sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estágio em Marienfeld é título pela certa

Pela quarta vez, a segunda consecutiva, o FC Porto escolheu uma aldeia agrícola de apenas cinco mil habitantes, no coração da região norte da Vestfália, na Alemanha, para o estágio de pré-temporada: Marienfled. Há duas excelentes razões para repetir o local que já foi usado por José Mourinho, Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas: as fantásticas condições de trabalho que o Hotel Klosterpforte proporciona e o factor talismã, já que sempre que estagiaram por ali, os portistas sagraram-se campeões nacionais (03/04, 08/09 e 10/11), e foi também nos mesmos relvados de Marienfeld que se lançaram as sementes das mais recentes conquistas europeias do clube azul e branco, a Liga dos Campeões de 2003/04 e a Liga Europa da época passada.

Já agora, acrescente-se que a Selecção Nacional também não se deu mal com este centro de estágio alemão, tendo atingido as meias-finais do Mundial de 2006, na Alemanha.

Mais ao pormenor, o Hotel Klosterpforte chama a atenção pela imponência arquitectónica, é paradisíaco, e ocupa uma área de 80 mil metros quadrados, gerida há mais de meio século pela família Frie. Pormenores que, apesar de tudo, passarão algo ao lado da equipa de Vítor Pereira, já que é para trabalhar que o FC Porto está desde ontem na Alemanha com 27 jogadores - Fucile chegará em breve -, e não para descansar.

Em termos de trabalho, haverá duas sessões de treino diárias até 17 de Julho, com a excepção dos dias em que há jogos de preparação: a 10, com o Gutersloh; a 16, com o Borússia de Moenchanglabad; e a 17, com o Verl. Em Maio do próximo ano, mais semana menos semana, poderá confirmar-se se as energias positivas de Marienfeld ainda são fortes o suficiente para conduzirem os dragões a novas conquistas nacionais e até internacionais.

Banho de adeptos à partida e chegada

O FC Porto chegou atrasado, às 19h07 locais (menos uma hora em Portugal), depois de uma viagem de avião até Munster. O autocarro do clube - que estreou a nova decoração, baseada na conquista da Liga Europa - aguardava a equipa junta à pista de aterragem, deixando desolados cerca de duas dezenas de adeptos que queriam ver os craques. Do aeroporto foram mais 60 quilómetros até ao "velho conhecido" hotel Klosterpforte, onde os 27 jogadores e restante comitiva, liderada por Antero Henrique, entraram ainda com a luz do dia e com uma temperatura bem agradável. Trinta adeptos, na maioria alemães, aguardaram pacientemente para saudar os campeões nacionais, gritando algumas palavras de incentivo. Sem surpresas, Hulk - que no Porto esteve quase dez minutos a dar autógrafos entre o autocarro e a zona de embarque - e João Moutinho foram os mais aplaudidos.

Vítor Pereira, que inicia oficialmente esta manhã o estágio, com o primeiro treino nos relvados do Hotel Klosterpforte, também mereceu alguma atenção, numa primeira prova de confiança por parte dos portistas. Os jogadores só tiveram tempo de ir ao quarto pousar as malas, tendo seguido de imediato para o jantar. Aos 27 jogadores que chegaram ontem vai juntar-se em breve Fucile. No sentido inverso, James abandonará mais cedo o estágio. No alinhamento do plantel, há pouco para decidir tendo como factor de decisão a avaliação dos atletas. Tiago Ferreira e David já sabem que estão apenas a colmatar ausências; Addy deve ter poucas hipóteses de ficar, restando os casos de Castro e Christian.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: