quarta-feira, 30 de maio de 2012

Deco: «Gostava de terminar no F.C. Porto»

Médio do Fluminense fala em jogar seis meses ou um ano de azul e branco. Na pior das hipóteses, admitia um jogo de despedida

Deco garante que tem um sonho: acabar a carreira no F.C. Porto. O médio do Fluminense admite também, porém, que é um sonho difícil de concretizar. «Gostaria, realmente, se não tivesse as questões pessoais no Brasil. Gostava de jogar seis meses ou um ano no F.C. Porto», referiu.

O médio de 34 anos (faz 35 em Agosto) acrescenta de resto que já se sentiria satisfeito com uma homenagem. «Em função da maneira como as coisas estão, se calhar é um bocado difícil. Mas gostava de voltar», insistiu em entrevista exclusiva à RTP. «Nem que fosse um jogo de despedida.»

Pelo caminho perguntou-se a Deco se mantinha casa em Portugal. O jogador sorriu e disse que sim, que mantinha. Mas não garantiu que fosse por vontade dele: Deco tem uma casa num condomínio privado em Leça da Palmeira em frente ao mar. «Tenho de manter, agora não se vende nada.»

 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sub17 foram terceiros no Torneio Saint-Andre-Lez-Lille


A equipa Sub17 do FC Porto, campeã nacional, classificou-se na terceira posição do Torneio Saint-Andre-Lez-Lille, em França. Os Dragões discutiram o 3.º e 4.º lugares com o Copenhaga e venceram o jogo nas grandes penalidades (5-4). Pelos azuis e brancos marcaram Ivo, Nuno Santos, André Ribeiro, Tomás e Belinha.

Os Dragões foram arredados da final também na marcação de grandes penalidades, ao perder com o Málaga por 4-2 (Francisco Ramos e Moise). No final dos 90 minutos, a partida estava empatada (1-1), com o tento dos Dragões a ter a assinatura de Ivo, de penálti.

Na fase de grupos, o FC Porto derrotou o Sochaux (1-0) e perdeu com o Copenhaga (1-0). Nos quartos-de-final, afastou o Steaua de Bucareste do torneio, vencendo o encontro por 2-0.

Sub8 ganham em Terras de Santa Maria

O FC Porto conquistou o primeiro lugar no Torneio Terras de Santa Maria 2012, que decorreu no passado fim-de-semana em Santa Maria da Feira. Félix, capitão da equipa azul e branca, recebeu a dupla distinção de melhor jogador e marcador da competição, com oito golos apontados.

No primeiro encontro da fase de grupos, os Dragões golearam o S. João de Ver (7-0), com golos de Bruno Pires (2), Gonçalo Costa (2), Gonçalo Esteves (2) e Félix.

O segundo jogo também terminou com vitória azul e branca (2-0). Frente ao Avanca, marcaram Bruno Pires e Gonçalo Esteves.

O terceiro e último jogo da fase de grupos opôs o FC Porto à Oliveirense e, ao final da primeira parte, os Dragões já venciam por 4-1. O resultado final atingiu os 6-2, com os tentos portistas a serem atribuídos a Félix (3), Bruno Pires, André e a um defesa adversário, que marcou na própria baliza.

O FC Porto terminou a fase de grupos no primeiro lugar do Grupo 4 e defrontou e o Cesarense (primeiro classificado do Grupo 2) nas meias-finais do torneio, que venceu por 6-0, com golos de Félix (2), Gonçalo Costa, Guga, André e Gilbert.

Na final, os Dragões bateram o União de Lamas, por 3-0. Marcaram Félix, que bisou, e Bruno Pires. O FC Porto conquistou o primeiro lugar da competição, com 24 golos marcados e apenas dois sofridos, num total de cinco partidas.

in "fcp.pt" 

Gregos insistem em Vítor Pereira no Olympiakos

A imprensa grega insiste, esta terça-feira, com o nome de Vítor Pereira como o mais provável para assumir o comando técnico do Olympiakos.

Durante o dia também chegou a ser noticiado por alguns sites que Leonardo Jardim (a tratar da desvinculação ao SC Braga) poderia ser hipótese, mas ao final da tarde a generalidade da imprensa era já unânime quanto ao nome daquele que será o sucessor do espanhol Ernesto Valverde no atual campeão grego: Vítor Pereira.

Resta agora saber o papel do FC Porto no processo, uma vez que o treinador tem mais um ano de contrato com os azuis-e-brancos, estando preso por cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. 

in "abola.pt"

Roma aumenta proposta por Rolando

Italianos oferecem 13 milhões

O jornal italiano “Corriere dello Sport” avança esta quarta-feira que a Roma está disposta a aumentar a oferta pelo central portista Rolando, prioridade do clube italiano para reforçar a defesa na próxima temporada.

Depois de no início da semana os dragões terem rejeitado 12 milhões de euros pelo passe do internacional português – exigem 15 – a Roma vai avançar nos próximos dias com uma proposta de 13 milhões.

A mesma fonte refere que Walter Sabatini, diretor da formação da capital romana, prepara-se para vir a Portugal ultimar os pormenores de uma operação que pode estar próxima da conclusão.

in "record.pt"

Baliza sobrelotada

sad tem contrato com 7 guarda-redes

Se nada de anormal acontecer, o trio de guarda-redes que vai atacar a próxima época será novamente composto por Helton, Bracali e Kadú, o mesmo que contribuiu para o primeiro título nacional de Vítor Pereira.

Mas o quadro de guardiões do FCPorto não se resume aos dois brasileiros e ao angolano. A SAD tem contrato com mais quatro, mas dois deles já têm a sua situação resolvida. Fabiano, a única contratação feita neste defeso, vai continuar ao serviço do Olhanense, mas por empréstimo, o mesmo devendo acontecer em relação a Ventura, jovem produto da formação portista, que passa do Olhanense para o Belenenses.

in "record.pt"

Vaslui quer resgatar Sapunaru

diretor-desportivo dos romenos na invicta

Sapunaru pode regressar à Roménia na próxima temporada.Essa é pelo menos a intenção dos responsáveis do Vaslui, equipa que tem o português Augusto Inácio no comando técnico e que recentemente, tal como avançámos em tempo oportuno no nosso sítio oficial, já pescou o central Varela no Feirense.

O lateral-direito é um sonho recente dos responsáveis do 2.º classificado da Roménia, que na próxima época vai disputar a 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dosCampeões. 

Sapunaru recusou seleção por ter férias marcadas
 
avança a imprensa romena
 
De acordo com o jornal romeno "Gazeta Sporturilor", o lateral portista Sapunaru recusou-se participar pela seleção para os jogos de preparação com a Suíça e Áustria por ter as férias marcadas.

Recorde-se que as relações entre o jogador do FC Porto e a federação não são as ideais.

in "record.pt"
 

Danilo e a louca visita de Mourinho

A viagem de José Mourinho no passado fim de semana a Hamburgo continua a dar que falar. Depois de ter sido anunciado que a presença do treinador do Real Madrid no jogo entre o Brasil e a Dinamarca tinha servido para ver de perto em ação o extremo Lucas, do São Paulo, mas também de Hulk - ideia alimentada pelo seu empresário, Teodoro Fonseca -, ontem foi a vez de surgirem mais dois nomes na lista de possíveis alvos do português: Danilo e Daniel Wass.
É público que o campeão espanhol se encontra no mercado para assegurar um defesa-direito, sendo por isso fácil de colocar o nome do portista nesta história com contornos demasiado especulativos. Se o FC Porto não admite negociar um jogador que chegou agora a Portugal e que tem um longo caminho a percorrer no campeão nacional, o Real Madrid também não deverá estar na disposição de pagar uma verba significativa - recorde-se que Danilo custou 18 milhões de euros - por um jogador com seis meses de Europa e que está longe de ser um produto acabado. Para adensar o teor especulativo da notícia, refira-se que até Daniel Wass (cedido pelo Benfica ao Evian), que foi titular na Dinamarca, apareceu metido ao barulho... 

Jaguares garante não ter proposta portista

Segundo o seu diretor de comunicação, o Jaguares não recebeu ainda "qualquer oferta" por Jackson Martínez. "Ele só pode ser negociado pela direção. Se há interesse de algum clube, terão sempre que falar com a direção, porque o Jackson não negoceia contratos sozinho", garantiu Jesus Ortega, contrariando de certa forma as declarações do presidente do clube que disse que o avançado já estava a "discutir valores com o FC Porto", através do seu representante. Ortega desmentiu também rumores da Imprensa mexicana que garantiam haver já há um princípio de acordo entre a SAD azul e branca e o colombiano. "Jackson deixa qualquer negociação para quem dirige o clube, tem mais um ano de contrato com o Jaguares e por ele, continuará aqui, a não ser que surja uma boa proposta." 

in "ojogo.pt"

Camisola 10 à espera de dono

James tem um sonho: vestir a camisola número 10 do FC Porto. Um sonho que está agora mais próximo de ser concretizado, depois do anterior dono, Cristian Rodríguez, ter anunciado um acordo com o Atlético de Madrid para as próximas quatro temporadas. A saída do uruguaio deixou o mítico número disponível, aquele que sempre foi o preferido de James Rodríguez. O colombiano usou o número 10 durante o último campeonato do mundo de sub-20, numa competição em que até foi o capitão da sua seleção; mais recentemente, e depois de promovido à equipa principal da Colômbia, El Bandido voltou a vestir o número 10, no duplo compromisso do passado mês de novembro com a Venezuela e Argentina, de qualificação para o Mundial do Brasil.
Agora que já conquistou um estatuto de indiscutível no FC Porto, James sonha com a camisola que já pertenceu, um dia, a Deco, jogador com quem até tem algumas semelhanças na forma de jogar. Mas o colombiano, que usou o número 19 nas duas primeiras temporadas em Portugal, pode não estar sozinho nesta luta. Há outra hipótese: o número 10 ficar guardado para um "craque" a contratar no próximo verão, como por exemplo Paulo Henrique Ganso, o médio que usa esse mesmo número no Santos e que já foi colocado por diversas vezes na órbita do Dragão. Para já, ainda não há certezas, só intenções, embora a de James até seja bem evidente: usar o número 10 na próxima época.
De capitão e figura principal dos sub-20, James transitou quase diretamente para estrela e camisola 10 da seleção principal. Uma sensação indescritível, recordou o próprio. "Não tenho como me sentir pressionado, porque é algo que me orgulha. Quando me chamaram e disseram que me iam dar a camisola 10, pensei que estava a sonhar, foi algo incrível", confidenciou, na altura, numa entrevista a O JOGO.
Curiosamente, antes da chegada de Cristian Rodríguez, a camisola passou uma época sem dono, depois de Anderson, então o 10, ter partido de surpresa para o Manchester United. Antes, porém, ainda saltou de Quaresma para Postiga, antes de aterrar nos ombros de Anderson. No entanto, foi Deco quem marcou a história do 10 no FC Porto durante este século. Começou a usá-la em 2000 e só a largou depois da conquista da Liga dos Campeões, no ano de 2004. E agora, quem se seguirá? Pelo menos já há candidato. 

James marcou na seleção... Jackson Martínez bisou

James foi um dos principais destaques do jogo de preparação que a Colômbia realizou ontem frente à sua congénere da Guiana, ao apontar um dos sete golos da vitória folgada da sua seleção. O médio portista arrancou a partida no onze inicial, tendo jogado no apoio aos dois pontas de lança escolhidos por José Pekermen, um dos quais conotado com uma possível transferência para o FC Porto: Jackson Martínez. Na ausência do lesionado Falcao, o avançado que ainda pertence aos Jaguares, do México, marcou por duas vezes na partida, tal como Luis Fernando Muriel. Guarín, antigo jogador do FC Porto, também fez um golo, enquanto o outro foi apontado na própria baliza por um jogador da débil seleção da Guiana. A Colômbia defronta o Peru, no dia 3 de junho, e o Equador, uma semana depois, em dois jogos importantes para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, que se disputará em 2014 no Brasil. 

in "ojogo.pt"

Chelsea fixa mira em Hulk

O imensamente publicitado interesse do Chelsea em Hulk é genuíno, mas ao Dragão ainda não chegou qualquer proposta concreta para a aquisição de um dos jogadores mais desejados do momento no futebol mundial. A Imprensa britânica continua a falar num acordo iminente entre os dois clubes por uma verba a rondar os 50 milhões de euros, que, no entanto, parece baixa para as pretensões da SAD portista, até por comparação com o valor que os londrinos terão pago para contratar o belga Eden Hazard ao Lille, ou seja, os mesmos 40 milhões que os ingleses davam inicialmente como sendo o valor do negócio de Hulk. Basta recordar que o FC Porto fixou em 100 milhões de euros a cláusula do seu jogador mais valioso, o que não quer dizer que o avançado só abandone o campeão nacional por esse valor. A vontade do brasileiro será tida em conta se chegar ao Dragão uma oferta interessante, em que dificilmente se enquadra um negócio avaliado em metade da cláusula de rescisão.
Apesar disso, em Inglaterra já se adianta percentagens para a conclusão do negócio para a próxima temporada. Segundo o "Telegraph", está noventa por cento concluído, embora o mesmo diário acrescente que o FC Porto até exigiu 75 milhões de euros pelo jogador, citando fontes oficiais dos "blues". O JOGO sabe, no entanto, que os dragões não falaram sobre números com nenhum clube nem com o representante do atleta, preferindo esperar que seja o próprio movimento do mercado a ditar o preço. Existe, sim, um compromisso de não impedir a saída de Hulk, mas apenas se chegar uma oferta considerável.
Teodoro Fonseca, sabe O JOGO, está autorizado pelo FC Porto a conversar com os clubes interessados em contratar o internacional brasileiro, dentro do tal compromisso de, esta época, não lhe cortar as pernas, embora Pinto da Costa até já tenha admitido fazer tudo para segurar o avançado no FC Porto durante a próxima temporada e prometido encetar diligências nesse sentido quando for oportuno.
Certo, para já, é que o interesse do Chelsea é intenso e genuíno, o que sugere desenvolvimentos para os próximos dias. A verdade é que a exibição que Hulk realizou pela seleção brasileira no mais recente particular frente à Dinamarca ajudou a inflacionar ainda mais um jogador que já estava bastante valorizado pelo rendimento apresentado nas últimas épocas, para além das boas indicações que André Villas-Boas deu dele ao clube londrino. A julgar pelas redes sociais, os adeptos do Chelsea também estão bastante entusiasmados com a hipótese de juntar Hulk a Hazard no ataque dos campeões europeus.
Inglaterra será, de qualquer forma, o destino mais provável do avançado até porque é na Premier League que se concentra a maior capacidade de investimento, com quatro aparentes exceções: Real Madrid, Barcelona, Anzhi e PSG. Destes, Hulk parece despertar o interesse apenas dos franceses e dos russos, que, no entanto, sabe O JOGO, não são destinos que encantem o brasileiro. 

O jogador do momento depois dos golos à Dinamarca

Os golos e a exibição contra a Dinamarca tornaram Hulk no centro das atenções na seleção brasileira. Ontem, até teve direito a responder a perguntas feitas por adeptos através da página oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre questões ligeiras como quando se apaixonou pelo futebol, o que come antes dos jogos, de onde vem o remate fortíssimo, a que fez o Incrível levantar da cadeira foi quando lhe perguntaram se a força do remate tinha alguma relação com a exposição aos raios gama, numa alusão às aventuras da personagem de banda desenhada com que passou a identificar-se. "O quê?", contestou o Incrível, acabando por não conseguir responder... Hulk confessou ainda gostar de todo tipo de música, mas em especial de relaxar ao som de "Sabor a mel", de Damares, música que a mãe lhe deu a conhecer: "Fala de alguém que sofreu, mas depois conquistou tudo para dar à família um patamar bom. Tem um significado especial", explicou. 

Incrível mantém-se no onze e Alex Sandro rende Marcelo

Hulk deverá voltar a ser titular da seleção do Brasil no particular de hoje com os Estados Unidos. O avançado do FC Porto, autor de dois golos contra a Dinamarca, atravessa um excelente momento de forma e devera atuar ao lado de Neymar e Pato, no ataque da "canarinha". Mas quem deverá mesmo beneficiar com as alterações promovidas por Mano Menezes é Alex Sandro, suplente utilizado contra a Dinamarca, e que desta vez tem fortes hipóteses de ocupar o lugar de Marcelo no lado esquerdo da defesa. Ao contrário de Hulk e Alex Sandro, o lateral Danilo é apontado, desta vez, como opção para o banco, depois de ter sido titular contra os dinamarqueses, permitindo assim usar Rafael, do Manchester United, no seu lugar. A confirmar. 

in "ojogo.pt"