quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Inter faz sondagem por Villas-Boas

BENÍTEZ RECEBEU ULTIMATO
 
O site Footballpress.net avança esta quarta-feira que o Inter fez uma sondagem junto do FC Porto de modo a saber a disponibilidade dos dragões para uma eventual saída de Villas-Boas.

Os recentes resultados do Inter e sobretudo a derrota frente ao Milan deixaram Massimo Moratti à beira de um ataque de nervos e Benítez terá recebido um ultimato.

Com a saída de Mourinho para o Real Madrid, a equipa tem tido dificuldade em atingir o nível da época passada.

in "record.pt"

Espanyol interessado em garantir James

Espanhóis querem extremo em janeiro
 

James Rodríguez era a grande aposta do Espanyol no passado defeso mas o FC Porto levou a melhor no concurso do colombiano. Agora, dada a menor utilização do extremo, o interesse reacende-se e o clube catalão vai tentar a sua sorte.

A notícia é do Sport e aponta já James Rodríguez ao futebol espanhol na próxima abertura do mercado.

O jogador de 19 anos, por sua vez, não descartaria ser cedido por empréstimo à equipa da Catalunha, uma vez que no FC Porto está tapado por jogadores como Hulk, Varela e Cristián Rodríguez.

O empresário do jogador, Silvio Sandri, confirmou contactos por parte do emblema espanhol e revelou-se disponível para ouvir propostas:

"Soubemos do interesse do Espanyol através de um empresário vinculado ao clube e estamos disponíveis para conversar em dezembro."

in "record.pt"

Drogba dos grandes azares

VARELA tem clássico em risco


Costuma dizer-se que uma lesão nunca vem em boa hora, mas as de Varela parecem escolher sempre os piores momentos.

Ainda no final da época passada, o Drogba da Caparica era apontado como uma possível aposta de Carlos Queiroz para o Mundial’2010, mas essa expectativa cedo caiu por terra face a uma lesão grave que contraiu num treino e que o obrigou a fazer uma intervenção cirúrgica. Já esta época, também devido a uma inoportuna lesão, falhou a convocatória para um duplo compromisso da Seleção, referente à qualificação para o Euro’2012. E, como não há duas sem três, voltou agora a ser traído por um problema físico, mas desta feita falha apenas uma partida de preparação. Menos mau...

Curioso é que as badaladas lesões de Varela também têm surgido com frequência quando os clássicos se aproximam. Na época passada, por exemplo, lesionou-se na véspera da receção ao Sporting, para a Liga, e acabou por falhar esse desafio. O reencontro com a equipa que o formou, vestindo a camisola azul e branca dos dragões, só surgiu depois, na Taça, num desafio que os portistas golearam (5-2)...

Resta, agora, saber se dia 27 já estará recuperado para o confronto em Alvalade. Conforme já referimos, tudo aponta para que possa ser opção, mas os próximos dias serão essenciais para uma análise mais acertada.

in "record.pt"

Rafinha é nome a fixar

JOVEM DA FORMAÇÃO SOBRESSAI NO TREINO
 
Não tem o mediatismo dos jogadores da equipa principal, mas demonstrou um enorme potencial em mais um treino às ordens de André Villas-Boas. Rafael Diniz, que no seu Brasil é conhecido por Rafinha, mas que no FC Porto ganhou a alcunha de Rafa, foi o jovem em maior destaque no treino de ontem, apesar do técnico ter chamado quatro atletas da formação.

Face às ausências previstas de seis internacionais e dois lesionados – Fernando e Varela, já que Maicon só se lhes juntou no decorrer do ensaio –, Villas-Boas compôs o grupo com três Sub-19 e um Sub-17 do clube. Dos mais crescidos chegaram Hugo, Edu e Rafa e o mais novo acabou por ser Tomás Podstawski.

Contudo, conforme referimos, foi Rafa quem acabou por sobressair. O brasileiro, que está no FC Porto emprestado pelo Pão de Açúcar, mostrou ter qualidades acima da média, sobretudo no que diz respeito aos aspetos técnicos, como o passe, a finta e o remate. O avançado soube usar todo o seu potencial, tendo apontado 4 golos nas peladinhas que encerraram o treino. Esse foi, de resto, o ponto alto do ensaio.

Com o plantel dividido em três grupos de 7 elementos, realizaram-se vários minijogos e houve golos para todos os gostos. Sapunaru, Castro, Walter, Mariano González, Falcão e Belluschi também fizeram o gosto ao pé, tendo o mais bonito golo da manhã sido apontado pelo internacional romeno, que foi dispensado da sua seleção. Sapunaru voltou a mostrar que os calcanhares azuis e brancos estão com a mira afinada e, dessa forma, fez um golo de chapéu que deixou os seus colegas rendidos.

in "record.pt"

Redoma para Alvalade

Villas-Boas gere Maicon, Fernando e Varela para clássico
 

Há três casos clínicos no FC Porto a serem geridos com pinças, tendo em vista o clássico com o Sporting, em Alvalade, marcado para dia 27 deste mês (21.15).

Os problemas físicos de Maicon, Fernando e Varela, três peças nucleares no onze portista, motivam alguma apreensão, mas tudo está a ser feito para que cheguem ao jogo com os leões na plenitude das suas capacidades, uma vez que constituem mais-valias para um jogo de elevado grau de dificuldade, como é o caso.

O defesa-central está a contas com uma lesão no tornozelo esquerdo; enquanto que o trinco e o extremo recuperam de problemas na coxa direita. Destes casos, o menos preocupante parecia ser o de Maicon, mas o treino de ontem levantou algumas suspeitas quanto a isso.

Defesa. O habitual companheiro de Rolando no eixo da defesa lesionou-se num treino da semana passada, mas depois foi dado como recuperado e até integrou os convocados para o jogo com o Portimonense, tendo sido suplente nesse compromisso. No treino de ontem, após os exercícios iniciais, recolheu de pronto aos balneários. Foi cabisbaixo e na companhia do médico Nélson Puga. O esclarecimento quanto ao ocorrido só chegou no final da sessão, quando o boletim clínico anunciou que o defesa cumpriu trabalho específico no ginásio.

Meio-campo. Já Fernando vem a recuperar de um problema na coxa direita desde o jogo com a Académica, do qual teve mesmo que sair mais cedo. O brasileiro já desenvolve trabalho condicionado no relvado, sendo acompanhado nessa tarefa pelo recuperador´ físico António Dias. Ontem, chegou a matar saudades da bola, mas em exercícios pouco exigentes e sempre à margem do grupo de trabalho.

Ataque. Por fim, Varela está completamente parado. O extremo portista teve de ser substituído no compromisso com o Portimonense, também por causa de um problema na face posterior da coxa direita. Foi dispensado da Seleção por esse mesmo motivo e, ontem, apenas fez uma sessão de tratamento à sua lesão. Nada que o tivesse impedido de subir ao relvado do Dragão, durante alguns minutos, mas apenas para ver os seus colegas em ação.

Apesar de tudo, os indicadores são positivos e apontam para que todos os referidos jogadores estejam em condições de defrontar o rival de Alvalade. A confirmar-se, será uma ótima notícia para Villas-Boas que, neste momento, tem todos os sectores da sua equipa condicionados por lesões. Também por isso, nenhum dos referidos lesionados deve integrar as opções para a deslocação a Moreira de Cónegos.

in "record.pt"

Taça é para a segunda linha

Villas-boas gere plantel com moreirense


A gestão do plantel vai voltar à ribalta no jogo com o Moreirense, para a Taça. Villas-Boas vai deixar alguns dos jogadores mais utilizados do plantel de fora desse compromisso, parecendo certo que Maicon, Fernando e Varela nem sequer vão entrar nas contas. Assim, o centro da defesa deve ficar a cargo de Rolando e Sereno, a posição 6 deve manter-se com Guarín e, para a esquerda do ataque há soluções de sobra...

in "record.pt"

Hugo Almeida pode regressar ao Dragão

Segundo noticia o "Bild"
 
O jornal alemão “Bild” revela, na sua edição desta terça-feira, o interesse do FC Porto em contratar o português Hugo Almeida, juntando-se assim ao Sporting na luta pela contratação do avançado.

O internacional português termina o contrato que o liga ao Werder Bremen no final da corrente época e os dragões podem acertar a sua contratação seis meses antes do final do vínculo com os germânicos.

O Bremen suspendeu recentemente o processo de renovação com o atleta devido ao mau momento que o clube atravessa, mas ainda assim, segundo a publicação alemã, os dirigentes da formação germânica acreditam que o vencimento de Hugo Almeida (cerca de 2 milhões de euros por ano), vai fazer com que não seja fácil a outros clubes chegarem a acordo com o ponta de lança titular da seleção das quinas.

in "record.pt"

Televisão elege Hulk como um dos melhores brasileiros na Europa

ESPN promove votação sobre jogadores «canarinhos» no exterior

A ESPN Brasil, canal por assinatura dedicado ao desporto, está a promover uma votação sobre o melhor jogador brasileiro a actuar no exterior. Assim, no período entre 15 de outubro a 15 de Novembro, os jornalistas da televisão e do site ESPN.com.br elegeram cinco nomes para serem sujeitos a escrutínio público.

Hulk, melhor marcador da Liga de Portugal, é um dos nomeados. O avançado do F.C. Porto vai a votos, ao lado de Michel Bastos (Ol. Lyon); Thiago Silva e Alexandre Pato (ambos do AC Milan) e Nilmar (Villarreal). Os vencedores mensais concorrem à 3ª edição do Prémio Futebol no Mundo.

in "maisfutebol.iol.pt"

Romaria ao Dragão em dia de aniversário

No sétimo aniversário do Estádio do Dragão, os adeptos do F. C. Porto viveram um dia em cheio. Assistiram ao treino da equipa, levaram autógrafos de Belluschi para casa e, à tarde, fizeram uma visita guiada à obra projectada por Manuel Salgado.

A cidade do Porto acordou em tons cinzentos, a anunciar a chegada do Inverno. Com o céu a ameaçar chuva, em contraste com a alegria e a euforia dos adeptos no dia do sétimo aniversário do Dragão. As portas do recinto abriram-se logo pela manhã e 1500 simpatizantes viram o treino orientado por André Villas-Boas. Do princípio ao fim. Saudaram os craques, vibraram sempre que Hulk e Helton tocavam na bola, observaram Rafa, avançado dos sub-19, marcar quatro golos, os mesmos tentos que Castro (belo treino) assinou na peladinha.

A manhã teve de tudo. Deu para confirmar que Falcao está recuperado, mas também que Maicon se ressentiu de um problema físico e foi forçado a abandonar o apronto para fazer trabalho de ginásio. A tarde, contudo, ainda foi melhor. Outros 1500 adeptos tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao estádio, onde viajaram pelos lugares mais sagrados. Só não foram ao balneário do F. C. Porto. Mas estiveram nos corredores, na sala onde as famílias dos jogadores se reúnem antes e depois dos jogos, na tribuna presidencial, nos salões onde cerca de 3500 crianças já festejaram o aniversário. E até tiveram direito a jogar no relvado.

Sim, porque o estádio não só um espaço onde se joga futebol. Tem um conjunto de valências e acolhe cerca de 200 eventos corporativos por ano, arrastando 40 mil pessoas. É onde muitos quadros de empresas fecham negócios. Mas houve mais. Uma visita à sala de gestão técnica, carregada com as 900 chaves do recinto, à mini-esquadra, que tem quatro celas, e à sala de vigilância, onde se vê tudo. Graças a 140 câmaras. Foi um dia em cheio.

in "jn.pt"

João Moutinho e as opiniões de Luís Nazaré e Rogério Alves

1. As grandes equipas ganham, mesmo quando jogam mal e o FC Porto prossegue, sem mácula, a sua caminhada vitoriosa.

Frente a um Portimonense que tentou disfarçar as suas debilidades com uma organização competente, haverá a tentação de reduzir o jogo menos conseguido à ausência de cinco titulares. Trata-se de uma perspectiva mitigada, se atendermos, por exemplo, à variedade de (boas) soluções que Villas-Boas tem à sua disposição. Mas que acaba, pelo menos num caso, por espelhar uma realidade cada vez mais notória: este FC Porto vale bem menos quando não pode contar com João Moutinho, talvez hoje o elemento (a par de Hulk) mais difícil de substituir no habitual "onze" inicial. Não por acaso, o outro jogo em que o FC Porto esteve claramente abaixo da bitola habitual foi frente ao Besiktas (no Dragão). Moutinho começou no "banco"...

2. O Benfica continua a tentar sarar as feridas, mas a goleada imposta à Naval não anula totalmente os 45 minutos iniciais em que a desinibida equipa da Figueira da Foz chegou a assustar. Valeu-lhe a falta de eficácia concretizadora do adversário e, já agora, um Roberto que, pouco a pouco, prova o quanto foram precipitados alguns juizos. Gaitán marcou dois golos (Di María só se estreou a marcar ao fim de ano e meio...) e Sálvio participou em três. No futebol, como em tanta coisa na vida, o tempo acaba sempre por ser o melhor conselheiro. A generalidade dos adeptos tem dificuldade em entendê-lo. Até por isso, exige-se outra postura a quem ocupa cargos de responsabilidade. Não parece curial, por exemplo, que o presidente da Assembleia Geral do Benfica tenha aproveitado o descalabro no Dragão para questionar a qualidade da "matéria-prima" do plantel e "as opções estratégicas" de Jorge Jesus. Dizer, como o fez o normalmente sensato Luís Nazaré, que o único "objectivo crível" do Benfica é agora o de lutar pelo segundo lugar pode até ser uma opinião partilhada pela generalidade dos analistas. Mas dito por quem foi só serve para condicionar o trabalho do próprio treinador (como rapidamente percebeu Luís Filipe Vieira, que reagiu). Não se vê quaisquer vantagens neste processo de autoflagelação. A não ser dar força aos adeptos que forçam a entrada nos treinos à porta fechada.

3. Nesta matéria também não andou melhor o presidente da assembleia geral da SAD do Sporting, quando acusou o rival da Luz de "fanfarrão" e assumiu "a alegria de ver o Benfica naquelas aflições". Mais do que a natural rivalidade entre adeptos de clubes da mesma cidade (o que acontece um pouco em toda a Europa), Rogério Alves como que acabou por assumir um papel de menoridade do próprio Sporting

Bruno Prata in "publico,pt"

A melhor defesa da Europa vive no Dragão

Os líderes do campeonato são a equipa com menos golos sofridos das principais Ligas europeias. A explicação está num bom entrosamento, contratações atempadas e integração paciente.

Luis Aguiar, Lima, Faouzi e Carlão. Estes são os autores dos quatro golos que o FC Porto sofreu no campeonato, os únicos que conseguiram ultrapassar a muralha defensiva dos “dragões” e obrigar Helton a ir buscar a bola ao fundo das redes. Decorridas 11 jornadas da Liga, os portistas têm, por larga margem, a melhor defesa da prova. O Marítimo é segundo no ranking, com oito golos sofridos, seguido pelo Olhanense, que já sofreu dez golos. Os três perseguidores na tabela, Benfica, Vitória de Guimarães e Sporting, contam 11 golos sofridos (média de um por jogo).

O registo actual do FC Porto é uma melhoria assinalável em relação à época passada. Em 2009-2010, à 11.ª jornada, os “dragões” tinham nove golos sofridos. A equipa então orientada por Jesualdo Ferreira não tinha sido batida em apenas três jogos – tantos quantos aqueles em que o conjunto liderado por André Villas-Boas sofreu golos. Pelo contrário, em 2007-2008 (no segundo ano de Jesualdo Ferreira), o FC Porto chegou à 11.ª jornada com os mesmos quatro golos sofridos da presente época.

Mas a solidez defensiva dos portistas não se fica pelo plano interno. Nos jogos da Liga Europa, a equipa de Villas-Boas sofreu dois golos em quatro jogos. Contando as partidas da Supertaça e da Taça de Portugal, a média global é pouco superior a 0,4 golos sofridos por jogo.

Se nos debruçarmos sobre os principais campeonatos da Europa, a conclusão é que os “dragões” têm a melhor defesa, à frente de equipas como Real Madrid, Chelsea ou Inter de Milão.

Os merengues de José Mourinho concederam cinco golos em 11 jogos da Liga espanhola, mais dois na Liga dos Campeões e um na Taça do Rei. A média total é de 0,47 golos/jogo – próxima da do FC Porto, mas superior. Já o campeão inglês tem uma prestação razoável no campeonato (oito golos sofridos em 13 jogos) e na Champions (dois em quatro), mas a média é inflacionada pelas derrotas na Supertaça (1-3) e na Taça da Liga (3-4). Feitas as contas, os blues concederam 0,89 golos/jogo.

Estes bons resultados surgem num ano em que a defesa portista perdeu uma referência como Bruno Alves, transferido para o Zenit de São Petersburgo. Ao PÚBLICO, dois antigos defesas do FC Porto desvalorizam esse facto. “No futebol, ninguém é insubstituível”, frisa Eduardo Luís, campeão europeu em 1987, acrescentando: “A forma como o FC Porto joga faz com que os adversários tenham poucas oportunidades de golo. Para além disso, há a grande qualidade dos jogadores na defesa.”

À situação actual não será alheio o facto de os três totalistas do FC Porto no campeonato serem defesas: Helton, Álvaro Pereira e Rolando jogaram os 90’ nos 11 jogos disputados. Otamendi alinhou em três partidas (duas a titular) enquanto Sapunaru e Fucile se têm revezado na lateral direita – o romeno foi sete vezes titular contra quatro do uruguaio. “Na defesa não há só os quatro que jogam, o FC Porto tem seis ou sete jogadores a postos e o treinador não tem dores de cabeça em substituí-los”, continua Eduardo Luís, que vê melhorias também no meio-campo: “Toda a equipa trabalha no sentido de recuperar a bola o mais rapidamente possível.”

Augusto Inácio, que foi parceiro de equipa de Eduardo Luís, concorda, destacando a “organização, confiança e espírito colectivo bastante forte” na equipa do FC Porto. “Não é só a defesa que sofre poucos golos. A equipa ataca e defende bem, tem que ver com o nível de confiança”, aponta.

Na opinião do treinador do Leixões, a própria política de contratações do clube ajuda a equipa a manter os mecanismos, nomeadamente a solidez defensiva. “O entrosamento é bom, os jogadores já se conheciam há algum tempo”, aponta Augusto Inácio. “O FC Porto trabalha para além do momento. Não ficam à espera que as coisas aconteçam. A base colectiva nunca se desfaz”, vinca o técnico, apontando como exemplo as contratações de Maicon e Rolando.

in "publico.pt"

Dragão reúne os campeões de Viena


Viena é a universalidade do dragão, ponto de partida e viragem, cenário feitiço da mais extraordinária e comovedora vitória do FC Porto, o seu Maio e o seu poder frente à história: um marco, uma mística iniciada, uma memória a preservar em regime de permanência.

Viena-1987, Viena 2010: o traço comum de aparência radical. Lá, dentro de 15 dias, o FC Porto actual revê-se no mais inspirador dos grupos que debruaram a sua história de alcance global; lá, dentro de 15 dias, voltarão a soltar-se as memórias, a unir-se as pontas adormecidas da razão maior de ser portista.

Viena, ou o espírito de Viena, é tudo o que um dragão quer manter vivo, e terá sido, seguramente, essa ideia que levou o FC Porto a movimentar-se no sentido de reunir toda aquela tropa de elite e, aproveitando a deslocação à capital do romance para defrontar o Rapid, levar todo aquele heróico grupo de 87, para uma viagem refrescante e inspiradora no tempo.

Nada que se faça ao acaso: mergulhar com os deuses dessa conquista inigualável e dona dos afectos do tempo, é uma acção emotiva mas pensada preciosamente ao pormenor: nada de mais inspirador, repete-se, para o grupo actual, dirigido por um talentoso iniciado na função e que, bebendo Viena com um apuramento garantido, terá, seguramente, ele e o grupo, mais tempo e atenção para recuperar com os homens desse tempo e dessa façanha, toda a envolvência, toda a mística, toda a densidade emocional que a lembrança e reconfiguração desse épico 27 de Maio de 87 trará, ou transmitirá, ao FC Porto de 2010, um novo Porto a procurar o seu lugar na história.

Estarão lá todos, ou pelo menos é essa a ideia do FC Porto, e não se fala apenas dos rostos mais visíveis, das figuras mais mediáticas, ainda hoje: Madjer, Futre, Juary, Artur Jorge, a galeria supra, o recorte sinónimo da excelência. Não: todos, o FC Porto quer lá todos, e esse objectivo, a ser integralmente conseguido, será uma outra grande vitória e fará, acredita-se, esgotar alguns aviões.

in "abola.pt"