sexta-feira, 8 de julho de 2011

Belluschi: «Estamos à altura dos melhores»

O argentino do F.C. Porto não espera facilidades mas mostra-se confiante em relação à nova temporada.


O portista Fernando Belluschi acredita que a equipa poderá voltar a garantir os títulos alcançados no passado recente, mas não espera facilidades: «O F.C. Porto é sempre favorito, mas tem de lutar muito para ser campeão. Esta é a nossa realidade, sermos combativos. Estamos a trabalhar para fazer uma época igual [à anterior].»

O médio, que falou antes do primeiro treino no estágio de Marienfeld, abordou a participação na Liga dos Campeões, escreve a Agência Lusa: «Temos de ir passo a passo. Será uma competição muito difícil, mas as outras equipas, mesmo as maiores, também estarão a pensar no que podemos fazer, pois estamos à altura dos melhores.»

Antes de se debruçar sobre a Liga portuguesa e a liga milionária, o F.C. Porto ainda tem outros troféus para disputar, recorda Belluschi. Os portistas jogam frente ao Barça a 26 de Agosto: «Falta muito para a Champions. Primeiro há que disputar as supertaças portuguesa e europeia. Contra o Barcelona vai ser um grande jogo.»

Belluschi tem estado afastado dos treinos devido a lesão, mas mostra-se optimista: «Estou tranquilo, mas sei que terei de recuperar o tempo perdido quando recomeçar a treinar, fazendo um grande esforço para apanhar os meus colegas.»

O argentino disse ter ficado surpreendido com a saída de André Villas-Boas e falou do novo treinador: «Agora é ele quem manda e é obviamente diferente, mas ainda é cedo para analisar. Temos que nos adaptar e entrar no ritmo de jogo que nos pede.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Rui Pedro sai das escolas do FC Porto com a Académica em vista

O jovem internacional português quer uma oportunidade de brilhar na I Liga.

Rui Pedro, o avançado que pertence aos quadros do FC Porto, está a um passo da Académica. O jovem internacional português quer mostrar-se na I Liga, depois de ter representado o Portimonense, o Gil Vicente e o Leixões na Liga de Honra. A oportunidade de trabalhar com Pedro Emanuel é mais um factor que o leva a reagir com satisfação à possibilidade Académica. 


O jovem atleta foi uma das faces do Projecto Visão 611, idealizado pelo FC Porto e que tinha por objectivo preencher a equipa principal com mais jogadores da formação. O jogador tem mais um ano de contrato e ainda não teve a oportunidade tão desejada. O avançado pensa que o FC Porto poderia aproveitar mais os valores que produz, mas reconhece que é difícil entrar num grupo tão forte.  

O FC Porto viajou ao início da tarde para a Alemanha. 27 jogadores seguiram com Vítor Pereira para o estágio em Marienfeld, que termina a 17 de Julho. Fucile, ainda de férias, junta-se mais tarde aos companheiros, tal como Iturbe que está com a selecção sub-20 da Argentina e os atletas ausentes em competição na Copa América. 

in "rr.pt"

Brassard elogia Marienfeld e sugere empréstimo de Ventura

Para esta época, o FC Porto não conta com os guarda-redes Beto, Kieszek e Ventura.
Em relação a Ventura, o treinador de guarda-redes, Fernando Brassard defende um novo empréstimo. 
“A minha opinião é que o Ventura, e outros guarda-redes jovens no futebol português, o importante é jogarem, é a única forma de crescerem, em termos competitivos e em termos de maturidade. Neste momento o Ventura não será uma opção para o Futebol Clube do Porto, e nessa perspectiva, e sendo um dos guarda-redes que já faz parte do lote de guarda-redes da selecção nacional, seria importante poder dar seguimento a outras épocas. Se ele pudesse jogar num clube que aspira a outros voos seria fundamental para o seu crescimento enquanto guarda-redes”, considera Brassard. 

O FC Porto viaja esta tarde para Marienfeld, onde estagiará até dia 17. Trata-se de um regresso à localidade alemã, onde também já trabalhou a selecção portuguesa aquando do Mundial de 2006. Na altura, com a equipa das quinas, Fernando Brassard viu em Marienfeld um local excelente para fazer a pré-época. 
“É um local que conheço bem, estivemos lá a preparar o campeonato do mundo de 2006, na Alemanha, fizemos de Marienfeld o nosso quartel-general. É um local que tem condições óptimas para a protecção de uma equipa profissional e a prova é que não é a primeira vez que o FC Porto escolhe este local para estagiar.”
in "rr.pt"

"Kléber é como Falcao"

O primeiro jogo da época do FC Porto, frente ao Tourizense, decorreu à porta fechada no Olival. No final, sobrou a informação sobre o resultado gordo (7-0), para além de uma mão-cheia de apontamentos relativos ao desenrolar da partida. Agora, e já com mais tranquilidade, O JOGO foi procurar mais detalhes ao primeiro adversário dos dragões esta temporada; Pedro Fontes, capitão do Tourizense que já jogou na Académica, aceitou o convite e analisou a exibição portistas, com especial incidência para os quatro reforços que se estrearam no FC Porto. Quanto a esses, o destaque foi inteirinho para a dupla composta por Kléber e Kelvin. "Estiveram os dois muito bem", começou por afirmar o médio do Tourizense. "Kléber esteve muito bem. É um jogador possante, alto, que sabe segurar a bola e cria imensas dificuldades aos defesas. Aliás, se sair o Falcao, como se diz, ele vai ser um excelente substituto". A afirmação levou a outra pergunta: qual é a diferença entre os dois? "No plano teórico, até são os dois muito iguais. Têm o mesmo estilo, são jogadores de área, mas que trabalham muito para a equipa. Para além disso, têm os dois uma grande capacidade goleadora". Depois de Kléber, a curiosidade centrou-se em Kelvin, que também marcou um golo na partida frente ao Tourizense. "Pareceu-me um miúdo muito mexido e habilidoso. Jogou sobre o lado direito do ataque, com o Varela do outro, e demonstrou uma grande capacidade técnica", explicou Pedro Fontes. Quanto a Bracali e Djalma, os elogios não foram tão efusivos, mas apenas "devido às incidências do jogo".



Surpreendido com "dinâmica" azul

Os elogios de Pedro Fontes à exibição do FC Porto foram também confirmados por Tonau, treinador do Tourizense, que confidenciou ter ficado admirado com a exibição dos campeões nacionais . "Quer a primeira, quer a segunda equipa revelaram uma dinâmica e uma entrega muito grandes. Não esperava um FC Porto tão agressivo nesta fase", admitiu. Tonau diz ter ficado surpreendido com a "dinâmica muito forte" da equipa liderada por Vítor Pereira, sobretudo para uma fase tão precoce da temporada e ainda com poucos dias de trabalho. "Penso que este FC Porto, com a continuidade de praticamente todo o plantel e a entrada de reforços, pode ser ainda mais forte. Demonstrou uma dinâmica muito interessante para este início de época", contou Tonau, que se mostrou naturalmente surpreendido pelos números dilatados do resultado final (7-0).

Hulk, Moutinho e... James em destaque

Se no arranque da época passada o FC Porto tinha vencido o Tourizense por 4-1, desta vez, já com Vítor Pereira no lugar de André Villas-Boas, os números foram ainda mais gordos (7-0). Pedro Fontes explicou que é "complicado comparar os dois jogos", mas não deixou de elogiar os campeões nacionais. "Estão muito fortes. Se não deixarem sair ninguém, vai ser novamente difícil derrotá-los". Para além de ter detalhado a primeira experiência dos quatro reforços, o capitão do Tourizense fez ainda questão de elogiar a exibição de mais três jogadores. "Moutinho esteve muito bem quando entrou para a segunda parte. Foi ele que fez jogar a equipa. No meio-campo, teve a companhia de James, que também se exibiu a grande nível. Para além destes dois, o Hulk também merece destaque. Marcou dois golos e fez grandes jogadas. Mas este nem precisa de grandes elogios, porque já toda a gente sabe do que ele é capaz de fazer", contou.

NOTAS AOS REFORÇOS

BRACALI
Sem oportunidade de brilhar
"Infelizmente, não teve muito trabalho. Limitou-se a sair a uma ou duas bolas", afirmou Pedro Fontes, num registo divertido. A verdade é que o brasileiro jogou apenas alguns minutos da segunda parte.

DJALMA
Recuo tirou-lhe protagonismo
Tendo em contas as muitas opções ofensivas, o angolano acabou por ser testado a "defesa-lateral". "Não esteve mal, mas essa opção táctica acabou por lhe retirar protagonismo", explicou o médio.

KELVIN
Atrevimento e improviso
A forma "atrevida" como encarou os adversários foi um dos aspectos que mais surpreenderam no jovem brasileiro. "Tem muita habilidade e uma grande técnica. Gostei de o ver jogar", contou Pedro Fontes.

KLÉBER
Golos e muito trabalho
Tal como Kelvin, Kléber também marcou na estreia. Pedro Fontes realçou as semelhanças do brasileiro com Falcao na forma de jogar. "É muito difícil de travar. Segura a bola e finaliza bem", sintetizou.

in "ojogo.pt"

Guarin: "É tudo fruto do FC Porto"

Guarín parece apreciar ser um género de desmancha-prazeres. Aliás, parece haver ainda poucas dúvidas que uma das especialidades do colombiano, além do seu forte remate, é o gosto por fazer gorar expectativas. E na madrugada de ontem, o médio do FC Porto, ao serviço da Colômbia na Copa América, foi capaz de frustrar quase um continente inteiro que esperava, do jogo entre a Argentina e os cafeteros, um duelo entre Messi e Falcao. E nada disso sucedeu, muito por culpa do craque argentino - mais uma vez demasiado apagado para quem disputa o título de melhor do mundo - e da exibição do médio portista. Aliás, Guarín foi, quase de forma unânime, considerado o melhor do empate sem golos, deixando espiões e olheiros sem saber o que fazer às folhas que tinham destinadas aos apontamentos sobre o argentino do Barcelona e, principalmente, do avançado do FC Porto, de novo nas bocas do mundo e com o seu nome associado a vários clubes europeus, casos de Chelsea, Arsenal e Real Madrid.

O ano de 2011 está a ser perfeito para o médio do FC Porto, que parece finalmente ter sido capaz de apagar da memória colectiva as suas duas primeiras épocas no Dragão. Participação directa nos quatro títulos da era André Villas-Boas, um golo de sonho ao Marítimo, nome associado a um eventual interesse do Inter e, agora, duas exibições fantásticas na competição de clubes da América do Sul; num ápice, o FC Porto terá ganho uma nova dor de cabeça, já que o interesse em Guarín é hoje ainda maior do que depois da jogada e passe para o golo de Falcao na final da Liga Europa.

A tudo isto Guarín responde com as mesmas palavras com que deixou Portugal no final da época passada: "Vou continuar no FC Porto."

Depois de uma excelente temporada no FC Porto e de mais uma boa exibição com a Colômbia, como é que vai ser o seu futuro?
Vou continuar no FC Porto porque temos todas as condições para continuarmos o trabalho que vínhamos fazendo. Os jogadores são os mesmos, a equipa técnica mudou, mas a mentalidade vai ser igual.

Pode dizer-se que, no FC Porto, encontrou o seu lugar no mundo?
Sim, é verdade, sinto-me muito bem depois de duas temporadas difíceis. Agora encontrei a estabilidade que procurei durante três anos e quero desfrutar disso, aliás como quero desfrutar do momento e dos títulos que vencemos. Naquele clube, não nos sentimos conformados, queremos continuar a ganhar, e o FC Porto é um clube que proporciona o melhor aos jogadores para ganhar.

Ficou surpreendido com a saída de André Villas-Boas para o Chelsea?
Num primeiro momento, sim, porque todos estávamos convencidos de que ele ia continuar, porque temos um objectivo importante na Liga dos Campeões, além do campeonato. Mas depois, numa segunda análise, acabamos por compreender. Agora temos de trabalhar com o nosso novo treinador, que será praticamente o mesmo, já o conhecemos. Por isso não vai mudar nada, porque o pensamento é o mesmo, os jogadores também e, depois, o FC Porto é o FC Porto.

Quer dizer que, com Vítor Pereira, a filosofia de jogo se vai manter?
Sim, porque são dois treinadores muito parecidos, conhecem-se muito bem e pensam o futebol da mesma forma. Não vai mudar nada.

Pode dizer-se que vão apostar forte na Liga dos Campeões?
O nosso objectivo principal passa por reconquistar o campeonato, mas a participação na Champions será de grande responsabilidade.

Acabou por fazer mais uma boa exibição na selecção. Como é que se sente?
Muito bem, aliás cada vez melhor. Só espero continuar a render ao meu melhor nível, porque esta selecção merece-o.
Tem sido uma temporada muito especial para si e parece que se está a prolongar com a Colômbia...
A titularidade na Colômbia é muito bonita. Para mim, é o máximo poder representar o meu país, e isso é fruto do que pude fazer com o FC Porto, das minhas actuações e dos títulos que temos conseguido colectivamente. Foi um ano extraordinário para nós, no clube, com muitos títulos e recordes. Oxalá possamos viver algo semelhante com a selecção nesta Copa América.

Por falar em Copa América, como viu a exibição da Colômbia frente à Argentina?
Tivemos várias oportunidades para resolver o jogo e somar os três pontos, mas falhámos. Mas acho que também foi importante termos tido uma boa atitude em campo. Estivemos à altura da Argentina e jogámos de igual para igual. De qualquer modo, o ponto conquistado permite-nos continuar a liderar o nosso grupo.

Podem chegar à final?
Temos feito um bom trabalho e vamos continuar jogo a jogo até à final, se possível, mas o objectivo é estar no Mundial.

Estágio em Marienfeld é título pela certa

Pela quarta vez, a segunda consecutiva, o FC Porto escolheu uma aldeia agrícola de apenas cinco mil habitantes, no coração da região norte da Vestfália, na Alemanha, para o estágio de pré-temporada: Marienfled. Há duas excelentes razões para repetir o local que já foi usado por José Mourinho, Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas: as fantásticas condições de trabalho que o Hotel Klosterpforte proporciona e o factor talismã, já que sempre que estagiaram por ali, os portistas sagraram-se campeões nacionais (03/04, 08/09 e 10/11), e foi também nos mesmos relvados de Marienfeld que se lançaram as sementes das mais recentes conquistas europeias do clube azul e branco, a Liga dos Campeões de 2003/04 e a Liga Europa da época passada.

Já agora, acrescente-se que a Selecção Nacional também não se deu mal com este centro de estágio alemão, tendo atingido as meias-finais do Mundial de 2006, na Alemanha.

Mais ao pormenor, o Hotel Klosterpforte chama a atenção pela imponência arquitectónica, é paradisíaco, e ocupa uma área de 80 mil metros quadrados, gerida há mais de meio século pela família Frie. Pormenores que, apesar de tudo, passarão algo ao lado da equipa de Vítor Pereira, já que é para trabalhar que o FC Porto está desde ontem na Alemanha com 27 jogadores - Fucile chegará em breve -, e não para descansar.

Em termos de trabalho, haverá duas sessões de treino diárias até 17 de Julho, com a excepção dos dias em que há jogos de preparação: a 10, com o Gutersloh; a 16, com o Borússia de Moenchanglabad; e a 17, com o Verl. Em Maio do próximo ano, mais semana menos semana, poderá confirmar-se se as energias positivas de Marienfeld ainda são fortes o suficiente para conduzirem os dragões a novas conquistas nacionais e até internacionais.

Banho de adeptos à partida e chegada

O FC Porto chegou atrasado, às 19h07 locais (menos uma hora em Portugal), depois de uma viagem de avião até Munster. O autocarro do clube - que estreou a nova decoração, baseada na conquista da Liga Europa - aguardava a equipa junta à pista de aterragem, deixando desolados cerca de duas dezenas de adeptos que queriam ver os craques. Do aeroporto foram mais 60 quilómetros até ao "velho conhecido" hotel Klosterpforte, onde os 27 jogadores e restante comitiva, liderada por Antero Henrique, entraram ainda com a luz do dia e com uma temperatura bem agradável. Trinta adeptos, na maioria alemães, aguardaram pacientemente para saudar os campeões nacionais, gritando algumas palavras de incentivo. Sem surpresas, Hulk - que no Porto esteve quase dez minutos a dar autógrafos entre o autocarro e a zona de embarque - e João Moutinho foram os mais aplaudidos.

Vítor Pereira, que inicia oficialmente esta manhã o estágio, com o primeiro treino nos relvados do Hotel Klosterpforte, também mereceu alguma atenção, numa primeira prova de confiança por parte dos portistas. Os jogadores só tiveram tempo de ir ao quarto pousar as malas, tendo seguido de imediato para o jantar. Aos 27 jogadores que chegaram ontem vai juntar-se em breve Fucile. No sentido inverso, James abandonará mais cedo o estágio. No alinhamento do plantel, há pouco para decidir tendo como factor de decisão a avaliação dos atletas. Tiago Ferreira e David já sabem que estão apenas a colmatar ausências; Addy deve ter poucas hipóteses de ficar, restando os casos de Castro e Christian.

in "ojogo.pt"

El Tigre já é exemplo para Lionel Messi

Falcao passou na zona mista escoltado pelo assessor de Imprensa da federação colombiana, no final do jogo com a Argentina. "As questões estão limitadas à Colômbia", foi dito aos jornalistas que esperavam o avançado do FC Porto; sinal dos tempos para um dos jogadores mais cobiçados do momento. Esta atitude visa antes de mais proteger o jogador das especulações que têm surgido um pouco por todo o lado na Imprensa internacional, em relação à sua continuidade em Portugal, e mantê-lo concentrado na Copa América. Mas após o jogo, os elogios fizeram crescer um pouco mais o prestígio de El Tigre, depois de um jornalista que presenciou o jogo ter sugerido num artigo que Messi devia aprender com Falcao. "Ninguém pode dizer que o avançado do FC Porto é melhor do que o pequeno argentino, mas Falcao demonstrou que pode ter uma importância fulcral num ataque de uma forma que Lionel não tem conseguido. (...) Demonstrou atitude, sacrifício e teve um papel abrangente na equipa que pode servir como exemplo até para o melhor jogador do mundo. (...) Não há um Falcao na selecção alviceleste", escreveu Daniel Edwards, jornalista do Goal.com, frustrado por ter presenciado uma grande exibição dos cafeteros.

Em relação ao futuro, Falcao repetiu a mesma ladainha dos últimos tempos. Na véspera do jogo com a Argentina, em entrevista ao jornal "As", El Tigre pisou e repisou que é jogador do FC Porto: "Mantenho-me à margem de todas as especulações. Não tenho visto muito os meios de comunicação, fala-se de um suposto interesse, mas estou muito bem no FC Porto. Tenho mais dois anos de contrato e vamos jogar na Liga dos Campeões, o que é um grande desafio pessoal." A insistência do jornalista na saída do FC Porto mereceu uma chamada à realidade: "Temos falado de renovação com o FC Porto. Tenho uma cláusula que é acessível a alguns clubes europeus, e a ideia é renovar e aumentar essa cláusula."

in "ojogo.pt"

Thiago Silva: «Não joguei no F.C. Porto devido a uma tuberculose»

Internacional brasileiro fala da sua primeira experiência europeia em entrevista ao site da UEFA


Thiago Silva, internacional brasileiro do Milan, revelou esta quinta-feira, numa entrevista ao site da UEFA, as dificuldades que sentiu para se adaptar à Europa quando chegou ao F.C. Porto, em 2004/05, então com dezanove anos.

«A minha chegada ao Porto não foi fácil e tive algumas dificuldades. Falava a mesma língua, mas sentia-me muito só. Dois meses depois apanhei tuberculose e nenhum médico sabia ao certo o que se passava comigo», revela agora o jogador de 26 anos.

Uma curta passagem por Portugal onde treinou e jogou apenas com a equipa B do Dragão, então sob as ordens de Domingos Paciência, actual treinador do Sporting. «Quase não treinei com o plantel principal, tudo devido à tuberculose. A doença reduziu-me muito em 2005. Foi um ano em que quase não joguei futebol. Foi muito triste para mim. Hoje em dia, quando enfrento uma situação difícil, olho sempre para trás para me lembrar pelo que passei, e fico mais forte», revela ainda o jogador.

Depois de um ano no F.C. Porto, Thiago Silva foi vendido ao Dínamo Moscovo onde também não se adaptou, acabando por regressar ao Brasil, em 2006, para jogar pelo Fluminense. No clube carioca voltou a dar nas vistas e, em 2009, foi contratado pelo Milan. Foi campeão de Itália na última temporada e, actualmente, está ao serviço da selecção brasileira na Copa América.

in "maisfutebol.iol.pt"

Marcar na entrada é fator de confiança

GOLO DE KLÉBER NA ESTREIA PODE SER RELEVANTE


Ninguém no futebol português conhece melhor Kléber do que Mitchell van der Gaag, o treinador que o foi buscar à equipa B do Marítimo e lhe deu a oportunidade de se evidenciar nos principais relvados nacionais. Desse modo, foi com satisfação que o holandês, de 39 anos, viu o seu antigo jogador faturar na primeira vez que representou o FCPorto, mesmo tendo sido num jogo-treino frente ao Tourizense. “Ainda é muito cedo para se tirar conclusões, mas para um ponta-de-lança, uma entrada a marcar é sempre um sinal de confiança”, destacou, lembrando que um goleador “gosta de deixar a sua marca”, seja qual for a circunstância.
Van der Gaag lembra que a juventude do avançado (21 anos) não será um obstáculo para a sua afirmação no Dragão. Antes pelo contrário. A ambição é um argumento de peso para conquistar um espaço entre as opções de Vítor Pereira. “O Kléber vai jogar num nível mais elevado, mas isso não será problema. Tem muitas qualidades e não foi por acaso que o FC Porto o contratou. É um jogador que quer evoluir a cada dia que passa e assim vai continuar”, advertiu o treinador holandês.
in "record.pt"

Tudo para alegrar Cebola

PABLO BENGOECHEA QUER QUE O URUGUAIO BRILHE


Os momentos menos felizes que Cristian Rodríguez tem passado, ao nível individual, tanto no FC Porto como na seleção do Uruguai têm de acabar. O desejo é de Pablo Bengoechea, glória do futebol daquele país, que demonstrou um certo carinho por Cebola. Se “El Professor”, como é conhecido no Uruguai, pudesse escolher um momento de viragem na carreira do extremo apontaria de imediato a uma final.
“Se há algum jogador que eu gostava que desse o título de campeão da Copa América ao Uruguai seria Cristian Rodríguez. Ele cometeu um erro na última partida de apuramento para o Mundial de 2010, suspenderam-no por quatro jogos e isso privou-o de disputar o torneio”, afirmou Bengoechea, em referência ao castigo ditado pela FIFA ao canhoto por este ter agredido o defesa-esquerdo argentino Heinze, num encontro entre as duas seleções. Porém, as aspirações do ex-futebolista, que agora é treinador-adjunto na equipa nacional do Peru, não terminam nos seus desejos pessoais e estendem-se à recuperação total de Cebola: “Oxalá que o Cristian tenha a oportunidade de voltar a ser o que era”, disse ao jornal “Olé”. Se os peruanos não chegarem à final, Bengoechea já escolheu o seu herói.
in "record.pt"

«Não esperava um FC Porto tão agressivo», diz treinador do Tourizense

O treinador do Tourizense ficou surpreendido com a «dinâmica muito forte» evidenciada pelo FC Porto no jogo-treino disputado ontem no Olival, que terminou com a vitória dos dragões, por 7-0. 

«Penso que este FC Porto, com a continuidade de praticamente todo o plantel e a entrada de reforços, pode ser mais forte. Demonstrou uma dinâmica muito interessante para este início de época», elogiou Tonau, em declarações à Antena 1.

«Quer a primeira quer a segunda equipa revelaram uma dinâmica e uma entrega muito grandes. Não esperava um FC Porto tão agressivo nesta fase», admitiu.


in "abola.pt"

James Rodriguez até dia 13

Colombiano convocado para o Mundial de sub-20, que é organizado pela federação do seu país.

James Rodriguez entra na nova época com estatuto reforçado até pela recente renovação do contrato, agora válido até 2016, e, especialmente, pelo valor altíssimo da sua cláusula de rescisão (45 milhões de euros) apenas superada pelos estratosféricos 100 milhões que os azuis e brancos exigem por Hulk.

O prodígio colombiano entrou na lista de convocados para o estágio em Marienfeld, mas Vítor Pereira tem perfeita noção de que James só poderá cumprir uma semana de trabalhos na Alemanha. 

Tudo porque o atacante está convocado para o Mundial de sub-20, precisamente organizada pela federação colombiana, entre os dias 29 de Julho e 20 de Agosto, devendo abandonar o estágio no dia 13.


in "abola.pt"