sábado, 23 de outubro de 2010

FC Porto Império Bonança mantém registo imaculado

O FC Porto Império Bonança venceu este sábado no terreno do HA Cambra, por 2-0, em encontro da quarta jornada do campeonato nacional. Emanuel Garcia, aos 22 minutos, e Gonçalo Suíssas, aos 27, foram os autores dos tentos azuis e brancos.

Desta forma, os Dragões mantêm o registo 100 por cento vitorioso na prova, que lideram, com 12 pontos, a par de Oliveirense e Benfica.
 
in "fcp.pt"

Superleague Formula: FC Porto arranca da sétima


Álvaro Parente foi o mais rápido do Grupo B, mas acabou por ser ver batido logo nos quartos-de-final por Buurman

A última qualificação da época da Superleague Formula teve lugar esta tarde no Circuito de Navarra com o líder do campeonato Davide Rigon a ganhar vantagem para a corrida de domingo ao ter conquistado a «pole position». Enquanto isso, Álvaro Parente garantiu o sétimo posto da grelha e prepara-se para atacar o quinto posto da geral.

Com cinco pilotos a poderem conquistar o título, a prova de Navarra revela-se determinante para a atribuição do cheque de 1.000.000 de Euros ao vencedor do Campeonato e a verdade é que o líder Davide Rigon (RSC Anderlecht) se colocou em vantagem ao assinar a «pole position» para a primeira corrida de domingo.

Depois de ter visto o seu principal rival Max Wissel (FC Basel) quedar-se pelo 13º posto da grelha e de ter sido o mais rápido de ambos os grupos de qualificação o italiano bateu o piloto da casa Andy Soucek (Flamengo) e o gaulês Franck Perera (Girondins de Bourdeaux) para levar a cabo emocionante final contra John Martin. O piloto do Beijing Guoan não vendeu fácil a derrota, mas a verdade é que Rigon se apresentou muito forte neste sábado.

Enquanto isso, Álvaro Parente garantiu o sétimo posto da grelha. O piloto do FC Porto foi o mais rápido do Grupo B, mas acabou por ser ver batido logo nos quartos-de-final por Buurman. Ainda assim, o jovem português aspira a uma subida na classificação geral ao longo deste fim-de-semana e pode muito bem acabar a época em quinto da geral.

“Na parte de Grupos estive muito bem e foi com facilidade que fiz o melhor tempo do Grupo B, mas os pneus estão a perder muito – creio que é algo de que muitos se estão a queixar – e não consegui o resultado que esperava. O carro começou a fugir de traseira e não houve muito que pudesse fazer para travar o Yelmer. Vamos ver o que conseguimos fazer para amanhã”, afirmou Álvaro Parente.

Já Adrián Vallés ficou-se pelo 12º posto da grelha com o monolugar do Sporting Clube de Portugal dando continuidade ao que se está a revelar um difícil regresso do Campeão em título à Superleague Formula, isto num ano em que a competição distribui no total mais de 5.000.000 de Euros.

in "autoportal.pt"

Alvaro Parente: "Fiz o melhor tempo na fase dos grupos mas depois não fui além do 7º lugar. Estamos com dificuldade em evitar muita degradação dos pneus. Temos de tentar resolver para amanhã."

Hulk na mira do Manchester United


Quando tinha 15 anos, Hulk teve a possibilidade de integrar os quadros do F. C. Porto, mas a legislação da altura impedia que o clube tivesse mais do que um estrangeiro nas camadas jovens. Hoje, o brasileiro é a estrela da equipa e está na mira do Manchester United.

No início da década, um jovem brasileiro chamado Givanildo Vieira de Souza chegou a Portugal com uma mala carregada de sonhos e muitas ambições no olhar. Hulk tinha sido descoberto pela empresa Internacional Foot, na altura propriedade dos agentes FIFA Rui Neno e Nélson Almeida, que tentou colocá-lo nas camadas jovens dos dragões, mas as intenções saíram goradas por força do regulamento de inscrições.

"Chegou a treinar no F. C. Porto, mas a legislação não permitia que as equipas das camadas jovens tivessem mais do que um jogador estrangeiro", explica, ao JN, o agente Rui Neno, que anteontem relatou esse episódio nos Serões da Bonjóia, uma tertúlia futebolística na qual participou na qualidade de vice-presidente da ANAF (Associação Nacional de Agentes de Futebol).

Clubes europeus atentos

Como a vaga já estava preenchida por um jogador não comunitário, o brasileiro não pôde integrar os quadros dos azuis e brancos e acabou por ser colocado no Vilanovense, que era presidido por Nélson Almeida. "Era um jogador com muito potencial e já nessa altura treinava com os seniores. Com 15 anos batia-se muito bem frente a jogadores com o dobro da idade dele. Gostava de assumir situações de jogo, mas ninguém imaginava que seria o futebolista que é hoje. Se não fosse a legislação, creio que teria ficado no F. C. Porto, mas há muitos casos assim no futebol", alerta o empresário Rui Neno.

Hulk esteve cerca de um ano no Vilanovense e depois acabou por regressar ao Brasil, porque não se adaptou ao estilo de vida português e também tinha muitas saudades da família por ainda ser um jovem adolescente. Depois de ter jogado no Vitória da Bahia, transferiu-se para o futebol japonês, onde brilhou no Tokyo Verdy. É aí que ingressa no F. C. Porto, em 2008/09, por 5,5 milhões de euros, referentes a metade do passe. Hoje é uma das estrelas dos dragões e tem merecido a observação de vários clubes de nomeada do futebol europeu, entre eles o colosso Manchester United, que está atento à carreira do futebolista tanto no plano nacional como internacional.

Mas os azuis e brancos têm a sua estrela bem blindada com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, um recorde no futebol português. Mas os dois golos marcados ao Besiktas, na vitória por 3-1 na Liga Europa, fazem aguçar o apetite de vários emblemas e o próximo Verão promete ser rico em especulações. É que a época ainda vai no início e Hulk já leva 11 golos (cinco na Liga Europa, seis no campeonato). E também regista exibições de luxo.

in "jn.pt"

Villas-Boas: «Quem quiser Hulk terá vida difícil»

Técnico comenta interesse no Incrível

Na vitória em Istambul, o brasileiro Hulk foi, uma vez mais, peça fundamental na equipa de Villas-Boas. O técnico tem noção do bom momento de forma do seu jogador, que garante estar a ser "potenciado pela equipa" e não se mostra preocupado com o possível assédio ao brasileiro, até porque a cláusula de rescisão está fixada em 100 milhões de euros.

"Ainda falta muito tempo para o mercado reabrir. O Hulk tem sido um jogador potenciado por um coletivo que está forte e tem uma cláusula de rescisão inatingível, portanto o clube que se sente à mesa com o FC Porto em janeiro ou no final da época, terá a vida muito difícil", referiu,

Ainda tendo como base o jogador brasileiro, André Villas-Boas admitiu que caso Hulk e Sapunaru não tivessem sido castigados após o clássico no Estádio da Luz, o desfecho do campeonato do ano passado poderia ter sido diferente

"Acho que o FC Porto podia ser campeão, se o Hulk não tivesse sido castigado, sobretudo na fase em que foi. Eram 5 pontos, são distâncias recuperáveis. Penso que com ele e com o Sapunaru, o FC Porto estaria a discutir o título de outra forma", concluiu.

Villas-Boas: «Jogar depois do Benfica pode trazer pressão extra»

villas-boas acredita na sua equipa

O FC Porto recebe na segunda-feira a U. Leiria, no jogo que fecha a 8.ª jornada da Liga, facto que para o técnico portista pode motivar "pressão extra".

"Jogar depois do Benfica nesta jornada pode ser um fator de pressão extra. Acreditamos que estamos fortes e na nossa competência. Já não é a primeira vez que jogamos depois de todos os outros, não é por isso que os jogadores ficarão inibidos. Um resultado positivo do Benfica poderá alimentar a esperança de redução da desvantagem, mas os jogadores do F.C. Porto sabem lidar com a pressão", garantiu André Villas-Boas.

O treinador do FC Porto não está preocupado com o desgaste provocado pelo embate com o Besiktas, da Liga Europa, mas o mesmo não se aplica aquando da receção aos turcos e o posterior clássico com o Benfica.

"Esta semana teremos mais 24 horas para descansar, ao contrário do FC Porto-Benfica, onde só teremos 48 horas após a Liga Europa. Mas também percebo que não faria sentido marcar um clássico para uma segunda-feira. Este dia extra de repouso é ótimo para nós, para defrontar uma U. Leiria que está a fazer um campeonato excelente", alertou.

Depois das criticas à arbitragem do jogo com o Besiktas, André Villas-Boas foi questionado se a arbitragem de Istambul podia ser comparada à de Guimarães. "Não são comparáveis. Quando li pela primeira vez o nome do árbitro, tive uma intuição de que algo iria correr mal. O Maicon foi expulso, bem expulso, mas o golo anulado ao Falcão é ridículo, bem como a falta que ficou por marcar sobre ele. Quando há mais árbitros e mesmo assim não tomam a decisão correta, isso deve ser analisado", considerou.

Villas-Boas: «Se não for campeão não estarei cá para o ano»

reafirma que o campeonato não está ganho
 
André Villas-Boas salientou este sábado o desempenho do FC Porto, em oposição aos dos rivais crónicos na corrida ao título, como principal fator explicativo do panorama atual da classificação da Liga.

Na conferência de imprensa de lançamento da receção à U. Leiria, na segunda-feira, o técnico portista começou por lançar para a mesa a cobrança que haverá em caso de falhanço.

De forma desassombrada afirmou: "Obviamente que o FC Porto terá de ser campeão. Se não o for, para o ano não estarei aqui sentado."

"Se o panorama atual parece fácil? Discordo. O FC Porto cumpriu com a sua obrigação. Os outros é que não cumpriram com as suas. Mas não há margem para pensar que o campeonato está ganho", acrescentou André Villas-Boas

in "record.pt"

Álvaro Parente: "O meu objetivo é sempre lutar pelas vitórias"

Piloto do Futebol Clube do Porto pretende continuar na senda de bons resultados de modo a poder terminar a temporada em alta

O Circuito de Navarra será no próximo fim de semana o palco da derradeira etapa da temporada de 2010 da Superleague Formula by Sonangol, competição na qual Álvaro Parente espera poder terminar a época com mais um bom resultado.

Para o evento a disputar no próximo fim-de-semana no novo circuito espanhol, o piloto do Futebol Clube do Porto pretende continuar na senda de bons resultados de modo a poder terminar a temporada em alta. “Conheço o Circuito de Navarra das provas do Campeonato de España de GT que lá realizei e tem um traçado interessante. Mas o fundamental é realizar boas provas de modo a terminar a temporada com bons resultados e repetir o triunfo de Pequim. É claro que o meu objectivo é sempre lutar pelas vitórias, mas a única coisa que posso garantir é que darei o meu melhor ao longo de todo o evento”, garantiu Álvaro Parente.

A pista espanhola é uma novidade para a competição, obrigando às equipas a desenvolver um trabalho intenso para encontrar as melhores afinações para todo o fim-de-semana. Álvaro Parente está consciente destas dificuldades e sublinha que tudo fará para encontrar o melhor set-up com a formação que dá assistência ao carro do Futebol Clube do Porto. “Ao longo da temporada dei sempre o meu contributo para o desenvolvimento das afinações do carro. Este fim- de-semana não será diferente! Vamos trabalhar em conjunto de modo a podermos ter um monolugar competitivo ao longo do fim-de-semana e podermos lutar pelas posições cimeiras, como tenho feito ao longo da temporada. Mas também será primordial definir boas estratégias para as corridas de domingo”, salientou o jovem português.

Álvaro Parente irá disputar a qualificação para o evento de Navarra no próximo sábado, enquanto as corridas serão realizadas no domingo. Como é habitual, a Sport TV irá transmitir todas as provas.

in "autoportal.iol.pt"

Parente em busca do sexto lugar

Na última prova do ano, que decorre no domingo, no novo Circuito de Navarra, em Espanha, o FC Porto vai procurar alcançar o sexto lugar da Superleague Formula. A tarefa não é fácil, já que 83 pontos separam Álvaro Parente desse objectivo. No entanto, o piloto apresenta-se motivado pelo triunfo na segunda corrida de Pequim, há duas semanas.

O FC Porto está no nono lugar, com 421 pontos, a apenas cinco e 11, respectivamente, de AS Roma e Liverpool. A aproximação ao carro do Flamengo (sexto, com 504 pontos), promete ser bem mais complicada. Na luta pelo título estão os cinco primeiros classificados: Anderlecht, FC Basileia, Olympiacos, Tottenham e AC Milan.

A acção em pista tem início pelas 8h10 de sábado, com os treinos livres, enquanto a qualificação se desenrola entre as 12h50 e as 14h10. No domingo, a corrida um principia às 12h40 e a super final encerra o programa, às 14h35.
 
in "fcp.pt"

Last Minute - Álvaro Parente: ‎5º na primeira sessão de treinos. Penso que podemos ir bem mais longe com ligeiras alterações no carro.


Dois anos sem derrotas no Dragão


Uma fortaleza intransponível há dois anos. Eis o Estádio do Dragão em jogos para as competições nacionais. A data comemora-se, precisamente, na segunda-feira (25 de Outubro), dia da recepção ao Leiria. Se ganhar ou, no mínimo, empatar, o FC Porto ultrapassa esse registo e passará a somar 41 jogos seguidos sem conhecer o sabor amargo da derrota diante do seu público.

A última equipa portuguesa a sair do Estádio do Dragão com um sorriso de orelha a orelha foi o Leixões, em 2008/09, quando venceu por 3-2, naquele que foi, curiosamente, o centésimo jogo oficial a ser realizado no novo estádio dos azuis e brancos. Dois golos de Braga e um de Bruno China foram suficientes para anular os de Lucho e Lisandro. Um resultado surpresa que, ainda assim, acabaria por não impedir o FC Porto de, meses depois, conquistar o tetracampeonato.

Desde esse dia, 25 de Outubro de 2008, houve alguns percalços, meias surpresas que abalaram os pilares do Dragão, mas que acabaram por não ser suficientes para o quebrar. Casos dos empates com o Olhanense, que na época passada chegou a estar a vencer por 2-0; ou do nulo com o Trofense, na época anterior. Resultados que causaram admiração, embora não ao ponto de o FC Porto sair da sua casa sem qualquer ponto.

As excepções têm sido as visitas de equipas inglesas na Liga dos Campeões. Na verdade, nestes dois anos que se completam segunda-feira, há a registar duas derrotas do FC Porto: com o Chelsea e o Manchester United, ambas pela margem mínima.

Contra equipas portuguesas o saldo é amplamente favorável desde o desaire com os vizinhos de Matosinhos: são apenas 8 empates e 32 vitórias, distribuídas pelo campeonato, pela Taça de Portugal e pela Taça da Liga.

Esta época, o FC Porto venceu os seis jogos disputados em casa, dois dos quais para a Liga Europa, e apenas um foi pela margem mínima: os 3-2 ao Braga.

Leiria é rival nos números redondos


Se chegar a dois anos de invencibilidade caseira depende do resultado com o Leiria, há outro dado que o Estádio do Dragão vai atingir na segunda-feira, mesmo que os portistas não conquistem qualquer ponto: este será o jogo oficial do FC Porto número 150 no recinto construído para o Euro'2004. Curiosamente, o adversário será o mesmo que apadrinhou o jogo inaugural a 7 de Fevereiro de 2004, depois da festa de abertura com o Barcelona e os problemas com o relvado que se seguiram.

Nos 149 jogos que tiveram como palco o Dragão, o FC Porto venceu 106, empatou 29 e perdeu apenas 14, a maioria dos quais em partidas da Liga dos Campeões. Ainda no que diz respeito à estatística do "palco das emoções", os adeptos portistas já festejaram 281 golos (a média é de 1,8 por jogo) e viram os adversários festejar 86 vezes. Já agora, Lisandro (36) ainda é o melhor marcador de sempre no Dragão.

in "ojogo.pt"

Noticias Breves

Falcao melhorou média de golos

Depois de Hulk, é Falcao quem tem mais golos marcados nas competições europeias. Aliás, até podia ter tantos como o brasileiro, não fosse o árbitro espanhol ter-lhe invalidado um golo em Istambul. O colombiano também subiu de rendimento em relação à época passada. Em 2009/10 marcou quatro golos em oito jogos e agora já marcou quatro em apenas cinco jogos disputados.

Nunca Hulk tinha sido tão decisivo na Europa

À terceira época é de vez. Hulk explodiu finalmente nas competições europeias e, anteontem à noite, em Istambul, apontou dois golos, tornando-se o melhor marcador da equipa na Liga Europa. Já vai em cinco golos. Os números não enganam. Na primeira época em Portugal, e com o FC Porto na Liga dos Campeões, Hulk participou em dez jogos, mas não conseguiu marcar nenhum golo. Na época passada, igualmente na Champions, o brasileiro marcou três golos (dois ao Apoel e um ao Atlético de Madrid) em oito partidas. Agora já vai quase no dobro dos golos em apenas quatro partidas realizadas (uma no play-off e três na fase de grupos). Ou seja, já é a melhor época de Hulk nas competições europeias, o que, logicamente, pode despertar a atenção de alguns clubes de topo. Um factor curioso é que Hulk só marcou nos jogos em que não foi substituído na Liga Europa. Marcou três golos ao Genk em 90 minutos e apontou dois anteontem, igualmente em 90 minutos de competição. Com o Rapid de Viena e CSKA não fez o gosto ao pé e foi substituído em ambos. Aliás, o brasileiro nem fez questão de esconder o desagrado no momento das substituições.

Helton garante eficácia defensiva

Já se sabe que o nível da Liga Europa é substancialmente diferente do da Liga dos Campeões, mas não deixa de ser impressionante que o FC Porto só tenha sofrido um golo na fase de grupos. Que não significou uma derrota, nem perda de pontos. Helton é o principal responsável pela eficácia defensiva. Com o Genk, no play-off, foi Beto que sofreu os dois golos no jogo disputado no Dragão.

Ausências integradas na gestão do plantel

Os cartões vermelhos por Maicon e Fernando, este por acumulação de amarelos, na Turquia, vão obrigar Villas-Boas a mexer na equipa quando receber o Besiktas no Dragão. Contudo, isso acaba por não ser um verdadeiro problema visto que a gestão do plantel já está prevista pelo técnico portista. Atendendo à visita do Benfica três dias depois, admitem-se mudanças na partida da Liga Europa, independentemente dos castigos. Aliás, Villas-Boas deixou entender isso mesmo no final da partida em Istambul. "Não gosto da palavra gestão, mas temos um calendário apertado e mais três jogos para gerir a qualificação".

Otamendi estará na linha da frente para jogar ao lado de Rolando, com Souza e Guarín a apresentarem-se como candidatos a trinco

Revista de Imprensa

uefa.com

"O clube português ganhou 3-1 ao Besiktas no inferno do Estádio Inonu. Em quatro visitas à Turquia os dragões nunca perderam. Os visitantes ficaram reduzidos a dez jogadores antes do intervalo e a nove na fase final da partida. Falcao colocou em vantagem o FC Porto e, depois, Hulk arrasou a defesa turca".

SKY SPORTS

"Depois de ajudar a equipa com dois golos na segunda parte, Hulk ficou satisfeito com os aplausos que recebeu dos adeptos turcos após ter marcado o terceiro golo. O FC Porto já estava em vantagem quando Maicon foi expulso, mas a vitória estava longe de ser uma certeza no meio da intimidação que o Inonu provocou".

L'EQUIPE

"O FC Porto ficou em vantagem no Grupo L depois de uma impressionante vitória em casa do Besiktas. Os portugueses bateram os turcos, mas da maneira mais difícil, acabando o jogo com menos dois jogadores. Apesar da inferioridade numérica, o FC Porto aumentou a vantagem no marcador na segunda parte".

in "ojogo.pt"

Adelino Caldeira: «Na dúvida árbitros decidiam contra FC Porto»

João Carrajola de Abreu, de 57 anos, foi o membro do Conselho de Justiça da FPF que esteve no centro de uma polémica que ainda se arrasta nos tribunais. Esta sexta-feira sentou-se no banco dos réus respondendo por um processo de difamação movido pelo FC Porto devido a uma entrevista na qual referia que o clube azul e branco e o Boavista tinham uma estratégia, que o então presidente do CJ da FPF (Gonçalves Pereira) validou, no sentido de alterar o sentido de voto daquele conselho no processo Apito Final.

A reunião do CJ aconteceu no dia 4 de Julho de 2008 e acabou sem a presença do presidente do conselho e do vice-presidente Amorim Pereira (que a abandonaram) mas com as decisões que são conhecidas que determinaram a descida do Boavista, por coacção sobre árbitros, a perda de 6 pontos para o FC Porto e a suspensão de dois anos de Pinto da Costa, por tentativa de corrupção.

Boavista e Pinto da Costa tentaram afastar Carrajola de Abreu da reunião decisiva aleganda incompatibilidade do mesmo, que pertencia à comissão da FPF que determina as indemnizações compensatórias por formação de jogadores. Gonçalves Pereira deu provimento aos dois requerimentos mas, como relatou hoje no tribunal do Bolhão, no Porto, a reunião foi tão tumultuosa que se viu obrigado a dá-la por terminada, tendo ficado apenas cinco conselheiros na sala que deram sequência à mesma e tomaram as decisões.

Adelino Caldeira, administrador do FC Porto, foi a primeira testemunha arrolada pelo FC Porto para afirmar logo que quem fez as afirmações que estão na genése deste processo "tem de provar aquilo que disse" porque tal teve "uma gravidade tremenda". Quanto ao que se passou em relação ao FC Porto, garantiu que o clube "nunca falou direta ou indiretamente com alguém da FPF ou da Liga sobre o processo" e a prova disso é que não há registos numa altura "em que todos tínhamos os telefones sob escuta".

Por isso, a tal estratégia que Abreu referiu "é completamente mentira". Ainda quanto à estratégia, o também responsável pelo departamento jurídico do FC Porto disse que a única que aconteceu "foi jurídica", passando a historiar de seguida o processo de recurso na UEFA e no TAS. "Ganhámos todos os processos nestas instâncias desportivas e nos tribunais criminais", acentuou.

Respondendo diretamente ao advogado de Carrajola Abreu (Rogério Alves, bastonário da ordem), Adelino Caldeira classificou a reunião do CJ que determinou os castigos como "a noite das facas longas". Apesar de tudo, "curiosamente o FC Porto acabou por ganhar 3 campeonatos na época do Apito Dourado embora tivessem sido muito difíceis de conquistar porque na dúvida os árbitros decidiam contra o FC Porto".

O administrador portista não teve dúvidas em considerar que a afirmação de Carrajola de Abreu podia ter prejudicado gravemente o FC Porto num momento em que o TAS estava a decidir um processo que acabou por ficar suspenso entra a instância disciplinar da UEFA e o Juri d'Apelle. "O conselheiro Abreu teria interesses em beneficiar clubes da sua zona para poder continuar a ser indicado como perito da FPF", argumentou ainda sobre o pedido de impedimento que Gonçalves Pereira deferiu mas que na prática não foi atendido.

A segunda e última testemunha arrolada pelo FC Porto foi...Gonçalves Pereira. O antigo presidente do CJ da FPF criticou Carrajola Abreu pela deselegância de algumas afirmações suas ("disse numa entrevista que com a minha saída se tinha aberto uma janela na FPF para sair o mau cheiro") e revelou que é assistente num processo contra o antigo conselheiro que vai correr no tribunald e Gondomar. "Não havia condições para prosseguir a reunião e por isso a dei por terminada, se continuasse acabava à bofetada", revelou. Pereira disse que chegou a ser interpelado por Abreu com um "vá para o raio que te parta!"

O julgamento prossegue próximo dia 29. Uma das testemunhas convocadas pela defesa de Carrajola Abreu é Amândio de Carvalho, vice-presidente da FPF, que esteve esta tarde no tribunal mas não chegou a ser ouvido. Também vão ser ouvidos, em próximas sessões, antigos membros do Conselho de Justiça que decidiu o Apito Final.

in "record.pt"

Villas-Boas e a expulsão: "Eu sabia..."

Não é preciso um especialista em leitura labial, porque o plano televisivo é suficientemente focado. Só faltou mesmo som, mas o estádio do Besiktas está longe de ser um espaço silencioso para o permitir. Assim que Maicon foi expulso, a transmissão televisiva centrou-se no banco do FC Porto, com André Villas-Boas em grande plano. "Eu sabia que isto ia acontecer...", diz o treinador portista para Vítor Pereira, o adjunto. Bem, para se ser exacto, em vez de "isto", na frase deveria estar outra palavra (um palavrãozito, pronto) de idêntico sentido...

Depois do desabafo, Villas-Boas agarrou no bloco de notas e argumentou com o adjunto a melhor solução para dar resposta a um contratempo que, afinal de contas, não o terá surpreendido totalmente, talvez porque a sucessão de asneiras do árbitro espanhol, em prejuízo dos portistas, era de tal ordem que só faltava mesmo ficar em inferioridade numérica. Foi preciso, então, passar ao Plano B.

Ainda que as contrariedades nunca cheguem em boa altura, a de Maicon acabou por aparecer num momento-chave: a pouco mais de um minuto do intervalo. Como Hulk confessou no final, ainda que por outras palavras, Villas-Boas aproveitou o descanso para trabalhar a parte psicológica da reacção táctica que já havia cozinhado com o adjunto. O treinador apelou ao espírito de equipa e fê-lo reforçando não só os equívocos da arbitragem, mas também a necessidade de dar uma resposta em campo por Maicon.

Na cabeça de muitos, Falcao até nem seria a escolha mais óbvia para sair. Aliás, o colombiano tinha marcado e estava em destaque. Villas-Boas sacrificou-o em função da estratégia: juntou mais as linhas, com um aparente recuo do bloco de ataque, e apostou em força na velocidade de Hulk e Rodríguez para embalar a tal resposta. Deu certo, viabilizando a quinta vitória na Liga Europa. Obra desse reajuste táctico que faz de Villas-Boas um destaque natural, mas também das defesas de Helton ou dos golos do costume de Falcao e Hulk. Os quatro que mais brilharam na caminhada europeia já percorrida, como se detalha aqui ao lado.

in "ojogo.pt"

Família de Hulk desejosa de ver o 'Incrível' no Mundial 2014

Hulk voltou a ser decisivo para uma vitória do FC Porto, ao «bisar» no triunfo sobre o Besiktas (1-3), na Turquia, e atravessa um dos melhores momentos de forma, ao ponto, como Bola Branca adiantou, às 12h45, de estar a ser levada muito a sério a sua contratação pelo Man. United, em Inglaterra.

O avançado brasileiro de 24 anos faz sonhar os adeptos e a sua família, que admite que – mais tarde ou mais cedo – o Dragão pode ser pequeno de mais para o jovem nascido em Campina Grande, no Brasil.

Confrontado com a hipótese de poder ver o sobrinho representar os "red devils", Luís Carlos, tio de Hulk, que o acompanha desde sempre, aprova o clube inglês e admite a saída do "Incrível".

"Acho óptimo, porque é um clube muito bom. Ele pode sair em breve do FC Porto, claro", começou por afirmar, apontando, igualmente, a uma ambição de ver Hulk na titularidade da selecção do Brasil no Mundial 2014.

"Estou muito feliz com o desempenho dele porque tem sido óptimo. Está a conseguir tudo o que queria e irá conseguir mais ainda. Espero vê-lo na selecção brasileira no Mundial 2014 e acredito que ele irá marcar presença e será titular nesse Mundial", atirou.

Hulk vai na terceira época no FC Porto, depois de uma passagem pelo Japão e Luís Carlos não tem dúvidas de que só agora é que o atacante ganhou projecção. De resto, isso vê-se quando regressa a casa.

"Ele é muito conhecido aqui e todos assistimos aos jogos dele", concluiu

in "rr.pt"

No antecipar estará o ganho

Pico de valorização antevisto por vários clubes favorece golpes de mercado
 
A Liga inglesa é aquela onde mais se investe e, consequentemente, a montra preferencial para Hulk. Em Espanha, só Barcelona e Real Madrid têm pujança financeira, mas parecem apontar a outro perfil de reforços, ao passo que em Itália o mercado recupera ainda dos fortes abalos dos últimos anos. Restam os magnatas da Rússia e da Ucrânia, que não oferecem campeonatos suficientemente competitivos para o Incrível.

O FC Porto, que tem um modelo de negócio claramente definido e de que depende das receitas com transferências, sabe que se aproxima o momento ideal para libertar Hulk. Aliás, quase todos os grandes encaixes da SAD se deram entre os 24 e os 26 anos dos atletas envolvidos, sendo a exceção o caso de Anderson, por quem o Manchester United perdeu a cabeça quando ainda tinha 19 anos.

Foi uma jogada de antecipação. Quem quiser Hulk também tem de marcar posição a breve prazo...

in "ojogo.pt"

Miolo no semáforo

Belluschi e moutinho em risco com o benfica à vista

A pressão que é exercida pelos médios portistas está ter os seus custos disciplinares. Com o clássico frente ao eterno rival Benfica a 2 jogos de distância, são também dois os jogadores do FC Porto que têm de abrandar, uma vez que o semáforo já pisca a amarelo.

Fernando Belluschi e João Moutinho são indiscutíveis no onze de André Villas-Boas e estão ambos a dois cartões amarelos de terem de cumprir um jogo de castigo na Liga. Foi, contudo, na 5.ª jornada, frente ao Nacional, que atingiram esse total e de lá para cá conseguiram manter esse registo. Sinal de que esse motivo não faz com que André Villas-Boas se prive dos seus serviços. Por isso, devem manter a titularidade no jogo de segunda-feira frente aos homens do Lis.

Em todo o caso, com o aproximar dos clássicos – Benfica na 10.ª jornada e Sporting na 12.ª – essa situação já só pode ser gerida com pinças, tendo em conta a importância que a dupla de centro-campistas tem na estratégia de André Villas-Boas. É que, de resto, todos os habituais titulares ainda estão longe do 5.º amarelo, mas os médios são os mais penalizados.

in "record.pt"

Farto de voos abortados

Falcão explode e recupera críticas antigas contra árbitros
Ao fim de 4 golos mal anulados, Falcão disse “basta”. Em Istambul, o colombiano viu um tento limpo ser-lhe invalidado pela primeira vez num jogo europeu e, no final, atirou-se à arbitragem. Não foi a sua estreia no papel de crítico, é certo, mas as declarações tiveram, agora, um impacto maior, também por terem sido feitas após uma partida realizada sob a égide da UEFA.

Contudo, já este ano, mas na temporada passada, El Tigre aproveitou uma “superflash” para anunciar o seu descontentamento face às decisões desacertadas das equipas de arbitragem. E já aí, após os jogos com a U. Leiria e o P. Ferreira, tinha sido mordaz, embora não estivesse pleno de razão: “Os jogadores preferem não pensar que há coisas estranhas no campeonato português. Nunca me tinha acontecido anularem-me 3 golos em apenas 2 jogos. Sinceramente, não sei por que é que isso aconteceu. Temos de procurar manter a tranquilidade.”

Acontece que, agora, a paciência esgotou-se. Falcão está farto de ver os seus voos serem abortados e generalizou: “Realmente já me habituei, em Portugal e na Europa, a que me anulassem golos”. Foi este o grito da revolta do colombiano, dado ainda em solo turco.

El Tigre tentou depois desvalorizar a questão, lembrando que o mais importante era a vitória da equipa, mas a verdade é que o sentimento de injustiça manteve-se na sua cabeça. As mensagens que deixou no seu Twitter, ao longo da madrugada, são a prova disso mesmo.

Em todo o caso, nos 4 golos que já lhe foram mal anulados no FC Porto, só um deles teve interferência direta no resultado. Foi contra ao P. Ferreira, num jogo que terminou empatado. Aí, Jesualdo saiu publicamente em sua defesa...

Vingança a frio

há golos após os injustamente anulados
 
Felino como ataca a bola e como encara as adversidades. Falcão não desanima face aos golos que lhe são injustamente anulados. Muito pelo contrário. A resposta tem surgido em jeito de vingança a frio, ou seja, com mais golos. Foi assim após os jogos com U. Leiria, P. Ferreira e Belenenses. Será também assim após o compromisso com o Besiktas? Isso só se saberá na segunda-feira, quando o FC Porto receber a U. Leiria.

Certo, para já, é que Falcão nem sempre teve razão nas queixas que apresentou. Em 2009/10, por exemplo, quando criticou o facto de lhe terem sido anulados 3 golos em 2 jogos, não referiu que um deles – frente à U. Leiria – foi mesmo bem invalidado. Todavia, compreende-se a sua indignação. Afinal, com os 3 golos que lhe foram mal anulados na época passada, todos eles na Liga, teria sido o melhor marcador da prova...

in "record.pt"

Jesualdo: «O quadro está preto para o Benfica»

Treinador português do Málaga diz estarem reunidas as condições para o F.C. Porto ser campeão nacional

Jesualdo Ferreira acredita estarem reunidas as condições para o F.C. Porto ser campeão na presente temporada. Em exclusivo à TVI, o treinador tricampeão pelo F.C. Porto, actualmente no Málaga, considera que os sete pontos de vantagem ao fim de sete jornadas e a duas semanas de um clássico no Dragão deixam o campeão nacional em maus lençóis para a revalidação do título.

«Ainda vai haver muito campeonato, mas creio que o F.C. Porto tem uma grande, grande, vantagem para ser campeão. O que está a acontecer agora aconteceu nos meus primeiros três anos no F.C. Porto. À excepção do último ano, ganhámos uma vantagem que nunca mais foi recuperável por ninguém e mesmo que se aproximassem nunca foi possível porque a distância era tão grande que permitiu que se gerissem jogos para a Liga dos Campeões, que se recuperassem lesões... Aquilo que fizemos durante três anos foi o que não conseguimos no último e que o Benfica e o Sp. Braga fizeram», analisou, numa entrevista que pode ver neste sábado na TVI, no programa Vamos à Bola, com início às 12h30.

Para o técnico português, que também conta com passagens pela Luz e por Braga, entre outras, «o quadro está preto para o Benfica» e por culpa própria: «Esta é que é a grande surpresa para mim. Acho que o F.C. Porto fez o seu trabalho, pelo calendário só teve um jogo difícil, que foi com o Sp. Braga, o F.C. Porto fez o seu dever, o Benfica não. Perder Ramires e Di María não é fácil, ter jogadores nas várias selecções também não é, começar de novo é difícil, dominar e controlar o sucesso não é fácil, e o Benfica saiu-se mal.»

À distância física com que Jesualdo Ferreira segue a Liga junta-se a distância emocional. «O meu tempo na liga portuguesa terminou. Há até um episódio na parte final que não gostei nada. Quando fui expulso em Setúbal e a seguir contra o Benfica no Dragão toquei num sentimento interno muito profundo e senti que estava a mais ali, já não queria continuar, já estava a sair da fotografia que sempre criei para mim próprio, da minha linha de conduta. Saí porque já havia coisas que não estava muito preparado para continuar a comer», desabafou.

Veja a entrevista exclusiva de Jesualdo Ferreira ao Vamos à Bola, na TVI, neste sábado, às 12h30, onde também se fala de Carlos Queiroz e da «barraca» nacional, de Paulo Bento e do «4x3x3?», do «grande reforço» João Moutinho e, claro, de José Mourinho.

in "maisfutebol.iol.pt"