terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Inter Milão tenta desviar Guarín da Juventus


Clube de Turim já terá apresentado uma proposta de 11 milhões de euros pelo colombiano. Inter Milão vai intrometer-se no negócio, mas o AC Milan também está atento.
Fredy Guarín poderá estar de saída para Itália ainda este mês. Conforme o DN já noticiou, o médio colombiano faz parte do leque de jogadores que o FC Porto admite negociar durante o mercado de inverno. E não faltam interessados.
A imprensa italiana noticiou esta terça-feira que FC Porto e Juventus já estão em negociações e que o empresário de Guarín tem uma reunião marcada com Fabio Paratici, diretor da Juve, ainda para esta noite.
A Juventus oferece dois milhões de euros pelo empréstimo do colombiano e propõe comprar o jogador a título definitivo no final da próxima temporada por nove milhões de euros. Os dragões, contudo, querem subir a parada para 15 milhões de euros.
O clube de Turim, no entanto, segundo o sítio Tuttomercato, enfrenta a concorrência do Inter Milão, que se prepara para apresentar uma proposta aos dragões superior à da Juventus. O AC Milan é outro dos clubes interessados em Guarín, mas desconhece-se a existência de propostas concretas.

in "dn.pt"

Empresário diz que cláusula de Hulk não é exagerada

Theodoro Fonseca, representante de Hulk, não coloca de parte a possibilidade de algum clube bater os 100 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão de Hulk com o FC Porto.

«Certezas não podemos dar sobre nada. Vamos aguardar. Hulk é um dos maiores jogadores do Mundo», começa por realçar à Renascença o empresário do avançado, referindo que «seria irreal» afirmar que é de todo impossível que chegue ao Dragão uma proposta milionária peloIncrível.

«Os clubes chineses já pagam dez milhões por ano, os clubes russos chegam aos 20 milhões em salários por temporada. Por isso, não posso dizer que uma cláusula de 100 milhões de euros seja exagerada», argumenta.

«Os grandes clubes da Europa veem-no com bons olhos e no futebol nada é impossível», lembra Theodoro Fonseca, que esclarece, porém, que Hulk «está muito bem no FC Porto».

«É pessoa tranquila, trabalhadora e profissional. Se algum dia se vier a concretizar a sua transferência, terá de ser encarada com naturalidade. Ambas as partes sairão satisfeitas», sublinha.


in "abola.pt"

Dragão nega Iturbe ao Racing

O FC Porto frustrou a pretensão do Racing Avellaneda em contar com Juan Manuel Iturbe.

De acordo com a Imprensa argentina, os azuis e brancos terão rejeitado a primeira abordagem do Racing pelo concurso do jovem avançado, que é fortemente desejado pelo treinador Alfio Basile.

No entanto, noticia o portal canchallena que o clube de Avellaneda não se dá por vencido e deverá voltar à carga para repatriar Iturbe.

O empréstimo e a compra de uma percentagem do passe através de um grupo de investidores são os cenários em cima da mesa.


in "abola.pt"

Kléber: «Espero corresponder às expetativas»

ESPREITA A TITULARIDADE FRENTE AO ESTORIL



Face à ausência de Hulk, Kléber poderá regressar à titularidade no encontro o FC Porto diante do Estoril, a contar para a Taça da Liga, na quarta-feira.
"É uma pena. O Hulk é muito importante para o FC Porto e a sua lesão vai pesar, com certeza. Entretanto, apesar de sabermos o que ele representa dentro de campo, agora é um momento de superação e tenho certeza de que quem entrar dará conta do recado. Se eu tiver a chance de começar de início, espero corresponder às expetativas de todos e fazer uma grande partida. O pensamento de todos, agora, é o de conseguir mais uma vitória e encaminhar a classificação na Taça da Liga. É o que os nossos adeptos esperam de nós", afirmou o avançado brasileiro, em declarações à sua assessoria de imprensa.
in "record.pt"

Fucile: o adeus do bom rebelde (perfil)

O percurso no F.C. Porto de um lateral famoso pela raça em campo e a irreverência fora dele


Com a saída de Fucile, o F.C. Porto não perde apenas um lateral direito. Perde uma das referências do plantel, uma vez que só Helton tem mais tempo de casa do que o uruguaio. Nunca foi indiscutível, nunca foi dispensável. O percurso foi, aliás, ziguezagueante, desde que chegou em 2006/07, como último reforço de um Verão agitado, marcado pela troca de Adriaanse por Jesualdo Ferreira. 

Pela frente havia Bosingwa a despontar. Fucile fez-lhe sombra por dois anos. Estreou-se logo na Liga dos Campeões, numa goleada caseira ao Hamburgo (4-1). Aproveitando uma lesão de titular manteve-se no onze e entrou a todo o gás no campeonato. Afinal de contas os primeiros adversários internos que defrontou foram...Benfica e Sporting. 

Impressionou pela qualidade técnica. E, mesmo jovem, mostrava-se consciente a defender. Um bom rebelde, dentro e fora do campo. Uma opção a ter em conta, portanto. Aliás, quando Bosingwa voltou, Jesualdo não tirou Fucile do onze. Passou-o para a esquerda também contra o Hamburgo, agora na Alemanha. Começava a ganhar fama o lateral «tapa-buracos» dos dragões, eficiente à direita e à esquerda. 

Foi nessa primeira época que fez o único golo com a camisola do F.C. Porto, ao Nacional, para o campeonato. Festejou o primeiro de quatro títulos nacionais em cinco anos e meio de casa. E ganhou preponderância na equipa. 

Fez 32 jogos, entre todas as competições, na temporada seguinte. Ficou na retina a expulsão no dramático duelo com o Schalke 04. Baixou a parada em 2008/09, devido a uma lesão que o afastou da fase decisiva da boa campanha portista na Champions. 

Começou essa época com um rival novo, Sapunaru, mas a desconfiança que cresceu em torno de Benítez levou-o para a esquerda, de onde só voltou quando chegou Cissokho, em Dezembro. 

As picardias com o Benfica e a noite negra em Londres

Em 2009/10, pela primeira vez, não vence o campeonato. Foi o ano do Benfica de Jesus, que Fucile garantia acompanhar pouco. «Sabia que estava a dar um jogo, mas nem vi quem jogava, estava com os meus pais. Mas se dizem que o Benfica está a jogar bem, parabéns», afirmou, após a goleada dos encarnados ao Everton.

Cai em desgraça pela má exibição em Londres, na goleada com o Arsenal que acaba com o sonho da Champions. Demora a reentrar, aproveita o castigo a Sapunaru para se fixar, mas, com André Villas-Boas, e após um grande Mundial, cai de novo para o banco. 

Na melhor fase pessoal da época lesiona-se no cotovelo. Foi no jogo com o Spartak Moscovo, dos «quartos» da Liga Europa. Antes tinha deixado uma das frases do ano, referindo-se a Honda, do CSKA: «Pode vir o Honda, o Kawasaki e o Mitsubishi». Fucile sempre foi irreverente no campo e no discurso. 

Em Braga, por exemplo, após nova demonstração de força dos Dragões, responde à letra a Jorge Jesus que, dias antes, tinha dito que o Benfica era a equipa que jogava melhor futebol em Portugal: «Quem está primeiro? Quem vai invicto na Liga? O Benfica está desesperado para que o F.C. Porto caia, mas mostrámos que estamos mais fortes do que todos. Quem viu o jogo deve ter ficado assustado.»

Não participou na histórica final de Dublin, nem nos jogos marcantes na Luz. Voltou apenas já com Vítor Pereira no comando. Começou bem, parecia indiscutível. Depois veio a expulsão com o Zenit que começou a traçar o destino do F.C. Porto na Champions. Ainda fez mais dois jogos, mas, a derrota em Nicósia, com o Apoel, marca o adeus. O futuro é o Santos. 

Os números de Fucile

2006/07
Liga: 18 jogos (1 golo)
Champions: 6 jogos

2007/08
Liga: 21 jogos
Champions: 7 jogos (1 vermelho)
Outros: 4 jogos

2008/09
Liga: 17 jogos (1 vermelho)
Champions: 2 jogos
Outros: 3 jogos

2009/10
Liga: 21 jogos (1 vermelho)
Champions: 6 jogos
Outros: 7 jogos

2010/11
Liga: 16 jogos (1 vermelho)
Liga Europa: 10 jogos
Outros: 3 jogos

2011/12
Liga: 7 jogos
Champions: 3 jogos (1 vermelho)
Outros: 2 jogos

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto empresta Soares ao Arouca

Brasileiro já treinou nesta terça-feira e quer esquecer cedência ao Huelva


Soares vai jogar no Arouca, da II Liga, até final da temporada por empréstimo do FC Porto. 

O médio já treinou nesta terça-feira com a equipa orientada por Vítor Oliveira.

Em declarações à «Lusa», Soares não encontra explicações para só ter jogador 45 minutos pelo Huelva, o emblema espanhol ao qual esteve cedido pelos portistas até agora.

«Quero esquecer esse episódio», disse, para depois abordar a mudança para o clube do distrito de Aveiro.

«Primeiro vamos pensar na manutenção, domingo há um jogo em casa (frente ao Santa Clara) e vamos trabalhar para conquistar pontos», declarou de seguida.

Já o presidente do clube, Carlos Pinho, manifestou-se satisfeito com a chegada de um «jogador com qualidade, que vai ajudar o Arouca a sair de uma situação na tabela classificativa que não é justa para a equipa»

in "maisfutebol.iol.pt"

Santos oficializa Fucile e desbloqueia Danilo

m nota emitida no site do clube, o Santos anunciou ter chegado a acordo com o FC Porto para o empréstimo de Jorge Fucile até ao final do ano.

O clube brasileiro indica, ainda, que foi dada luz verde para a inscrição de Danilo pelo clube azul e branco.

«O presidente Luis Alvaro, do Santos FC, e o diretor Antero Henrique, do Porto, de Portugal, acertaram, na tarde desta terça-feira (17), por telefone, a liberação do TMS (Transfer Matching System) do atleta Danilo para o time português e o empréstimo por um ano, sem custos, do lateral Jorge Fucile para o Santos», lê-se no documento, que acrescenta que «a formalização do acordo se dará nas próximas horas».

Na mesma nota, o Santos indica que nos «próximos dias» será anunciada a data em que o lateral uruguaio vai realizar os exames médicos, indispensáveis para a assinatura do contrato.


in "abola.pt"

Walter já se treina no Cruzeiro

OPÇÃO DE COMPRA DE 50 POR CENTO DO PASSE



O Cruzeiro oficalizou esta manhã o empréstimo de Walter por parte do FC Porto até dezembro deste ano. O clube de Belo Horizonte tem a possibilidade de comprar 50 por cento do passe no final da cedência por um valor que não foi revelado.
Note-se que a SAD azul e branca detém somente estes 50 por cento do passe do Bigorna, sendo que os restantes são propriedade de um grupo de investidores.
O brasileiro já se treinou esta manhã com o plantel da Raposa, que iniciou os trabalhos de pré-temporada na última semana
in "record.pt"

Vítor Pereira: Hulk, Kléber e uma «dinâmica nova»

Opções reduzidas na frente não tiram sono ao treinador que admite fazer adaptações. Mas lembra que o clube está atento ao mercado...


Com a lesão de Hulk e a saída de Walter, Kléber passa a ser o único ponta-de-lança que Vítor Pereira tem à sua disposição. Ainda que o problema físico do «Incrível» não seja muito grave, como Vítor Pereira afirmou, sem confirmar o tempo de paragem, fica sempre a preocupação: e se acontece algo a Kléber?

«É verdade que agora só temos o Kléber. Se não pudermos contar com ele, vamos ter de inventar uma dinâmica nova. Mercado? O clube está a trabalhar e vamos ver o que se vai passar, mas não posso comentar coisas hipotéticas. Estou aqui para treinar. O mercado está aberto e o clube está a trabalhar. Temos o Kléber, o Hulk e se tivermos de fazer alguma adaptação, faremos», garantiu o treinador portista.

Ainda sobre Hulk e a lesão que o obriga a parar, Vítor Pereira assegura que a equipa continuará no trilho certo. «O Hulk é um jogador de qualidade, mas o F.C. Porto tem qualidade como equipa e é forte como equipa», frisou. 

Vítor Pereira diz que o F.C. Porto «vale pelo colectivo» e Hulk apenas acrescenta «qualidade individual».

Quem procura espaço para o conseguir fazer é Juan Iturbe. O jovem argentino jogou mais alguns minutos frente ao Rio Ave, mas continua a ter de «assimilar» muitos processos. 

«Não podemos esperar que um miúdo de 18 anos chegue e de repente possa produzir e ser um jogador diferenciado. Ele é diferenciado porque tem talento, mas ainda tem tanta coisa para assimilar. É natural que a ansiedade dele para querer mostrar o seu talento o traia um pouco. Temos de ter alguma paciência e perceber que estamos a falar de um jovem que tem talento mas que precisa de tempo para evoluir», lembrou.

Vítor Pereira: «Estoril? Vai ser tudo menos fácil»

Líder da Liga de Honra é adversário de respeito e um bom exemplo da forma como se trabalha no segundo escalão


Vítor Pereira considera o Estoril um «exemplo» daquilo que se faz de bom na II Liga portuguesa. O F.C. Porto vai enfrentar, esta quarta-feira, o líder da Liga de Honra e o técnico espera ter pela frente um trabalho árduo para somar mais três pontos na 2º jornada da fase de grupos da Taça da Liga. 

«O Estoril joga bom futebol. É uma equipa que reflecte a qualidade que existe em muitos jogadores na II Liga e em muitos treinadores. É um exemplo de como se trabalha bem na II Liga. Vai ser tudo menos fácil. Vão na frente, com todo o mérito», afirmou o treinador do F.C. Porto, em conferência de imprensa. 

Ainda sobre o adversário desta quarta-feira, Vítor Pereira entende que vale «pelo colectivo». «Têm um ou outro destaque individual mas fundamentalmente funcionam bem colectivamente», descreveu. 

Em relação à equipa que vai apresentar, Vítor Pereira admitiu algumas alterações, mas não deixou muitas pistas: «Queremos uma equipa que nos transmita confiança e queremos ganhar.»

O técnico frisou, no entanto, que as prioridades do clube continuam bem definidas e ainda está a ver o que «vai dar» a Taça da Liga. 

«Continuamos a dizer que a nossa prioridade é o campeonato, mas o F.C. Porto joga sempre para ganhar. Vamos apresentar uma equipa para ganhar o jogo com o Estoril e depois vamos ver o que esta prova vai dar», concluiu.

Vítor Pereira faz balanço: «Queríamos mais»

Treinador do F.C. Porto escolhe os melhores e piores momentos da primeira volta do campeonato


Com o final da primeira volta do campeonato, Vítor Pereira fez um balanço do que se jogou até aqui. Questionado sobre os melhores e os piores momentos que viveu ao longo destes primeiros tempos à frente da equipa, o treinador não teve de pensar muito. 

«Piores momentos? Tivemos dois momentos difíceis. A eliminação na Taça de Portugal, com a Académica, e o jogo com o Zenit, onde poderíamos ter carimbado a continuidade na Champions. Foi um jogo em que falhámos muitas oportunidades», recordou. 

Depois, avançou com os melhores momentos da temporada, até agora: «Ganhámos a Supertaça e tivemos aquele jogo com o Barcelona onde, apesar de termos perdido, fizemos um excelente jogo e dignificámos a camisola da equipa.»

O técnico frisou ainda que, «do meio para o fim da primeira volta», a equipa conseguiu uma «consistência maior» no futebol produzido e lembrou que ainda não perdeu na Liga: «Conseguir acabar a primeira volta sem derrotas não é para qualquer equipa.»

«Estivemos em 1º lugar quase a primeira volta toda, estamos a dois pontos e está tudo em aberto. E temos uma palavra a dizer na Liga Europa, também», sublinhou.

«Sporting e Sp. Braga têm palavra a dizer na Liga»

Questionado sobre se a primeira volta tinha correspondido às suas expectativas, Vítor Pereira admitiu que esperava estar melhor, mas lembrou que esta é uma época especial, em função do que se passou na temporada passada. 

«Queremos sempre mais. Sou ambicioso. Queríamos mais, não podemos escamotear isso. Mas sabíamos que depois de uma época como a do ano passado, onde a sede de vitória se sentia claramente, este ano seria diferente. Enquanto no ano passado os adversários directos perderam pontos rapidamente, este ano não tivemos esse conforto e temos de ser competitivos e de estar no nosso melhor nível. O campeonato é diferente do ano passado, até pelo que os outros tem feito», explicou. 

Sobre a Liga, e apesar de o Sporting estar já a nove pontos e a onze da liderança, Vítor Pereira não os exclui das contas do título: «O campeonato tem duas equipas ligeiramente destacadas, mas o Sporting e o Sp. Braga terão uma palavra a dizer até ao fim.»

F.C. Porto: Danilo convocado à condição

Utilização dependente da chegada do certificado internacional.


Danilo foi convocado pela primeira vez por Vítor Pereira, para a recepção do F.C. Porto ao Estoril, mas ainda não é certo que possa ser utilizado. Os «dragões» esperam ainda o envio do certificado internacional, resolvendo o diferendo com o Santos.

«Vai ser convocado e esperamos que a situação se regularize durante o dia», antecipou o técnico portista, na antevisão do encontro da 2ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, e ainda antes de ser divulgada a lista completa.

Danilo é visto por Vítor Pereira como um jogador «com talento e muita qualidade». «O que pode acrescentar são características diversas daquelas que temos agora. Mas só depois de o integrar, de começar a jogar, é que vamos perceber o que ele pode dar», referiu.

Desbloquear a inscrição do internacional brasileiro pode implicar a saída de Fucile para o Santos, mas o técnico portista ainda não exclui o uruguaio: «Só comento situações concretas. O Fucile está cá, é nosso jogador. Ainda não saiu.»

F.C. Porto: Alex Sandro lesionou-se e falha Estoril

Brasileiro junta-se a Hulk e Fucile no lote de lesionados. Três juniores, Danilo e Moutinho chamados


Alex Sandro voltou a lesionar-se e fica de fora do encontro com o Estoril, desta quarta-feira, a contar para a 2ª jornada do grupo D da Taça da Liga. 

O brasileiro não integra a lista de convocados divulgada pelo clube e a justificação apresentada foi uma lesão, sendo que mais pormenores serão conhecidos aquando da divulgação do boletim clínico. 

Para além da ausência de Alex Sandro, saem da convocatória, em relação ao jogo com o Rio Ave, Hulk, também lesionado, Rolando, castigado, e Helton, por opção. 

Vítor Pereira volta a chamar João Moutinho, que cumpriu castigo frente ao Rio Ave, promove a estreia de Danilo, ainda que sem certezas quanto à sua utilização, e mantém a aposta nos mesmos juniores da 1ª jornada: Kadu, Tiago Ferreira e Vion. 

Fucile também está lesionado, enquanto Guarín ainda busca a plena recuperação da lesão sofrida ao serviço da selecção da Colômbia. Sapunaru não foi chamado por opção de Vítor Pereira. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bracali e Kadu

Defesas: Maicon, Otamendi, Alvaro Pereira, Mangala, Danilo e Tiago Ferreira

Médios: Belluschi, Fernando, Defour, Souza e João Moutinho

Avançados: Kléber, James Rodríguez, Cristian Rodríguez, Juan Iturbe, Varela e Vion

in "maisfutebol.iol.pt"

Reinaldo Ventura pode jogar com máscara

Reinaldo Ventura já sabe que deverá poder jogar no próximo sábado. O avançado fracturou o nariz no treino da passada quinta-feira, mas, submetido a uma pequena intervenção médica, poderá ser utilizado na recepção ao Valdagno para a Liga Europeia, pois está previsto que possa usar uma máscara de protecção.


in "ojogo.pt"

Hulk obrigado a parar

Está confirmado: a lesão de Hulk vai retirá-lo dos jogos com o Estoril e o Guimarães, estando ainda em dúvida a participação do avançado na partida que se segue, a visita a Barcelos para mais uma jornada do campeonato. A anunciada mialgia que o retirou precocemente da partida com o Rio Ave passou ontem - dia de avaliação mais conclusiva - a distensão muscular na coxa direita, motivo mais do que suficiente para o afastar, desde já, dos próximos dois compromissos dos dragões. O pior cenário - ruptura muscular - ficou assim afastado depois de realizados os exames médicos de ontem, durante os quais foi detectado o tal estiramento muscular na coxa, problema que requer os máximos cuidados. Como se sabe, Hulk costuma recuperar rapidamente das lesões traumáticas, embora nunca tenha sido atingido, ao longo da carreira, por um problema muscular. Nestes casos, nem mesmo um super Hulk resiste a uma paragem obrigatória, que nunca costuma ser inferior a duas semanas. Sendo assim, a dúvida já anunciada prende-se com a sua recuperação para a partida com o Gil Vicente, algo que também se afigura como complicado. Mas logo se verá.
Na ausência do internacional brasileiro, abre-se uma vaga no centro do ataque, que deverá ser preenchida pelo único ponta-de-lança actualmente disponível no plantel: Kléber. Para além do brasileiro, existe apenas mais uma solução de recurso, a de Cristian Rodríguez, uma alternativa que até foi anunciada na última época por André Villas-Boas, que chegou a ponderar a utilização do uruguaio no centro do ataque. Para já, somam-se, esta temporada, apenas duas experiências sem Hulk a liderar o ataque: a primeira correu mal, muito mal, e foi em Aveiro, no empate sem golos frente ao Feirense; a segunda, este sábado, acabou por ser bem sucedida e, para além da vitória tranquila (2-0) sobre o Rio Ave, este encontro foi também capaz de fazer regressar James às grandes exibições.
Apesar da convicção inicial na possibilidade de recuperar a tempo de defrontar o Guimarães - uma vontade reforçada pelas declarações do empresário Teodoro Fonseca a O JOGO -, Hulk será mesmo obrigado a parar nos tempos mais próximos. Agora, fica a dúvida: como sobreviverá o FC Porto sem o seu melhor marcador? A resposta segue dentro de momentos.

Mais de metade dos golos é desta dupla

Numa análise mais detalhada aos 34 golos marcados pelo FC Porto no campeonato, percebe-se facilmente que Hulk e James têm influência directa em mais de metade (22 golos). Hulk participou activamente em 14, enquanto James esteve em 12, sendo que por quatro vezes partilharam a glória do momento através de uma combinação a dois. Apesar da evidência, o destaque desta situação acaba por estar no facto de James ter quase tanta influência no jogo ofensivo da equipa - ou pelo menos na pureza da estatística - como o internacional brasileiro. A diferença entre os dois é de apenas dois golos - entre assistências, participações directas e até mesmo golos marcados -, sendo que o colombiano somou, até ao momento, menos 275 minutos de jogo no campeonato na comparação directa com Hulk. Agora resta saber qual vai ser a resposta de James nos próximos desafios.

in "ojogo.pt"

"James não joga para si próprio"

James reclamou o comando da equipa após a lesão de Hulk contra o Rio Ave. É nele, portanto, que recai a pressão de empurrar os dragões na perseguição ao Benfica, o que não deixa de ser curioso quando em causa está um jogador com 20 anos e que só ganhou destaque no FC Porto nos últimos 12 meses. Castro, médio formado no clube e que está cedido ao Gijón, conhece bem o esquerdino e garante que ele vai corresponder à altura das expectativas. "É um jogador muito autoconfiante, se tem uma oportunidade, agarra-a. É claro que o Hulk é importantíssimo, mas o James tem grande moral no grupo, porque tem enorme qualidade, sabe o que é ser Porto e não joga para si próprio", sintetiza Castro, para quem a idade é um detalhe redutor na hora de avaliar James.
"É muito maduro, melhorou bastante a esse nível", avalia, lembrando que tem um percurso de grande destaque nas selecções colombianas (foi capitão no último Mundial'sub-20) e que está habituado a máximas exigências. James, contudo, vacilou no único jogo da Liga sem Hulk (empate 0-0 contra o Feirense), tendo mesmo sido expulso. Para Castro, serviu de lição. "Há jogos assim. Aconteceu e ele aprendeu com isso. É alguém que trabalha a grande nível, é um jogador de equipa, de colectivo, mas que confia muito em si próprio", insiste, comentando também a faceta goleadora que tem revelado: "Não diria que é uma surpresa, porque ele é muito frio na hora de finalizar. Mas, como disse, ele não joga para ele, prefere ser um jogador do último passe."

in "ojogo.pt"

Kléber sai do laboratório obcecado com golos

Tal como aconteceu durante a recente partida frente ao Rio Ave, Kléber deverá voltar a ser o substituto de Hulk no centro do ataque durante os próximos jogos. Aliás, e depois do regresso de Walter ao futebol brasileiro, o antigo jogador do Marítimo passou a ser a única alternativa ao compatriota para ocupar a posição no centro do ataque.
Kléber é a via única para contornar a lesão do Incrível, mas o seu desaparecimento do onze não coincidiu com um desinvestimento de Vítor Pereira. Com 21 anos e formatado para um futebol muito distinto, o ponta-de-lança tem feito um trabalho invisível no Olival que insiste nas suas aptidões técnicas (recepção, remate) e na percepção táctica do que implica ser o avançado do FC Porto.
É um caminho longo, mas que, acreditam os dragões, terá uma face visível já nos próximos jogos. Kléber pagou também a factura de uma má fase mais conturbada no plano pessoal, de que deu conta à partida para as férias de Natal. Esses problemas estão igualmente resolvidos e o avançado foi acompanhado no processo, pelo que parecem reunidas as condições para que o brasileiro agarre, de vez, a oportunidade.
É que esta pode ser a janela para o internacional canarinho se afirmar em definitivo na equipa titular, depois de ter tido entrada directa no onze inicial em apenas 14 jogos esta temporada, tendo marcado sete golos. No entanto, Kléber já não faz golos desde a recepção ao Braga, numa partida disputada no final de Novembro. Seguiram-se mais cinco presenças - apenas uma a titular, frente ao Paços de Ferreira para a Taça da Liga - sem que o avançado tenha assinado qualquer golo.

"Estamos bem e a pressão fica para quem está na frente"

Apesar de beneficiar da lesão de Hulk, Kléber lamenta o infortúnio do colega. "É um jogador que faz a diferença, mas o FC Porto tem um grupo muito forte e jogadores em condições de o substituir", afirmou à sua assessoria de Imprensa. Kléber destacou também o bom momento da equipa, tendo ainda aproveitado a ocasião para tentar colocar pressão sobre o Benfica, o actual líder do campeonato. "Vencemos um jogo muito importante e conseguimos manter-nos colados ao Benfica. São apenas dois pontos de diferença e o importante é fazermos a nossa parte. Nos últimos cinco jogos, tivemos quatro vitórias e um empate [em Alvalade, frente ao Sporting]. Estamos bem e temos tudo para continuar com este ritmo. Sendo assim, a pressão fica em quem está na frente e qualquer erro pode ser fatal", afirmou.

in "ojogo.pt"

Danilo já está desbloqueado

Danilo contra o Estoril é uma dúvida que hoje será desfeita, mas um cenário nesta fase depende apenas do timing do Santos na validação da inscrição do jogador. Isto porque o caso, que se arrasta desde o dia 9 de Janeiro - data em que o FC Porto validou o Transfer Market System (TMS), colocando-o à disposição para que o Santos fizesse o mesmo - resolveu-se finalmente.
O dia de ontem foi fértil em contactos entre as partes. Durante a tarde, já havia a convicção de que tudo se iria resolver a bem. À noite, porém, os responsáveis do FC Porto foram novamente contactados pelo presidente do Santos, Luís Álvaro Ribeiro, que não obstante dizer-se "desiludido" com o comportamento dos portistas, acedeu finalmente a dar o "clique" mágico na plataforma informática que substituiu a necessidade de enviar certificados internacionais.
As duas partes conversaram e confirmaram o desfecho que as declarações de Luís Álvaro Ribeiro já indiciavam. "O FC Porto não tem tratado o Santos com o devido respeito, nem cumprido com os compromissos que assumiu. Mas eu quero colocar tudo em pratos limpos, o mais cedo possível. Sou um homem de bom senso", disse a O JOGO, ainda durante a tarde.
Já à noite, confirmou ao "Globoesporte" a marcha-atrás na intenção de querer reter Danilo. "Por contrato, nós temos direito a contar com o Danilo até ao meio do ano, mas não queremos prejudicá-lo, pois ele disse-nos que quer jogar logo. Até ao meio-dia desta terça iremos resolver isso" explicou. "O director do FC Porto ligou-me durante as férias e queria que resolvesse a situação naquele momento. Disse que quando voltasse ligaria. E foi o que eu fiz", prosseguiu.
Hoje era o dia limite imposto pelo FC Porto para que o Santos validasse o TMS. Depois de ontem isso não ter acontecido, os dragões podiam já expor o caso à FIFA e às respectivas federações. Mas, internamente, ficou decidido que só hoje essa acção seria levada a cabo, isto porque até às 14 horas ainda é possível validar a inscrição do lateral a tempo de o mesmo jogar contra o Estoril.
Fechado que está o diferendo, resta agora esperar que o Peixe seja célere nessa acção. O facto de às 14 horas portuguesas serem apenas 10 horas em Santos complica a certificação a tempo de o jogador ser convocado, mas não a torna impossível, algo que já parecia uma fatalidade.

in "ojogo.pt"

Lei proíbe folga a Moutinho

Num jogo em que o principal objectivo é dar minutos aos menos utilizados e promover a integração dos mais jovens, João Moutinho será um "corpo estranho" num onze quase todo renovado. Nada o garante como titular, mas é praticamente ponto assente que jogará pelo menos 45 minutos. Isto porque a Taça da Liga tem um regulamento específico, que obriga a que pelo menos dois jogadores formados localmente joguem no mínimo 45 minutos por jogo. No FC Porto, só Kadú, Rolando, João Moutinho, Djalma e Varela correspondem a esses requisitos. Mas o avançado angolano está na CAN e o defesa-central está castigado. Como a baliza será de Bracali, restam Varela e Moutinho a Vítor Pereira. O primeiro será o extremo-direito e até pode fazer o jogo todo. Moutinho fica, em princípio, com o lugar vago no meio-campo ao lado de Defour e à frente de Souza.
Vítor Pereira pode também optar por guardá-lo no banco, como fez em Paços de Ferreira, e lançá-lo ao intervalo. Mas como Moutinho não jogou contra o Rio Ave, o mais provável é mesmo que comece a partida e até faça mais do que os 45 minutos obrigatórios por lei. Não está cansado e até poderá ser útil voltar a conferir-lhe ritmo competitivo.
Apesar de altamente improvável, há uma possibilidade de o médio folgar. Mas, para isso, Vítor Pereira teria de escolher um júnior para utilizar durante os tais 45 minutos e essa situação não é minimamente crível. Não só porque há poucos médios chamados regularmente aos trabalhos da equipa principal, como também porque se esse fosse o caso, o eleito já ontem teria treinado com os colegas.
Assim sendo, entre os utilizados haverá pelo menos dois habituais titulares. Além de Moutinho, o treinador terá de recorrer a um central para acompanhar Mangala no eixo da defesa. Sem Rolando, restam Otamendi ou Maicon.

Iturbe continua a amadurecer

Ainda não será desta que os adeptos poderão ver Iturbe a tempo inteiro. O argentino anda ansioso - e isso reflectiu-se no último jogo - mas continuará a amadurecer no banco de suplentes. É praticamente certo que o craque terá oportunidade de jogar, mas nesta fase Vítor Pereira acredita que o melhor é retirar-lhe responsabilidade e lançá-lo numa fase mais aberta do jogo, eventualmente com a equipa em vantagem e sem uma carga emocional tão forte no jovem.
Se assim for, e como Djalma está na CAN e Hulk se lesionou, então Cristian Rodríguez deve manter-se na esquerda, até para o continuar a rotinar num papel que terá de fazer, pelo menos enquanto Hulk não estiver recuperado.
Ainda sobre Iturbe, foi ontem notícia na Argentina a intenção do Racing de Avellaneda (clube onde joga Teófilo Gutiérrez) se reforçar com ele. "Estamos a estudar uma proposta" disse fonte do clube ao diário "Olé". Segundo esse jornal, haveria a possibilidade de empréstimo ou de compra de parte do passe.

in "ojogo.pt"

Empresário garante que Fucile vai sair

TOMADUZ SÓ NÃO SABE PARA QUE CLUBE



Jorge Fucile está com um pé de fora do FCPorto e quem o garante é o seu empresário, Pablo Tomaduz. Para o agente, não estão criadas condições para o internacional uruguaio continuar no Dragão e, por isso, dá a sua saída como uma certeza, nem que seja por empréstimo de um ano.
“Se não for para o Santos, vai para outro clube. Atualmente, o Fucile não conta para o treinador nem como suplente. Isso não é fácil para um jogador como ele, ou seja, um dos melhores laterais do Campeonato do Mundo de 2010”, começou por afirmar Pablo Tomaduz ao portal brasileiro Lancenet, concluindo de seguida o seu raciocínio: “Pelo menos por um ano ele tem que sair, pois não tem lugar na equipa.”
in "record.pt"

Dragões já têm argumentos

SANTOS NÃO LIBERTOU DANILO E AGORA A BOLA ESTÁ DO LADO PORTISTA



O dossiê Danilo entra hoje numa nova fase. Se assim entender, o FC Porto está agora em condições de avançar para a conclusão da transferência pela via litigiosa.
Depois da SAD não ter conseguido concluir o processo na segunda-feira da última semana, o Santos dispunha de sete dias para libertar o certificado internacional de Danilo, o que não aconteceu. Assim, hoje, ao oitavo dia, os dragões podem fazer chegar tanto à FPF como à CBF um pedido de esclarecimento sobre a situação, com o intuito das federações apurarem junto do Santos as razões que estão na base do impasse.
in "record.pt"

Juventus apresenta proposta por Guarín

A imprensa italiana noticia esta manhã que a Juventus está já a negociar com o FC Porto a transferência de Fredy Guarín. O representante e o advogado do jogador já terão em mãos a proposta do clube italiano.

O FC Porto apenas estará inclinado a ceder o jogador contra o pagamento de 15 milhões de euros, enquanto a oferta da Juventus estará fixada em cerca de 11 milhões, pagos em duas fases (dois milhões pelo empréstimo até final da presente época e o restante no próximo verão para a transferência definitiva e obrigatória).

O representante do jogador, Marcelo Ferreyra, e o advogado Rocco Dozzini já conhecem a intenção da Juventus. Resta convencer os responsáveis do FC Porto.


in "abola.pt"

Empréstimo de Fucile para libertar Danilo

Imprensa brasileira noticia que o FC Porto deu passo atrás nas negociações e aceitou libertar Fucile por empréstimo. Certificado de Danilo será libertado esta terça-feira. 

Segundo o Lancenet, a conversa telefónica que na segunda-feira ligou Antero Henrique, diretor geral do FC Porto, a Luis Alvaro Ribeiro, presidente do Santos, serviu para desbloquear duas situações: os brasileiros vão libertar hoje, terça-feira, o certificado internacional de Danilo e os azuis e brancos aceitaram ceder Fucile por empréstimo.

O Santos já acertou os salários com o lateral uruguaio, no entanto, Luis Alvaro Ribeiro quer primeiro resolver o imbróglio em torno de Danilo. «O FC Porto quer que o Santos se manifeste por escrito a pedir o empréstimo de Fucile, mas não lhes quero dar uma arma nas negociações por Danilo», disse, ao portal brasileiro, o dirigente que espera ainda receber uma verba extra por antecipar em seis meses a saída do internacional brasileiro.

«Estamos no direito e queremos acertar ponteiros antes de libertar o jogador», prosseguiu, referindo aos recentes problemas com o FC Porto, mais concretamente no atraso do pagamento de Alex Sandro.


in "abola.pt"