quarta-feira, 30 de maio de 2012

Camisola 10 à espera de dono

James tem um sonho: vestir a camisola número 10 do FC Porto. Um sonho que está agora mais próximo de ser concretizado, depois do anterior dono, Cristian Rodríguez, ter anunciado um acordo com o Atlético de Madrid para as próximas quatro temporadas. A saída do uruguaio deixou o mítico número disponível, aquele que sempre foi o preferido de James Rodríguez. O colombiano usou o número 10 durante o último campeonato do mundo de sub-20, numa competição em que até foi o capitão da sua seleção; mais recentemente, e depois de promovido à equipa principal da Colômbia, El Bandido voltou a vestir o número 10, no duplo compromisso do passado mês de novembro com a Venezuela e Argentina, de qualificação para o Mundial do Brasil.
Agora que já conquistou um estatuto de indiscutível no FC Porto, James sonha com a camisola que já pertenceu, um dia, a Deco, jogador com quem até tem algumas semelhanças na forma de jogar. Mas o colombiano, que usou o número 19 nas duas primeiras temporadas em Portugal, pode não estar sozinho nesta luta. Há outra hipótese: o número 10 ficar guardado para um "craque" a contratar no próximo verão, como por exemplo Paulo Henrique Ganso, o médio que usa esse mesmo número no Santos e que já foi colocado por diversas vezes na órbita do Dragão. Para já, ainda não há certezas, só intenções, embora a de James até seja bem evidente: usar o número 10 na próxima época.
De capitão e figura principal dos sub-20, James transitou quase diretamente para estrela e camisola 10 da seleção principal. Uma sensação indescritível, recordou o próprio. "Não tenho como me sentir pressionado, porque é algo que me orgulha. Quando me chamaram e disseram que me iam dar a camisola 10, pensei que estava a sonhar, foi algo incrível", confidenciou, na altura, numa entrevista a O JOGO.
Curiosamente, antes da chegada de Cristian Rodríguez, a camisola passou uma época sem dono, depois de Anderson, então o 10, ter partido de surpresa para o Manchester United. Antes, porém, ainda saltou de Quaresma para Postiga, antes de aterrar nos ombros de Anderson. No entanto, foi Deco quem marcou a história do 10 no FC Porto durante este século. Começou a usá-la em 2000 e só a largou depois da conquista da Liga dos Campeões, no ano de 2004. E agora, quem se seguirá? Pelo menos já há candidato. 

James marcou na seleção... Jackson Martínez bisou

James foi um dos principais destaques do jogo de preparação que a Colômbia realizou ontem frente à sua congénere da Guiana, ao apontar um dos sete golos da vitória folgada da sua seleção. O médio portista arrancou a partida no onze inicial, tendo jogado no apoio aos dois pontas de lança escolhidos por José Pekermen, um dos quais conotado com uma possível transferência para o FC Porto: Jackson Martínez. Na ausência do lesionado Falcao, o avançado que ainda pertence aos Jaguares, do México, marcou por duas vezes na partida, tal como Luis Fernando Muriel. Guarín, antigo jogador do FC Porto, também fez um golo, enquanto o outro foi apontado na própria baliza por um jogador da débil seleção da Guiana. A Colômbia defronta o Peru, no dia 3 de junho, e o Equador, uma semana depois, em dois jogos importantes para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, que se disputará em 2014 no Brasil. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: