domingo, 12 de agosto de 2012

Miguel Lopes: «Aguentei as dores em prol da equipa»

Lateral-direito está de volta ao Dragão e sem medo da concorrência

Miguel Lopes, lateral direito que este ano regressou ao plantel do F.C. Porto começou a época da melhor forma, como titular e com a assistência para o golo decisivo de Jackson Martinez, que deu a Supertaça aos dragões. O lateral mostra-se satisfeito por este regresso aos azuis e brancos: «É sempre bom jogar numa equipa como o F. C. Porto, ainda mais como titular.»

E a verdade é que regressou em grande. Titular na primeira partida oficial da época 2012/2013, o lateral foi absolutamente decisivo na conquista da quarta Supertaça consecutiva dos dragões, ao assinar um centro milimétrico no último minuto da partida para o golo. «O cruzamento saiu bem e o Jackson estava lá. Isso é que é o mais importante. É sempre bom os avançados marcarem golos, e espero que este seja o primeiro de muitos para ele.»

A poucos minutos do fim da partida, e numa altura em que Vítor Pereira se preparava para esgotar as substituições, Miguel Lopes mostrou-se algo queixoso, agarrando-se à coxa direita, o que fez o treinador recuar. Mas o defesa acalma os adeptos e desvaloriza as queixas.

«São dores normais provocadas pelo cansaço. Eu estou a trabalhar há cerca de duas semanas com o plantel, e ainda estou a ganhar ritmo competitivo. O cansaço veio ao de cima, mas tive de aguentar em prol da equipa», referiu, com todo o brio.

O regresso de Danilo, que será o concorrente direto para o lado direito da defesa dos portistas, não preocupa o jogador que evoluiu no Sp. Braga na segunda metade da época passada. «Vai ser uma concorrência saudável. Ele é um excelente jogador, mas eu também estou a trabalhar bem para melhorar sempre». Prevê-se pois, uma boa dor de cabeça para Vítor Pereira...

in "maisfutebol.iol.pt"

João Moutinho: «Até dia 31 tudo pode acontecer»

Médio do F.C. Porto fala do futuro e mantém todos os cenários em aberto

João Moutinho continua na calha para render ao F. C. Porto uma daquelas transferências milionárias. O internacional português sente-se bem nos dragões, mas deixa claro que até ao fecho do mercado ainda tudo pode acontecer.

«Estou muito contente no F. C. Porto, até porque acabámos de ganhar mais um título. Obviamente que até dia 31 tudo pode acontecer, mas, como disse sempre, eu estou aqui para ajudar a equipa e é isso que estou a fazer», preconiza o médio.

«É verdade que me encontro a atravessar um bom momento de forma, mas o meu objetivo é ir melhorando sempre para poder continuar a ajudar a equipa», reconhece, ainda, de forma humilde.

Apesar de não ser um jogador «made in» Dragão, a verdade é que a empatia do público com o camisola 8 portista foi praticamente imediata e o jogador é, claramente, um dos favoritos da massa associativa, como ficou provado ainda no último sábado.

«Eu estou muito agradecido aos adeptos do F. C. Porto pelo apoio que me deram, e por tudo o que sempre fizeram. Sempre me apoiaram do princípio ao fim e eu tento mostrar a minha gratidão ajudando a equipa. O que eles querem e que nós também queremos é a vitória do F. C. Porto.»

in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO B ESTREIA-SE A EMPATAR EM TONDELA

O FC Porto B estreou-se no campeonato da Segunda Liga com um empate em Tondela a dois golos. Dellatorre bisou e foi a figura da partida, mas os jovens Dragões acabaram por ser traídos por erros colectivos em dois pontapés de canto, que impediram a vitória.

O jogo começou com o FC Porto B a controlar a bola e o jogo e logo aos 11 minutos adiantou-se no marcador, com um belo remate de cabeça de Dellatorre, após cruzamento de Vítor Luís da esquerda.

Pouco depois Seba surgiu pela esquerda em boa posição, mas o remate do jovem brasileiro bateu na trave. Ainda na primeira parte, Seba foi travado em falta quando seguia isolado, provocando a expulsão do central Pica.

A verdade é que a vantagem numérica acabou por ser contraproducente para os jovens jogadores dos Dragões, que permitiram o empate ao Tondela, com Tiago Barros a concluir de cabeça um pontapé de canto, aos 42 minutos.

A segunda parte começou da pior forma possível para o FC Porto B, que sofreu novo golo de canto, apenas dois minutos após o recomeço. A defesa demorou a afastar a bola, que acabou por sobrar para Piojo, que atirou para a rede.

A perder, a equipa foi para o ataque, encontrou um Tondela de bloco baixo, que dificultou muito a tarefa dos Dragõezinhos. Uma grande jogada de Dellatorre, aos 76 minutos, valeu o empate: arrancada pela direita, tabelinha com Edu, com o brasileiro a concluir com um remate cruzado e indefensável.


FICHA DE JOGO

Tondela - FC Porto B, 2-2
Segunda Liga, 1.ª jornada
12 de Agosto de 2012
Estádio João Cardoso
Assistência: cerca de 1500 espectadores

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)
Assistentes: Paulo Ramos e Valter Rufo
Quarto árbitro: Pedro Neves

TONDELA: Bruno; Edson Silva, Pica, Carlos André, Pedro Araújo; Fábio Pacheco, Tiago Barros, Márcio Sousa, L. Aurélio, Dyego Sousa e Piojo. 
Substituições: Luís Aurélio por Ericson (46m), Dyego Sousa por Jo (60m), Márcio Sousa por Bacar (82m).
Treinador: Vítor Paneira

FC PORTO B: Stefanovic, David, Zé Antónoio, Tiago Ferreira, Victor Luís; Mikel, Sérgio Oliveira, Edu; Sebá, Fábio Martins e Dellatorre.
Substituições: Sérgio Oliveira por Vion (66m), Fábio Martins por Tozé (90m)
Treinador: Rui Gomes

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Dellatorre (11m e 76m)), Tiago Barros (42m), Piojo (47m)
Cartões amarelos: Sérgio Oliveira (38m), Edson Silva (45+1m), David (49m), Ericson (53m), Carlos André (75m), Edu (80m)
Cartão vermelho: Pica (26m)


in "fcp.pt"

Jackson como Falcao e McCarthy

É claro que se olharmos para o reverso da medalha, também encontramos Lisandro e Hulk que não marcaram na estreia.

Ainda não é uma tradição, mas repete-se e, geralmente, até é bom prenúncio marcar na estreia, em jogos oficiais. No passado, avançados como Pena, McCarthy, Jankauskas, Falcao e Janko começaram a aventura no FC Porto com golos logo no primeiro jogo.

É verdade que o sucesso de cada um deles foi diferente, mas Jackson fez pelo menos o essencial, que era marcar. No ar ficará o benefício da dúvida até o colombiano conseguir confirmar nos próximos episódios aquilo que os responsáveis do clube esperam.

É claro que se olharmos para o reverso da medalha, também encontramos nomes como Lisandro e Hulk que, mesmo sem marcar no jogo de estreia, são aquilo que se sabe em termos de sucesso dentro e fora do FC Porto.

in "ojogo.pt"

«Pensamento está no FC Porto», assegura Fernando

Fernando reconheceu que o FC Porto teve um jogo «difícil» na Supertaça e afastou qualquer movimentação da sua parte até ao fecho do mercado.

«Tenho mais dois anos de contrato, o meu pensamento está no FC Porto», assegurou o médio brasileiro no final do jogo. 

 in "record.pt"

Hulk diz que o seu futuro «está nas mãos de Deus»

volta hoje a falar com o seu empresário

Hulk fez o gosto ao pé na final dos Jogos Olímpicos, mas acabou por sair com a prata. O brasileiro assumiu, no final do encontro, que começará a tratar do seu futuro a partir de hoje. O esquerdino, 26 anos, garantiu que não conversou com o seu empresário durante a sua estadia em Londres. “O meu futuro está nas mãos de Deus”, fez questão de salientar.

Solidário. Helton não assistiu à partida frente ao México, mas ficou “triste pela Seleção e pelos companheiros de equipa”. O guardião de 34 anos gostaria de continuar a contar com Hulk, mas deixou entender que está preparado para o perder. “Não me cabe a mim falar sobre a saída do Hulk. Terá de haver uma coisa muito boa para ambas as partes e estou certo de que os dirigentes saberão tratar disso”, comentou, frisando: “Claro que queremos o Hulk connosco, mas isso não depende de nós.”

in "record.pt"

Um líder que é um papa-títulos

PRESIDENTE PORTISTA soma 56 conquistas

FC Porto, 72 títulos no futebol sénior. Pinto da Costa, 56. Helton, 5.ª Supertaça em oito participações. Os números são avassaladores e confirmam uma hegemonia azul e branca desde que Jorge Nuno Pinto da Costa se sentou na sua cadeira de sonho, já lá vão 30 anos e três meses. Seria disto que falava o líder do FCPorto e criador dos dragões quando diz que largos dias têm cem anos? Bem, a verdade é que para os adeptos portistas o festim continua e com mais este título o FC Porto ganha mais distância sobre o velho rival Benfica (72-70).

Convenhamos, a Supertaça que um dia FC Porto e Boavista decidiram criar num verão modorrento deu um “empurrãozinho” neste campeonato dos títulos: os dragões já conquistaram 19 das 34 Supertaças e, em Aveiro, consumaram o primeiro tetra da história da competição. É uma maioria absoluta que faz parecer ainda mais estranho o facto de o FC Porto ainda não ter conquistado a Taça da Liga.

in "record.pt"

Pinto da Costa: «Um triste episódio»

frisa jogo correto a contrastar com lance do benfica na alemanha

Mais um troféu no longo historial de Pinto da Costa. O presidente portista estava naturalmente feliz com a conquista da Supertaça, alcançada na final com a Académica, num duelo que o líder considerou ter sido correto.

“Foi um jogo correto, quer por parte das equipas, quer por parte das claques. Quando assim é, é o futebol que fica a ganhar”, sublinhou Pinto da Costa após o fim do encontro, ele que fez questão de comentar o lance que marcou o encontro entre Benfica e Dusseldorf, que teve como protagonistas Luisão e o árbitro: “Esta correção vem compensar o triste episódio que vimos hoje [ontem] na Alemanha. Estes episódios é que fazem com que o futebol tenha uma imagem negativa.”

Quanto ao campeonato, Jorge Nuno Pinto da Costa fala em dar o máximo para conseguir chegar às vitórias. “Nós costumamos vencer muitas vezes. Vamos tentar fazê-lo novamente, mas nada se pode garantir no futebol. Prometemos é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para vencermos os nossos encontros, referiu.

in "record.pt"