domingo, 27 de novembro de 2011

Pinto da Costa diz saber que tem telefone sob escuta

Nos discursos de final de cerimónia, Valentim Loureiro e Pinto da Costa reafirmaram uma amizade forte e especialmente solidificada pelo que passaram no processo "Apito Dourado." O Major começou por dizer que os dois foram companheiros de escutas telefónicas, mas o presidente portista depressa o corrigiu. "Não fomos. Somos! Não tenho dúvidas de que o meu telefone está sob escuta. Se até o Procurador-Geral da República não sabe se está a ser escutado, que dizer de nós", vincou, garantindo depois que sabe quem esteve e se mantém "por detrás de tudo isto".
Pinto da Costa contou, depois, que num jantar com a Naval, conheceu João Ataíde, o actual presidente da Câmara da Figueira da Foz, ex-director da Policia Judiciária do Porto, e que este lhe disse já ter sido acusado de ter sido ele a avisar o líder portista que a polícia iria a sua casa, quando nem o conhecia.

Dérbi de Lisboa passou ao lado do presidente

Quando Pinto da Costa disse estar "só preocupado com o FC Porto-Braga e não com o Benfica-Sporting" estava a ser honesto. Além de não ter visto o jogo - a quinta onde foi servido o jantar não tinha televisão- o presidente nem se preocupou em saber do andamento do resultado, ao contrário da larga maioria da sala. O Benfica marcou quando Pinto da Costa estava nos aperitivos, mas o líder dos azuis e brancos só o soube muito mais tarde. "Uma das equipas perderá pontos para nós, se ganharmos ao Braga. Qualquer resultado será bom" comentou, já bem perto da partida terminar.

Surpreendido pela homenagem

Quando recebeu um quadro de presente da Banda Musical de Melres, Pinto da Costa não disfarçou a surpresa. "Não sabia da homenagem. Vim cá só por causa do aniversário das instalações da banda", sorriu, retribuindo depois em elogios todo o carinho recebido da população dessa freguesia de Gondomar. O presidente lamentou "o espectáculo musical ter terminado" e por ter gostado tanto prometeu que a dita banda será convidada para uma futura cerimónia do FC Porto.

"Confio mais no Vítor agora do que quando o contratei"

Pinto da Costa não tem dúvidas: a vitória conquistada em Donetsk serviu para deixar definitivamente para trás o momento menos positivo. A confiança nos jogadores e equipa técnica também saiu reforçada da Ucrânia, sobretudo pela forma como o triunfo foi conquistado. "Fim da crise? Acredito sinceramente que sim, até porque fizemos uma grande exibição. Podíamos ter conseguido a vitória com uma exibição menos conseguida, mas não foi isso que aconteceu. Não podemos esquecer que o Shakhtar não é uma equipa qualquer e ainda há poucos anos venceu a Liga Europa. Deram tudo nesse jogo, o que nos dificultou imenso, ainda para mais com o frio que fazia. Por tudo isto, essa vitória foi a prova de que a crise era só de resultados, não do momento em que a equipa se encontrava", explicou.
De seguida, perguntou-se a Pinto da Costa se continuava a manter a confiança em Vítor Pereira. "Essa pergunta devia ser feita ao "Correio da Manhã", eles é que sabem. Parece que já têm vários treinadores para nós. Eu não sei de nada e não estou preocupado. Se confio mais no treinador do que quando o apresentei? Neste momento confio ainda mais devido à forma como a equipa ouve e segue Vítor Pereira e por ser cada vez mais evidente que os jogadores compreendem aquilo que ele deseja."
Sendo assim, sobrou outra pergunta: o que justificou os maus resultados? "Em Olhão, falhámos um penálti e o árbitro não marcou outros dois. Com o Feirense, não tivemos a sorte de uma das duas bolas que foram à trave. E no Chipre, o jogo não correu bem, mas defrontámos uma equipa que ainda não perdeu na Liga dos Campeões." Neste ciclo há, no entanto, uma excepção: Coimbra? "O Porto não foi o Porto habitual e a Académica foi uma Académica anormal. Três dias depois, viu-se que o FC Porto foi uma equipa anormal em Coimbra; e seis dias depois, viu-se também que a Académica tinha sido uma Académica anormal frente ao FC Porto [referindo-se à derrota de sexta-feira com o Beira-Mar]", concluiu.

Manter a regra

Pinto da Costa espera "um bom jogo e uma boa vitória" contra o Braga. "É com esse espírito que a equipa entra sempre em campo. E quando isso não acontece é uma excepção e não uma regra. Portanto, estou convencido que vamos ter uma exibição no seguimento daquela que tivemos em Donetsk", frisou, lembrando de que se trata de uma reedição da final da Liga Europa. "É sempre um prazer jogar com o Braga. É uma bela equipa e um clube que tem progredido muito. Nós estamos francamente melhor, o moral da equipa está forte e é importante ganhar. E se ganharmos, continuaremos a ser líderes, algo que muita gente se esquece. Mas estes três pontos são iguais aos de outro jogo qualquer.", sublinhou, perspectivando as contas na Liga dos Campeões. "Ainda faltam três pontos. No dia 6 de Dezembro, vamos fazer tudo para os conquistar".

in "ojogo.pt"

Secretário: "FC Porto é como o Real Madrid. Braga cresceu muito"

Antigo jogador do FC Porto e do Braga, Secretário passou mais anos de dragão ao peito, mas nutre um carinho especial pela equipa minhota. Foi lá que rodou durante um ano, regressando às Antas para se impor definitivamente. Antigo internacional, teve ainda uma passagem pelo Real Madrid, em 1996/97 e 1997/98. Por conhecer a realidade dos dois clubes, o antigo jogador traça as devidas comparações. "O Real Madrid é um dos melhores clubes do mundo, talvez mesmo o melhor, mas em termos de estrutura e de organização, o FC Porto não fica atrás", elogia.
Secretário também conhece bem o Braga, clube que representou em 1992/93. "No meu tempo tinha excelentes condições e um excelente estádio, mas cresceu muito e rapidamente. Fico contente por ver que está a intrometer-se entre os três grandes."
Se FC Porto e Braga cresceram imenso, tal deve-se, e muito, a Pinto da Costa e a António Salvador. Secretário conheceu de perto o presidente portista. "Todos têm um grande respeito por ele. Basta olhar para ele para saber se está bem-disposto ou maldisposto. Ao contrário do que podem pensar, é afável e brincalhão", destaca, continuando os elogios. "É um grande líder. Levou o FC Porto a um nível altíssimo."
O antigo defesa recorda os momentos em que Pinto da Costa chegava ao balneário, sobretudo nas horas más. "Não digo que tremíamos, mas havia um respeito enorme. Quando tinha de dar o seu grito e demonstrar a sua insatisfação, já sabíamos que não ia ser fácil... É por isso que o FC Porto, nestas alturas menos boas, consegue dar a volta às situações", lembra.
Com António Salvador não chegou a trabalhar em Braga, mas tem uma opinião positiva. "Está a fazer no Braga o que Pinto da Costa fez no FC Porto, numa dimensão mais baixa, mas também com menos tempo", recorda.
Por quem vai torcer hoje? A resposta sai rápida e justificada. "Pelos anos que passei lá, torço pelo FC Porto. Mas não esqueço o ano que passei no Braga. Fiz uma excelente época e, inclusive, quando voltei ao FC Porto fiquei definitivamente, depois de ter andado cinco anos emprestado. Foi uma época muito importante para mim. Ficarei sempre grato ao Braga", revela.

"Tinha qualidade para jogar neste FC Porto e no Braga"

Fala a voz da experiência. Antigo lateral-direito do FC Porto e da Selecção Nacional, Secretário diz, em jeito de brincadeira, que "tinha qualidade mais que suficiente para jogar neste FC Porto ou no Braga". Precisava era de perder uns quilitos... Brincadeira à parte, analisa o problema na lateral-direita que afecta as duas equipas, que pode obrigar os dois treinadores a opções de recurso. Com Sapunaru a recuperar o ritmo físico ideal, depois de sofrer uma lesão, restam Fucile ou Maicon no FC Porto. "O Fucile por vezes vacila. Comete erros que não pode cometer. Para ele, parece que torna o jogo fácil de mais, mas há coisas que faz como defesa que não pode fazer", avisa. Se a aposta recair em Maicon, o FC Porto ganha na capacidade defensiva, mas perde no ataque. "Em termos ofensivos, sendo central, participa pouco no ataque. O FC Porto pode ficar um pouco coxo. Nos jogos que tem feito a lateral, neste último, contra o Shakhtar, esteve bem. Foi um jogo bem conseguido, mas nos outros não esteve tão bem", analisa.
Já o Braga não pode contar com Baiano, que continua lesionado. A opção deverá recair novamente numa adaptação. "O Salino é um jogador mais ofensivo. O treinador vê qualidades nele, porque é rápido, o que pode trazer vantagens nessa posição. Mas não tem rotina de lateral e, por vezes, há situações durante o jogo em que se nota isso mesmo. Nota-se isso quando tem de fechar espaços interiores, comete muitas faltas e nota-se que não se sente confortável numa posição que não é a dele", analisa o antigo jogador do FC Porto e do Braga.

"Vítor Pereira e Leonardo Jardim são líderes"

Com o curso de IV Nível, Secretário faz a comparação entre os dois colegas de profissão que hoje vão estar no Dragão. "Vítor Pereira está a tentar agarrar a oportunidade que lhe foi dada. Pinto da Costa anda no futebol há muitos anos e certamente não foi por acaso que apostou nele. Foi apanhado de surpresa com a saída de André Villas-Boas, mas não faltam treinadores por esse mundo fora... Se apostou nele foi porque tem qualidades como treinador e como líder", refere, considerando que a irregularidade da equipa portista não vai prejudicar a ascensão de Vítor Pereira. "Tem tido momentos bons e outros menos bons, mas vai ganhando experiência e pode lançar-se para uma grande carreira."
Igualmente positiva é a imagem que tem do treinador do Braga. "Leonardo Jardim fez excelentes trabalhos no União da Madeira, no Chaves e no Beira-Mar. No Braga também está a fazer um bom campeonato. Por algumas entrevistas que tenho lido e ouvido, nota-se que tem espírito de líder. Parece que estamos diante de um excelente treinador", destaca.

"João Moutinho cada vez mais ofensivo"

Quem vai decidir o jogo de hoje? Secretário não consegue destacar apenas um jogador, até porque acredita que "vai ser um jogo com golos", mas acredita que alguns jogadores podem fazer a diferença. "O FC Porto tem o Hulk, o Kléber e o Moutinho, que, apesar de jogar no meio-campo, cada vez participa mais em termos ofensivos", elogia, lembrando que a equipa de Leonardo Jardim também têm jogadores de nível. "O Braga tem o Alan, o Mossoró e o próprio Nuno Gomes, que umas vezes joga e outras fica no banco, mas tem experiência", alerta, considerando, no entanto, que "o FC Porto é o grande favorito".


Vai estagiar em Espanha

Depois de arrumar as chuteiras de jogador, no Maia, em 2007, Secretário iniciou a carreira de treinador, como adjunto de Mário Reis. "Um grande senhor, com quem aprendi bastante como adjunto", reconhece. Seguiu-se novo passo, agora como treinador principal. Passou pelo Maia, Lousada e Arouca, encontrando-se actualmente à espera que o telefone toque para voltar ao banco. "Comecei a carreira há relativamente pouco tempo. Tirei o IV nível de treinador. Depois da última experiência, no Arouca, optei por fazer uma pausa", justifica. Não parou, aproveitando para melhorar os conhecimentos. "Fiz alguns estágios complementares em algumas equipas e brevemente quero fazer um em Espanha nas selecções de sub-19 e de sub-21 com o Luís Milla, que foi meu colega no Real Madrid", revela.
Apesar da paragem, o antigo internacional português admite que não deu o tempo por perdido, bem pelo contrário. "Esta paragem de um ano e meio foi muito importante para mim. Aprendi bastante e sinto-me cada vez mais preparado para agarrar um projecto", anuncia.
O telefone já tocou, mas entendeu que não devia aceitar as propostas que lhe fizeram. "Tive alguns convites que não aceitei, porque entendi que não era o clube certo ou o momento oportuno", justifica.

in "ojogo.pt"

Incrível continua no centro do ataque

A aposta em Hulk no centro do ataque é para manter, pelo menos na partida com o Braga, apesar de Vítor Pereira ter os dois pontas-de-lança do plantel, Kléber e Walter, disponíveis. Contudo, só o mais recente internacional brasileiro é que foi convocado para se sentar no banco, tal como sucedeu em Donetsk.
O Incrível estreou-se esta época como referência no centro do ataque e a aposta resultou em cheio pelo que o treinador não vê motivos para mudar, mesmo que Hulk não seja um "matador" e muito menos um cabeceador nato. Além disso, sente-se muito melhor a jogar descaído na direita, onde goza de mais liberdade de acção. Na prática, Vítor Pereira segue o exemplo dado por Villas-Boas no início de 2011, quando Hulk foi o eleito para render o lesionado Falcao, ficando Walter no banco de suplentes.
Djalma e James completam o tridente que assumirá as despesas do ataque à baliza de Quim. No meio-campo, tudo indica que Vítor Pereira não vai mexer nas peças, mas apenas na sua disposição, invertendo o triângulo usado na Ucrânia.
Meio ano depois de Dublin, a reedição da final da Liga Europa tem o Dragão como palco e, tal como na Irlanda, os portistas partem como favoritos. Desta vez, porém, não estão a culminar uma época absolutamente arrasadora. Pelo contrário. É preciso provar que o FC Porto sem atitude ou fio de jogo de Coimbra está mesmo morto, conforme foi prometido pelo grupo de trabalho a Pinto da Costa. O murro na mesa foi dado na Ucrânia, mas os adeptos continuam de pé atrás, preferindo esperar pelo segundo triunfo consecutivo, que manterá a equipa no topo do campeonato, para ir à missa de sétimo dia do tal Porto anunciado à boca grande como moribundo.
Mas este encontro tem mais um desafio/incentivo para os dragões: se não deixar os três pontos fugir para o Minho, o FC Porto atinge os 50 jogos consecutivos sem perder no campeonato nacional, ficando a apenas três de igualar o recorde do clube, alcançado na regência de Bobby Robson, entre 1994 e 96. Já agora, o melhor registo nacional pertence ao Benfica de John Mortimore: 56 jogos entre 1976 e 78.

Kléber fica no banco

Walter vai para a bancada

Walter voltou a ser riscado por Vítor Pereira para o jogo de hoje frente ao Braga. Depois de ter realizado alguns jogos a titular - cinco, para ser preciso -, o brasileiro ficou de fora na viagem a Donetsk por não se encontrar inscrito na Liga dos Campeões; no entanto, no regresso às competições nacionais, Walter foi novamente afastado da lista de convocados, desta vez por decisão técnica. Aliás, o avançado junta-se a Sapunaru na curta lista de jogadores que ficaram de fora da partida com o Braga por opção de Vítor Pereira, embora o caso do romeno até seja diferente, tendo em conta que o lateral encontra-se apenas agora a regressar de uma lesão. Esta escolha do treinador acaba por estar intimamente ligada à opção de manter Hulk no centro do ataque; desta forma, Vítor Pereira pretende contar apenas com um ponta-de-lança no banco, considerando que a opção por Kléber lhe oferece mais garantias na eventualidade de ser obrigado a tornar a equipa mais ofensiva durante o encontro - frente ao Shakhtar, por exemplo, não foi necessário recorrer à utilização de um avançado de área. Isto apesar do internacional brasileiro já não marcar há quase um mês, embora esse último golo até tenha surgido na condição de suplente utilizado: Kléber entrou aos 55 minutos do jogo com o Paços de Ferreira para assinar o segundo golo do FC Porto na partida

in "ojogo.pt""

FC Porto-Braga: após o derby, o quase-clássico (antevisão)

No Estádio do Dragão, a formação de Vítor Pereira vai tentar capitalizar a confiança de Donetsk. Será que uma vitória nos últimos quatro jogos chega para virar o momento de uma equipa?


MOMENTO:
F.C. Porto:
Uma vitória em Donetsk virou do avesso a confiança portista: o F.C. Porto está agora com o apuramento na Liga dos Campeões à distância de uma triunfo em casa, pelo que o nervosismo enorme que se seguiu à derrota pesada em Coimbra foi amenizado. Em semana de derby, de resto, a recepção ao F.C. Porto assume capital importância para os dragões, que podem ganhar pontos a um adversário (ou aos dois).

Sp. Braga:
Defronta o último dos três grandes em jogos seguidos: já empatou com o Benfica e perdeu em Alvalade, deixando até boa imagem. Por isso vai passando deste triplo teste sem se queimar. Pela frente encontra um adversário que respira melhor, mas sabendo que nos últimos quatro jogos o F.C. Porto só ganhou um. Já agora, das duas últimas vezes que ganhou no Porto despediu o treinador: primeiro Octávio e depois Fernández.

AUSÊNCIAS:
F.C. Porto:
Guarín, Mangala, Iturbe, Alex Sandro e Emídio Rafael, todos por lesão.

Sp. Braga:
Elderson, por castigo, Imourou, Baiano, Nuno André Coelho, Custódio, Zé Luís, Ukra e Carlão, todos por lesão.

DISCURSO DIRECTO:
Vítor Pereira:
«Sentimos que a massa associativa está connosco. Queremos um grande ambiente, um grande jogo e uma grande vitória. A equipa está bem, mais confiante e concentrada. Esperamos um Braga competitivo, de qualidade, bem orientado, que nos últimos anos se afirmou no futebol português.»

Leonardo Jardim:
«A nossa abordagem não depende do momento do Porto, se está mais ou menos forte ou se fez um jogo mais ou menos conseguido. Vamos querer neutralizar o adversário e potenciar as características da equipa tentando controlar o jogo desde o início. Vamos ter ambição e querer discutir o resultado.»

HISTÓRICO:
O saldo das recepções do F.C. Porto ao Sp. Braga é claramente favorável aos dragões: em 68 jogos ganharam 57, empataram sete e perderam quatro. A última derrota em casa já data de 2005, aliás. No entanto, há outra curiosidade: duas das vitórias do Braga no Porto despediram o treinador: Octávio Machado e Victor Fernández saíram após derrotas com o mesmo adversário.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. Porto: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando, Defour e João Moutinho; Djalma, Hulk e James.
Outros convocados: Bracali, Fucile, Souza, Belluschi, Cristian Rodriguez, Varela e Kléber.

Sp. Braga: Quim; Salino, Ewerthon, Douglão e Paulo Vinicius; Djamal e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.
Suplentes: Berni, Rodrigo Galo, Vinícius, Mérida, Nuno Gomes, Rivera, Paulo César e Meyong.

in "maisfutebol.iol.pt"

Volta o conforto do lar

OBJETIVO DE ALCANÇAR 50 JOGOS SEM PERDER



Na sequência de 4 jogos consecutivos fora de portas, nos quais somou apenas uma vitória – em Donetsk –, o campeão nacional volta, esta noite, a jogar perante o seu público e tem muito mais em jogo do que os 3 pontos.
Chegar aos 50 jogos sem perder no campeonato é a fasquia intercalar que se apresenta perante os dragões e que permitirá esquecer os maus resultados sofridos fora de portas.
in "record.pt"

Defour seguro

TRIO DO MIOLO CONVENCEU EM DONETSK



Vítor Pereira deve manter Defour no onze que vai defrontar hoje o Sp. Braga. Apesar da feroz concorrência que lhe é movida pelo criativo Belluschi, o internacional belga faz valer o seu estatuto de talismã: sempre que é titular a equipa vence.
Foi assim com o V. Setúbal, Shakhtar Donetsk (em casa e fora), Pêro Pinheiro, Nacional e P. Ferreira.
inn "record.pt"

Vítor Pereira cobiça marca do Benfica de Mortimore

Vítor Pereira, por vezes tão contestado e ainda à procura de conquistar plenamente o exi- gente tribunal do Estádio do Dragão, segue devagarinho a tentar inscrever o seu nome na história. Se o FC Porto não perder hoje frente ao SC Braga somará de imediato 50 jogos sem derrotas para o Campeonato e fica com registo notável, a abrir portas para os patamares seguintes, que são gloriosos. 

Vítor Pereira ambicionará de forma automática o feito excepcional de Bobby Robson, que nas épocas 1994/95 e 1995/96 assinou 53 encontros sem perder pelo FC Porto. É a melhor marca da história do clube, nenhum outro homem ousou aproximar-se destes números. 

Alargando o campo de visão, Vítor Pereira poderá fixar os olhos no Benfica de John Mortimore, que assinou um dos momentos mais expressivos da história do futebol português: 56 jogos consecutivos sem derrotas para o Campeonato. Este momento ficou consumado em três estações consecutivas: parte de 1976/77, a totalidade de 1977/78 e por fim parte de 1978/79. 

Os números de Mortimore, agora perfeitamente ao alcance do FC Porto, são fantásticos e ao mesmo tempo caprichosos. O técnico inglês foi apenas campeão numa dessas três temporadas e em 1977/78 perderia mesmo o título para o FC Porto de Pedroto sem qualquer derrota. Não perder, portanto, nem sempre é sinónimo de sucesso arrebatador...


in "abols.pt"

Pinto da Costa com confiança reforçada em Vítor Pereira

Pinto da Costa continua a não dar sinais de arrependimento pela aposta em Vítor Pereira para o cargo de treinador principal do FC Porto.

«Confio mais agora [em Vítor Pereira], até pela forma como a equipa o ouve e segue. As coisas estão mais evidentes», disse o líder portista, à margem de uma homenagem de que foi alvo pela Banda Musical de Melres.

Pinto da Costa perspectiva «um bom jogo e uma boa vitória» na recepção ao SC Braga, deixando rasgados elogios ao adversário minhoto: «É uma boa equipa e um clube que tem vindo a crescer, o seu presidente [António Salvador] é meu amigo pessoal».

A derrota [0-3] com a Académica, e consequente eliminação da Taça de Portugal, resultou de um «jogo de excepção». «Não foi o Porto habitual e isso também se viu na quarta-feira [frente ao Shakhtar]», referiu Pinto da Costa, lançando já a decisiva recepção ao Zenit: «Faltam três pontos. Vamos fazer tudo para vencer e garantir o apuramento».

Questionado pelos jornalistas, Pinto da Costa jogou à defesa quanto a uma eventual recandidatura à presidência do FC Porto: «É muito cedo para pensar nisso, o mandato só termina em 2013. Sei a vontade que tenho hoje e que quero ganhar ao Braga amanhã [domingo]».


in "abola.pt"

Kléber a marcar passo há um mês

O que é feito de Kléber? O ponta-de-lança brasileiro não desapareceu, pois mesmo em Donetsk, onde não jogou, parece ter-se incompatibilizado com a baliza adversária, uma vez que não marca qualquer golo desde 28 de Outubro, no encontro com o P. Ferreira, a quem apontou um dos três golos dos dragões.

De então para cá, e já se passaram entretanto quatro desafios, Kléber tem ficado em branco. Não esteve no último, com o Shakhtar, mas marcou o ponto nos três anteriores. E num total de 172 minutos em campo, nem um golinho fez. Nesta três partidas, o FC Porto marcou unicamente um! Foi ao APOEL, com quem perdeu por 2-1. Seguiu-se o empate com o Olhanense (0-0) e a derrota frente à Académica, por 3-0.

Isto é, num momento em que a equipa mais precisava que o seu ponta-de-lança fizesse a diferença, operasse um milagre, ficou a ver... o adversário marcar na sua baliza.


in "abola.pt"