sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Kléber é como Falcao"

O primeiro jogo da época do FC Porto, frente ao Tourizense, decorreu à porta fechada no Olival. No final, sobrou a informação sobre o resultado gordo (7-0), para além de uma mão-cheia de apontamentos relativos ao desenrolar da partida. Agora, e já com mais tranquilidade, O JOGO foi procurar mais detalhes ao primeiro adversário dos dragões esta temporada; Pedro Fontes, capitão do Tourizense que já jogou na Académica, aceitou o convite e analisou a exibição portistas, com especial incidência para os quatro reforços que se estrearam no FC Porto. Quanto a esses, o destaque foi inteirinho para a dupla composta por Kléber e Kelvin. "Estiveram os dois muito bem", começou por afirmar o médio do Tourizense. "Kléber esteve muito bem. É um jogador possante, alto, que sabe segurar a bola e cria imensas dificuldades aos defesas. Aliás, se sair o Falcao, como se diz, ele vai ser um excelente substituto". A afirmação levou a outra pergunta: qual é a diferença entre os dois? "No plano teórico, até são os dois muito iguais. Têm o mesmo estilo, são jogadores de área, mas que trabalham muito para a equipa. Para além disso, têm os dois uma grande capacidade goleadora". Depois de Kléber, a curiosidade centrou-se em Kelvin, que também marcou um golo na partida frente ao Tourizense. "Pareceu-me um miúdo muito mexido e habilidoso. Jogou sobre o lado direito do ataque, com o Varela do outro, e demonstrou uma grande capacidade técnica", explicou Pedro Fontes. Quanto a Bracali e Djalma, os elogios não foram tão efusivos, mas apenas "devido às incidências do jogo".



Surpreendido com "dinâmica" azul

Os elogios de Pedro Fontes à exibição do FC Porto foram também confirmados por Tonau, treinador do Tourizense, que confidenciou ter ficado admirado com a exibição dos campeões nacionais . "Quer a primeira, quer a segunda equipa revelaram uma dinâmica e uma entrega muito grandes. Não esperava um FC Porto tão agressivo nesta fase", admitiu. Tonau diz ter ficado surpreendido com a "dinâmica muito forte" da equipa liderada por Vítor Pereira, sobretudo para uma fase tão precoce da temporada e ainda com poucos dias de trabalho. "Penso que este FC Porto, com a continuidade de praticamente todo o plantel e a entrada de reforços, pode ser ainda mais forte. Demonstrou uma dinâmica muito interessante para este início de época", contou Tonau, que se mostrou naturalmente surpreendido pelos números dilatados do resultado final (7-0).

Hulk, Moutinho e... James em destaque

Se no arranque da época passada o FC Porto tinha vencido o Tourizense por 4-1, desta vez, já com Vítor Pereira no lugar de André Villas-Boas, os números foram ainda mais gordos (7-0). Pedro Fontes explicou que é "complicado comparar os dois jogos", mas não deixou de elogiar os campeões nacionais. "Estão muito fortes. Se não deixarem sair ninguém, vai ser novamente difícil derrotá-los". Para além de ter detalhado a primeira experiência dos quatro reforços, o capitão do Tourizense fez ainda questão de elogiar a exibição de mais três jogadores. "Moutinho esteve muito bem quando entrou para a segunda parte. Foi ele que fez jogar a equipa. No meio-campo, teve a companhia de James, que também se exibiu a grande nível. Para além destes dois, o Hulk também merece destaque. Marcou dois golos e fez grandes jogadas. Mas este nem precisa de grandes elogios, porque já toda a gente sabe do que ele é capaz de fazer", contou.

NOTAS AOS REFORÇOS

BRACALI
Sem oportunidade de brilhar
"Infelizmente, não teve muito trabalho. Limitou-se a sair a uma ou duas bolas", afirmou Pedro Fontes, num registo divertido. A verdade é que o brasileiro jogou apenas alguns minutos da segunda parte.

DJALMA
Recuo tirou-lhe protagonismo
Tendo em contas as muitas opções ofensivas, o angolano acabou por ser testado a "defesa-lateral". "Não esteve mal, mas essa opção táctica acabou por lhe retirar protagonismo", explicou o médio.

KELVIN
Atrevimento e improviso
A forma "atrevida" como encarou os adversários foi um dos aspectos que mais surpreenderam no jovem brasileiro. "Tem muita habilidade e uma grande técnica. Gostei de o ver jogar", contou Pedro Fontes.

KLÉBER
Golos e muito trabalho
Tal como Kelvin, Kléber também marcou na estreia. Pedro Fontes realçou as semelhanças do brasileiro com Falcao na forma de jogar. "É muito difícil de travar. Segura a bola e finaliza bem", sintetizou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: