terça-feira, 3 de maio de 2011

Obrigado Falcao: bandeiras do Porto esgotaram em Maiorca

Rivalidade com o Villarreal motiva apoio inesperado aos dragões


O F.C. Porto encontrou na ilha de Palma de Maiorca um aliado inesperado nesta eliminatória da Liga Europa. O sucesso dos dragões na primeira mão das meias-finais com o Villarreal despertou um súbito interesse na equipa portista. O motivo remonta ao início da temporada.

O Maiorca terminou o último campeonato no quinto posto, mas foi impedido pela UEFA de participar na Liga Europa, devido à crise financeira que atravessava. A vaga acabou por ser atribuída...ao Villarreal. Ora, a partir daí, o «submarino amarelo» passou a ser clube inimigo. E a cavalgada dos homens de Juan Carlos Garrido na Europa ainda veio aumentar mais a frustração dos insulares. Até ao jogo do Dragão...

«O jogo foi lindo! Nas redes sociais, cada golo era festejado como se fosse um golo do Maiorca. Houve muita gente que tirou fotografias da mão aberta e publicou no Facebook, para lembrar os cinco golos que eles sofreram», conta Rafael Martorell, presidente da associação de claques do Maiorca, em conversa com o Maisfutebol. 

O triunfo do F.C. Porto foi largamente debatido nos sites e fóruns do clube e o Twitter de Falcao, autor de quatro golos, foi invadido por mensagens de agradecimento maiorquinas. A tarefa portista está, ainda, a meio, mas, em Maiorca já se prepara o apoio para a segunda mão.

«As bandeiras do F.C. Porto estão esgotadas em Maiorca. Com isto digo quase tudo. As pessoas daqui estão muito satisfeitas com o F.C. Porto», assegura.

Muita imaginação na hora de prever o resultado

A semana promete ser intensa na ilha. Para além de aguardarem pela eliminação do Villarreal na Liga Europa, no domingo seguinte, será a vez de o Maiorca receber o rival, para o campeonato. Apesar de estar no 11º lugar, bem longe do quarto posto ocupado pelo Villarreal, para o Maiorca será como uma «final do campeonato do mundo». 

«Estamos a preparar tudo ao pormenor para o receber. É o nosso orgulho que está em causa e queremos muito ganhar. Gravámos, inclusive, um videoclip, com cerca de um minuto, para dar apoio à equipa nesse jogo. Vários cantores cá da ilha e humoristas participaram e até aparece uma bandeira do F.C. Porto», afirma Rafael Martorell. 

Antes disso, contudo, as atenções estão centradas no jogo com os dragões. E qual é o resultado mais pedido? «5-0 para o F.C. Porto. É o que diz toda a gente. Mas se quer a minha opinião, preferia que o Villarreal ganhasse 5-1, o jogo fosse a prolongamento e o F.C. Porto marcasse no último minuto, com um autogolo do Borja Valero, que já jogou por nós», atira o adepto, entre risos. 

Para o fim fica uma pergunta delicada. Com tanto amor ao F.C. Porto, arriscaria o Maiorca tentar levar algum dragão para a ilha de Palma? «É complicado, mas no futebol nada é impossível. O clube recebeu um encaixe de 20 milhões de euros e nós estamos muito satisfeitos com o português que temos, o Nunes, por isso, é uma questão de tentar. Seria muito bem recebido, porque antes de vir já nos tinha dado alegrias», frisou. 

Para lançar a recepção ao Villarreal, os adeptos do Maiorca preparam alguns vídeos onde é visível a gratidão ao F.C. Porto. Num deles, surge a imagem de Falcao no final do jogo do Dragão. Noutro, aparece um cachecol do clube portista entre os apoiantes da equipa de Nunes. Sintomático.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: