terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Josué é um especialista"

Treinador que orientou o médio portista no Sporting da Covilhã destaca a execução das bolas paradas como uma das principais virtudes do jogador escolhido por Paulo Fonseca para acabar com o trauma dos penaltis falhados.

Para o FC Porto, o pesadelo das grandes penalidades falhadas terminou no Bonfim. Na pré-época, no Torneio do Arsenal, Jackson e Lucho falharam o castigo máximo, alastrando o problema que transitava da época passada, com penaltis falhados por Jackson, James e Lucho.
Paulo Fonseca decidiu apostar em Josué. O médio portista foi chamado à responsabilidade em Setúbal e converteu o penalti que deu início à reviravolta no marcador.
João Salcedas, que treinou Josué no Sporting da Covilhã em 2009-2010, realça a execução das bolas paradas como uma das "principais qualidades do jogador". O treinador explica que o médio portista "tem uma personalidade forte e confiança em si próprio".

Sobre a aposta do treinador, João Salcedas lembra que "Paulo Fonseca conhece-o bem da época passada e sabe que os grandes palcos catapultam o jogador para boas exibições: "Não me surpreendeu que Josué tenha sido chamado a marcar. Executou o penalti de forma exemplar e tenho a certeza que não vai desiludir [se voltar a ser chamado]."


in "rr.pt"

Helton reconhece que Porto não fez boa estreia, mas valoriza vitória

O Porto conquistou a vitória de número 1500 na história do Campeonato Português ao bater o Vitória de Setúbal por 3 a 1, pela estréia na competição. Desde 2005 no clube, o goleiro Helton espera que este tenha sido o primeiro passo para buscar seu oitavo título nacional pelo Dragão.

Capitão do time, o brasileiro reconheceu que a equipe não fez uma grande exibição, principalmente pelo estado ruim do gramado do Estádio do Bonfim, em Setúbal, mas ressaltou a importância de iniciar a competição vencendo.

E MAIS
- Não tivemos vida fácil nessa partida. O estado do gramado estava muito ruim e levamos um gol logo aos 13 minutos. Mas o time superou as adversidades, não se entregou em momento algum e buscou a virada. Mais que uma boa exibição, o importante era que começássemos o Português vencendo. Ainda mais por ser a vitória 1500 na história do campeonato. E conseguimos. Aos poucos vamos encontrando o melhor entrosamento, recuperando nossa melhor forma e passaremos a ter as atuações que esperamos.
Helton conquistou o Campeonato Português nas temporadas 2005-06, 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2010-11, 2011-12 e 2012-13.

in "lancenet.br"

Portas do Mónaco continuam abertas para Fernando

O Mónaco continua interessado em reforçar o seu plantel com o portista Fernando, mas o elevado valor exigido pelos dragões é um sério obstáculo à concretização desta operação, que pode envolver montantes a rondar os 10 milhões de euros.

Os azuis e brancos já fizeram saber, aquando da negociação de 70 milhões por Moutinho e James, que o ´polvo` não seria libertado por uma verba baixa, mesmo tendo em conta que o contrato termina dentro de um ano e que, em janeiro, poderá assinar livremente por qualquer clube sem contrapartidas financeiras para os tricampeões.

O Mónaco insistiu, apresentou uma oferta que foi declinada - na altura provocou manifestação pública de desagrado do futebolista, que pretende mudar-se para uma Liga mais mediática e competitiva - mas não fechou por completo esse dossier. 

in "abola.pt"

«Colombianos são a sensação do campeonato português», diz a Marca

O que Fredy Montero, Jackson Martínez e Quintero têm em comum? Além de terem nascido no mesmo país, a Colômbia, brilharam, com muita intensidade, na ronda inaugural da edição 2013/2014 do campeonato português.

As exibições do avançado do Sporting, autor de três golos na goleada aplicada
ao Arouca (5-1), e do duo do FC Porto, Jackson e Quintero, ante o V. Setúbal (3-1), merecem um amplo destaque no diário espanhol Marca.

«Os colombianos são a sensação do futebol luso. Além de Jackson, goleador do FC Porto, contratações como Fredy Montero e Juan Fernando Quintero deixaram claro que o futebol português sabe mais do que nunca a café», descreve o jornal do país vizinho.

«Montero começa a ter a sua maior oportunidade para, quem sabe, consolidar-se, já que no renomado futebol europeu poderá ter a oportunidade de conseguir, finalmente, um lugar na seleção da Colômbia treinada por Pékerman. Quintero começa a demonstrar que a camisola 10 não lhe fica grande, num dos clubes mais importantes da Europa. Só tem 20 anos... Não restam dúvidas que o futebol cafetero impõe-se em Portugal», relata a Marca. 

in "abola.pt"

Relvado do Bonfim deu discussão

Se as relações entre os FC Porto e V. Setúbal já estavam inquinadas antes do jogo, com os últimos embates a serem marcados pela polémica, mais se agudizaram logo à partida para este reencontro com a proposta feita pela dragões de ser regado o relvado antes do desafio começar.

Os dragões defenderam que molhar a relva seria benéfico para os dois conjuntos, como neste caso que tem a última palavra é o clube visitado e não a Liga, os sadinos declinaram a sugestão. Falta saber se por não concordarem com os argumentos técnicos ou muito simplesmente não estarem dispostos a abrir qualquer exceção para adversários com quem têm mantido trato tenso.

in "abola.pt"

Varela e Helton ausentes do treino

Pinto da Costa esteve presente

As ausências de Varela e do guardião Helton foram a nota de destaque do treino matinal desta terça-feira do FC Porto, durante os 15 minutos abertos à comunicação social.

O extremo português está ainda a contas com os problemas físicos que o condicionaram na última semana, enquanto o guarda-redes brasileiro deixou a partida com o V. Setúbal muito queixoso e terá sido esse o problema a afastá-lo da sessão.

Quem esteve presente no apronto foi Pinto da Costa. O presidente portista fez questão de assistir ao treino orientado pelo técnico Paulo Fonseca.

in "record.pt"

Iturbe pode rumar a Espanha ou Itália

Novo empréstimo do argentino é o enário mais provável e o FC Porto já estuda todas as situações possíveis.
 
A situação de Iturbe complicou-se e, nesta fase, o mais provável é mesmo que o esquerdino volte a ser cedido, pese embora a decisão não tenha sido tomada. O FC Porto está a estudar com cuidado a situação do jogador, aposta principal ao longo de toda a pré-época e, surprendentemente, excluído dos dois primeiros jogos oficiais.

Há pelo menos uma proposta concreta feita ao FC Porto e ao jogador, que vem de Espanha, de um clube da I Liga. Espanha e Itália são, à partida, os dois países para onde Iturbe poderá rumar, não só pelas semelhanças com o futebol português, mas também porqué é um mercado que se abre muito aos jogadores sul-americanos, especialmenet argentinos.

in "ojogo.pt"

A discórdia tem dois anos

Treinadores "pegaram-se" no Bonfim, mas a história já tinha outros quatro duelos de bocas para trás. Cada confronto, cada episódio... 

O bate-boca entre Paulo Fonseca e José Mota elevou a temperatura na sala de Imprensa do Bonfim, de tal forma que pairou no ar a dúvida sobre se o desaguisado nascera naquele momento ou tinha episódios para trás. Ora, nem sequer é preciso uma busca muito demorada para perceber que o caso tem quase dois anos e repete-se a cada duelo. Fonseca e Mota concordam... em discordar.
 
in "ojogo.pt"

Jogadas de Sebastian Pérez

O médio colombiano da seleção de sub-20, na qual jogou com Juan Quintero, é hoje apontado por um site italiano como interessando ao FC Porto. 

Sebastian Pérez Cardona tem 20 anos, tendo nascido a 29 de Março de 1993. Este médio da seleção sub-20 da Colômbia pesa 70 quilos e mede 1,75 metros.

Joga no Atlético Nacional.

in "ojogo.pt"

Sub19 arrancam com triunfo em Coimbra


A equipa Sub19 do FC Porto começou da melhor maneira o Campeonato Nacional de Juniores, batendo a Académica, em Coimbra, por 3-1. Os jovens Dragões, orientados por Nuno Capucho, chegaram à vitória graças a remates certeiros de Jonathan (17m) e Ruben Macedo (90m+3) e ainda de um autogolo (78m). Ao intervalo, registava-se um empate (1-1), já que o golo do adversário surgiu aos 20 minutos.

Os Sub19 azuis e brancos alinharam com Filipe Ferreira; Sérgio Ribeiro, André Ribeiro, Ricardo Tavares e Rafa; Vítor Andrade (cap.), Belinha e Graça; Raul (Rui Moreira, ao intervalo), Francisco Ramos (Ruben Macedo, aos 67m) e Jonathan.

 Sub17 aplicam chapa quatro na estreia

A equipa de Sub17 do FC Porto iniciou com uma goleada a sua participação na 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores "B" ao bater, na primeira jornada da competição, o Leixões por 4-0.

Os golos dos jovens Dragões, orientados por José Guilherme, foram marcados por Mesquita (7m e 78m), Luís Mata (35m) e Ruben Neves (45m, g.p.).

Os Sub17 azuis e brancos alinharam com: Nico, Izata, Sandro, Jorge, Rafael, Ruben Neves (cap.), Bruno Costa, João Cardoso (Tiago Couto, 64m), José Nuno (José Pedro, 51m), Mesquita e Luís Mata (Generoso, 64m).


in "fcp.pt"

Fernando celebra derrota do Benfica

Um domingo gordo. O FC Porto entrou com o pé direito na edição 2013/14 da Liga e viu um dos rivais pelo título, o Benfica, marcar passo nos Barreiros. Fernando deu azo à sua alegria nas redes sociais.

«Muito feliz por vencer mais uma, 3-1 contra o Setúbal, sabendo que nosso principal rival para o título perdeu», escreveu o médio brasileiro, na sua página oficial no Facebook.

«Desejo-vos uma ótima semana! Grande abraço», acrescentou. 

in "abola.pt"

Sebastián Pérez apontado ao dragão

A Imprensa italiana faz eco, esta segunda-feira, do interesse do FC Porto na contratação do médio colombiano Sebastián Pérez.

Segundo noticia o site TMW, os azuis e brancos ponderam a aquisição do jogador do
Atlético Nacional, que esteve recentemente à experiência no Arsenal.

Arsène Wenger ficou agradado com as qualidades do médio, internacional sub-20 pela Colômbia, mas o clube londrino acabou por não avançar para a sua contratação – a dificuldade em obter um visto de trabalho pesou na decisão.

O treinador francês garantiu, contudo, que iria manter-se atento à evolução do jogador.

Sebastián Pérez é, agora, colocado na órbita do FC Porto, onde o jovem jogador encontraria os compatriotas Jackson Martínez e Quintero.

in "abola.pt"

Um matador a 25 metros da baliza

Treinador que formou Juan Fernando Quintero revela que o médio colombiano é um perigo nos remates da meia-distância. Setúbal comprova facto apresentado por Pedro Sarmiento em Bola Branca.

Um minuto em campo bastou a Juan Fernando Quintero para marcar um grande golo e brilhar na estreia do FC Porto no campeonato 2013/14. Nada de novo para o treinador Pedro Sarmiento, que orientou o médio de 20 anos na formação dos colombianos do Envigado.

"O Juan Fernando [Quintero] sabe aproveitar o pouco tempo que está em campo. Em poucos minutos é capaz de tirar vantagem da sua habilidade e quando ganha posição a 20 ou 25 metros da baliza, faz golo", sustenta Pedro Sarmiento, em entrevista a Bola Branca.

Confrontado com o potencial de Quintero quando comparado com o do compatriota James Rodríguez, o técnico colombiano faz questão de sublinhar que se tratam de jogadores com características distintas.

"James é mais um distribuidor de jogo que remata próximo da área. Quintero possui maior potência na perna esquerda e muito maior habilidade em espaços reduzidos", explica.

Depois dos 16 minutos em bom plano, na final da Supertaça, e do golaço marcado ao Vitória de Setúbal, apenas um minuto depois de ter entrado em campo, Quintero pode sonhar com um lugar no onze titular do FC Porto. Pedro Sarmiento não duvida de que o seu ex-pupilo estará à altura das exigências.

"Não tenho a menor dúvida de que, entrando, vai mostrar o que sabe e responderá às necessidades da equipa e de cada jogo", conclui.

in "rr,pt"