terça-feira, 31 de agosto de 2010

Futuro de Miguel Lopes decide-se esta tarde

Miguel Lopes não tem espaço no plantel azul e branco e poderá ser cedido por empréstimo. O empresário do revela que o seu futuro será decidido esta tarde.

O jogador de 23 anos, contratado ao Rio Ave na última época, está disponível para um empréstimo, mas sempre com o pensamento em regressar ao Dragão. Interessados não faltam, como o Bétis, e o Lecce, da serie italiana.

Artur Fernandes, representante de Miguel Lopes, vai resolver o futuro do jogador ao início da tarde. A Bola Branca, o empresário garante que “Miguel só pensa no FC Porto, e se tiver de sair será sempre com o pensamento de voltar o mais depressa possível”.

Ainda sem saber o que pretende o FC Porto, o empresário sublinha que a lesão de Sapunaru pode ter influenciado a decisão dos dirigentes da SAD, mas admite que o futuro do jogador está em aberto.

Sapunaru lesionou-se no jogo com o Rio Ave, mas ao que tudo indica deverá recuperar antes do jogo com o Braga, da 4ª jornada da Liga, e Miguel Lopes acabará mesmo por ser cedido.

O FC Porto vai, ainda, colocar, neste último dia de mercado, Tomás Costa. Castro, segundo adianta o jornal A BOLA, também vai abandonar o Dragão.

in "rr.pt"

FC Porto de olho em Sílvio

Os “dragões” reservaram direito de preferência sobre o jogador que agora se estreia na equipa AA de Portugal.

Muito antes da chamada à selecção nacional, Sílvio despertou o interesse do FC Porto, que reservou opção sobre o jogador. Os “dragões” têm o lateral debaixo de olho desde a primeira temporada do jogador no Rio Ave.

Com a transferência para Braga, Sílvio, de 22 anos, até nem entrou directamente para as opções de Domingos Paciência, mas as exibições frente ao Sevilha e o grande golo que valeu a vitória sobre o Marítimo, colocaram o jovem formado no Benfica na montra do futebol europeu. Além disso, .

Sílvio mostrou ser uma mais-valia tanto à esquerda como à direita da defesa, e tem agora maior visibilidade, com a chamada para a dupla operação Chipre/Noruega, mas o atleta, para já, seguro no Braga, começa a ser alvo de muitos olheiros. Contudo, em mais uma jogada de antecipação à concorrência, o FC Porto assegurou direito de preferência sobre uma grande promessa do futebol nacional.

Nelson, antigo lateral direito, internacional português, e que passou pelo FC Porto, considera, olhando para as opções, que Sílvio tem todas as condições para ser o titular da selecção portuguesa.

Nelson considera que “exibindo-se ao nível que se tem exibido nos últimos jogos”, Sílvio poderá afirma-se na selecção como uma “referência”. “Será seguramente uma aposta para o futuro”, realça.

Yannick substitui lesionado Varela

Yannick Djaló vai substituir o lesionado Silvestre Varela nos convocados da selecção nacional para os dois primeiros jogos do apuramento para o Euro 2012.

O avançado Yannick Djaló vai substituir Silvestre Varela nos convocados da selecção nacional para os jogos com Chipre e a Noruega, dada a lesão do atacante portista.

O jogador do FC Porto lesionou-se na partida do campeonato frente ao Rio Ave, tendo confirmado-se o «sofrimento peri-articular do tornezelo esquerdo» de Varela, já indicado pela «informação médica do Departamento Médico» portista.

Esta lesão permitiu o regresso de Yannick Djaló à selecção depois de já ter sido chamado por Carlos Queiroz durante o apuramento, sem que nunca tenha sido utilizado.

A equipa portuguesa começou, esta terça-feira, a concentrar-se com vista à jornada dupla da selecção que começa a disputar na sexta-feira o apuramento para o Euro 2012.

O médio Miguel Veloso foi o primeiro a chegar à concentração no Hotel da Falperra, em Braga, seguido do seu companheiro de equipa no Génova, Eduardo.

A selecção treina esta terça-feira no Estádio 1º de Maio, em Braga, pelas 17:00, numa sessão aberta ao público, três dias antes da recepção a Chipre, marcada para o Estádio Afonso Henriques, em Guimarães.

in "tsf.pt"

A volta ao FC Porto em 90 dias

O FC Porto regressou à liderança isolada do campeonato em Vila do Conde, precisamente 463 dias depois de ter usufruído pela última vez do primeiro lugar sem companhia. A derradeira ocasião que os dragões por lá tinham andado remontava ao final da temporada de 2008/09, altura em que conquistaram o tetracampeonato. Na época passada, e depois de um empate em Paços de Ferreira logo na primeira jornada, o FC Porto subiu ao terceiro lugar apenas à terceira jornada, posição que nunca conseguiu melhorar nos 27 jogos que se seguiram.

Agora, em apenas três partidas realizadas esta temporada, o FC Porto está de volta ao topo. De entre uma mão-cheia de principais "culpados" por este sucesso inicial dos portistas, há um que merece ser destacado: André Villas-Boas. Hoje, exactamente 90 dias depois de ter assinado pelo FC Porto, o treinador recolhe parte substancial dos méritos deste arranque demolidor, muito por culpa da transformação que conseguiu introduzir na equipa num ainda curto espaço de tempo. André Villas-Boas alterou a forma de jogar do FC Porto, tendo deixado cair as "transições rápidas" de Jesualdo Ferreira para escolher um estilo de maior posse e circulação de bola. Neste contexto, conseguiu resistir à perda de símbolos como Bruno Alves e Raul Meireles e ganhou alguns jogadores que pareciam destinados ao insucesso com o seu antecessor; para referir apenas o caso mais flagrante, salta à vista a transformação que tem vindo a sofrer Belluschi. O médio argentino ganhou uma nova vida com a chegada de Villas-Boas, sobretudo porque a sua forma de jogar se encaixa na perfeição no novo modelo dos portistas.

Mas há mais: esta ideia que se segue pode ser perigosa, tendo em conta o protagonista em causa, mas bem se pode atirar para a discussão a possibilidade de Hulk atravessar o melhor momento da carreira. Se os argumentos teóricos não forem suficientes para suportar esta convicção, sobram os práticos: seis golos em apenas quatro jogos.

Nestes primeiros 90 dias de Villas-Boas nem tudo está perfeito - a defesa continua a tremer... -, mas as bases para o sucesso estão bem lançadas. E, como o próprio treinador referiu no final do jogo com o Rio Ave, a equipa "está cada vez mais consistente". Agora, segue-se o Braga, no primeiro grande teste da equipa para o campeonato.

Bom momento da equipa potencia individualidades

A história repete-se sempre que as equipas atravessam um momento igual ao do FC Porto; às vitórias surgem sempre associados alguns protagonistas. Neste caso, há vários: Helton porque ainda não sofreu golos nos cinco jogos que realizou esta época; Belluschi porque parecia um caso perdido com Jesualdo Ferreira e surge agora num grande momento; e, claro, Hulk pelas excelentes exibições que tem realizado, mas sobretudo pelos golos que já marcou.

Um sistema preferido mas ainda sem alternativa credível

André Villas-Boas nunca escondeu que o 4x3x3 seria o sistema táctico de eleição para este FC Porto, tendo por base dois factores: os recursos humanos que tem à sua disposição e, ainda, a habituação a este modelo de jogo dos jogadores que actuam em Portugal. Villas-Boas mudou o conteúdo, mas manteve a fórmula que esteve ligada aos sucessos mais recentes dos dragões. No entanto, e depois de nunca ter testado outro sistema nos jogos realizados durante a pré-temporada, o treinador optou por experimentar o 4x4x2 na recepção ao Genk, aproveitando o triunfo folgado da primeira mão. Contudo, depois do primeiro golo dos belgas no Dragão, Villas-Boas mandou aquecer Varela durante algum tempo, ponderando o regresso ao 4x3x3, num sinal de alguma desconfiança relativamente à experiência. O golo de empate de Hulk fê-lo voltar atrás.

463

O FC Porto regressou à liderança isolada do campeonato 463 dias depois de por lá ter passado. Na última temporada, os portistas nunca conseguiram melhor do que a terceira posição, que ocuparam consecutivamente entre a 3ª e a 30ª jornada. Por isso, é preciso recuar ao final da época de 2008/09 para encontrar o Dragão no topo da classificação.

21
Durante as primeiras seis vitórias da época, André Villas-Boas já utilizou 21 jogadores dispersos pelas três competição que os portistas já disputaram. De fora, por opção, ficaram Kieszek, Rafa, Sereno e James. Por razões distintas, mas conhecidas, também ainda não se estrearam esta época os argentinos Otamendi e Mariano.

6
Uma última referência aos números do FC Porto neste arranque de temporada: seis jogos, seis vitórias, 15 golos marcados e apenas dois sofridos. Mas há mais no ainda curto currículo de Villas-Boas: uma Supertaça conquistada, liderança no campeonato e apuramento para a fase de grupos da Liga Europa.

A voz dos adeptos

Manuel Carvalho

"Vão vulgarizar o discurso que a liga nacional não presta"

"Com o FC Porto à frente, é normal que se vulgarize o discurso que a liga nacional não presta ou que estamos onde estamos exclusivamente por obra e graça de Hulk. A liderança do FC Porto é sempre um mistério que Lisboa não consegue entender. É verdade que, exceptuando aquela noite de gala contra o Benfica, a equipa ainda não deslumbrou. Mas ganha porque é a mais forte e a que quer mais ganhar. E porque Villas-Boas sabe ajustar as equipas aos seus adversários. Só não entendo muito bem aquela substituição de um extremo por um homem para o miolo na qual o treinador tem insistido. Pelos resultados, porém, resta-me acreditar que o problema é meu".

Rui Moreira

"Ainda falta algo na defesa"

"Este FC Porto ainda não me encanta, mas é natural que assim seja, porque seria anormal dizer o contrário nesta altura. Mas é sem dúvida uma equipa que tem mais bola, pressiona mais e joga mais à Mourinho, de facto. Na defesa ainda falta acertar algumas coisas, mas é normal. Mas temos bons jogadores, como o João Moutinho e muitas alternativas de qualidade, como Rúben Micael e Souza. Fui um dos entusiastas da vinda do André Villas-Boas e está a revelar-se uma escolha muito menos arriscada do que muitos pensavam. Veio dar outro equilíbrio até."

Nuno Cardoso

"Vejo rasgos de génio"

"Esta equipa técnica parece estar a dar resultado, entrou com o pé direito e a estrelinha de campeão de André Villas-Boas brilhou contra o Benfica. Vai ser bonito seguir a evolução e a maturação desta equipa, porque ainda há muito a amadurecer, mas já vejo rasgos de génio e isso é muito bom. A defesa acaba por ser uma surpresa, feita com pessoal que já estava na casa, até tem estado forte, apesar de alguns lapsos. O Moutinho vai fazer uma boa época. Depois da injustiça de que foi vítima, estamos a ver um Hulk regressar em força para repor todo o valor que tem."

Miguel Guedes

"Villas-Boas tem equipa na mão"

"Se perguntassem à nação portista se este era o mundo perfeito, responderiam "quase". As vitórias têm sido saborosas. Mas "quase", porque o Benfica foi uma prova de aferição bem sucedida, os adversários do campeonato foram acessíveis e porque ainda há algumas deficiências próprias de uma equipa em construção, porque apesar de não sofrerem golos, há coisas a rever na defesa. Mas também porque sobreviveram às saídas de Bruno Alves e Meireles e continuam a jogar e a caminhar para patamares altos. Os jogadores têm estado concentrados, mais motivados e isso prova que André Villas-Boas tem a equipa na mão."

"O chute forte continua igual"

Cinco anos depois, Uelliton continua onde estava: no Vitória da Bahia. Hulk e David Luiz já lá estiveram também, com Uelliton, mas deram outras voltas na carreira, girando o suficiente para terem agora direito à camisola grande. A do Brasil, claro. Uelliton ficou. Quem? É médio, tem 23 anos e, para ele, a selecção continua a ser só mesmo sonho, como há cinco anos. "É difícil chegar lá. Jogando num campeonato como o português, o espanhol ou o italiano, acho até que seria mais fácil", diz a O JOGO. E aproveitando o embalo dos protagonistas, acrescenta ainda que Hulk é um bom exemplo para reforçar essa teoria. "Sempre achei que o David Luiz chegaria primeiro à selecção, mas o Hulk já lá esteve. Não me surpreende que tenha chegado a hora dos dois. O Hulk cresceu muito: está mais forte e mais veloz; o chute forte é que continua o mesmo. O David Luiz não mudou assim tanto, a não ser no cabelo, que cresceu muito", brinca. "Tive pena de perder o contacto com os dois, mas é assim mesmo. As distâncias fazem isso. Vou acompanhando o que posso e sei que estão bem no campeonato português."

Depois de Dunga lhe abrir as portas, Hulk tentará mantê-las escancaradas com Mano Menezes para entrar no projecto Brasil'2014. Uelliton deixa alguns avisos para convencer Menezes. "Já joguei algumas vezes contra equipas dele. Tenho a ideia de ser um treinador muito exigente, correcto e que gosta também de jogadores assim: correctos e tacticamente disciplinados. Exige, dos jogadores, essa adaptação rigorosa ao esquema táctico dele."

Na bagagem rumo a Barcelona, para onde parte na quinta-feira, juntando-se ao estágio da selecção brasileira, Hulk leva seis golos, para quase todos os gostos: de livre, de penálti ou em jogada de bola corrida. Só lhe falta mesmo marcar de cabeça para que a radiografia fique completa. É a melhor série de golos desde que está em Portugal.

in "ojogo.pt"

Breves

Objectivo: Recuperar Sapunaru antes do Braga

Está confirmado: Sapunaru tem uma entorse grave no tornozelo esquerdo e vai falhar os jogos da Roménia, de apuramento para o Euro'2012, contra a Bielorrússia e a Albânia. O lateral tem pela frente uma recuperação de cerca de quinze dias, situação que só deverá tornar possível a sua utilização para o jogo da quarta jornada da liga portuguesa, contra o Braga.

O campeonato vai parar, mas quem parece que não terá mãos a medir é o departamento médico do FC Porto, já que ontem James também surgiu como estando impedido de viajar para a Colômbia por causa de uma entorse. O extremo não se poderá apresentar para representar a selecção sub-20 do seu país. Entretanto, Varela também foi dado como inapto por causa de uma sobrecarga de esforço que deverá deixá-lo fora de combate durante uma dezena de dias, sublinhando-se igualmente a baixa do extremo do FC Porto na selecção portuguesa, para a qual estava convocado.

Falcao viajou ontem e cruzou-se com Messi

Falcao seguiu ontem para a Colômbia, respondendo pela primeira vez a uma convocatória do novo seleccionador, Hernán Darío Gómez.
Guarín também deveria ter ido, mas a lesão que o tem afastado dos relvados obrigou-o a ficar por cá. Azar duplo, dir-lhe-á Falcao quando chegar. Não só porque falhará os particulares com a Venezuela e o México, mas sobretudo porque perdeu uma oportunidade para colocar a conversa em dia com Messi. Esse mesmo, o craque do Barcelona.

Segundo contava ontem no Twitter - apesar de ser improvável haver ainda quem não saibo que é, não custa nada dizer que se trata de uma rede social onde quem a usa vai colocando uma série de mensagens para quem quiser ver -, Falcao cruzou-se com o jogador do Barcelona quando fazia escala rumo a Bogotá, onde está a selecção colombiana. "Acabo de me encontrar com Messi e Milito. Tivemos uma conversa muito curta porque havia muita gente a pedir fotos ao 10", escreve com humor o colombiano, adepto incondicional desta partilha de mensagens com quem o segue; das mais pessoais, e que só a ele dizem respeito, a estas tiradas mais curiosas, cuja divulgação não corre o risco de se elevar ao patamar da coscuvilhice, como foi é o caso deste encontro com Messi.

À espera de El Tigre, que já marcou quatro golos neste arranque de temporada (um na Supertaça, dois no campeonato e um na Liga Europa) está uma Colômbia ansiosa por ver o mesmo Falcao que tem convencido no futebol europeu, isto porque a carreira do portista com a camisola colombiana está longe de ser convincente. Afastada do último Mundial, a equipa treinada por Hernán Darío Gómez prepara a próxima Copa América e tem já mais dois jogos previstos para Outubro, com o Equador e os Estados Unidos

in "ojogo.pt"

R-E-S-P-E-I-T-O

André Villas-Boas ganhou mais do que uma Supertaça ao Benfica desde que chegou ao FC Porto. E também ganhou mais do que as três primeiras jornadas do campeonato e do que os dois jogos do play-off da Liga Europa. E ganhou mais do que a concentração de Helton e a eficácia de Hulk e a visão de João Moutinho. Mais do que tudo, mais até do que uma equipa que resiste à saída de Bruno Alves e Meireles e já joga à sua imagem, André Villas-Boas ganhou respeito. E esse era o seu primeiro e maior desafio. Não é fácil ser-se respeitado como treinador de futebol em Portugal com apenas 32 anos de idade. E é ainda mais difícil ser-se respeitado quando se sai da sombra de um grande treinador como é José Mourinho, mas Villas-Boas conseguiu-o em apenas 90 dias. Hoje ninguém o acha demasiado novo, ninguém o confunde com Mourinho e ninguém duvida de que está a construir o seu próprio caminho. Hoje, 90 dias depois de ter chegado ao FC Porto, André Villas-Boas já não é uma incógnita para ninguém e essa é, com toda a certeza, uma boa notícia para o clube.

in "ojogo.pt"

Dia de decisões e acertos no plantel

Hoje é dia de decisões no Dragão. O mercado encerra ao final do dia, e os portistas continuam no mercado para tentar encontrar um avançado capaz de se assumir como uma alternativa credível a Falcao. André Villas-Boas já assumiu que espera mais um ponta-de-lança para fechar o plantel - Kléber era o desejado -, mas também revelou que o clube não entrará em loucuras, até porque o actual plantel lhe oferece todas as garantias. No entanto, há mais assuntos para (tentar) resolver durante o dia de hoje. Tomás Costa acabou por não se transferir para os italianos do Bréscia e continua a trabalhar sozinho no Olival, à espera de uma solução para o seu futuro, enquanto Miguel Lopes também poderá ser cedido por uma temporada a outro clube depois de ter visto confirmada a continuidade de Fucile no plantel e a aposta continuada em Sapunaru.

in "ojogo.pt"

A praga antes do Braga - arranque deixou várias marcas no grupo

Sapunaru, Varela, James e Guarín. É este o quarteto que os clínicos vão tentar recuperar até ao regresso das competições. Ontem, o grupo folgou, mas o departamento médico esteve a reavaliar os casos do romeno e do português. Sapunaru foi dispensado da seleção, o mesmo devendo acontecer com Varela, que hoje se apresenta, ainda assim, em Guimarães. Na última jornada, o lateral sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, ao passo que o extremo tem uma lesão de sobrecarga, muito comum nesta fase da temporada.

À dupla junta-se James, que já não seguiu para os Sub-20 da Colômbia, à imagem de Guarín, convocado para a seleção principal mas há muito no “estaleiro” portista. É uma praga antes do Sp. Braga, mas há boas perspetivas quanto à recuperação destes jogadores para o ciclo que se inicia com a receção aos arsenalistas e que prossegue com Rapid, Nacional, Olhanense, CSKA Sófia e V. Guimarães. São 5 jogos em duas semanas e Villas-Boas espera ter todo o grupo, à exceção de Mariano González, à sua disposição.

Neste sentido, o caso de Sapunaru é o mais preocupante. O lateral saiu muito queixoso do último jogo e, ainda que o diagnóstico não seja tão grave quanto se chegou a prever, o período previsto para a sua recuperação dificilmente será inferior a duas semanas. É claro que Fucile está disponível, sendo que o uruguaio nem sequer tem qualquer compromisso de seleção, sobrando ainda o nome de Miguel Lopes. O ex-Rio Ave tem sido o elo mais fraco na luta por um lugar, mas continua no plantel e até pode beneficiar do quadro criado por esta lesão de Sapunaru.

Maldição

Os problemas físicos surgiram em péssima altura para dois dos destaques do arranque azul e branco. Sapunaru ia regressar à sua seleção, que já não defende desde novembro do ano passado, aquando de um confronto com a Polónia que lhe valeu uma suspensão por comportamentos menos próprios para com o staff técnico romeno. À boleia do que mostrou no Rapid Bucareste, primeiro, e agora no FC Porto, o lateral mereceu uma nova oportunidade para os jogos com a Albânia e a Bielorrússia, que acabará por falhar depois do infeliz lance em Vila do Conde.

Varela parece amaldiçoado

Depois da estreia frente à China, em março, lesionou-se com gravidade e falhou o Mundial, ganhando novo destaque neste início de época, premiado com a chamada para os compromissos com o Chipre e a Dinamarca, dos quais deve hoje ser dispensado.

 
in "record.pt"

À boleia de Hulk - de vila do conde a vila do conde há 16 vitórias consecutivas

O dragão segue imparável pelos caminhos de Portugal e da Europa, colecionando triunfos e exibições consistentes que têm recebido elogios um pouco por toda a parte. Um mérito que tem sido apontado ao trabalho levado a cabo por André Villas-Boas, mas do qual não se pode dissociar também a contribuição de Jesualdo Ferreira. Isto porque o ciclo vitorioso dos azuis e brancos não se restringe aos seis encontros oficiais desta temporada. A série começou há muito mais tempo, curiosamente no mesmo local onde há dois dias alcançaram o seu 16.º sucesso consecutivo.

Em Vila do Conde, a 24 de março, o FC Porto batia o Rio Ave na meia-final da Taça de Portugal. Um dia especial para os dragões, que poucas horas antes tinham tomado conhecimento da redução do castigo a Hulk. Nesse jogo, o Incrível ainda ficou na bancada, mas no Restelo lá estava no relvado para marcar e brilhar. Daí para cá, a equipa nunca mais conheceu outro desfecho que não a vitória. Os dragões passaram a andar autenticamente à boleia do craque brasileiro.

Provas superadas

Mesmo quando o avançado não pôde jogar – o que só aconteceu recentemente frente ao Genk e ao Beira-Mar –, o grupo não se ressentiu da ausência do seu jogador mais influente. A dinâmica de conquista manteve-se e o FC Porto impôs a sua categoria para levar a melhor no final. Por isso mesmo, Villas-Boas tem motivos para sorrir, já que as primeiras etapas da época foram superadas. À vitória na Supertaça, seguiu-se o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa e a liderança do campeonato na primeira paragem para as seleções.

De resto, na Liga, os azuis e brancos também caminham em velocidade de cruzeiro, somando já 11 vitórias consecutivas. Tudo começou em Coimbra, a 13 de março, com um triunfo por 2-1.

in "record.pt"

Olival a meio gás - villas-boas com plano especial

Depois de três semanas sem folgar, o plantel do FC Porto foi premiado com uma paragem de dois dias. Só amanhã é que o grupo regressa ao Olival, onde Villas-Boas vai trabalhar sem Hulk (Brasil), Falcão (Colômbia), Castro e Ukra (Sub-21), Beto, Rolando e Moutinho.

São sete baixas às quais se juntam os cinco lesionados, pelo que o técnico tem de delinear um programa especial para este período. Por outro lado, os dragões podem recuperar do esforço feito num agosto com 6 jogos e outros tantos triunfos, sendo que a fase é também propícia para acelerar as adaptações de Walter e Otamendi, os últimos reforços assegurados pela SAD.

O próximo compromisso dos dragões é de grande relevância e Villas-Boas terá muito pouco tempo para o preparar com todo o plantel, mas os desafios não se esgotam no Sp. Braga, sendo setembro um mês muito desgastante para um dragão que quer vincar o seu espaço na Liga Europa e manter o rumo traçado neste início de campeonato.

Grupo alargado

A gestão que tem sido feita revela um leque de opções já muito amplo. Em jogos oficiais, os portistas utilizaram 22 jogadores. Só Kieszek, Sereno, Otamendi, Emídio Rafael, Mariano e James não somaram minutos em agosto, sendo que tal seria impossível no caso dos argentinos, já que o central chegou na passada semana e o extremo está lesionado desde março.

O técnico quer dar confiança aos jogadores, ciente de que todos serão úteis numa caminhada longa e que envolve um total de quatro frentes competitivas.

in "record.pt"

Falcão encontrou Messi e Milito

Foi um verdadeiro encontro com as estrelas, aquele que Radamel Falcão protagonizou, ontem de manhã, no Aeroporto de Madrid. Quando se preparava para embarcar para a Colômbia, o avançado do FC Porto deu de caras com dois velhos conhecidos dos duelos sul-americanos. “Acabei de me encontrar com Messi e Milito. Tivemos uma conversa muito pequena devido à grande quantidade de gente que pedia fotos ao número 10”, escrevia El Tigre no seu “twitter”. Os argentinos Lionel Messi e Diego Milito são dois dos convocados de Sergio Batista para o encontro particular frente à Espanha, ao passo que Falcão faz parte das escolhas do selecionador Hernán Darío Gómez para os jogos de preparação com a Venezuela e o México.

Ataque fechado. O goleador do FC Porto só volta à Invicta no final da próxima semana com a certeza de que não terá mais ninguém a fazer-lhe concorrência no ataque, para além do brasileiro Walter. Com o mercado a fechar hoje, é certo que os azuis e brancos vão aguentar a primeira metade da época apenas com dois homens para a dianteira, embora Hulk também possa desempenhar essa função em caso de necessidade extrema. Desta forma, Villas-Boas vai correr na Liga, Europa e Taça de Portugal com um grupo formado por 27 jogadores.

in "record.pt"

Hulk sempre a ganhar desde 28 de Março...

Dragões contam por vitórias todos os jogos desde que o avançado regressou à acção após o castigo da Luz. Castigos do futebol e da vida dão-lhe mais vigor...

Hulk é o super-herói do futebol real. Um jogador que faz verdadeiramente das desfeitas da vida forças. Senão, vejamos: marcou agora cinco golos em apenas dois desafios - Genk e Rio Ave -, no regresso do Brasil, onde se deslocou para participar nas cerimónias fúnebres da sua sobrinha, vítima de um trágico acidente doméstico; a sua equipa conta por vitórias todos os jogos desde que lhe foi levantada a pena do célebre e controverso castigo do túnel da Luz, num total de 15 partidas.

Não levará só por si Hulk a equipa às costas, mas estica-a no campo, rasga-lhe diferentes caminhos para a baliza do adversário e abre-lhe novos horizontes como nenhum outro. Bem tinha razão Jesualdo Ferreira quando dizia, e não só ele..., que com Hulk teria sido tudo diferente no seu último consulado no dragão. Aliás, acrescentamos nós, muito diferente, a ter como exemplo as suas performances e a forte influência no jogo, sobretudo, nos desfechos do onze portista. É que o brasileiro desapareceu de cena no final de Dezembro de 2009, no clássico com o Benfica, e só reapareceu três meses volvidos, 19 jogos depois, a 28 de Março, no Estádio do Restelo, na 24.ª jornada do campeonato, onde o FC Porto venceu por categóricos 3-0 e Hulk apontou um dos golos, para selar bem o seu regresso ao activo e marcar território.
 
in "abola..pt"

Jaime Pacheco defende que saída de Meireles poderia ter sido «melhor»

O treinador Jaime Pacheco realçou, esta segunda-feira, as qualidades humanas de Raul Meireles e entende que a saída do médio do FC Porto para o Liverpool poderia ter sido conduzida de forma «diferente e melhor».

«Enquanto meu jogador, foi um homem de grande carácter. Realcei sempre através destes anos todos toda a sua humildade e a qualidade que demonstrou em campo a toda a gente», explicou o ex-técnico do Boavista, onde Raul Meireles foi lançado.

Em declarações à TSF, Jaime Pacheco adiantou que tem de haver «sensibilidade» da parte de algumas pessoas que «não tiveram a felicidade de estar dentro de campo e perceber os problemas de um jogador de futebol».

«As coisas deveria ter sido conduzidas de uma forma mais airosa e mais saudável, até porque o Raul Meireles, por aquilo que conheço dele, merecia, se calhar, outro tipo de declarações», acrescentou.

Muito embora tenha admitido que o Liverpool é um clube com muita história no futebol, Jaime Pacheco acredita entende que este é uma equipa «muito aquém da que outros jogadores do mesmo valor, às vezes, se transferem».

«Penso que o Liverpool foi um clube muito atento às qualidades e capacidades de Raul Meireles como jogador e homem», até porque «ele vai fazer jus a esta transferência com um rendimento igual ou melhor do que o que tinha no FC Porto», frisou.

Sobre o seu regresso à vida de treinador, Jaime Pacheco admitiu que não faltam convites de outros países, mas «pelo estatuto que criei e pela forma de estar já não posso treinar qualquer clube».

«Tenho de treinar um clube que me possa, naturalmente, manter a projecção e, quiçá, talvez aumentá-la», acrescentou o ex-técnico do Boavista, que diz ter dois convites para treinar, um dos quais de um «clube do centro da Europa que está a participar na Liga dos Campeões».

in "tsf.pt"