quinta-feira, 20 de junho de 2013

«O treinador tinha problemas pessoais comigo e decidiu afastar-me da equipa» - Fucile


De malas feitas para regressar ao Dragão, Jorge Fucile responsabiliza Vítor Pereira pelo período de ostracismo a que se viu votado no FC Porto.

«Fiquei de fora por questões pessoais e não pela minha condição [física]. Não fui opção por problemas pessoais do treinador comigo. Imagino que tenha sido mais um problema dele do que meu. Eu não tive qualquer problema. Acho que ele tinha problemas comigo e decidiu afastar-me da equipa», disse o uruguaio à RTP.

Vítor Pereira faz parte do passado, e o futuro dos azuis e brancos está agora entregue a Paulo Fonseca.

«Sei que ajudou a equipa onde esteve a alcançar a sua melhor classificação de sempre. Deixou o Paços de Ferreira na Liga dos Campeões e isso mostra o potencial do treinador», realçou Fucile, lançando já um olhar sobre a época que se avizinha.

«O Benfica será sempre o grande rival do FC Porto. São clubes muito grandes, com muita história», sublinhou.

No imaginário do lateral surge um possível reencontro com Neymar – antigo companheiro no Santos, entretanto contratado pelo Barcelona - na próxima edição da Liga dos Campeões: «Jogámos juntos, fizemos bons jogos. Eu conheço-o e ele conhece-me. Seria um momento muito bonito».


in "abola.pt"

Lyon chegou tarde por Ricardo


Ricardo, extremo que o FC Porto contratou ao V. Guimarães, era um dos objetivos prioritários do Lyon para a próxima época.

De acordo com o ´Le Progrès`, o clube gaulês estava decidido a avançar para a contratação do jovem jogador português depois de, nos últimos seis meses, ter acompanhado o seu percurso ao serviço do V. Guimarães.

Porém, os azuis e brancos – conhecendo ou não o suposto interesse do Lyon no jogador - entraram em cena e garantiram o concurso do extremo para as próximas cinco épocas.

Contudo, existe a possibilidade de Ricardo ser cedido pelo FC Porto na temporada que se avizinha, perfilando-se o V. Guimarães como o destino mais provável se, efetivamente, o jogador não entrar nos planos de Paulo Fonseca para 2013/14. 


in "abola.pt"

Russos noticiam interesse dos dragões em Danny


O médio português Danny, do Zenit S. Petersburgo, estará na lista de contratações do FC Porto para a próxima época, indica a comunicação social russa.

Segundo o site Izvestia, os dragões pretendem reforçar o ataque com o jogador de 29 anos, usando para isso o dinheiro conseguido com a transferência de James Rodríguez e João Moutinho para o Mónaco.

O FC Porto procura um alvo específico querendo adquirir um médio experiente e que não precise de tempo para se adaptar à equipa.

Danny apresenta-se como uma boa solução, depois de ter atuado em Portugal pelo Marítimo e Sporting e por estar a enfrentar problemas no atual clube – o jogador não terá ficado satisfeito por ter sido substituído na partida contra o Rostov e a relação com o treinador Luciano Spaletti terá ficado deteriorada.

Segundo a imprensa russa, a opinião generalizada no clube de S. Petersburgo passa pela saída do português. O próprio não descartaria a mudança do campeonato russo, onde está desde 2005 quando ingressou no Dínamo Moscovo. Mudou-se em 2008 para o Zenit, e tem contrato até 2015.


in "abola.pt"

Iturbe: «Espero voltar ao River Plate um dia»

"RENDE-SE" E DIZ ADEUS AOS ARGENTINOS

Apesar de todas as notícias e declarações que davam conta do desejo de continuar a representar o River Plate, o argentino Juan Iturbe deu a entender esta quinta-feira, através da sua conta no Twitter, que a sua passagem pelos millonarios está perto do final.

"A felicidade é única e estou muito agradecido a quem me deu apoio, não só a mim, mas também ao resto do plantel. Vou embora muito feliz, por ter jogado num clube tão grande. Não é um adeus, pois um dia espero voltar e desfrutar o mundo River Plate. Obrigado a todos", disse o Mini Messi na rede social.

in "record.pt"

PACHUCA REAFIRMA ACORDO POR HERRERA "A maior transferência do México"

Andrés Fassi, vice do Pachuca, voltou a confirmar que Herrera será reforço dos dragões e avança que o jogador deve viajar na segunda-feira para Portugal
Herrera deverá viajar na segunda-feira para Portugal para completar os exames médicos e formalizar o contrato com o FC Porto, embora os portistas até costumem fazer alguns dos exames na América do Sul quando se trata deste tipo de transferências. 

A seleção mexicana está eliminada da Taça das Confederações, apesar de ter mais um jogo, e foi Andrés Fassi, vice-presidente do Pachuca, quem anunciou o plano de viagem, confirmando uma vez mais que o acordo entre os clubes está firmado. Não diz é por quanto e explica porquê. "Temos uma cláusula de confidencialidade no contrato que nos impede de divulgar os números, mas posso assegurar que é a maior transferência do futebol mexicano. Também por isso, foi uma operação demorada e complexa para acertar. Mas, [Herrera] passa a ser o futebolista mexicano mais caro de sempre a sair para o futebol europeu. Entre clubes está tudo acertado e assinado. Só faltam alguns aspetos entre o clube e o jogador. Na segunda-feira, [Herrera] deverá viajar para fazer os exames médicos e fechar tudo. Estamos muito contentes por exportar um jogador desta qualidade para um dos maiores clubes da Europa, como é o FC Porto; por outro lado, ficamos tristes por perder um jogador como ele, difícil de substituir", disse Fassi, ao MedioTiempo.com, numa entrevista gravada em vídeo.

Não é a primeira vez que Herrera tem sido citado como o maior negócio do futebol mexicano, suplantando o de Diego Reyes, também reforço do FC Porto (pagou 7 milhões de euros pelo passe, numa transação que terá chegado aos nove milhões de euros com outros custos associados). 

Sem confirmação, para o médio do Pachuca tem sido apontado um valor à volta dos 10 milhões de euros, mas a imprensa mexicana escreve que o negócio pode rondar os 18 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). Esta é, no entanto, uma informação não oficial.

in "ojogo.pt"

Iturbe pede que o River faça pressão

Avançado ainda acredita que a permanência é possível, deste que o River Plate faça uma boa proposta nesse sentido.


Iturbe continua a fazer as despedidas do River Plate. O avançado argentino volta a destacar, desta vez em declarações à "Fox Sports", que gostava de continuar no clube. "Estou feliz por ter jogado no River, mas vou triste por não continuar", declarou, mostrando ainda alguma esperança de que o River Plate possa fazer uma proposta que convença o FC Porto.

"No dia 30 tenho que viajar para Portugal. Se o River fizer uma boa proposta, colocaria pressão para que eu ficasse. Eles é que têm que ver", afirmou Iturbe. "Depende das pessoas do FC Porto, os direitos pertencem a eles, mas gostava queque o River me quisesse de volta", acrescentou.


in "ojogo.pt"

Walter: peso a mais e queixas

Avançado cedido pelos dragões ao Goiás diz que a culpa é "das besteiras" que tem comido, mas diz que as críticas nem sempre são justas


Walter está, outra vez, gordo. É o próprio avançado que o FC Porto emprestou ao Goiás a admitir. E a culpa é das "besteiras" que tem comido, sobretudo fora das horas das refeições, durante a pausa no campeonato brasileiro proporcionada pela Taça das Confederações. 

"Estou cinco quilos acima do ideal, mas quero perder ainda mais peso", frisou o avançado. O plano já está traçado e obriga-o a combinar exercício com pesos e uma série de cuidados alimentares. "Vou ter de comer menos, não é? Não adianta eu trabalhar forte e depois comer 'besteira', coisas que não posso. Mas eu voltei para mudar", garantiu. 

O recém-promovido Goiás caiu nos lugares de despromoção depois da derrota com o Fluminense (2-1) na quinta jornada do Brasileirão, e mesmo não tendo sido convocado para esse encontro, Walter recebeu críticas dos adeptos. "Eles estão certos e têm que cobrar, pois estou acima do peso", reconheceu, antes de fazer um reparo: "No ano passado também cheguei acima do peso, fomos campeões da Série B e ninguém disse nada. Agora que vieram resultados ruins vem tudo em cima do Walter". 

Em dezembro termina o empréstimo e Walter poderá ter de regressar a Portugal para cumprir os dois anos de contrato que ainda tem com os azuis e brancos. 


in "ojogo.pt"

Ledesma garante que Iturbe «agora sabe como explorar melhor o seu jogo»

Cristian Ledesma, companheiro de Juan Manuel Iturbe no River Plate, garante que o jovem extremo  vai regressar ao FC Porto a saber jogar mais em equipa e com um futebol mais objetivo.
«Olhas para ele e percebes depressa que o que tem de melhor é a velocidade e a capacidade de remate. O problema é que não sabia como tirar partido disso», afirmou Ledesma, veterano médio que partilhou o balneário com Iturbe no River Plate e que até foi responsabilizado pelo jogador do FC Porto para ser o seu tutor no clube argentino:
«O Lobo [alcunha] chateou-me porque percebeu que eu conseguiria jogar a um ou dois toques. Isso ajudou-me muito, sobretudo quando estou de costas e me basta tocar e ir receber à frente», assumiu Iturbe, há poucos dias, numa entrevista à TycSports, explicando a importância de Ledesma na sua evolução no River.
©Catarina Morais
Numa entrevista concedida ao jornal O Jogo, o médio de 34 anos garante que o Iturbe que vai regressar ao Dragão e trabalhará sob as ordens de Paulo Fonseca está melhor do que aquele que os adeptos azuis e brancos conheceram.
«O treinador [do River Plate, Ramón Díaz] tem muita sabedoria e experiência, falou muito com ele e percebeu como ajudá-lo. De início não jogou muito, porque se estava a adaptar. Esperou, cresceu e agarrou a oportunidade quando a teve. O que melhorou? É mais objetivo, aprendeu a não ser egoísta, a ser menos individualista, o que era uma tendência natural, e agora sabe como explorar melhor o seu jogo. Acima de tudo, era urgente que soubesse estar em equipa», analisa Ledesma, enumerando as melhorias de Juan Manuel Iturbe.
Apesar de ter passado mais de um ano sem se impor no FC Porto, Iturbe «é um grande jogador», garante Ledesma, que vê nele «um grande futuro» mas que «precisa de gerir melhor o seu talento».

«Cresceu para o futebol no Paraguai, tem carências várias que não pode resolver em dois ou três meses», acrescentou, não assumindo, no entanto, se Iturbe está no ponto para voltar a tentar impor-se no FC Porto.

«O momento é bom. Cresceu muito, isso é evidente, e o FC Porto encontrará um jogador diferente. Aqui está confortável e confiante, mas este futebol é curto para ele. Se é o momento ideal ou não, vamos ver...», rematou.
in "zweozweo.pt"

Caballero deve ir a estágio

PODE FAZER PRÉ-ÉPOCA COM JACKSON

Ao contrário dos jogadores brasileiros acima referidos, Mauro Caballero já está contratualmente ligado ao FCPorto, clube que desembolsou 1,5 milhões para resgatá-lo ao Libertad, do Paraguai, numa transferência extremamente polémica e com consequências nefastas para o avançado, que acabou por ser afastado da seleção Sub-20 do seu país. Um mal que veio por bem, pois não foi convocado para o Mundial da categoria, o que quer dizer que está disponível para fazer pré-época com o plantel principal do FCPorto.

E esse é um cenário passível de realizar-se. Ao que tudo indica, Caballero deve mesmo integrar os trabalhos de pré-temporada do tricampeão nacional, como alternativa a Jackson Martínez. Quer isto dizer que o paraguaio, de apenas 18 anos, pode dar o salto da equipa secundária para a principal.

Chegado em janeiro ao FC Porto, Caballero teve de aguardar pela resolução de alguns problemas burocráticos, mas ainda foi a tempo de fazer 13 jogos na 2.ª Liga e apontar um golo, no caso ao Trofense. Agora, poderá integrar uma outra realidade, sendo até possível que siga para estágio com a equipa principal, por forma a ser observado por Paulo Fonseca. Algo para confirmar brevemente.

Certo é que o estágio vai decorrer na Holanda, mais concretamente em Horst, entre os dias 8 e 14 de julho. Esse período dos trabalhos contemplará dois jogos para os azuis e brancos, sendo que um deles será disputado na Suíça e o adversário é o Marselha, o outro clube que o capitão Lucho conheceu na Europa.

in "record.pt"

Representantes atrasam decisão de Héctor Herrera

PACHUCA TEM TUDO ACORDADO

A novela Héctor Herrera continua a revelar novos episódios, adiando assim o anúncio oficial da transferência para o FCPorto. Ontem, o presidente do Pachuca veio assegurar que entre o clube que dirige e os dragões está tudo devidamente acordado e assinado. Segundo Jesús Martínez, o que está a impedir o desfecho do negócio são outras questões.

“Só falta a assinatura do jogador. Entre os clubes está tudo acertado e o jogador está entusiasmado. O que está em causa são os representantes do Herrera. Eles é que têm atrasado a conclusão do processo”, referiu o líder do Pachuca, aconselhando o médio, de 23 anos, a aceitar a proposta dos tricampeões nacionais: “Os contratos entre os clubes estão assinados. Esperemos que o jogador aceite a oferta do FC Porto, que é muito favorável para ele.”

O certo é que Herrera já assumiu em diversas intervenções públicas que deseja transferir-se para o Dragão, acompanhando o seu amigo e companheiro de seleção, Diego Reyes. Dessa forma, percebe-se que a conclusão do negócio esteja mesmo dependente de questões relativas aos empresários. Só depois de tudo resolvido é que o médio contratado para colmatar a saída de João Moutinho seja anunciado.

in "record.pt"

Otamendi travado pelo líder

ESPANHÓIS DESTACAM PAPEL DE PINTO DA COSTA

O mesmo jornal espanhol que publicou recentemente duas reportagens sobre Pinto da Costa, destacando o seu trabalho e palmarés, veio uma vez mais realçar a forte personalidade do presidente do FC Porto, desta vez relativamente ao dossiê Otamendi. A “Marca” revela que o líder dos dragões é intransigente nas negociações e não vai abdicar de receber do Atlético Madrid o valor que consta da cláusula de rescisão do argentino (30 milhões de euros).

A mesma publicação refere que o empresário Jorge Mendes está a tentar encontrar uma solução financeira para viabilizar o negócio e coloca como possibilidades as entradas dos portugueses Pizzi e Sílvio no pacote, de forma a baixar o valor a pagar em dinheiro. Como se sabe, o FC Porto já veio informar que não recebeu qualquer proposta por Otamendi.

in "record.pt"