terça-feira, 3 de maio de 2011

Obrigado Falcao: bandeiras do Porto esgotaram em Maiorca

Rivalidade com o Villarreal motiva apoio inesperado aos dragões


O F.C. Porto encontrou na ilha de Palma de Maiorca um aliado inesperado nesta eliminatória da Liga Europa. O sucesso dos dragões na primeira mão das meias-finais com o Villarreal despertou um súbito interesse na equipa portista. O motivo remonta ao início da temporada.

O Maiorca terminou o último campeonato no quinto posto, mas foi impedido pela UEFA de participar na Liga Europa, devido à crise financeira que atravessava. A vaga acabou por ser atribuída...ao Villarreal. Ora, a partir daí, o «submarino amarelo» passou a ser clube inimigo. E a cavalgada dos homens de Juan Carlos Garrido na Europa ainda veio aumentar mais a frustração dos insulares. Até ao jogo do Dragão...

«O jogo foi lindo! Nas redes sociais, cada golo era festejado como se fosse um golo do Maiorca. Houve muita gente que tirou fotografias da mão aberta e publicou no Facebook, para lembrar os cinco golos que eles sofreram», conta Rafael Martorell, presidente da associação de claques do Maiorca, em conversa com o Maisfutebol. 

O triunfo do F.C. Porto foi largamente debatido nos sites e fóruns do clube e o Twitter de Falcao, autor de quatro golos, foi invadido por mensagens de agradecimento maiorquinas. A tarefa portista está, ainda, a meio, mas, em Maiorca já se prepara o apoio para a segunda mão.

«As bandeiras do F.C. Porto estão esgotadas em Maiorca. Com isto digo quase tudo. As pessoas daqui estão muito satisfeitas com o F.C. Porto», assegura.

Muita imaginação na hora de prever o resultado

A semana promete ser intensa na ilha. Para além de aguardarem pela eliminação do Villarreal na Liga Europa, no domingo seguinte, será a vez de o Maiorca receber o rival, para o campeonato. Apesar de estar no 11º lugar, bem longe do quarto posto ocupado pelo Villarreal, para o Maiorca será como uma «final do campeonato do mundo». 

«Estamos a preparar tudo ao pormenor para o receber. É o nosso orgulho que está em causa e queremos muito ganhar. Gravámos, inclusive, um videoclip, com cerca de um minuto, para dar apoio à equipa nesse jogo. Vários cantores cá da ilha e humoristas participaram e até aparece uma bandeira do F.C. Porto», afirma Rafael Martorell. 

Antes disso, contudo, as atenções estão centradas no jogo com os dragões. E qual é o resultado mais pedido? «5-0 para o F.C. Porto. É o que diz toda a gente. Mas se quer a minha opinião, preferia que o Villarreal ganhasse 5-1, o jogo fosse a prolongamento e o F.C. Porto marcasse no último minuto, com um autogolo do Borja Valero, que já jogou por nós», atira o adepto, entre risos. 

Para o fim fica uma pergunta delicada. Com tanto amor ao F.C. Porto, arriscaria o Maiorca tentar levar algum dragão para a ilha de Palma? «É complicado, mas no futebol nada é impossível. O clube recebeu um encaixe de 20 milhões de euros e nós estamos muito satisfeitos com o português que temos, o Nunes, por isso, é uma questão de tentar. Seria muito bem recebido, porque antes de vir já nos tinha dado alegrias», frisou. 

Para lançar a recepção ao Villarreal, os adeptos do Maiorca preparam alguns vídeos onde é visível a gratidão ao F.C. Porto. Num deles, surge a imagem de Falcao no final do jogo do Dragão. Noutro, aparece um cachecol do clube portista entre os apoiantes da equipa de Nunes. Sintomático.

in "maisfutebol.iol.pt"

AC Milan, Hulk e 70 milhões em reforços

Dirigentes já projectam a próxima temporada da equipa


O AC Milan já projecta a próxima temporada e Silvio Berlusconi promete verbas avultadas para o investimento em reforços. Hulk, avançado do F.C. Porto, é um nome assumido pelo clube transalpino.

«O Milan sempre procurou grandes campeões, com o objectivo de ganhar tudo. Gastamos anualmente, pelo menos, 50 milhões de euros, este ano são 70 milhões. Continuaremos com esta atitude dispendiosa», promete Berlusconi.

Os jornais italianos lançam várias hipóteses, de Ganso (Santos) a Cristiano Ronaldo, passando por uma das estrelas do F.C. Porto. «Gosto muito de Hulk, mas isso não quer dizer nada, também gosto muito de um avançado argentino do Barcelona», brinca o administrador executivo do clube, Adriano Galliani, referindo-se a Leo Messi.

O dirigente do AC Milan comentou ainda o interesse em Ganso, jovem brasileiro do Santos. «O Ganso é um excelente jogador mas o Santos também tem outro de que gosto muito: Danilo», esclareceu Galliani.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: três regressos para Villarreal

Helton, Sapunaru e João Moutinho de volta à convocatória


Helton, Sapunaru e João Moutinho regressam à convocatória de André Villas-Boas para o confronto desta quinta-feira com o Villarreal, da segunda-mão das meias-finais da Liga Europa. O guarda-redes Kieszek e Mariano González, presentes na lista para o jogo de Liga em Setúbal, ficam de fora. 

Belluschi continua de fora, a contas com uma lesão, tal como Fucile e Emídio Rafael.

O F.C. Porto leva vantagem na eliminatória, depois de ter derrotados os espanhóis no Estádio do Dragão, por 5-1.

Convocatória:

Guarda-Redes: Helton e Beto
Defesas: Sapunaru, Sereno, Rolando, Maicon, Otamendi e Alvaro Pereira
Médios: Fernando, Guarín, Ruben Micael, João Moutinho e Souza
Avançados: Cristian Rodríguez, James, Varela, Hulk, Falcao e Walter 

in "maisfutebol.iol.pt"

Cardoso da Silva: "Quem quiser Rolando fale com o Porto"

O empresário do central confirma contactos exploratórios de vários clubes.
Rolando continua na ordem do dia.
O defesa do FC Porto entra nas cogitações de vários clubes, particularmente italianos, com a imprensa daquele país a citar continuamente os nomes de Juventus e Roma, como clubes interessados na sua contratação.
Cardoso da Silva, empresário de Rolando, admite que os jogadores do FC Porto estão valorizados com magnifica época que a equipa tem realizado, mas continua a afirmar que os contactos exploratórios, não passam disso, nem têm cabimento se o clube entender não lhes dar seguimento.
in "rr,pt"

F.C. Porto é o terceiro melhor do Mundo para a IFFHS

«Dragões» no pódio na classificação anual

O F.C. Porto é o terceiro melhor clube do Mundo no «ranking» anual da IFFHS, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, atrás de Barcelona, novo líder que destronou o Inter, e Real Madrid.


Os «dragões», que tinham sido o melhor clube do mês de Março, ficam em segundo em Abril, atrás dos brasileiros do Santos. Na classificação anual sobem um lugar, de quarto para terceiro.

O segundo clube português na lista continua a ser o Sp. Braga, que subiu quatro posições para o 37º lugar, seguido do Benfica, 41º, e depois do Sporting, 64º. 

Nota ainda para o Villarreal, adversário do F.C. Porto na Liga Europa, que subiu ao sétimo lugar do «ranking» mundial.

Ranking de Abril

1. (2) Barcelona (ESP) 300,0 
2. (3) Real Madrid (ESP) 298,0 
3. (4) F.C. Porto (POR) 278,0 
4. (6) Manchester United (ING) 269,0 
5. (1) Inter Milão (ITA) 250,0 
6. (5) Internacional Porto Alegre (BRA) 238,0 
7. (10) Villarreal (ESP) 236,0 
8. (12) Manchester City (ING) 228,0 
9. (8) Zenit S. Petersburgo (RUS) 217,5 
10. (14) Paris Saint-Germain (FRA) 216,0 
(...)
37. (41) Sp. Braga, 177,0
41. (42) Benfica, 171,5
64. (63) Sporting, 145.5
174. (167) Marítimo, 91.5
323. (413) V. Guimarães, 66


in "maisfutebol.iol.pt"

"Gosto de enfrentar os rivais como faz o Messi"

NA presença de La Pulguita novamente no seu país gerou um reboliço mediático em torno do miúdo que explodiu com a camisola da Argentina no Sul-Americano de sub-20 depois de ter sido chamado a participar nos treinos da selecção principal no Mundial da África do Sul e de seis meses em que apenas se pôde treinar em Quilmes. Agora voltou ao clube em que se formou no Paraguai e sabe que está em contagem decrescente para jogar as últimas partidas com a camisola azul e vermelha do Cerro e começar a familiarizar-se com o azul e branco do FC Porto. "Será o desafio mais importante da minha carreira, um passo muito grande que darei depois de tudo o que lutei. Oxalá possa adaptar-me rapidamente e ganhar um lugar na equipa", desejou, em exclusivo, para O JOGO.


Tem seguido a campanha do FC Porto?

Sim, claro. Às vezes é complicado ver os jogos e acompanhá-lo como queria porque no Cerro passamos muito tempo em estágio e viajando, mas sei que já é campeão, que ganhou ao Benfica no estádio do rival e que vai jogar a final da Taça. E sei que está na semifinal da Liga Europa com todas as condições para chegar à final. Nota-se que tem um plantel muito competitivo e está a fazer uma grande temporada, espero que possa ganhar todos os títulos que está a disputar.

E já torce pela equipa como se fosse um adepto?

Claro, estou a torcer para que continue a ganhar. Ainda não sou parte do grupo, mas quero que tudo corra pelo melhor. Estou ansioso por chegar a Portugal, juntar-me ao plantel e começar a treinar com eles.

Sente-se preparado para chegar ao futebol europeu tão cedo?

É uma grande oportunidade para mim e vou esforçar-me ao máximo para triunfar. Estou com muita confiança de que me vai correr tudo bem. Sei que o FC Porto é uma grande equipa da Europa, que conta com futebolistas de primeiro nível e eu vou tentar acompanhar o ritmo deles.

Qual será o seu objectivo ao chegar ao futebol europeu?

É natural querer ser reconhecido e creio que estou no bom caminho para isso. Quero triunfar no futebol, sonhei com isso desde criança e é para isso que luto todos os dias. Sei que ainda tenho muito para aprender e, por isso, gosto de ver futebol nos meus tempos livres.

Vê muitos jogos do Barcelona para copiar o Messi? Como encara isso de ser comparado com ele?

Claro que o vejo, mas falta-me muito para ser como Messi. Ele é o melhor jogador do mundo e eu estou a começar a minha carreira. As comparações com Leo são algo que me dá muito orgulho. Ele é uma figura mundial e qualquer um gostaria de parecer-se com ele, mas o meu desejo é escrever a minha própria história.

Que características partilha com Messi?

Talvez a forma de encarar os rivais. Acho que temos o mesmo prazer em enfrentá-los e tentar desequilibrar com dribles. Mas tenho de repetir que Leo está num outro patamar: ele é o melhor. A mim falta-me aprender muitíssimo. Apenas metade do que ele é já seria fantástico. É um jogador muito completo, tem tudo: domínio da bola, velocidade, precisão, desequilíbrio e uma capacidade de definição bárbara. Impressiona-me a quantidade de golos que faz. Ninguém o consegue parar.

Hoje está a pagar pela inactividade em 2010?

Está a custar-me um pouco porque estive muito tempo sem competir e este Verão não pude participar na pré-temporada. É algo de que falei com o corpo técnico do meu clube. Sinto o apoio dele e trato de aproveitar cada vez que me dão uma oportunidade de jogar.

Em que condições espera chegar ao FC Porto?

Muito bem. Cada vez estou a jogar mais tempo e sinto-me melhor fisicamente. Não foi fácil agarrar o ritmo depois de tanto tempo, porque não é o mesmo treinar e jogar ou apenas treinar. Perdes capacidades. Mas já estou a recuperar esse tempo e estou a preparar-me para chegar na melhor forma possível e não sentir tanto a diferença quando começar a jogar pelo FC Porto.

Para lá da forma física, o que o prejudicou mais naquele conflito?

Eu sempre tive as coisas muito claras, por muito que se tenham dito um montão de disparates sobre mim. Eu escolhi representar a Argentina e a minha família sempre me apoiou. Sempre disse que tenho um grande carinho pelos dois países. O Paraguai também é a minha casa, foi lá que nasceram os meus pais e é um país ao qual estou agradecido. Depois, não dou importância ao que possam dizer sobre mim.

Agora vai ter de seduzir os adeptos portugueses...

Oxalá possa ganhar o carinho da gente do FC Porto depressa. Estou muito feliz por chegar a um clube tão grande, que me veio buscar aqui e me deu esta oportunidade que também é o próximo desafio da minha carreira.

Já imaginou jogar a próxima Liga dos Campeões?

Sim, já sonhei com isso. Jogar essa competição é quase como se fosse um mundial de clubes, porque é lá que estão todas as equipas importantes e os melhores jogadores do mundo. Oxalá esse momento chegue depressa e que antes disso o FC Porto possa dar muitas voltas olímpicas esta temporada.


"Fica-me linda, não?" Que bem que está!"

"Fica-me linda, não?" A camisola do FC Porto parecer ter poderes mágicos para Juan Manuel Iturbe, a promessa argentina que dois meses antes de chegar ao seu futuro clube a provou em exclusivo para O JOGO. Toda a sua timidez, a mesma que leva a falar sempre em voz baixa e a olhar para o chão enquanto fala, e o seu rosto sempre sério modifica-se quando recebe a camisola. Olha-a primeiro, sente-lhe a textura, veste-a e na sua cara desenha-se um sorriso enorme. "Ainda não a tinha vestido. Disseram-me que me iam enviar uma, mas ainda não a tenho" comenta com a mesma alegria de um menino que acaba de receber um presente. "Não sei que número terá a minha, verei quando chegar a Portugal qual me dão. Mas isso não é o mais importante. O que me motiva é que vou jogar num grande da Europa, entusiasma-se o argentino apontado como o novo Messi enquanto posa para as fotos no lóbi do Hotel Sheraton de Buenos Aires, onde se alojou o Cerro Porteño para estagiar antes do jogo com o Estudiantes de La Plata para a Copa Libertadores.

Família em Portugal para dar apoio

Iturbe chega ao Porto a tempo do arranque da próxima temporada, mas não viaja sozinho. "Vou viajar com toda a minha família, os meus pais e os meus irmãos", explica. "Hoje tenho a sorte de poder estar outra vez com eles. Escolhi estar perto da família e por isso voltei ao Paraguai, onde estavam todos instalados. Com eles ao meu lado sentia-me mais confortável e por isso em Julho vou levá-los para Portugal." Mas nem só a família servirá de suporte a Iturbe durante a fase de adaptação a Portugal e ao futebol europeu, até porque não faltam jogadores sul-americanos no plantel do FC Porto. "Ainda não tive a sorte de conhecê-los", sublinha o jogador. "O único com quem tive um contacto foi com o Nico Otamendi, com quem viajei para o Mundial da África do Sul. Mas vou ter tempo para isso. Para já, estou concentrado no Cerro Porteño e quero despedir-me daqui da melhor maneira possível."

La Pulguita decisivo no superclássico do Paraguai

Imagine um jogo entre o FC Porto e o Benfica disputado no Estádio da Luz; agora imagine que, a 20 minutos do fim, ainda não havia golos e que os portistas até já estavam reduzidos a 10 jogadores; imagine, ainda, que entrava na equipa do FC Porto um menino de 17 anos, e que esse menino marcava o primeiro golo, sofria o penálti para o segundo e a sua equipa ganhava 2-0. Pois bem, foi mais ou menos isso que Juan Iturbe fez ontem pelo Cerro Porteño, no mais escaldante clássico do Paraguai, disputado no terreno do Olimpia. O reforço dos portistas para a próxima época entrou em campo para resolver a partida, com um golo que começa a ser uma imagem de marca: correria desde o meio-campo e remate colocado à entrada da área. "Sempre sonhei em marcar um golo ao Olimpia", afirmou o avançado no final de um encontro em que voltou a ser apelidado de "Mini Messi" pela mais variada Comunicação Social paraguaia.

in "ojogo.pt"

James: o menino das assistências

Já não sobram muitas dúvidas sobre o potencial de James Rodríguez. Em Setúbal, o colombiano deixou para trás o título de promessa, para consolidar o estatuto de certeza neste FC Porto, depois de mais uma excelente exibição com ligação directa aos três primeiros golos. É verdade que não marcou nenhum - e James até só tem três golos esta temporada -, mas fez as assistências para dois e ainda tirou o cruzamento que deu origem ao autogolo de Valdomiro. Feitas as contas, James já contabiliza 12 assistências directas para golo esta época, apesar de ter sido chamado à titularidade em "apenas" 17 ocasiões. Nesta contabilidade, sobressai, sobretudo, os quatro passes para golo na Liga Europa, capazes de transformar o colombiano no terceiro melhor jogador da competição neste ranking específico. Eremenko (Dínamo de Kiev) tem seis, enquanto Arthur Boka (Estugarda) soma cinco, isto apesar de terem jogado mais tempo do que o portista, que participou em apenas 300 minutos na Liga Europa.
Para quem está apenas a realizar a primeira época na Europa, os números de James são fantásticos e fazem acreditar que o futuro do FC Porto passa muito por aquele pé esquerdo...

in "ojogo.pt"

Roma prepara oferta por Rolando

Depois da Juventus surge agora o Roma como estando interessado em Rolando, apontado como sucessor do francês Mexes, que está de saída do clube. Segundo o jornal online "Calciomercato", Walter Sabatini, director-desportivo dos romanos, vai contactar a SAD do FC Porto ainda esta semana para saber qual a disponibilidade para negociar o central mais utilizado por Villas-Boas. Doze milhões de euros é o valor apontado para o início de conversa.

in "ojogo.pt"

Rubin Kazan quer Rodríguez FC Porto nega negociações

O Rubin Kazan estará disposto a pagar 13 milhões de euros pela transferência do portista Cristian Rodríguez, noticiou a agência Lusa, acrescentando que a primeira ronda de negociações teria tido lugar em Moscovo quando o FC Porto visitou o Spartak. No entanto, fonte bem colocada no FC Porto disse a O JOGO que o jogador não mostra grande interesse em ir para a Rússia e que não há negociações, o que não significa que não possa haver interesse. O FC Porto é detentor de 70 por cento do passe do jogador, pertencendo os restantes 30% ao empresário Paco Casal.

in "ojogo.pt"

Falcao é o maior goleador de 2011

Imparável. Falcao continua a acumular distinções internacionais e, agora, é a de goleador mais eficaz do ano. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) fez as contas aos golos em 2011, de todos os jogadores em actividade, nas selecções e nas provas internacionais pelos respectivos clubes, e organizou um ranking, divulgado ontem, em que o líder destacado é o avançado do FC Porto.
Este é apenas mais um reconhecimento do valor de Falcao que continua a acumular recordes de finalização e de... elogios. El Tigre é o maior goleador internacional de 2011: entre jogos pela selecção da Colômbia e os jogos da Liga Europa pelo FC Porto, o avançado leva nove golos desde o início de Janeiro, sendo que apenas um foi alcançado com a equipa nacional, frente ao Equador. A este acrescenta o hat trick ao Spartak de Moscovo, o póquer ao Villarreal e ainda mais um aos russos, na partida de ida dos quartos-de-final.
Com estes nove golos, Falcao deixa para trás toda a concorrência. Curiosamente, o avançado italiano do Villarreal, Rossi, também neste capítulo é mais directo perseguidor de El Tigre, com sete golos: dois pela Itália e cinco pelo emblema espanhol. Wallyson (Cruzeiro) e Nanni (Cerro Porteño) também têm sete golos, mas todos apontados na presente edição da Taça Libertadores.
O primeiro póquer numa meia-final europeia em 50 anos - Falcao igualou o feito de Manfredini (argentino da Roma que marcou quatro golos ao Hibernian em 1961) - permitiu-lhe atingir mais dois registos: passou a ser o jogador com mais golos marcados na ainda curta história do Estádio do Dragão, e o jogador do actual plantel com mais remates certeiros esta temporada.
Por partes: Lisandro, o seu antecessor como número 9 dos azuis e brancos, orgulhava-se de ser o goleador-mor no novo recinto do FC Porto, com 36 golos distribuídos pelas quatro temporadas passadas em Portugal, mas Falcao passou a ter 38, em menos de metade do tempo. Hulk fecha o pódio com 30 golos e ainda está a tempo de chegar aos valores do argentino que actualmente defende as cores do Lyon.
E por falar em Hulk e Falcao, o colombiano relegou o brasileiro para o segundo lugar dos goleadores portistas na corrente época: neste momento, El Tigre tem mais um (34-33) do que o Incrível, no somatório de todas as provas oficiais, e menos dez jogos nas pernas. Ou seja, se atendermos apenas à eficácia, Falcao goleia Hulk.
Em 2010, com 41 golos em 48 jogos, o colombiano ficou em terceiro lugar na lista de goleadores. Ronaldo conseguiu mais cinco golos no mesmo número de partidas e Messi superou todos com uns incríveis 58 golos em 52 encontros, entre Argentina e Barcelona.

Guarín está igual a Messi

Falcao é o líder indiscutível do ranking de goleadores em 2010, mas a grande surpresa acaba por ser outro colombiano do FC Porto: Guarín. Isso mesmo. O médio mal-amado pelos adeptos na era de Jesualdo Ferreira tem andado com o pé quente e surge num incrível sétimo lugar, com seis golos, um pela Colômbia (ao Equador) e cinco pelo FC Porto na Liga Europa, dois ao CSKA de Moscovo e um ao Villarreal, ao Sevilha e ao Spartak.
Além do honroso posto, o que mais impressiona é o facto de ter a mesma eficácia este ano do que Messi ou Javier Hernandez, o "Chicharito" do Manchester United. E deixa para trás nomes como Dirk Kuyt, do Liverpool ou Nilmar, do Villarreal.
Óscar Cardozo, do Benfica, aparece no grupo dos 16º classificados, com cinco golos a nível internacional: um pelo Paraguai e quatro pelo seu clube. Com o mesmo número de golos em 2011, mas todos ao serviço do Maghreb Fès encontra-se um ex-portista: Tarik Sektioui.
O companheiro de Iturbe no Cerro Porteño, Nanni está no lote de terceiros colocados, com sete golos, todos conseguidos na Taça Libertadores.

in "ojogo.pt"

Falcão no top 10 da história portuguesa na Europa

COLOMBIANO OCUPA A NONA POSIÇÃO COM 20 GOLOS


O avançado colombiano Radamel Falcão está a fazer história na edição 2010/2011 da Liga Europa e já entrou no top 10 dos melhores marcadores das taças europeias ao serviço de equipas portuguesas.
Primeiro jogador a marcar quatro golos num meia-final europeia em meio século, nos 5-1 ao Villarreal, Falcão conta 20 golos europeus, 16 esta época, em 14 jogos (incluindo os playoffs, excluídos das contas da UEFA), aos quais junta quatro em oito embates da Liga dos Campeões 2009/10.
Com duas dezenas de golos, em míseros 22 jogos, o internacional colombiano é já o nono classificado da história lusa na Europa, tendo, com os quatro tentos de quinta-feira, ultrapassado uma série de lendas.
De uma assentada, Falcão ultrapassou jogadores como Figueiredo, o brasileiro Derlei, João Vieira Pinto, Jordão, Lourenço, José Àguas e Manuel Fernandes.
A próxima meta do sul-americano chama-se Fernando Gomes, que segue no oitavo posto, com 22 tentos, 17 ao serviço do FC Porto e cinco do Sporting. Muito longe está o primeiro lugar, do rei Eusébio, com os seus inating 57 tentos.
Com os quatro golos ao Villarreal, Falcão passou também a ser o melhor marcador do FC Porto nas taças europeias, deixando para trás dois mitos da história do clube azul e branco: o brasileiro Jardel (19 golos) e Gomes (17).
O colombiano também já havia batido o recorde individual português numa só época, na posse da águia José Àguas (1960/61), do leão Mascarenhas (63/64) e do dragão Derlei (2002/2003), todos com 11 tentos nas respetivas temporadas.
Mas, Falcão fez melhor que isso, pois superou mesmo o recorde europeu, na posse do alemão Jürgen Klinsmann, autor de 15 golos na edição 1995/96 da Taça UEFA, ao serviço do Bayern Munique, seis deles ao Benfica.
O embate da primeira mão das meias finais da Liga Europa também permitiu ao colombiano ultrapassar Óscar Cardozo, que passou a contar 19 golos, ao apontar, de livre direto, o golo da vitória sobre o Sporting de Braga (2-1).
O avançado paraguaio, que conta 38 jogos disputados nas taças europeias, igualou Manuel Fernandes no 10.º lugar, colocando-se a um golo de o desalojar do top 10.
Em termos coletivos, Portugal já esmagou há muito o seu anterior recorde de golos numa só temporada (conta 122, contra os 75 da época passada).
Por seu lado, o FC Porto bateu o longínquo máximo do Sporting: com a mão cheia ao Villarreal, soma já 41 golos em 2010/2011, contra os 36 do Sporting em 1963/64, na caminhada rumo à vitória na Taça das Taças.
in "record.pt"

Jamor pode não ser palco da final

POR FALTA DE CONDIÇÕES


A final da Taça de Portugal, marcada para 22 de maio, poderá não se realizar no Estádio do Jamor, segundo informação avançada pela SIC.
Cadeiras partidas, relvado em mau estado e algumas deficiências na tribuna presidencial são alguns dos problemas apontados pela estação de Carnaxide e que justificam a possível ausência da final da Taça de Portugal no Jamor.
Segundo o canal televisivo, as questões de segurança não estão de acordo com a lei sobre a segurança nos recintos desportivos, que foi aprovada, recentemente.
A Federação Portuguesa de Futebol garantiu à SIC que está a acompanhar a problemática, não se comprometendo com a tomada de uma decisão para já.
Como alternativa ao Jamor, estão os estádios do Euro'2004, excepto o Estádio do Dragão e o D.Afonso Henriques, assegura a SIC. A decisão final não estará dependente da localização geográfica das equipas em confronto.
in "record.pt"

Cristian Rodríguez negociado com Rubin Kazan

POR UMA VERBA EM TORNO DOS 13 MILHÕES DE EUROS


O FC Porto está em conversações com o Rubin Kazan para a transferência de Cristian Rodriguez para aquele clube russo, por uma verba em torno dos 13 milhões de euros, soube a agência Lusa junto de fonte ligada às negociações.
A primeira reunião entre responsáveis dos dois clubes ocorreu na capital russa, por altura da realização da 2.ª mão da eliminatória dos quartos-de-final da Liga Europa, frente ao Spartak de Moscovo, reunião essa na qual, segundo a mesma fonte, se registaram "avanços significativos" em relação a um entendimento entre as partes.
A transferência do internacional uruguaio para o Rubin Kazan, campeão russo em 2008 e 2009, envolve também uma terceira parte, o seu empresário e compatriota, Paco Casal, detentor de 30 por cento do passe do jogador.
As conversações vão prosseguir na próxima semana e mesmo que cheguem a bom termo, o FC Porto só deverá a anunciar a transferência de Cristian Rodriguez após a final da Taça de Portugal, marcada para o próximo dia 22.
Cristian Rodríguez, de 25 anos, assinou contrato com o FC Porto válido até junho de 2012, mas nunca se impõs de forma consequente e consistente ao longo das três épocas que se apresta a completar de azul e branco.
Esta época, sob o comando técnico de André Villas-Boas, o jogador não completou os 90 minutos de qualquer jogo do campeonato, apesar de ter sido utilizado em treze deles, tendo marcado um único golo.
O jogador, conhecido por "Cebola", alcunha que lhe foi dada quando jogava no Peñarol, do Uruguai, aufere um dos maiores salários do plantel portista, cerca de 1,5 milhões de euros "limpos" por época, razão pela qual a sua saída libertaria o FC Porto dos elevados encargos com o seu contrato na próxima época.
O FC Porto adquiriu setenta por cento do passe do jogador no defeso de 2008, por 7 milhões de euros, antecipando-se ao Benfica, cujos responsáveis aguardavam a sua chegada à Luz para renovar o respetivo contrato.
Peça fulcral deste desvio do jogador para o Dragão foi o seu empresário, Paco Casal, que passou a ser "personna non grata" na Luz, apesar de deter 30 por cento do passe de outro jogador encarnado, o lateral direito Maxi Pereira, com quem o Benfica pretende renovar o contrato que expira em junho de 2012.
in "record.pt"

Dragões blindados!

O FC Porto não se mostra nada preocupado com as muitas notícias que vão saindo, a grande maioria oriundas do estrangeiro, a propósito do interesse dos clubes mais ricos da Europa em diversos jogadores. 

Ontem, foi Rolando quem correu as páginas da imprensa transalpina, que deu conta da disposição do Roma em pagar 15 milhões aos dragões para terem o central. No mesmo dia em que Adriano Galliani, administrador do Milan, confessou que gosta muito da forma de jogar de Hulk... Como é que o FC Porto gere todos estes badalados interesses? Para já, a questão nem sequer atrapalha a administração...

A ideia dos responsáveis é manter o quadro de jogadores que tem à sua disposição. O sucesso desportivo está consagrado com a conquista do campeonato, a probabilidade de chegar á final da Liga Europa também é alta, e está garantida a presença na Taça de Portugal. É de todo o interesse dos dragões manterem os seus astros, todos com contrato (o único que termina é Mariano Gonzalez e não há notícia de que vá renovar).

Falcao também anda nas bocas do mundo, Fernando é alvo de vários clubes, Álvaro Pereira tem muitos seguidores... Vão sair todos? É óbvio que não, mas imagina-se que será difícil ao FC Porto conseguir que não lhe levem uma ou duas pérolas. A notícia é de que o clube irá contrariar essa tendência, está já a tratar do assunto, mas o momento é de extrema concentração na segunda mão da meia final da Liga Europa. É neste jogo com o Villarreal, depois de amanhã, que os portistas vão gastando todas as energias e têm, aparentemente, controlado o ambiente psicológico dos jogadores, particularmente daqueles que têm andado nas primeiras páginas.


in "abola.pt"

Moutinho vai ser poupado

Jogar com o Villarreal poderá comprometer presença na final de Dublin. Tem dois cartões amarelos e está em perigo de exclusão. Utilização só em situação extrema ou... confortável. 

É a única maneira de resguardar João Moutinho e garantir este jogador nuclear para a final da Liga Europa, qualificação que muito provavelmente os dragões garantirão, depois de amanhã, no El Madrigal: não jogar com o Villarreal. 

Será, com certeza, a melhor solução. Pelo menos, o médio ficará a salvo de qualquer surpresa desagradável, dissabor extensivo a todos os dragões, uma vez que um simples cartão amarelo o afastará do jogo de Dublin.

Moutinho acumulou dois amarelos na prova (Sevilha e Spartak) e desde logo ficou em risco iminente de suspensão. Por falta de oportunidade, porque os jogos se precipitaram e, sobretudo, as responsabilidades e riscos aumentaram, o médio sobreviveu nas partidas seguintes, novamente com moscovitas, onde só alinhou na primeira parte, já para minimizar os perigos que espreitavam, e frente ao próprio Villarreal, onde esteve em campo o tempo todo.

Uma ocasião que poderia ter sido aproveitada para limpar o cadastro disciplinar, é verdade, mas que o jogo acabou por não permitir por só ter sido resolvido na segunda parte, com o FC Porto a garantir a confortável vantagem nos instantes finais. 

Para salvaguardar os interesses da equipa e do jogador, André Villas Boas deverá jogar pelo seguro e deixar, depois de amanhã, João Moutinho no banco. O que não quer dizer que o não possa vir a utilizar, ainda que só numa situação extrema ou, então, de absoluta tranquilidade que permita ao médio marcar o ponto. O que talvez também apreciasse...


in "abola.pt"