sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Gostamos de Falcao mas é caro"

Se ninguém bater 45 milhões de euros, Falcao apresenta-se ao trabalho daqui a quatro dias. É um contra-relógio decisivo para se perceber o futuro de El Tigre, a quem o FC Porto ofereceu condições contratuais dignas do seu estatuto, mas que não deixou de ser namorado por outros emblemas. E no caso do colombiano, a pergunta não é "quem quer?", mas "quem pode?". Ora, o Atlético de Madrid gostava muito de contar com o goleador, como assume o seu presidente a O JOGO, mas há um longo caminho entre o desejo e a realidade. "Gostamos de Falcao, mas é caro. Sabemos o que o FC Porto pede e nem sequer houve contactos", disse-nos Enrique Cerezo. Uma tese corroborada pelo director-desportivo, Caminero, que até já avança por alternativas, com Rossi (Villarreal) e Osvaldo (Espanyol) à cabeça.
A presença de Antero Henrique e Angelino Ferreira em Madrid, no início da semana, alimentou especulações em torno da saída de El Tigre, mas o périplo do director-geral, que também passou por Itália, mais não reflecte do que uma firme postura da SAD no mercado. A janela de transferências está longe de estar fechada e parece inevitável que o plantel registe baixas. Falcao é o activo mais bem posicionado para permitir um encaixe de vulto à sociedade, mas o colombiano procura, mais do que um grande contrato, um projecto ganhador.
Villas-Boas, que não disfarça a sua admiração pelo avançado, gere demasiadas opções para o sector e ainda não encontrou espaço para encaixar El Tigre. Poucos clubes têm o poderio financeiro do Chelsea, pelo que é também restrito o lote de equipas que pode surgir no encalço de Falcao. Contrato, esse, há só um e até recentemente reforçado. Por isso, e até ver, é na Invicta que El Tigre vai aterrar.

in "ojogo.pt"

Transferência do Cebola para fechar

Sinal de que o plantel não está fechado é o facto de Vítor Pereira ainda não ter dispensado os jogadores que, não fazendo parte da composição final do grupo, ainda treinam no Olival. Os próximos dias serão conclusivos e devem também trazer novidades quanto a transferências. Prioritária é a conclusão do processo Rodríguez. O uruguaio está no mercado e até o assume, ciente de que não é imprescindível e de que o FC Porto procura recuperar parte do investimento efectuado.
Noutro âmbito, os média transalpinos insistem que Fernando é opção para a Serie A. Ontem circulou com impacto o interesse do Roma de Luis Enrique, que pensaria no Polvo para reforçar o meio-campo. O director-desportivo Walter Sabattini estaria a assumir, pessoalmente, os avanços por Fernando, mas o que se sabe é que os dragões continuam a contar com o trinco e que não surgiram avanços que pudessem ameaçar a continuidade do brasileiro na Invicta.
O estatuto de Fernando tem sido ameaçado neste arranque de época, não só pelas lesões, mas também pela incerteza quanto à sua continuidade.

in "ojogo.pt"

Danilo não se sente pressionado pelo preço

O FC Porto oficializou ontem à CMVM a compra da totalidade dos direitos económicos de Danilo por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, a terceira maior do plantel, depois das de Hulk (100 milhões de euros) e Iturbe (60 milhões). Danilo custou 13 milhões de euros e, ao "Mais Futebol", disse que esse valor "é mais um orgulho do que uma pressão." O jogador assume-se como médio e não lateral e quer "provar que as pessoas não se enganaram." Por ele, "ia já para o Porto", mas o Santos não deixa e Alex Sandro, com quem fala "diariamente" sobre o FC Porto, até brinca por causa disso. Sobre ter preterido o Benfica, é claro: "O FC Porto fez a abordagem mais forte. Sempre disse que só saía para um clube ganhador. Mas também pensei nas condições financeiras."


in "ojogo.pt"

Genes de matador

KLÉBER BRILHA NA EUROPA DESDE QUE ERA GOLEADOR NOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO AT. MINEIRO

Kléber conhece cada vez melhor o significado da palavra fama. O brasileiro que o FC Porto contratou neste defeso é um dos pontos de interesse da pré-temporada azul e branca e começa a ser falado um pouco por toda a Europa, ainda que por estes dias sejam outras estrelas portistas a terem grande parte da atenção mediática. O que a Europa não sabe, ou pelo menos ainda não se apercebeu, é que Kléber é um nome que, pelo menos, lhe é familiar...
Nova Estância, localidade no estado do Rio Grande do Sul, viu Kléber Laube Pinheiro nascer há 21 anos. Depois dos primeiros passos no futebol, o Atlético Mineiro, de Belo Horizonte, integrou-o na sua formação... e o ponta-de-lança começou a dar que falar. Aos 16 anos viajou para Itália para participar no Torneio Nereo Rocco di Gradisca, onde acabaria por ser eleito o melhor jogador da competição.
in "record.pt"


Olear uma máquina de pressão e posse

VÍTOR PEREIRA MANTÉM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DA ÉPOCA PASSADA


Vítor Pereira vai dar seguimento ao trabalho que o próprio iniciou ao lado de André Villas-Boas na época passada. Com o 4x3x3 já tradicional no Dragão a servir de estrutura base, o novo técnico prepara-se para otimizar ao máximo os traços característicos da sua dinâmica de jogo. Sem fazer segredo da estratégia, Vítor Pereira já assumiu que vai manter a identidade da equipa, mas com a ambição de potenciar a sua evolução para índices de rendimento superiores. De resto, os parâmetros a otimizar estão identificados. “Quero melhorar o jogo do ano passado. Quero a equipa mais pressionante, com mais posse de bola e mais agressiva também”, disse, após o jogo-treino com o Rio Ave, repetindo a mensagem depois da apresentação com o Peñarol.
Há duas justificações chave para a não revolução de hábitos. Por um lado, o próprio está identificado com o estilo de jogo portista sob a liderança de André Villas-Boas, uma vez que também ele contribuiu para os altos índices competitivos da equipa. Por outro, a continuidade das estrelas do plantel coloca de parte a necessidade de procurar mecanismos de jogo à imagem de outros nomes.
in "record.pt!