Porém, após as primeiras palavras, Tomislav Ivic confirmou o cenário preocupante. «Estou com problemas de coração, os últimos dias têm sido muito difíceis. Vamos ver o que vai acontecer, espero que tudo corra pelo melhor», desabafou, num português perfeitamente perceptível. 



Naturalmente, enviámos um abraço sentido de melhoras e deixámos as questões por colocar. Ainda assim, até para homenagear o treinador que levou o F.C. Porto à conquista de quatro títulos em 1987/88, algo que só André Villas-Boas conseguiu imitar, quisemos reproduzir as suas palavras.



Recorde-se que Tomislav Ivic, sucessor de Artur Jorge no comando técnico dos dragões, iniciou a temporada com a conquista da Supertaça Europeia, frente ao Ajax, seguindo-se a vitória na Taça Intercontinental, perante o Peñarol, o triunfo no campeonato português e a conquista da Taça de Portugal. Curiosamente, o V. Guimarães foi o adversário nessa final. Jaime Magalhães decidiu (1-0).



Uma repetição 23 anos mais tarde



23 anos depois, um treinador do F.C. Porto conseguiu repetir o feito de Ivic. O jovem André Villas-Boas levou a equipa às conquistas da Supertaça de Portugal, do campeonato, da Liga Europa e da Taça de Portugal, esta com uma goleada final frente ao V. Guimarães (6-2).



Para completar a homenagem do Maisfutebol, com reforço do sentido desejo de melhoras para Tomislav Ivic, aqui fica o plantel do F.C. Porto na temporada 1987/88. Domingos Paciência, por exemplo, estreou-se na equipa principal na recta final dessa época.



F.C. Porto 1987/88:



Guarda-redes: Jozef Mlynarczyk, Zé Beto, Vítor Baía e Best;
Defesas: João Pinto, Barriga, Bandeirinha, Eduardo Luís, Inácio, Lima Pereira, Fernando Couto, Celso e Geraldão;
Médios: André, Quim, Frasco, Jaime Pacheco, António Sousa, Rui Barros, Semedo, Jaime Magalhães e Rabah Madjer;
Avançados: Raudnei, Fernando Gomes, Rui Neves, Juary, Domingos e Jorge Plácido. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Supertaça Europeia 1987:


Final da Taça Intercontinental 1987:

Sem comentários: