sábado, 23 de outubro de 2010

Villas-Boas e a expulsão: "Eu sabia..."

Não é preciso um especialista em leitura labial, porque o plano televisivo é suficientemente focado. Só faltou mesmo som, mas o estádio do Besiktas está longe de ser um espaço silencioso para o permitir. Assim que Maicon foi expulso, a transmissão televisiva centrou-se no banco do FC Porto, com André Villas-Boas em grande plano. "Eu sabia que isto ia acontecer...", diz o treinador portista para Vítor Pereira, o adjunto. Bem, para se ser exacto, em vez de "isto", na frase deveria estar outra palavra (um palavrãozito, pronto) de idêntico sentido...

Depois do desabafo, Villas-Boas agarrou no bloco de notas e argumentou com o adjunto a melhor solução para dar resposta a um contratempo que, afinal de contas, não o terá surpreendido totalmente, talvez porque a sucessão de asneiras do árbitro espanhol, em prejuízo dos portistas, era de tal ordem que só faltava mesmo ficar em inferioridade numérica. Foi preciso, então, passar ao Plano B.

Ainda que as contrariedades nunca cheguem em boa altura, a de Maicon acabou por aparecer num momento-chave: a pouco mais de um minuto do intervalo. Como Hulk confessou no final, ainda que por outras palavras, Villas-Boas aproveitou o descanso para trabalhar a parte psicológica da reacção táctica que já havia cozinhado com o adjunto. O treinador apelou ao espírito de equipa e fê-lo reforçando não só os equívocos da arbitragem, mas também a necessidade de dar uma resposta em campo por Maicon.

Na cabeça de muitos, Falcao até nem seria a escolha mais óbvia para sair. Aliás, o colombiano tinha marcado e estava em destaque. Villas-Boas sacrificou-o em função da estratégia: juntou mais as linhas, com um aparente recuo do bloco de ataque, e apostou em força na velocidade de Hulk e Rodríguez para embalar a tal resposta. Deu certo, viabilizando a quinta vitória na Liga Europa. Obra desse reajuste táctico que faz de Villas-Boas um destaque natural, mas também das defesas de Helton ou dos golos do costume de Falcao e Hulk. Os quatro que mais brilharam na caminhada europeia já percorrida, como se detalha aqui ao lado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: