segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Entrevista de Pinto da Costa ao site da UEFA


Com o jogo frente ao Barcelona a aproximar-se, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, partilha as suas memórias sobre a orgulhosa história europeia do clube com o UEFA.com.



O FC Porto vai tentar melhorar o registo modesto na SuperTaça Europeia no encontro com o FC Barcelona, na sexta-feira, mas os “dragões” são o clube português com melhor palmarés nas provas da UEFA.
O Porto participa pela quarta vez na disputa do troféu, mas só o conquistou por uma vez, em 1987, na sequência do triunfo sobre o FC Bayern München, em Viena, na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, naquele que foi a primeira vitória europeia do clube. Seria a primeira de uma série notável de conquistas, que ainda não parou de crescer, como destacou o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
"Considero que foi um triunfo muito importante, porque o Porto estava a começar a impor-se a nível nacional", afirmou ao UEFA.com. "Acompanho o clube desde criança e recordo-me que a nível internacional era uma festa sempre que conseguíamos ultrapassar uma eliminatória da Taça UEFA ou, antes disso, da Taça das Cidades com Feira. Naquele momento sabíamos que isto ia acabar. Senti que não íamos ficar por ali, que iríamos conseguir mais triunfos, o que felizmente aconteceu."
A entrevista completa a Pinto da Costa inclui os comentários aos triunfos europeus do Porto depois de Viena.
in "uefa.com"




Empresário de Teo Gutiérrez desmente proposta do FC Porto


O empresário do avançado desmente as notícias avançadas pela imprensa argentina de que o FC Porto estaria a negociar a transferência de Teo Gutiérrez para o Dragão.
A imprensa argentina garante que o Racing de Avelaneda recusou uma proposta do FC Porto de sete milhões de euros pelo avançado colombiano Teo Gutiérrez, de 26 anos. O empresário do jogador Effrain Pachon não confirma o interesse do clube portista esclarecendo que o jogador não sairá para a Europa, antes da reabertura do mercado em Janeiro.

"Não recebemos qualquer proposta do FC Porto", disse o empresário do jogador a Bola Branca. Efrrain Pachon confirma que o clube argentino recebeu duas propostas pelo jogador, mas provenientes de Inglaterra e França.

"Ele vai ficar na Argentina até Dezembro, até porque o Racing tem eleições em Novembro e o Teo Gutiérrez é o jogador mais importante do clube. Depois, em Dezembro, tentaremos transferir o jogador para a Europa."

Sobre o perfil de Teo Gutiérrez, o empresário compara-o ao ex-avançado do FC Porto Falcao. "É parecido com Falcao, o perfil de jogador é semelhante. O Falcao triunfou na Argentina e em Portugal, se o Teo Gutiérrez for para a Europa irá pelo mesmo caminho que o Falcao. É um goleador nato", descreve.



in "rr.pt"

Defour: "Estrear-me no jogo com o Barcelona seria perfeito"


Defour chegou ao FC Porto há menos de uma semana, mas sente-se pronto para a estreia. E fazê-lo na sexta-feira, contra o Barcelona, seria ouro sobre azul: pelo nome do adversário e pela importância da prova. "Não são assim tantos os jogadores que podem dizer que jogaram a Supertaça Europeia", referiu em declarações ao jornal "Het Laatste Nieuws" a que O JOGO teve acesso. O médio considera que o FC Porto é o "clube perfeito" nesta altura da sua carreira, mostra-se surpreendido com a organização que encontrou, e diz que só tem sentido dificuldades para entender o português.


Segundo se sabe, o Defour não conteve um enorme sorriso quando surgiu a possibilidade de vir para o FC Porto. Porquê?

Já se sabe de antemão que o FC Porto é uma grande equipa, mas vendo a forma como somos recebidos... É tudo tratado de forma muito profissional, dois ou três níveis acima do Standard de Liège. Quando chegámos, eu e o Mangala, fomos directos a um restaurante onde estava um director, advogados, e outras pessoas ligadas ao clube. Havia três "team managers": um que lida com as questões relacionadas com a família dos jogadores, outro para a Imprensa e outro para outra coisa qualquer. Apesar da grandeza, mesmo assim, é tudo uma família

Na época passada, Alex Ferguson enviou-lhe uma carta a desejar as melhoras após uma lesão; em Espanha surgiram notícias do interesse do Real Madrid. O FC Porto não estará a um nível inferior?

Não se pode subestimar o FC Porto. Até porque a Liga portuguesa é melhor do que a belga e não se pode dizer que não a um clube destes. Sempre disse que queria ir para um clube maior do que o Standard e foi por isso que recusei o Lokomotiv de Moscovo e a Udinese. Recebi uma mensagem escrita do treinador [José Riga] a dizer que tinha escolhido um clube muito bom. E é verdade, este é o clube perfeito para mim.

A transferência foi-se arrastando no tempo, chegou a recear que não acontecesse?

Não, já existia um acordo com o Standard para que me deixassem sair sem dificultar as coisas. Há duas semanas, mais ou menos, surgiram as primeiras notícias do interesse do FC Porto, dizendo que poderiam avançar com uma proposta. A partida dessa altura, as coisas evoluíram rapidamente.

Quanto tempo precisa para estar pronto para jogar no FC Porto?

Isso pode ser rápido, ou não. Esta é uma equipa, obviamente, bem oleada, que venceu tudo na época passada e vou ter de provar o meu valor. Os primeiros treinos têm corrido bem, mas o português é uma língua bem complicada... Todos os treinadores têm feito os possíveis por falar em inglês ou francês e o treinador holandês dos guarda-redes também ajuda bastante. Sinto o respeito dos meus companheiros, se faço uma boa jogada eles elogiam logo. Em todas as equipas é o mesmo: os novos têm de ganhar o respeito dos outros nos treinos e nos jogos.

A estreia poderá acontecer na Supertaça Europeia com o Barcelona?

Seria perfeito entrar em acção de imediato e, de preferência, vencer essa prova. Não são assim tantos os jogadores que podem dizer que jogaram a Supertaça Europeia.

"Seis milhões de euros por mim? Só deram 4,5 por Falcao..."

Olhando para as contratações do FC Porto neste defeso, o preço pago por Defour, seis milhões de euros, situa-se mais ou menos a meio entre os valores investidos em Danilo (M€ 13) e Iturbe (M€ 2,5). Um valor que se está a banalizar no mercado nacional - entre os grandes - mas alto para a realidade do futebol belga. Defour brincou com os números. "Penso que é um valor justo", atirou, para depois mudar de opinião. "Na verdade, se calhar, pagaram a mais, se compararmos com o que pagaram no passado por outros jogadores. Por exemplo, só deram 4,5 milhões de euros pelo Falcao, que saiu agora para o Atlético de Madrid por mais de 40 milhões. Além disso, eu estive muito tempo lesionado. Para o Witsel, por exemplo, o Benfica vai pagar um pouco (sete milhões) mais com os bónus, mas ele esteve em grande forma na época passada", atirou.

Dragões não cedem


João Moutinho e Álvaro Pereira só deixam o FC Porto neste defeso a troco de dinheiro e pelo valor das respectivas cláusulas de rescisão. Em pacote ou individualmente, os interessados já sabem que não há espaço para negociar. Ontem, não houve desenvolvimentos públicos no que diz respeito à intenção do Chelsea contratar esta dupla de dragões: o FC Porto terá recusado os 55 milhões de euros de início de conversa, mas não terá recebido qualquer contraproposta oficial por parte dos londrinos.
A intransigência dos portistas baseia-se na firme vontade de contar com estes dois jogadores para a época que agora começou e, nesse sentido, a SAD tem procurado sensibilizar os jogadores em questão para ficarem mais um ano no Dragão.
Além disso, com as vendas de Falcao e Rúben Micael ao Atlético de Madrid e o pagamento da cláusula de rescisão de Villas-Boas por parte do Chelsea, o FC Porto encaixou 60 milhões de euros, valor que cobre o investimento efectuado até à data no mercado de aquisições. A estes valores milionários há que acrescentar os mais de sete milhões de euros que vai receber pela presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ou seja, o FC Porto está muito longe de estar pressionado financeiramente.
Os campeões nacionais não só não necessitam de vender, como não fazem questão de negociar qualquer jogador a escassos dias da Supertaça Europeia e a poucos mais do fecho do mercado. Naturalmente que a existência de cláusulas de rescisão não protege totalmente os portistas das investidas dos "tubarões" endinheirados. Os "blues" já têm o número da conta da SAD azul e branca pelo que se Villas-Boas quiser mesmo contratar João Moutinho e Álvaro Pereira do Dragão só tem de convencer Abramovich a fazer uma transferência no valor de 70 milhões de euros. E depois, é só convencer os jogadores a mudarem-se do Porto para Londres.

in "ojogo.pt"

James chegou e treina hoje

O plantel do FC Porto está cada vez mais perto de ficar completo; James Rodríguez aterrou ontem à noite na cidade do Porto, depois de ter participado no Campeonato do Mundo de Sub-20, e hoje de manhã já estará às ordens de Vítor Pereira. O extremo está, inclusivamente, inscrito na UEFA, pelo que poderá ser uma opção para a Supertaça Europeia frente ao Barcelona, a disputar na sexta-feira, embora a sua utilização esteja dependente da forma como se apresentar nos próximos dias de trabalho. Desta forma, Danilo é o único jogador que ainda não se apresentou, embora a chegada do brasileiro ao Dragão só esteja prevista para o início do próximo ano.



Um campeão do mundo no Olival

O FC Porto treinou no Olival poucas horas depois do Brasil ter derrotado Portugal na final do Campeonato do Mundo de sub-20; Alex Sandro somou apenas 12 minutos na competição, tempo mais do que suficiente para também ele ser considerado como um dos vencedores da prova. O lateral continua a recuperar da tal lesão que o retirou da prova realizada na Colômbia e o fez viajar mais cedo para Portugal, tendo sido o único elemento do plantel que ontem não subiu ao relvado - Rafa continua a realizar "treino integrado condicionado". Kadú, que também tem sido utilizado na equipa de juniores, foi outro dos ausentes da sessão de ontem.

in "ojogo.pt"

Iturbe arrancou a toda a velocidade


Aí está o mais esperado reforço da época: Iturbe treinou pela primeira vez com o plantel e, no final, deixou, através do Twitter, uma mensagem de agradecimento aos seus novos companheiros pela recepção que lhe proporcionaram. Antes, porém, surgiu no relvado do Olival aparentemente descontraído. Começou por cumprimentar Pinto da Costa e Antero Henrique e trocou algumas palavras com Beto e Otamendi, enquanto se seguia na direcção da equipa técnica, pronta para arrancar com as trabalhos.
No entanto, e antes da bola começar a saltar, havia uma tradição para cumprir: a passagem pelo meio dos companheiros de equipa, uma praxe que pode muito bem ser apresentada como a mais calorosa das recepções - literalmente. E foi aqui que Iturbe revelou, desde logo, uma das suas principais características, a velocidade. Devidamente incentivado por Vítor Pereira e Rui Quinta, o argentino arrancou a todo o gás pelo meio dos companheiros, tendo sido poucos os que lhe conseguiram acertar com as habituais "palmadas" de boas-vindas. A velocidade com bola, aquela que mais interessa, ficou para revelar em outra ocasiões, até porque pouco depois fecharam-se as portas do treino.

in "ojogo.pt"

Vem aí o Barcelona-FC Porto


No final desta semana, FC Porto tem o primeiro grande teste da temporada.
Na próxima sexta-feira, e Monte Carlo, no principado do Mónaco, o FC Porto vai lutar pelo primeiro troféu europeu da temporada, frente ao (quase) imbatível Barcelona. Mas na realidade, as duas últimas épocas, vistas através dos números, não distanciam assim tanto as duas equipas. 
Os dragões venceram a Liga sem derrotas, feito só por uma vez conseguido pelo Benfica. Em 30 jogos, 27 triunfos e três empates. E nenhum deles consentido aos mais directos adversários (leia-se Benfica, Sporting e Sporting de Braga). Hulk arrecadou o título de melhor marcador, com 23 golos, dos 73 que o FC Porto apontou (43 em casa, 30 fora). 
O Barcelona, com 38 jogos, acabou por ‘manchar’ uma época quase perfeita com duas derrotas. Foram 30 vitórias, seis empates e duas derrotas, com 95 golos marcados (46 em casa, 49 fora). Messi, o melhor do Mundo, perdeu para Ronaldo no que a golos marcados diz respeito. O argentino apontou 31 e ficou no segundo lugar. 
As equipas acabam por ter um ponto em comum, quando no confronto com o maior rival. Quer Barcelona, quer FC Porto golearam Real Madrid e Benfica, respetivamente, por 5-0. Duas derrotas que deixaram todos espantados, do lado de cá e do lado de lá da fronteira. 
No confronto direto, o Barça leva vantagem sobre o FC Porto. Em nove jogos, venceu cinco. Entre eles nunca se verificou um empate. 
Os dragões perderam recentemente uma das suas pérolas, Falcao, depois de já terem perdido o comandante, André Villas-Boas. O Barcelona, por seu lado, não perdeu ninguém e até ‘recuperou’ Césc Fàbregas, depois de um ‘namoro’ antigo. E isso poderá fazer a diferença na hora das decisões. 
Os dois emblemas jogam pela primeira vez uma Supertaça Europeia e, mesmo com os números avassaladores do FC Porto da época passada, o clube catalão, para muitos a melhor equipa do Mundo, é a grande favorita a levantar a Taça.
in "sapodesporto.pt"

Pinto da Costa relembra conquistas europeias


Na semana em que o FC Porto disputará a Supertaça Europeia diante do Barcelona, o site da UEFA convidou Pinto da Costa, presidente dos dragões, para revelar alguns dos segredos do clube, mas também recordar o percurso feito no comando.
"[O título de 1987] Foi muito importante porque o FC Porto estava a começar a impôr-se a nível nacional. Porém, internacionalmente nem sequer tínhamos conseguido passar a fase de qualificação da Taça UEFA. Claro que trouxe uma grande alegria e senti, naquela altura, que não ia parar. Sentia que iríamos conseguir mais títulos, algo que felizmente viemos a ter. Foi um momento especial, porque tivemos uma campanha fantástica na Taça dos Campeões Europeus", começou por dizer o presidente dos dragões.
"Na meia-final jogámos com o Dinamo Kiev e acabámos por vencer os dois jogos de forma fantástica. Ao chegar à final tivemos uma grande esperança em vencer e foi isso que eu disse aos jogadores: 'esta é uma oportunidade única'", relembrou.
Dragão renasce. Em 2003, 15 anos depois da primeira conquista europeia, o FC Porto voltou a vencer uma competição da UEFA e Pinto da Costa considerou esse troféu um ponto de viragem.
"Foi importante, acima de tudo porque a conquista de 1987 ainda estava na memória de todos. Uma memória distante, já tinham passado 15 anos. Conquistar aquela prova, depois de eliminar a Lazio nas meias-finais, foi muito importante, porque colocou o FC Porto novamente ao mais alto nível. Começámos a ser olhados de outra forma, com os nossos jogadores a serem seguidos pelas equipas mais fortes do mundo, pelas mais ricas, como o Chelsea e o Barcelona. Foi uma vitória muito importante", relembrou.
«Começámos a ser olhados de outra forma»
Um ano depois, o FC Porto subiu ao céu, com a conquista da Champions. O presidente dos dragões recordou esse ano: "No início da época tive uma longa conversa com o Mourinho, durante a qual ele disse que essa equipa tinha ganho tudo: a Liga e a Taça UEFA. Na altura o sucesso dependia da mentalidade dos jogadores. Um mês depois sentia que equipa estava motivada, com espirito ganhador. Começámos a ver equipas a serem eliminadas e acabámos por acreditar que podia ser possível. Nem nos passava pela cabeça perder a final se fosse com o Deportivo Corunha ou o Mónaco".
in "record.pt"

Danilo: «Quero ter uma grande amizade com Hulk»

FUTURO REFORÇO INSPIRA-SE NO INCRÍVEL



O brasileiro Danilo foi uma das figuras da seleção canarinha no Mundial Sub-20 e, como desejara, vai chegar ao Dragão como campeão do Mundo.
“Vou para o FC Porto em janeiro. Não tive oportunidade de falar com os meus novos companheiros, apenas com o Caetano, há pouco. Para já, estou concentrado no campeonato brasileiro, no Mundial de clubes, e só depois penso no FC Porto e em tentar ganhar muitos títulos lá”, explicou, após a final com Portugal.
Em setembro, porém, Danilo terá oportunidade de trocar impressões com Hulk: os dois foram convocados para a seleção A, para um jogo de preparação, em Londres, com o Gana.
“Não sou amigo dele ainda, mas somos compatriotas, companheiros de seleção, e por essa razão quero ter uma grande amizade com ele. E se não conseguir ter o mesmo sucesso, que consiga estar perto”, diz o jovem lateral-direito, que frente a Portugal acabou como patrão do meio-campo brasileiro.
in "record.pt"

Savich: «Alvaro Pereira merece tratamento igual»

REVELA O AGENTE DO DEFESA URUGUAIO



Muito dificilmente o FC Porto libertará Alvaro Pereira neste período de transferências por um valor abaixo da cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, especialmente se o destino do lateral-esquerdo for Stamford Bridge, casa do Chelsea.
Este é um ponto de honra que a SAD azul e branca quer fazer valer, depois de os ingleses terem levado o treinador André Villas-Boas neste defeso, mas o empresário de Palito diz que a situação não deve ser tratada pelos dragões sem contemplações. A Record, Alejandro Savich não vê razões para o dossiê do defesa ser trabalhado de forma diferente do de... Falcão.
in "record.pt"

Guarín nas contas do Nápoles

COLOMBIANO FOI ONTEM APONTADO AOS ITALIANOS



O Nápoles também estará interessado em Guarín. A notícia foi avançada pelo “Corriere dello Sport” durante o dia de ontem, juntado o emblema no qual Diego Armando Maradona foi campeão nacional de Itália ao rol de clubes transalpinos que gostariam de levar o médio do Dragão. Neste defeso, já foi noticiado o alegado interesse do Inter Milão e, segundo o que o seu empresário, Marcelo Ferreyra, garantiu ao nosso jornal, também a Roma chegou a pedir informações à SAD portista pelo colombiano.
A equipa napolitana, orientada por Walter Mazzarri, perdeu alguns jogadores importantes durante este defeso, sendo um deles o argelino Yebda, jogador que estava emprestado peloBenfica. Com Hamsik, Inler e Donadel certos no novo plantel, a intenção dos transalpinos será, segundo a mesma notícia, reforçar o meio-campo com um jogador que imponha o seu físico naquela zona do terreno, um requisito que Guarín preenche na plenitude.
in "record.pt"

Iturbe riscado do Mónaco

Duelo entre o novo Messi e o mágico Messi adiado: falta ao argentino o devido enquadramento com o sistema de jogo da equipa.

Iturbe, o jovem argentino a quem chamam também o «mini-Messi», não vai ser chamado para o encontro com o Barcelona, da Supertaça europeia, a ter lugar na próxima sexta-feira, no Mónaco. Faltam-lhe rotinas de jogo, não conhece ainda os companheiros, e os dragões preferem ter um pouco de paciência, até para aligeirar o estatuto de craque com que chegou a Portugal.

Foi a novidade no regresso ao trabalho da equipa de Vítor Pereira, depois da vitória sobre o Gil Vicente na passada sexta-feira. O pequeno Iturbe foi saudado pelos companheiros, como é praxe no plantel, e rapidamente se integrou no treino, mostrando pormenores que já eram conhecidos de muitas imagens de TV e de vídeos na net, mas que ao vivo têm com certeza outra beleza.



in "abola.pt"

Hulk pode falhar jogo com UD Leiria

Avançado joga na véspera pela selecção canarinha em Londres, frente ao Gana...

O FC Porto arriscou e pode não ter Hulk para o jogo com o UD Leiria, que devia jogar no próximo fim-de-semana mas que adiou para 6 de Setembro devido à participação na Supertaça Europeia, que se joga na próxima sexta-feira, no Mónaco.

Foi um risco assumido, dado que não apenas o brasileiro mas outros jogadores estarão ao serviço das selecções por esses dias, casos de Otamendi, Sapunaru, Defour (pré-convocado) e Mangala.

A situação de Hulk é bastante curiosa. É verdade que o avançado não tem sido chamado por Mano Menezes, mas aconteceu agora, para um particular que o Brasil vai disputar no Craven Cottage, estádio do Fulham, em Londres, com o Gana. Ora, este jogo em Londres é no dia 5, ou seja, véspera do jogo em Leiria, e é muito provável que Menezes dê espaço a Hulk, que lhe dê tempo de jogo. 



in "abola.pt"