domingo, 8 de março de 2015

Óliver Torres integrado

JÁ A TOCAR NA BOLA DA LIGA DOS CAMPEÕES

É cada vez mais forte a possibilidade de Óliver Torres vir a defrontar o Basileia, depois de amanhã, tal como Record havia noticiado na semana passada, depois de o médio, de 20 anos, ter sido integrado no treino de ontem, o primeiro com vista ao duelo com os suíços. Apesar de ainda o ter feito de forma condicionada, o espanhol surgiu no relvado junto do plantel e realizou a totalidade dos exercícios durante o quarto de hora aberto à comunicação social, dando sinais positivos no que respeita à recuperação da luxação no ombro direito.

Estando em causa o apuramento para os quartos-de-final da Champions, Julen Lopetegui sonha com a possibilidade de ter o seu maestro em perfeitas condições de jogar, dado que nenhuma das opções utilizadas na sua ausência convenceu na totalidade. Quintero foi aposta falhada frente ao Boavista, enquanto Evandro, depois de uma exibição elogiada diante do Sporting, não foi capaz de manter o nível em Braga.

Perspetivando-se um jogo intenso e tático contra o Basileia de Paulo Sousa, os dragões terão de jogar os seus trunfos para levar a melhor e assim seguir em frente na Champions. Privado de Jackson, Lopetegui terá de contornar as adversidades lançando para o terreno as melhores armas que tem à sua disposição, e Óliver é o médio que melhor completa a dupla Casemiro/Herrera.

Contra o tempo

Se o espanhol estiver em condições de defrontar os suíços acaba por superar as expectativas, uma vez que tudo apontava para que estivesse afastado da competição durante um mês. A lesão no ombro ocorreu no dia 18 de fevereiro e até agora passaram 18 dias. Os indicadores têm sido positivos, mas para que a sua presença no duelo com o Basileia seja mesmo uma realidade é necessário que seja dado como apto e isso terá de acontecer entre hoje e amanhã.

Maicon ausente do treino dos dragões
JACKSON E ADRIÁN IGUALMENTE DE FORA

A ausência de Maicon, por razões ainda desconhecidas, foi a grande novidade do treino do FC Porto este domingo, no Olival, com vista a preparar o duelo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, diante do Basileia.

O defesa-central brasileiro juntou-se na lista de ausentes ao colombiano Jackson Martínez e ao espanhol Adrian López, afastados devido a problemas físicos.

Numa sessão em que foi utilizada a bola oficial da Liga dos Campeões, Óliver Torres voltou a treinar totalmente integrado no plantel, tal como o jovem Gonçalo Paciência, que deverá permanecer a tempo inteiro na equipa principal dos dragões pelo menos enquanto Jackson não regressar.

in "record.pt"

A primeira lesão, um novo mundo

Jackson nunca falhou um jogo do campeonato. Em quase temporadas apenas ficou de foram em nove partidas.


Desde que foi contratado, em 2012, Jackson não falhou um único jogo de campeonato. Apesar de toques menores, nunca deixou de competir devido a lesão. Contas feitas, prever o que será o FC Porto sem o capitão é olhar para estatísticas muito curtas: no total de quase três temporadas, falhou um total de nove jogos (sete deles para as taças nacionais), dos quais os dragões venceram cinco, empatando dois e perdendo outros dois. Um universo manifestamente curto e irrelevante para se possa prever o futuro imediato.

O avançado, recorde-se, sofreu sofreu uma rotura muscular no adutor da coxa esquerda em Braga. Pela frente tem um mês de paragem.


in "ojogo.pt"

GHILAS EM EXCLUSIVO "Quero provar que não se enganaram"

Ghilas, jogador emprestado pelo FC Porto ao Córdoba, fala a O JOGO sobre as polémicas que o marcaram recentemente e dos sonhos que tem pela frente.


Desde as expectativas da época passada, ao desejo de regressar ao Dragão, passando pela polémica que o afastou da CAN e da suspensão no Córdoba, Ghilas confessou-se em exclusivo a O JOGO, numa entrevista que pode ler na íntegra na edição deste domingo.



"Regressar ao FC Porto? Foi com esse objetivo que fui para Espanha. Quero jogar e marcar o maior número de golos possível para me mostrar a Lopetegui e provar que tenho valor para regressar, que não se enganaram quando me contrataram", afirmou Ghilas, que garante estar preparado para colmatar uma possível saída de Jackson.

"Vou fazer tudo por isso. Aliás, com Paulo Fonseca o objetivo era esse, ou seja, ter tempo de jogo para me mostrar e no ano em que ele saísse assumir o lugar. Ainda hoje sonho marcar golos pelo FC Porto", atirou.


in "ojogo.pt"

Evandro mantém-se na pole position

Julen Lopetegui tem mais uma opção para o meio-campo, depois de Óliver ter regressado aos treinos quase sem limitações.


A paragem prolongada de Óliver deve inviabilizar a entrada direta no onze, o que significa que Lopetegui vai, ao que tudo indica, manter a aposta em Evandro para fazer companhia a Casemiro e Herrera no tridente do meio-campo frente ao Basileia.

Em Braga, o brasileiro até nem esteve particularmente bem - foi o primeiro a ser substituído -, mas não é de prever que o treinador faça regressar Quintero ou Rúben Neves à equipa.

Óliver, refira-se, voltou aos treinos quase sem limitações e vai ser convocado para o encontro da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Na Suíça, sofreu uma luxação no ombro, tendo estado fora das opções de Julen Lopetegui.


in "ojogo.pt"

"O capitão América pode ser ferido mas não abatido"

O FC Porto utilizou as redes sociais para enviar uma mensagem a Jackson Martínez

"O Capitão América pode ser ferido mas não abatido. Recupera depressa, Jackson Martínez!", escreveram os azuis e brancos, através do Twitter.

Recorde-se que Jackson lesionou-se no decorrer do jogo entre o FC Porto e o Braga (1-0), na sexta-feira, no arranque da jornada 24 da I Liga.


in "ojogo.pt"

Carlos Eduardo marca, mas Nice perde

Jogador cedido pelo FC Porto colocou o Nice na frente do marcador, mas a formação francesa permitiu a reviravolta. Foi o oitavo golo do brasileiro na Ligue 1
O Nice perdeu este sábado na deslocação ao terreno do Bastia, por 2-1, num encontro a contar para a 28ª jornada da Liga francesa.

Carlos Eduardo, jogador emprestado pelo FC Porto ao Nice, inaugurou o marcador, à passagem do minuto 18, mas Gillet, aos 26' e Sio, aos 69', carimbaram a reviravolta para o Bastia.

O Nice segue na 15ª posição, com 34 pontos, enquanto o Bastia é nono, com 36.

in "ojogo.pt"

“BÊS” PERDEM FRENTE AO PORTIMONENSE

Dragões derrotados no Olival por 1-0
O FC Porto B perdeu (1-0), este domingo, com o Portimonense, em partida da 32.ª jornada da Segunda Liga, disputada no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival. Um golo de Pires, aos 63 minutos, foi suficiente para os Dragões cederem a primeira derrota em casa desde 31 de Agosto, na recepção ao Santa Clara, a contar para a quinta jornada da competição.

A equipa algarvia apresentou-se no Olival muito coesa na defesa e disposta a jogar no erro dos portistas e o facto é que, apesar da posse de bola dominadora (acima dos 60% ao intervalo), os “bês” tiveram muitas dificuldades em conseguir chegar à baliza do Portimonense com perigo, dependendo quase exclusivamente das arrancadas de Frédéric e de Rafa para dar velocidade à partida. Frédéric (12m, com um remate à figura), André Silva (18m, a rematar por cima após um grande passe de Zé António) e Roniel (37m, com um remate à figura após grande jogada de Frédéric) tiveram as melhores oportunidades dos azuis e brancos, mas não foram eficazes em frente à baliza adversária. Reflectindo uma subida no terreno, os algarvios responderam por Everton (39m, num remate ao poste da baliza de Kadú) e, aos 45 minutos, Fidélis colocou mesmo a bola na baliza dos Dragões, num lance prontamente anulado por fora-de-jogo. Ao intervalo, o 0-0 reflectia a dificuldade dos portistas em construir jogo do meio-campo para a frente e dava a entender que os algarvios poderiam procurar algo mais na segunda metade.

Foi Everton, do Portimonense, a gerar a primeira ocasião de perigo na etapa complementar, com um remate que saiu ao lado da baliza de Kadú, aos 52 minutos. A resposta azul e branca veio num livre directo de Rafa, aos 60, que saiu um pouco ao lado, mas os Dragões acabaram mesmo por sofrer um golo, à passagem dos 63 minutos, no seguimento de um canto, com Pires a colocar o Portimonense em vantagem (1-0). Os “bês” não conseguiram reagir, denotando sempre dificuldades ao entrar no meio-campo algarvio, fruto da boa organização do adversário, e só de bola parada (Rafa, aos 75m, quase marcava) é que os azuis e brancos criaram perigo. Aos 82 minutos, Luís Castro jogou as cartas todas, ao tirar Zé António e a colocar Anderson, apostando em apenas três defesas, mas a maior experiência dos algarvios veio ao de cima e o Portimonense conseguiu aguentar o “assalto final” dos portistas, segurando o 1-0.

No final da partida, Luís Castro não escondeu a sua desilusão pela derrota, assumindo que o número de jogos que a equipa tem vindo a disputar é um factor a ter em conta: “Tivemos uma entrada forte no jogo, com o jogo controlado durante meia hora, com ocasiões para chegar ao golo e esse era o elemento necessário para fazer face à fadiga que vimos sentindo. Apesar disso, não podemos ir pelas desculpas do acumular de jogos: temos de nos preparar bem para todos os encontros, embora saibamos que possam acontecer dificuldades e lesões nos jogadores que temos, como foi o caso do Lichnovsky. A partir dos 30 minutos, o Portimonense soltou-se um pouco, nós não conseguimos reagir e a partir do golo não conseguimos ter a ligação que queríamos ter e passámos a ser uma equipa descoordenada. Apesar do domínio, era um domínio sem perigo no último terço e dominarmos jogos sem ocasiões no último terço não leva a resultados positivos”.

Com este resultado, os Dragões estão no nono lugar da Segunda Liga, empatados com o adversário deste domingo, com 47 pontos. O próximo encontro dos “bês” está agendado para quarta-feira, às 15h00, e é frente à Olhanense, no Estádio José Arcanjo, no Algarve.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-PORTIMONENSE, 0-1
Segunda Liga, 32.ª jornada
8 de Março de 2015
Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival

Árbitro: João Pinheiro (Braga)
Assistentes: Jorge Fernandes e Miguel Silva
Quarto árbitro: Renato Mendes

FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Igor Lichnovsky, Zé António e Rafa; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Leandro SIlva (cap.); Frédéric, André Silva e Roniel
Substituições: Igor Lichnovsky por Diego Carlos (46m), Leandro Silva por João Graça (55m) e Zé António por Anderson (82m)
Não utilizados: Caio, David Bruno, Pité e Tony Djim
Treinador: Luís Castro


in "fcp.pt"

OBRADOVIC: “QUANDO ACORDOU, O FC PORTO JOGOU BEM”


Ljubomir Obradovic não gostou dos primeiros dez minutos da exibição do FC Porto frente ao Vojvodina, em encontro da quarta jornada do grupo C da Taça EHF, disputado este sábado. Porém, os hexacampeões avançaram depois para uma vitória consistente (29-23) e o treinador salientou, em declarações no final do encontro, que o plantel não pode facilitar nos jogos em que é favorito, até porque, “quando acordou, o FC Porto jogou bem”.

“Nós ganhámos lá e depois a nossa equipa pensa que é fácil. Disse-lhes, na quinta e sexta-feira, que não é nada fácil, depois do jogo é que vemos se foi fácil ou não. Esta equipa sabe jogar, lutar e entrar com agressividade, e o que fizeram resultou. Temos que aprender que o jogo começa no apito inicial e é importante começar logo bem, não aos 10 minutos”, frisou Obradovic, que via a sua equipa a perder por 4-0 aos cinco minutos.

A defesa do FC Porto melhorou depois a sua prestação e soube explorar as debilidades defensivas do adversário, mas, a pouco mais de dez minutos do fim a diferença no marcador era de apenas “dois golos”, pelo que “não se tratou de uma vitória fácil”. O técnico individualizou ainda as exibições de João Ferraz (sete golos) e Mick Schubert (cinco golos e 100 por cento de eficácia): “O Ferraz pode fazer muito melhor do que isto. Defendeu e atacou, teve algumas falhas técnicas que vamos analisar. Nunca dissemos que eram maus jogadores. Agora é importante que ganhem forma”.

Com quatro pontos no grupo C, os azuis e brancos estão agora a par do Füchse Berlim, que só joga no domingo, recebendo o Skjern (líder, com seis pontos). Para chegar aos dois primeiros lugares e obter o desejado apuramento para os quartos-de-final, Obradovic “pede” uma vitória dos dinamarqueses. “Temos a oportunidade de ganhar na Alemanha e aqui ao Skjern. É a única maneira”, admitiu.


in "fcp.pt"