sábado, 23 de outubro de 2010

Hulk na mira do Manchester United


Quando tinha 15 anos, Hulk teve a possibilidade de integrar os quadros do F. C. Porto, mas a legislação da altura impedia que o clube tivesse mais do que um estrangeiro nas camadas jovens. Hoje, o brasileiro é a estrela da equipa e está na mira do Manchester United.

No início da década, um jovem brasileiro chamado Givanildo Vieira de Souza chegou a Portugal com uma mala carregada de sonhos e muitas ambições no olhar. Hulk tinha sido descoberto pela empresa Internacional Foot, na altura propriedade dos agentes FIFA Rui Neno e Nélson Almeida, que tentou colocá-lo nas camadas jovens dos dragões, mas as intenções saíram goradas por força do regulamento de inscrições.

"Chegou a treinar no F. C. Porto, mas a legislação não permitia que as equipas das camadas jovens tivessem mais do que um jogador estrangeiro", explica, ao JN, o agente Rui Neno, que anteontem relatou esse episódio nos Serões da Bonjóia, uma tertúlia futebolística na qual participou na qualidade de vice-presidente da ANAF (Associação Nacional de Agentes de Futebol).

Clubes europeus atentos

Como a vaga já estava preenchida por um jogador não comunitário, o brasileiro não pôde integrar os quadros dos azuis e brancos e acabou por ser colocado no Vilanovense, que era presidido por Nélson Almeida. "Era um jogador com muito potencial e já nessa altura treinava com os seniores. Com 15 anos batia-se muito bem frente a jogadores com o dobro da idade dele. Gostava de assumir situações de jogo, mas ninguém imaginava que seria o futebolista que é hoje. Se não fosse a legislação, creio que teria ficado no F. C. Porto, mas há muitos casos assim no futebol", alerta o empresário Rui Neno.

Hulk esteve cerca de um ano no Vilanovense e depois acabou por regressar ao Brasil, porque não se adaptou ao estilo de vida português e também tinha muitas saudades da família por ainda ser um jovem adolescente. Depois de ter jogado no Vitória da Bahia, transferiu-se para o futebol japonês, onde brilhou no Tokyo Verdy. É aí que ingressa no F. C. Porto, em 2008/09, por 5,5 milhões de euros, referentes a metade do passe. Hoje é uma das estrelas dos dragões e tem merecido a observação de vários clubes de nomeada do futebol europeu, entre eles o colosso Manchester United, que está atento à carreira do futebolista tanto no plano nacional como internacional.

Mas os azuis e brancos têm a sua estrela bem blindada com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, um recorde no futebol português. Mas os dois golos marcados ao Besiktas, na vitória por 3-1 na Liga Europa, fazem aguçar o apetite de vários emblemas e o próximo Verão promete ser rico em especulações. É que a época ainda vai no início e Hulk já leva 11 golos (cinco na Liga Europa, seis no campeonato). E também regista exibições de luxo.

in "jn.pt"

Sem comentários: