terça-feira, 27 de setembro de 2011

Assistências: F.C. Porto lidera, Sporting é o que mais cresce


Benfica cai em relação ao ano anterior, V. Guimarães surge ligeiramente melhor do que o Sp. Braga. Confira tudo!


O F.C. Porto é a equipa que levou mais espectadores ao estádio nestes primeiros seis jogos da época. No entanto, o Sporting foi o clube que mais cresceu nas assistências em casa, sendo que o Benfica é o único dos três grandes que regista nesta altura uma quebra de espectadores.

No cômputo geral, e depois do Maisfutebol ter noticiado na semana passada que a Liga estava a perder espectadores, esta realidade foi invertida com o Clássico, que levou ao Dragão na última sexta-feira 49 511 adeptos. O F.C. Porto-Benfica entrou directamente, aliás, para o primeiro lugar do top.

Ora à custa disso, a Liga melhorou em relação à última época (sendo que na altura também teve um clássico, o Benfica-Sporting à quinta jornada). Na última ronda estava com menos 9 144 espectadores, após o clássico passou a ter um saldo positivo de 12 897 espectadores em relação ao ano anterior.

Também à custa do Clássico, a média de assistência subiu de 10 526 adeptos nos estádios para 11 mil. O F.C. Porto, como já se disse, lidera a lista, com um total de 129 934 espectadores, o que dá uma média de 43 311 adeptos por jogo. Em relação à época passada, aumentou 3 678 adeptos.

O Benfica surge em segundo lugar, com 106 964 pessoas na Luz, o que dá uma média de 35 634 adeptos por jogo. Os encarnados têm por isso menos um total de 30 815 espectadores, embora ainda não tenham recebido nenhum clássico: o ano passado tiveram 51 899 espectadores no derby.

Segue-se o Sporting, com 94 474 adeptos em Alvalade, o que dá uma média de 31 491 espectadores por jogo, abaixo dos rivais, é verdade, mas acima da última época: um total de mais 24 407 espectadores, aumentando em média 8 156 adeptos por jogo (há um ano tinha 23 335 por jogo).

Na luta pelo quarto lugar, vai ganhando para já o V. Guimarães. Os vimaranenses cresceram ligeiramente em relação ao ano anterior, para os 47 589 espectadores, enquanto o Sp. Braga caiu de forma leve para os 34 092. No entanto, o V. Guimarães já recebeu o derby do Minho e o F.C. Porto.

Lista dos clubes com mais espectadores:

1.º F.C. Porto (Liga), 129 934
2.ºBenfica (Liga), 106 964
3.º Sporting (Liga), 94 474
4.º V. Guimarães (Liga), 47 589
5.º Sp. Braga (Liga), 34 092
6.º Beira-Mar (Liga), 20 283
7.º Gil Vicente (Liga), 18 474
8.º Marítimo (Liga), 10 564
9.º Feirense (Liga), 10 484
10.º Académica (Liga), 9 941
11.º V. Setúbal (Liga), 9 464
12.º Rio Ave (Liga), 9 459
13.º Belenenses (Liga de Honra), 7 522
14.º U. Leiria (Liga), 7 425
15.º Olhanense (Liga), 6 742
16.º Nacional (Liga), 6 519
17.º P. Ferreira (Liga), 5 604
18.º Leixões (Liga de Honra) 5 442
19.º Moreirense (Liga de Honra), 5 270
20.º Portimonense (Liga de Honra), 4 551



in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO CELEBRA 118.º ANIVERSÁRIO

O FC Porto comemora amanhã, quarta-feira, o 118.º aniversário, data que será assinalada com o tradicional hastear da bandeira, da colocação de flores nos monumentos de homenagem a José Maria Pedroto e a Rui Filipe, bem como de uma Missa na Igreja de Santo António das Antas.

Às 10h30, o presidente da Assembleia Geral do FC Porto, Sardoeira Pinto, marcará presença na cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, às 10h40 a colocação de flores nos bustos de José Maria Pedroto e de Rui Filipe. Às 11h00, na Igreja das Antas, será celebrada uma missa em memória de todos os portistas já falecidos.



in "fcp.pt"

Defour foi pressionado a assinar pelo Lokomotiv

Standard Liège pressionou jogador a ir a Moscovo, onde era pretendido pelo Lokomotiv, de José Couceiro.

«Fizeram uma boa proposta. Reflecti muito e disse não, mas o Standard pressionou-me para ir a Moscovo», disse Defour, em declarações à imprensa belga.

Luciano d´Onofrio, antigo vice-presidente do Standard e amigo de Pinto da Costa, «não interveio nas negociações», mas avalizou a contratação do médio pelos azuis e brancos. «Emitiu uma opinião favorável quando o presidente do FC Porto perguntou por mim», contou o belga.



Steven Defour não se arrepende de ter assinado pelo FC Porto. Médio belga, que chegou a ser apontado ao Benfica, diz que não há comparação entre os dois clubes.

Suplente não utilizado no clássico da passada sexta-feira, Defour desvaloriza a presença de Axel Witsel no onze da equipa encarnada.

«Não se pode comparar o FC Porto e o Benfica, nem o Defour ao Witsel. O FC Porto é campeão todos os anos, aqui há muito mais concorrência», argumenta o jogador, em declarações à imprensa belga.

O médio admitiu, ainda, não se ter cruzado com o compatriota no Estádio do Dragão, sugerindo que o desencontro pode ter sido...propositado.

«O FC Porto e o Benfica não são os melhores amigos do mundo. Equivale a um Standard-Anderlecht, mas a um outro nível», indicou.



Steven Defour aceita com naturalidade opções de Vítor Pereira. Não duvida que vai ter sucesso no FC Porto. Quer crescer como jogador.

«Entendo que o treinador aposte no meio-campo que jogou no ano passado e ganhou a Liga Europa. Mas já disputei dois jogos e vejo isso como um sinal de confiança. Todos ficaram felizes com o que dei à equipa, resta-me esperar por outra oportunidade», diz o médio, em declarações à imprensa belga, destacando: «Já joguei na Liga dos Campeões, é a prova de que o treinador conta comigo».

«Não tenho dúvidas de que vou ter sucesso, o estilo do FC Porto adapta-se bem a mim», considera, reconhecendo porém «que o futebol português é mais rápido que o belga». «É um desafio que chega na altura certa. Estou a jogar com grandes jogadores e quero atingir um nível mais alto», frisa Defour.



in "abola.pt"

Facao: «Tinha de aproveitar a oportunidade»


O avançado colombiano agradece ao FC Porto os anos de sucesso passados em Portugal e pede compreensão aos adeptos azuis e brancos.
Radamel Falcao protagonizou uma das maiores transferências deste defeso, ao transferir-se do FC Porto para o Atlético de Madrid por 40 milhões de euros, e em entrevista ao jornal”A Bola” confessa que o desejo de jogar em Espanha foi a motivação mais forte para mudar.
«Surgiu a opção de poder fazer parte do projecto dum clube sério e muito importante do futebol espanhol. Seduzia-me muito a hipótese de poder jogar numa das melhores Ligas mundiais, se não a melhor. Aqui estão os dois melhores jogadores do mundo [Messi e Cristiano Ronaldo] e isso era um desafio que sempre estive disposto a aceitar.»
O colombiano percebe que os adeptos tenham ficado tristes com a sua saída do Dragão mais diz que não se sente um traidor.
«O que fiz foi dar o máximo ao FC Porto no tempo que lá estive e, depois, cuidar da minha carreira. Qualquer futebolista hoje está aqui e amanhã pode estar noutro sítio. Até agora nunca vi um jogador assinar um contrato para toda a vida com um clube», diz Falcao, que afirma ter dos anos de Portugal as melhores recordações.
«O FC Porto é um clube com uma grande organização, que me ajudou a crescer como futebolista. Ao fazer parte duma equipa séria e disciplinada só tive de fazer o meu jogo de sempre, consciente de que os bons resultados chegariam. Tinha a certeza do que queria. Trabalhei muito e, com a ajuda dos meus companheiros e o apoio da estrutura do clube, consegui triunfar. A minha passagem por Portugal foi extremamente positiva, fui muito feliz, toda a gente se comportou de forma excelente comigo, dando-me provas da máxima amizade. Estou muito agradecido. Sempre recordarei o FC Porto e os portugueses com o máximo carinho.» 
in "sapodesporto.pt"

Belluschi no onze


Guarín ficou fora dos convocados para o jogo com o Zenit de São Petersburgo, pois tem de cumprir o segundo de dois jogos de suspensão nas competições da UEFA, na sequência da expulsão na Supertaça europeia, contra o Barcelona. O colombiano ficou no Porto e, sabe O JOGO, Belluschi é quem vai beneficiar da sua ausência, conquistando a titularidade neste jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
Guarín já tinha falhado a partida com o Shakhtar como consequência directa do vermelho, tendo visto o castigo ampliado pelo inquérito entretanto levado a cabo pelas instâncias disciplinares da UEFA. O FC Porto foi devidamente informado desta situação dias após o jogo com os ucranianos, mas só ontem é que ela foi tornada pública, explicando a imprevista ausência do médio da lista de convocados.
Com o colombiano de fora, o maior beneficiado, como já se disse, será Belluschi. O argentino, que entrou na recta final do clássico, terá a oportunidade de voltar à titularidade depois de também ter sido suplente utilizado contra o Shakhtar Donetsk. Esta época, Belluschi foi titular apenas contra o Leiria, o Setúbal e o Feirense. Amanhã terá a oportunidade de se estrear nessa condição na Champions.
No avião para a Rússia também viajaram Souza e Defour, as outras alternativas para o meio-campo. No entanto, ambos devem ir para o banco. Fernando e Moutinho completam o sector intermediário.
Ao contrário do que era previsível, também Sapunaru ficou de fora. O romeno já não tinha entrado nas contas de Vítor Pereira no clássico, aparentemente por opção, e acaba por repetir a ausência. Recorde-se que tinha apresentado limitações físicas que levaram à sua substituição contra o Feirense, mantendo-se fora das convocatórias desde então. Fucile vai por isso ser o lateral-direito, mantendo assim a titularidade na equipa em todos os encontros desde o início da época.
Devido às poucas opções defensivas, Vítor Pereira optou por levar os quatro centrais do plantel, até porque Otamendi pode ser desviado, em caso de necessidade, para a ala direita.
Por fim, Walter é outra alteração em relação à convocatória para o clássico, mas pelo simples facto de não ter sido inscrito na UEFA. Djalma é o seu substituto na lista.

in "ojogo.pt"

Portugueses na Rússia: «Se travar o Danny, o Porto ganha»


Márcio Abreu e Rui Miguel estão no FC Krasnodar e traçam ao Maisfutebol o retrato do Zenit. Ausência de Bruno Alves merece ser sublinhada


As opiniões coincidem: «Pontos fortes do Zenit? Danny e Kerzhakov.» Há uma autoridade endémica na observação. Márcio Abreu e Rui Miguel são, afinal, dois distintos portugueses no campeonato da Rússia. Vestem a camisola do FC Krasnodar e conhecem, como ninguém, o próximo adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões.

Observação A. «Se o Porto travar o Danny, o Zenit não existe», assegura Rui Miguel, ex-médio do V. Guimarães, aoMaisfutebol. Márcio Abreu não podia estar mais de acordo. «Sem o Danny, a equipa deles fica muito fragilizada. O importante é impedir que a bola lhe chegue aos pés. Creio que a estratégia terá de passar sempre por aí.»

Observação B. «O Zenit tem dificuldades enormes no processo defensivo. Sem o Bruno Alves ficam ainda mais frágeis. Principalmente no jogo aéreo. Continua a ser um dos melhores defesas do mundo», ratifica Márcio Abreu, antigo atleta do Marítimo. Rui Miguel aquiesce. «Defensivamente não são fortes. Ainda por cima sem o Bruno Alves. O Porto pode explorar isso. Não pressionam e defendem muito atrás. Vão meter o autocarro.»

Observação C. «O F.C. Porto tem maior dimensão individual e colectiva. Os maiores problemas serão, além do Danny, a qualidade do Kerzhakov e o ambiente nas bancadas. O público do Zenit é fantástico», sublinha Márcio Abreu. Para Rui Miguel, o prognóstico é simples. «Prevejo uma vitória do F.C. Porto. A apostar, apostaria nele. Não só por ser uma equipa portuguesa, mas por ser melhor.»

Se depender da análise dos portugueses, o F.C. Porto sairá mais uma vez com a vitória da Rússia.

Zenit goleia 5-0 o Krasnodar: «Ainda lhes agradeci»

28 de Agosto de 2011. Há cerca de um mês. O FC Krasnodar desloca-se a São Petersburgo e é goleado por 5-0. Márcio Abreu fala sobre o pesado desaire. E encontra mais valências interessantes na formação treinada por Luciano Spalletti.

«Nesse jogo ficou vincada a diferença entre o Zenit e o Krasnodar. No final fui jantar com o Danny e o Bruno. E agradeci-lhes. Porquê? Abrandaram o ritmo. De outra forma, acho que eram mais de cinco.»

A liga russa não é a Champions. Longe disso. Por isso, acredita que o Zenit terá muitas dificuldades para chegar longe na prova. A principal aposta da equipa residirá na sustentabilidade do processo defensivo.

«O Zenit deve usar uma característica comum às equipas russas: defender atrás, em redor da grande área. Isso pode criar dificuldades de penetração ao Porto.» E continua. «Depois, procura bastante o contra-ataque. Encostam o Danny a um dos flancos, principalmente à esquerda, e partem para transições rápidas.»

Controlar Danny e Kerzhakov, explorar a debilidade nos céus do oponente, esquecer o calor humano emanado das bancadas do Estádio Petrovsky. Uma receita sugerida por dois homens habituados a ver o Zenit em campo. À atenção de Vitor Pereira.

Impossível vai ser uma visita ao estádio. «Teríamos de fazer duas viagens de avião. Assim juntamo-nos e vemos pela televisão, enquanto bebemos uma cervejinha.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Pressão em três atos

JESUALDO FOI O ÚLTIMO TREINADOR A ASSINAR UMA TRILOGIA SEM TRIUNFOS



Aumenta a pressão sobre Vítor Pereira. Fruto dos pontos perdidos frente a Feirense e Benfica, nas duas últimas jornadas da Liga Zon Sagres, a cidade de São Petersburgo pode ser palco de um ciclo pouco visto na história recente dos dragões: se amanhã perder ou empatar com o Zenit, Vítor Pereira iguala um – infeliz – registo de três encontros consecutivos sem triunfos, que já não se vê desde o tempo em que Jesualdo Ferreira ainda reinava na Invicta...
Pouco habituados a ver a equipa deixar escapar pontos em catadupa, os adeptos não quererão ver repetida a sequência de três jogos sem ganhar que teve lugar entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março de 2010.
in "record.pt"

Anda embora ó belga!

CASTIGO DE GUARÍN ABRE AS PORTAS A DEFOUR



Steven Defour é a opção lógica para render o colombiano Freddy Guarín, que não pode jogar amanhã com o Zenit por se encontrar a cumprir castigo.
Tudo indica que Vítor Pereira recorra ao internacional belga para suprir aquela ausência, a exemplo, aliás, do que fez no jogo de abertura da Liga dos Campeões no Estádio do Dragão com o Shakthar. Assim, Defour juntar-se-á a Fernando e João Moutinho no triângulo do meio-campo.
in "record.pt"

Hulk faz 20 jogos na Champions

Hulk vai cumprir com o Zenit o seu 20.º jogo na Champions. O avançado brasileiro estreou-se na competição maior da UEFA na época de 2008/09, com o Fenerbahçe, mas só seria titular ao quinto, realizado a 25 de Novembro de 2008.

Curiosamente, também com os turcos, em Istambul, que terminou com a vitória portista por 2-1. Mais importante ainda é que não falhou na prova qualquer partida nessa temporada.

Não se pode dizer é que o incrível chegou, viu e logo desatou a marcar golos. Não, muito longe disso: soma apenas quatro ao todo, mas ainda assim é o melhor marcador dos dragões desde essa época para cá. Mas em contrapartida tem feito um grande furor na Liga dos Campeões, montra privilegiada que lhe tem proporcionado grande visibilidade e, aos poucos, proveito.

Como a grande melhoria salarial oferecida pelo clube, que para o manter nas suas fileiras teve de abrir os cordões à bolsa..., as chamadas mais frequentes à selecção brasileira e o interesse dos grandes tubarões do futebol europeu.

Terá chegado agora a hora de se fazer notar ainda mais, o que só conseguirá a manter aquele seu habitual nível alto de jogo e, mesmo não sendo um artilheiro, um superior número de golos aos obtidos até à data. 



in "abola.pt"

Otamendi regressa ao radar da Roma

Nicolas Otamendi volta a ser apontado à Roma, que estará a sondar a possibilidade de contratar o central argentino do FC Porto em Janeiro.

O interesse da Roma em Otamendi fez eco em vários sites em Itália, com o clube romano a sondar o terreno com vista a uma contratação na reabertura do mercado de transferências. Os dirigentes giallorosso preparam uma proposta de oito milhões de euros pelo jogador de 23 anos que tem contrato válido com o até Junho de 2013.

No entanto, aquando das primeiras notícias do interesse da Roma, em meados de Maio, o empresário de Otamendi afirmou que o central nunca deixaria o Dragão por menos de 15/20 



in "record.pt"