domingo, 27 de novembro de 2011

FC Porto-Braga: após o derby, o quase-clássico (antevisão)

No Estádio do Dragão, a formação de Vítor Pereira vai tentar capitalizar a confiança de Donetsk. Será que uma vitória nos últimos quatro jogos chega para virar o momento de uma equipa?


MOMENTO:
F.C. Porto:
Uma vitória em Donetsk virou do avesso a confiança portista: o F.C. Porto está agora com o apuramento na Liga dos Campeões à distância de uma triunfo em casa, pelo que o nervosismo enorme que se seguiu à derrota pesada em Coimbra foi amenizado. Em semana de derby, de resto, a recepção ao F.C. Porto assume capital importância para os dragões, que podem ganhar pontos a um adversário (ou aos dois).

Sp. Braga:
Defronta o último dos três grandes em jogos seguidos: já empatou com o Benfica e perdeu em Alvalade, deixando até boa imagem. Por isso vai passando deste triplo teste sem se queimar. Pela frente encontra um adversário que respira melhor, mas sabendo que nos últimos quatro jogos o F.C. Porto só ganhou um. Já agora, das duas últimas vezes que ganhou no Porto despediu o treinador: primeiro Octávio e depois Fernández.

AUSÊNCIAS:
F.C. Porto:
Guarín, Mangala, Iturbe, Alex Sandro e Emídio Rafael, todos por lesão.

Sp. Braga:
Elderson, por castigo, Imourou, Baiano, Nuno André Coelho, Custódio, Zé Luís, Ukra e Carlão, todos por lesão.

DISCURSO DIRECTO:
Vítor Pereira:
«Sentimos que a massa associativa está connosco. Queremos um grande ambiente, um grande jogo e uma grande vitória. A equipa está bem, mais confiante e concentrada. Esperamos um Braga competitivo, de qualidade, bem orientado, que nos últimos anos se afirmou no futebol português.»

Leonardo Jardim:
«A nossa abordagem não depende do momento do Porto, se está mais ou menos forte ou se fez um jogo mais ou menos conseguido. Vamos querer neutralizar o adversário e potenciar as características da equipa tentando controlar o jogo desde o início. Vamos ter ambição e querer discutir o resultado.»

HISTÓRICO:
O saldo das recepções do F.C. Porto ao Sp. Braga é claramente favorável aos dragões: em 68 jogos ganharam 57, empataram sete e perderam quatro. A última derrota em casa já data de 2005, aliás. No entanto, há outra curiosidade: duas das vitórias do Braga no Porto despediram o treinador: Octávio Machado e Victor Fernández saíram após derrotas com o mesmo adversário.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. Porto: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando, Defour e João Moutinho; Djalma, Hulk e James.
Outros convocados: Bracali, Fucile, Souza, Belluschi, Cristian Rodriguez, Varela e Kléber.

Sp. Braga: Quim; Salino, Ewerthon, Douglão e Paulo Vinicius; Djamal e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.
Suplentes: Berni, Rodrigo Galo, Vinícius, Mérida, Nuno Gomes, Rivera, Paulo César e Meyong.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: