segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entrevista a Pinto da Costa - 30 Anos (1ª Parte)



Hoje as 21.30 Porto Canal 2ª parte

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os últimos resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins.

ANDEBOL

Domingo
Campeonato Nacional de Juniores 1.ª Divisão, 1.ª fase
Académica S. Mamede-FC Porto, 29-35

Campeonato Nacional de Juvenis 1.ª Divisão, 1.ª fase
FC Porto–Águas Santas, 28-18

BASQUETEBOL

Quarta-feira
Campeonato Nacional Sub20, 2.ª fase Norte
Ovarense-FC Porto, 72-69

Sábado

Campeonato Nacional Sub18, 1.ª fase Norte
Guimarães-FC Porto, 51-91

Campeonato Nacional Sub16, 1.ª fase Norte
Desportivo de Leça-FC Porto, 75-67

Domingo

Campeonato Distrital Sub14B, 2.ª Divisão, 1.ª fase A
FC Porto–UA António Aroso, 55-67

Campeonato Distrital Sub14C, 2.ª Divisão, 1.ª fase D2
Juventude Pacense-FC Porto, 30-77

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Nacional Juniores Norte B
Fânzeres-FC Porto, 2-12
Marcadores: Renato Castanheira, Afonso Santos (2), Telmo Pinto, Tomás Castanheira (5) e Miguel Costa (3)

Campeonato Nacional Juvenis Norte A
FC Porto–ED Viana, 6-2
Marcadores: Xavi, Álvaro (2), João Almeida (2) e Diogo Cardoso

Campeonato Nacional Infantis Norte A
FC Porto–ED Viana, 3-3
Marcadores: Nuno Ferreira e Hugo Santos (2)

Domingo
Campeonato Nacional Iniciados Norte B
Sanjoanense-FC Porto, 4-6
Marcadores: Rato (2), Dinis (3) e Tomás

in "fcp.pt"

Alex Sandro pode ficar com lugar de Álvaro Pereira

Alex Sandro está embalado para lutar pelo lugar de Álvaro Pereira. O brasileiro rendeu o uruguaio, castigado, frente ao Beira-Mar, mas nos outros dois últimos jogos da Liga já o tinha substituído, com o Olhanense e SC Braga.

A exibição de Alex Sandro diante dos aveirenses deu claros sinais de melhor enquadramento com a equipa e também indicações seguras que o futuro está ganho.

Álvaro Pereira em princípio poderá até estar de saída (é frequentemente colocado na rota de Inglaterra) e o regresso à equipa, no imediato, afigura-se assim mais complicado, para mais tendo em conta a reação intempestiva do jogador quando foi substituído na partida frente ao SC Braga.


in "abola.pt"

Com selo de Hulk

ESTÁ EM GRANDE NA RETA FINAL DO CAMPEONATO



O FC Porto está definitivamente no trilho certo para chegar à revalidação do título e, para isso, muito tem beneficiado do bom momento de forma de Hulk. O brasileiro deu um passo em frente no momento da decisões em torno do campeonato nacional, e se os dragões confirmarem a conquista da prova, esta terá a assinatura bem evidente de Hulk.
O avançado, de 25 anos, foi fundamental no início da época, somando sete golos e outras tantas assistências até à 13.ª jornada. Mas a entrada em 2012, com a deslocação a Alvalade, marcou a queda sua quebra exibicional que não se adivinhava. Como quem teima em mostrar que tem capacidade para aparecer nos momentos decisivos, o capitão portista regressou em grande na 20.ª ronda, passando a exercer uma influência no decurso dos encontros que não se limitou à sua folha de faturação ou a passes para golo.
in "record.pt"

Desencravar a quarta para acelerar a festa

MÁXIMO DE TRÊS TRIUNFOS CONSECUTIVOS NA LIGA



O FC Porto pode confirmar nos Barreiros a sua curva ascendente rumo ao título. Os azuis e brancos já falharam por quatro vezes o objetivo de atingir a quarta vitória consecutiva em jogos oficiais, mas desta vez a proximidade do maior objetivo do ano funciona como um estímulo motivacional. A quinta tentativa pode desencravar de vez o enguiço.
De resto, o triunfo nos Barreiros cria a possibilidade de o FC Porto comemorar o bicampeonato já no próximo fim-de-semana. Os dragões atuam sábado, no Funchal, e se alargarem temporariamente a vantagem para 7 pontos, obrigam o Benfica a triunfar em Vila do Conde, no domingo. Caso contrário, mesmo o empate permitirá aos portistas saltar do sofá para a festa na cidade devido à vantagem no confronto direto com os encarnados. Por isso não é difícil adivinhar que o Rio Ave pode ter uma claque especial a torcer a partir do sofá.
in "record.pt"

Dragão Caixa faz hoje três anos



Faz hoje três anos que foi inaugurado o Dragão Caixa, a casa das modalidades do FC Porto, numa cerimónia que recebeu muitas estrelas e homenageou diversas lendas do clube.
Alguns dias depois, a 7 de maio, disputou-se o primeiro jogo oficial, de andebol, com o FC Porto de Carlos Resende a receber o Madeira de Paulo Fidalgo.
Com os 1236 espectadores de ontem, curiosamente também num FC Porto-Madeira SAD, o Dragãozinho chegou aos 166 210 em 171 jogos, o que resulta numa média de 972 adeptos por jogo e uma taxa de ocupação de 44%, superior a nove das 16 equipas de futebol da Liga ZON Sagres.
2183 espectadores, em dois clássicos FC Porto-Benfica, de andebol e basquetebol, são o recorde de assistência no recinto.

in "ojogo.pt"

A uma vitória do tetra


Tal como na Madeira, na primeira jornada da fase final, o FC Porto não fugiu a um empate e, de novo, a 24 golos. Andou sempre na frente do marcador e chegou a ter uma vantagem de sete golos no início da segunda parte. Com as armas de sempre - organizado defensivamente, forte nas transições ofensivas e maior potência de remate -, o FC Porto foi impondo o seu ritmo, mas o vice-campeão nunca desistiu. Manteve-se em jogo e, depois do intervalo, com um parcial de 5-0 (16-9 - 16-14) mexeu com a cabeça dos jogadores portistas, que foram falhando mais na finalização. No banco, um Obradovic apreensivo e zangado pedia concentração; enquanto Fidalgo, mais sereno, certamente pedia o mesmo. Com um plantel mais curto, obrigado a adaptar jogadores a determinados postos específicos, o treinador insular foi recompensado. Com um minuto para jogar e 24-23 no marcador, o empate chegou de livre a dez segundos do fim. Agora, o FC Porto está a uma vitória de conquistar o tetra; podendo festejar a revalidação do título em Águas Santas. Já o Madeira SAD, em igualdade pontual com o Benfica, pode voltar a ser vice-campeão, embora ontem Paulo Fidalgo tenha apenas prometido "trabalho sério".

Declarações

"Fizemos bons jogos contra Sporting e Benfica e acontece isto... É proibido festejar antes. Estivemos a ganhar por sete. A culpa é nossa
Ljubomir Obradovic
treinador do FC Porto
"Só Göppingen, Minsk, Metalurg e Horta empataram no Dragão. O FC Porto é a melhor equipa portuguesa. Este resultado tem muito mérito nosso
Paulo Fidalgo
treinador do Madeira SAD

Vantagem é portista


Na fase final, o campeão FC Porto não foi capaz de dobrar o vice-campeão Madeira SAD. Mas na fase regular, apesar da oposição, bateu os insulares no Funchal por 28-32, e em casa por 29-24. E eliminou os madeirenses nas meias-finais da Taça (29-27).

in "ojogo.pt"

Golo para os pais depois da tragédia


Janko voltou aos golos, quatro jogos depois de ter marcado pela última vez. Pouco habituado a estar um mês sem faturar, como foi o caso, o austríaco fez questão de dedicar o momento aos pais, beijando a mão e, depois, tocando com ela na chuteira onde tem escrito "in honorem parentum", que em português significa "em honra dos pais", que não sabiam deste gesto. "Dedicou-nos o golo? Fico muito feliz. O Marc sempre foi muito dedicado à família. A primeira inscrição que fez nas botas até foi dedicada à avó", contou a O JOGO Herbert Janko, o pai do avançado que, pela televisão, vibrou com o golo. "Ir para Portugal foi o melhor que lhe podia ter acontecido. E ele é que o diz", confessa.
Em entrevista à revista austríaca "Sportwoche", o avançado assume que chora quando tem de o fazer, pois "mostrar as emoções é um sinal de força." Não esconde ser um "sentimentalista" e daí não ter pejo em mostrar a ligação aos pais. "Sacrificaram-se muito por mim e pelos meus irmãos. Só passados alguns anos nos apercebemos disso", justificou.
Antes desta dedicatória, Janko tinha gravado nas botas o nome de Gustav Kral, seu ex-colega no Admira e melhor amigo, falecido num acidente de viação. "Poucos dias antes tinham estado juntos de férias, nos Estados Unidos", contou-nos o pai. Janko chegou a fugir dos treinos do Salzburgo para poder estar presente no funeral. Por isso, incompatibilizou-se com Huub Stevens, o treinador. "Só iria a Viena deixar um último adeus ao meu amigo. Juntar-me-ia novamente aos meus colegas antes do jogo contra o Lask. O treinador tentou convencer-me a não ir e disse que não podia abandonar a equipa, mas a sua argumentação numa situação como esta, era para mim inimaginável. Tem de haver limites, existem alturas em que o desporto fica em segundo plano", explicou. Por isso, foi mesmo ao funeral. "E fez um pequeno discurso para uma multidão, que se emocionou bastante. Eram inseparáveis", completou Herbert Janko.

Lesão quase lhe custou a carreira


Em fevereiro de 2007, Marc Janko sofreu uma lesão num joelho que quase lhe custou a carreira. A ameaça foi séria, revelou o avançado à "SportWoche", na segunda parte de uma entrevista concedida há pouco mais de um mês mas só agora publicada. "Desde a cirurgia ao primeiro treino, foi o período mais stressante da minha carreira", reconheceu. "Quando estava na cama, o médico disse-me que não me garantia que voltaria a andar sem dores, quanto mais a jogar futebol. Na artroscopia verificou-se que os danos eram grandes e que perderia quase um ano na recuperação. O medo de me ser roubado o sonho de uma vida era mais forte do que nunca", contou. Contudo, e pouco mais de seis meses depois, o gigante voltou, recorrendo não só à medicina tradicional como às alternativas. "Dizem que o tempo cura tudo. Fui deixando de sentir dor e não pensei mais nisso", continua, adiantando que nunca sequer pensou numa profissão alternativa: "Acredito no poder do pensamento positivo."


Convenceu Co Adriaanse e elogiou Vítor Pereira


Janko não liga muito ao que os treinadores dizem à Imprensa. "Até o Mourinho é um provocador", nota. O que importa são as palavras para dentro. Co Adriaanse é um exemplo. Quando o holandês trabalhou consigo no Salzburgo, chegou a desconfiar do seu valor. Depois rendeu-se e, no Twente, ficou definitivamente convencido. "Tive de o convencer a deixar-me jogar como gosto. Na Holanda teve, depois, palavras muito boas para mim. Disse que nunca tinha visto alguém jogar tão bem na zona do penálti", contou. "Tive boa harmonia também com Trapattoni, Kurt Jara e Preud'homme. Eles souberam aproveitar as minhas características. Vítor Pereira também o faz", continuou, num elogio ao atual técnico, que depois da entrevista até já o deixou no banco (em Braga).

in "ojogo.pt"


.Mangala: "Espero jogar mais na próxima época"


Numa extensa entrevista concedida à publicação francesa "Planete Foot", Mangala diz-se "satisfeito" com a experiência que está a viver no FC Porto, apesar da pouca utilização [13 jogos]. Por isso, espera jogar mais na segunda temporada, tal como aconteceu no Standard de Liège. "Não estou arrependido. Absolutamente nada. Quando cheguei, tive uma conversa franca com o treinador e ele disse-me para ser paciente. A situação é muito clara. Somos quatro defesas-centrais para duas posições. Otamendi, que é muito bom, e Rolando, o patrão, são os titulares. Depois deles, estou eu e o Maicon. Por vezes é difícil ficar sem jogar, mas quando cheguei ao Standard aconteceu o mesmo, tinha muitos jogadores à minha frente. Mas mesmo na minha primeira época de profissional consegui disputar alguns jogos, antes de ter realizado duas temporadas em grande. Agora, espero repetir isso. Não nos podemos esquecer que uma defesa precisa de estabilidade, é um setor que não se pode estar sempre a mudar", referiu, antes de revelar o interesse que o Chelsea demonstrou para o contratar no início da época. "Tinha muitos clubes interessados. Havia o Chelsea, por exemplo, mas a minha decisão foi rápida e escolhi o FC Porto. Na última temporada, tinham conquistado tudo, inclusivamente a Liga Europa, e vencem todos os anos pelo menos um título. Em cada três anos, são duas vezes campeões. Para além disso, estão habituados a contratar jovens para os venderem bem depois. Para mim, este desafio representa um trampolim para o futuro".
Mangala explicou ainda que encontrou muitas diferenças no futebol em Portugal, muito mais "rápido do que na Bélgica", mas é nos clubes que encontra menos semelhanças. "O FC Porto é mesmo outra coisa. É um clube ao nível dos melhores da Europa. Aqui aprende-se muito, mesmo nos treinos. Estou a evoluir ao lado dos melhores jogadores do campeonato português. Quando, nos treinos, tenho de marcar jogadores como o Hulk ou o Kléber, só posso melhorar. Penso que estou a crescer muito mais do que um jogador titular numa equipa pequena do campeonato português".
O jovem internacional francês reconheceu que ainda tem de melhorar na "antecipação e posicionamento", até porque encontrou no FC Porto e em concreto no campeonato português uma forma diferente de abordar o jogo. "No início, perguntei-me: 'o que é que se passa aqui?', isto é tudo muito rápido. Mas com o passar do tempo, fui-me habituando e agora já estou adaptado a este ritmo. O jogo aqui é muito mais animado e variado, e tocamos muito menos vezes na bola. Um, dois toques no máximo... E depois os adversários colocam sempre os passes no momento certo e isso obriga-me a ler o jogo mais rapidamente, a jogar muito na antecipação. No Standard, quase que me limitava a encaixar nos adversários e partir para os duelos físicos. Aqui não, não há tempo para isso, é preciso pensar mais no que se vai fazer, refletir, jogar na antecipação e num bom posicionamento... Percebi logo no primeiro mês que um bom posicionamento era essencial para jogar a este nível", concluiu.

"Aqui há menos pressão"


Mangala surpreendeu na resposta a uma pergunta sobre a forma como tem lidado com a pressão de jogar num clube grande. "No Standard, e apesar de o nível ser inferior, tínhamos de ganhar sempre. Aqui é igual, embora sinta menos pressão!". A resposta curiosa levou a outra pergunta: como é que há menos pressão no FC Porto? Mangala explica, num elogio à experiência dos atuais companheiros. "Lembro-me do primeiro jogo na Champions, com o Shakhtar. No balneário, antes do partida, fiquei com a impressão de que íamos disputar um amigável. O ambiente era verdadeiramente tranquilo. Em contrapartida, quando entraram no campo, deram tudo para ganhar", explicou.


Laurent Blanc fala em "promessa"


Laurent Blanc, selecionador francês, revelou que deposita grande esperança na dupla de centrais da equipa de sub-21, composta por Mangala e Varane, atualmente no Real Madrid. "Fala-se muito de Varane, porque é o mais talentoso, o mais jovem e porque joga no Real Madrid. Mas, ele forma, juntamente com Mangala, uma dupla de centrais muito forte. Os dois juntos são muito sólidos", afirmou Laurent Blanc, quando confrontado sobre quais os jogadores da equipa de sub-21 que podem estar mais perto de serem chamados para a seleção principal de França.

in "ojogo.pt"


James e Defour fazem contas ao título

Numa altura em que escasseiam as declarações dos jogadores do FC Porto - limitadas à "flash-interview" após os jogos - as redes sociais ajudam a perceber o estado de espírito da equipa. "Jogámos muito bem e estivemos organizados ontem. Duas vitórias mais e somos campeões", escreveu Defour no Facebook. Antes, já James tinha dito algo semelhante, mas mais cauteloso nas contas do título. "Grande triunfo, vamos passo a passo em busca do título. Faltam três finais", referiu no Twitter.



Danilo feliz com o regresso

Dois meses depois, Danilo voltou à competição, entrando aos 57' para o lugar de Sapunaru. Através do Twitter, o internacional brasileiro não escondeu a felicidade por estar de novo à disposição de Vítor Pereira. "Obrigado por tudo meu Deus! Tu és maravilhoso", escreveu algumas horas depois do triunfo sobre o Beira-Mar.

in "ojogo.pt"

Hulk quebra recordes


Os dois golos marcados ao Beira-Mar transformaram Hulk no décimo melhor marcador da história do FC Porto no campeonato. O internacional brasileiro somou o 48º golo na Liga portuguesa, em 93 jogos realizados, e colou-se a Cubillas (85 jogos) e Lisandro (150 partidas) na lista dos maiores goleadores do clube. Por ter mais partidas realizadas, Hulk ainda precisa de fazer mais um golo para ultrapassar o mítico peruano, atual nono classificado, ou dois para deixar para trás outro histórico, Madjer. O argelino fez 49 golos e é, a curto prazo, o melhor que Hulk poderá alcançar, tendo em conta que Abel, o sétimo desta lista de ilustres, conseguiu marcar 61 golos no campeonato durante as cinco épocas que passou no FC Porto na década de setenta. Esta época, Hulk tem mais três jogos para continuar a bater recordes.
A ligação de Hulk com o FC Porto ainda não acabou, nem se sabe ainda quando acabará, mas já ninguém duvida de que o internacional brasileiro tem um lugar reservado na história do clube. Depois de se ter tornado este sábado no melhor goleador do Estádio do Dragão, com 41 golos em todas as competições, mais um do que o colombiano Falcao, Hulk também aproveitou a embalagem desses dois golos feitos ao Beira-Mar para entrar na história do FC Porto no campeonato, até porque, como se percebe, não há muitos jogadores a conseguir chegar a este registo de 48 golos com a camisola dos dragões. Fernando Gomes continua a ser o grande goleador portista na prova, com uma marca praticamente inalcançável (289 golos!), seguindo-se Jardel (129), Hernâni (123) e Domingos (105), os únicos da lista com mais de cem golos.
Mas, como se imagina facilmente, Hulk não brilha só no campeonato. O internacional brasileiro também já é o sétimo melhor marcador de sempre do FC Porto, se contabilizarmos todas as competições, com um total de 72 golos em 161 jogos. Os números até podem ser ainda mais significativos se tivermos em consideração que Hulk não é, por natureza, um verdadeiro ponta de lança, nem tão-pouco um jogador de área, até porque, como se sabe, também se destaca nas assistências, com um total de 16 só esta época. Agora, só falta responder a uma pergunta: até onde chegará Hulk?

Pode tornar-se no maior negócio de sempre


Depois de quatro épocas no FC Porto, e um investimento global na ordem dos 19 milhões de euros só na compra do seu passe (5,5 milhões de euros por 50% e, mais tarde, 13,5 por 40%), o passado recente do clube sugere que Hulk dificilmente continuará no Dragão na próxima época. Na teoria, há vários fatores que levam a que esta possibilidade seja real: a existência de vários clubes interessados no avançado, a intenção já revelada por Hulk de experimentar outros campeonatos e, ainda, a necessidade que a SAD terá de rentabilizar o grande investimento realizado na contratação do internacional brasileiro. Para já, sobram apenas os rumores...


3 questões: Drulovic, ex-jogador do FC Porto

"Hulk joga em qualquer equipa"


1 Sente que será impossível manter Hulk na próxima época?

Só ele e o FC Porto saberão. Depois da saída de Falcao, Hulk foi ainda mais fundamental. Mostrou grande carácter e tem feito grandes exibições. O FC Porto terá muitas propostas para ele, de certeza. Acho que é a altura certa para sair, pois já mostrou tudo no FC Porto e terá muitas propostas. Além disso, vale muito e permitirá também um bom negócio para o clube.

2 No futebol mundial, em que patamar está Hulk?

Pode jogar em qualquer equipa, incluindo Real Madrid e Barcelona. Não tenho dúvidas disso. Tem muito valor individual. Fala-se, com razão, de Messi e Ronaldo. Mas Hulk está logo no patamar a seguir, ao lado de outros grandes jogadores. De certeza que pode ser uma das melhores transferências da história do FC Porto e até do futebol.

3 A sua eventual saída compromete o futuro desportivo do FC Porto?

Hulk é, sem dúvida, o melhor jogador do FC Porto. Ainda contra o Beira-Mar o mostrou. Define bem e faz a diferença. Quando a equipa joga menos bem, ele está sempre ao mesmo nível e aparece. E isso é muito importante para uma grande equipa. Mas o FC Porto pensa sempre à frente e de certeza já tem soluções na manga para o caso de ele sair. Por isso não haverá problema.

in "ojogo-pt"