terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vítor Pereira: Hulk, Kléber e uma «dinâmica nova»

Opções reduzidas na frente não tiram sono ao treinador que admite fazer adaptações. Mas lembra que o clube está atento ao mercado...


Com a lesão de Hulk e a saída de Walter, Kléber passa a ser o único ponta-de-lança que Vítor Pereira tem à sua disposição. Ainda que o problema físico do «Incrível» não seja muito grave, como Vítor Pereira afirmou, sem confirmar o tempo de paragem, fica sempre a preocupação: e se acontece algo a Kléber?

«É verdade que agora só temos o Kléber. Se não pudermos contar com ele, vamos ter de inventar uma dinâmica nova. Mercado? O clube está a trabalhar e vamos ver o que se vai passar, mas não posso comentar coisas hipotéticas. Estou aqui para treinar. O mercado está aberto e o clube está a trabalhar. Temos o Kléber, o Hulk e se tivermos de fazer alguma adaptação, faremos», garantiu o treinador portista.

Ainda sobre Hulk e a lesão que o obriga a parar, Vítor Pereira assegura que a equipa continuará no trilho certo. «O Hulk é um jogador de qualidade, mas o F.C. Porto tem qualidade como equipa e é forte como equipa», frisou. 

Vítor Pereira diz que o F.C. Porto «vale pelo colectivo» e Hulk apenas acrescenta «qualidade individual».

Quem procura espaço para o conseguir fazer é Juan Iturbe. O jovem argentino jogou mais alguns minutos frente ao Rio Ave, mas continua a ter de «assimilar» muitos processos. 

«Não podemos esperar que um miúdo de 18 anos chegue e de repente possa produzir e ser um jogador diferenciado. Ele é diferenciado porque tem talento, mas ainda tem tanta coisa para assimilar. É natural que a ansiedade dele para querer mostrar o seu talento o traia um pouco. Temos de ter alguma paciência e perceber que estamos a falar de um jovem que tem talento mas que precisa de tempo para evoluir», lembrou.

Vítor Pereira: «Estoril? Vai ser tudo menos fácil»

Líder da Liga de Honra é adversário de respeito e um bom exemplo da forma como se trabalha no segundo escalão


Vítor Pereira considera o Estoril um «exemplo» daquilo que se faz de bom na II Liga portuguesa. O F.C. Porto vai enfrentar, esta quarta-feira, o líder da Liga de Honra e o técnico espera ter pela frente um trabalho árduo para somar mais três pontos na 2º jornada da fase de grupos da Taça da Liga. 

«O Estoril joga bom futebol. É uma equipa que reflecte a qualidade que existe em muitos jogadores na II Liga e em muitos treinadores. É um exemplo de como se trabalha bem na II Liga. Vai ser tudo menos fácil. Vão na frente, com todo o mérito», afirmou o treinador do F.C. Porto, em conferência de imprensa. 

Ainda sobre o adversário desta quarta-feira, Vítor Pereira entende que vale «pelo colectivo». «Têm um ou outro destaque individual mas fundamentalmente funcionam bem colectivamente», descreveu. 

Em relação à equipa que vai apresentar, Vítor Pereira admitiu algumas alterações, mas não deixou muitas pistas: «Queremos uma equipa que nos transmita confiança e queremos ganhar.»

O técnico frisou, no entanto, que as prioridades do clube continuam bem definidas e ainda está a ver o que «vai dar» a Taça da Liga. 

«Continuamos a dizer que a nossa prioridade é o campeonato, mas o F.C. Porto joga sempre para ganhar. Vamos apresentar uma equipa para ganhar o jogo com o Estoril e depois vamos ver o que esta prova vai dar», concluiu.

Vítor Pereira faz balanço: «Queríamos mais»

Treinador do F.C. Porto escolhe os melhores e piores momentos da primeira volta do campeonato


Com o final da primeira volta do campeonato, Vítor Pereira fez um balanço do que se jogou até aqui. Questionado sobre os melhores e os piores momentos que viveu ao longo destes primeiros tempos à frente da equipa, o treinador não teve de pensar muito. 

«Piores momentos? Tivemos dois momentos difíceis. A eliminação na Taça de Portugal, com a Académica, e o jogo com o Zenit, onde poderíamos ter carimbado a continuidade na Champions. Foi um jogo em que falhámos muitas oportunidades», recordou. 

Depois, avançou com os melhores momentos da temporada, até agora: «Ganhámos a Supertaça e tivemos aquele jogo com o Barcelona onde, apesar de termos perdido, fizemos um excelente jogo e dignificámos a camisola da equipa.»

O técnico frisou ainda que, «do meio para o fim da primeira volta», a equipa conseguiu uma «consistência maior» no futebol produzido e lembrou que ainda não perdeu na Liga: «Conseguir acabar a primeira volta sem derrotas não é para qualquer equipa.»

«Estivemos em 1º lugar quase a primeira volta toda, estamos a dois pontos e está tudo em aberto. E temos uma palavra a dizer na Liga Europa, também», sublinhou.

«Sporting e Sp. Braga têm palavra a dizer na Liga»

Questionado sobre se a primeira volta tinha correspondido às suas expectativas, Vítor Pereira admitiu que esperava estar melhor, mas lembrou que esta é uma época especial, em função do que se passou na temporada passada. 

«Queremos sempre mais. Sou ambicioso. Queríamos mais, não podemos escamotear isso. Mas sabíamos que depois de uma época como a do ano passado, onde a sede de vitória se sentia claramente, este ano seria diferente. Enquanto no ano passado os adversários directos perderam pontos rapidamente, este ano não tivemos esse conforto e temos de ser competitivos e de estar no nosso melhor nível. O campeonato é diferente do ano passado, até pelo que os outros tem feito», explicou. 

Sobre a Liga, e apesar de o Sporting estar já a nove pontos e a onze da liderança, Vítor Pereira não os exclui das contas do título: «O campeonato tem duas equipas ligeiramente destacadas, mas o Sporting e o Sp. Braga terão uma palavra a dizer até ao fim.»

F.C. Porto: Danilo convocado à condição

Utilização dependente da chegada do certificado internacional.


Danilo foi convocado pela primeira vez por Vítor Pereira, para a recepção do F.C. Porto ao Estoril, mas ainda não é certo que possa ser utilizado. Os «dragões» esperam ainda o envio do certificado internacional, resolvendo o diferendo com o Santos.

«Vai ser convocado e esperamos que a situação se regularize durante o dia», antecipou o técnico portista, na antevisão do encontro da 2ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, e ainda antes de ser divulgada a lista completa.

Danilo é visto por Vítor Pereira como um jogador «com talento e muita qualidade». «O que pode acrescentar são características diversas daquelas que temos agora. Mas só depois de o integrar, de começar a jogar, é que vamos perceber o que ele pode dar», referiu.

Desbloquear a inscrição do internacional brasileiro pode implicar a saída de Fucile para o Santos, mas o técnico portista ainda não exclui o uruguaio: «Só comento situações concretas. O Fucile está cá, é nosso jogador. Ainda não saiu.»

F.C. Porto: Alex Sandro lesionou-se e falha Estoril

Brasileiro junta-se a Hulk e Fucile no lote de lesionados. Três juniores, Danilo e Moutinho chamados


Alex Sandro voltou a lesionar-se e fica de fora do encontro com o Estoril, desta quarta-feira, a contar para a 2ª jornada do grupo D da Taça da Liga. 

O brasileiro não integra a lista de convocados divulgada pelo clube e a justificação apresentada foi uma lesão, sendo que mais pormenores serão conhecidos aquando da divulgação do boletim clínico. 

Para além da ausência de Alex Sandro, saem da convocatória, em relação ao jogo com o Rio Ave, Hulk, também lesionado, Rolando, castigado, e Helton, por opção. 

Vítor Pereira volta a chamar João Moutinho, que cumpriu castigo frente ao Rio Ave, promove a estreia de Danilo, ainda que sem certezas quanto à sua utilização, e mantém a aposta nos mesmos juniores da 1ª jornada: Kadu, Tiago Ferreira e Vion. 

Fucile também está lesionado, enquanto Guarín ainda busca a plena recuperação da lesão sofrida ao serviço da selecção da Colômbia. Sapunaru não foi chamado por opção de Vítor Pereira. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bracali e Kadu

Defesas: Maicon, Otamendi, Alvaro Pereira, Mangala, Danilo e Tiago Ferreira

Médios: Belluschi, Fernando, Defour, Souza e João Moutinho

Avançados: Kléber, James Rodríguez, Cristian Rodríguez, Juan Iturbe, Varela e Vion

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: