terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lei proíbe folga a Moutinho

Num jogo em que o principal objectivo é dar minutos aos menos utilizados e promover a integração dos mais jovens, João Moutinho será um "corpo estranho" num onze quase todo renovado. Nada o garante como titular, mas é praticamente ponto assente que jogará pelo menos 45 minutos. Isto porque a Taça da Liga tem um regulamento específico, que obriga a que pelo menos dois jogadores formados localmente joguem no mínimo 45 minutos por jogo. No FC Porto, só Kadú, Rolando, João Moutinho, Djalma e Varela correspondem a esses requisitos. Mas o avançado angolano está na CAN e o defesa-central está castigado. Como a baliza será de Bracali, restam Varela e Moutinho a Vítor Pereira. O primeiro será o extremo-direito e até pode fazer o jogo todo. Moutinho fica, em princípio, com o lugar vago no meio-campo ao lado de Defour e à frente de Souza.
Vítor Pereira pode também optar por guardá-lo no banco, como fez em Paços de Ferreira, e lançá-lo ao intervalo. Mas como Moutinho não jogou contra o Rio Ave, o mais provável é mesmo que comece a partida e até faça mais do que os 45 minutos obrigatórios por lei. Não está cansado e até poderá ser útil voltar a conferir-lhe ritmo competitivo.
Apesar de altamente improvável, há uma possibilidade de o médio folgar. Mas, para isso, Vítor Pereira teria de escolher um júnior para utilizar durante os tais 45 minutos e essa situação não é minimamente crível. Não só porque há poucos médios chamados regularmente aos trabalhos da equipa principal, como também porque se esse fosse o caso, o eleito já ontem teria treinado com os colegas.
Assim sendo, entre os utilizados haverá pelo menos dois habituais titulares. Além de Moutinho, o treinador terá de recorrer a um central para acompanhar Mangala no eixo da defesa. Sem Rolando, restam Otamendi ou Maicon.

Iturbe continua a amadurecer

Ainda não será desta que os adeptos poderão ver Iturbe a tempo inteiro. O argentino anda ansioso - e isso reflectiu-se no último jogo - mas continuará a amadurecer no banco de suplentes. É praticamente certo que o craque terá oportunidade de jogar, mas nesta fase Vítor Pereira acredita que o melhor é retirar-lhe responsabilidade e lançá-lo numa fase mais aberta do jogo, eventualmente com a equipa em vantagem e sem uma carga emocional tão forte no jovem.
Se assim for, e como Djalma está na CAN e Hulk se lesionou, então Cristian Rodríguez deve manter-se na esquerda, até para o continuar a rotinar num papel que terá de fazer, pelo menos enquanto Hulk não estiver recuperado.
Ainda sobre Iturbe, foi ontem notícia na Argentina a intenção do Racing de Avellaneda (clube onde joga Teófilo Gutiérrez) se reforçar com ele. "Estamos a estudar uma proposta" disse fonte do clube ao diário "Olé". Segundo esse jornal, haveria a possibilidade de empréstimo ou de compra de parte do passe.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: