sábado, 8 de dezembro de 2012

V. Pereira: «Foi aquilo que esperava»


O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, e o do Moreirense, Jorge Casquilha, em declarações à Sport TV após a vitória dos dragões, por 1-0, na jornada 11 da liga:

Vitor Pereira:

«Este jogo foi exatamente aquilo que esperava. Depois de um ciclo bastante exigente, não íamos chegar frescos para uma dinâmica forte. Era um jogo complicado, contra uma equipa bem organizada, em bloco baixo e a apostar nas transições rápidas. Não jogámos numa dinâmica forte, tivemos dificuldades, mas criámos situações para ganhar o jogo. Conseguimos o 1-0 e estou muito satisfeito pelos jogadores e pelo empenho que eles colocaram. Julgo que o jogo estava a pedir para encontrarmos os espaços para finalizar, estava a pedir alguém ao lado do Jackson. Estes três pontos para nós eram fundamentais. Não fizemos um grande jogo, temos de admitir, mas era importante conquistar os três pontos. Derby? Os três pontos é que tinham de ficar cá.»



Jackson: «Jogo estava a tornar-se muito difícil»

Colombiano deu três pontos ao FC Porto


Jackson, autor do golo do FC Porto frente ao Moreirense (1-0), na 11ª jornada da Liga, em declarações à SportTV:

«O jogo estava a tornar-se muito difícil, mas competia-nos continuar a jogar o nosso futebol e atacar. Tentámos criar oportunidade e conseguimos marcar o golo que nos deu a tranquilidade para gerir a partida depois.»

[Sente-se herói dos adeptos] «Sempre. É verdade que as exigências vão sempre aumentando quando conseguimos bons resultados. O meu objetivo é jogar forte para marcar golos e ajudar a equipa.»

[Que resultado prefere no derby?] «Estamos a fazer o nosso trabalho, que é o mais importante, e estamos tranquilos.»

F.C. Porto-Moreirense, 1-0 (crónica)


Longa se torna a espera quando o golo chega ao 22º remate. Só ao 22º remate. As ameaças inquietam, o atraso aflige, as más notícias aparecem sempre mais depressa do que as boas. Seja como for, o desassossego do F.C. Porto foi sanado por Jackson. A tempo da equipa reaprender a sorrir. 


O mal dos dragões terá sido esse. Pressionados por duas derrotas consecutivas, entraram em campo sisudos, incapazes de sentir prazer com o toque da bola. Quiseram resolver tudo depressa, mas a questão revelou-se mais intrincada do que se esperava. A paciência virou impertinência, a ambição transformou-se em desespero e o medo instalou-se até ao pontapé número 22. 



O F.C. Porto foi sério e honesto. É bom que isso fique claro. Mas não foi capaz de decidir bem. Minuto após minuto, segundo após segundo, aumentou a pressão sobre o Moreirense e aumentou a pressão sobre si mesmo. A dada altura deixou de ser capaz de respirar e pensar.



O relógio virou-se ao contrário, o tic-tac passou a contar de trás para a frente, como se houvesse uma bomba relógio pronta a explodir nas mãos dos bicampeões nacionais. Não era caso para tanto. 



Os maus resultados são potencialmente contagiosos. Uma espécie de Ébola no organismo das equipas. A lógica encontra jurisprudência em vários casos. O F.C. Porto, letrado e informado, teve consciência disso e passou a assustar-se com a própria sombra. 



Pontapé após pontapé, Jackson e James, Moutinho e mais Jackson, a bola não entrava. Por vezes de forma escandalosa, outras por mérito de Ricardo Ribeiro e ainda mais por uma questão de sorte ou apenas futebol. 



Os lances repetiam-se e por trás de cada movimento pressentia-se o espetro de um serial killer. Todos estes instantes sugeriam perigo, golo, sangue, e todos terminavam como se fossem uma brincadeira de Carnaval. Pistolas a esguichar água, facas de plástico a enrugarem-se, arco e flecha de brincadeira. 



A somar a todo este mundo de aventuras inócuas, a lesão de Lucho. Vítor Pereira inovou e lançou o menino Kelvin. Um brinca na areia entusiasmante, mas com muito por provar. Juntou-se ao coro de avisos e desperdício, ao conjunto de boas intenções e remates ao lado. 



Depois apareceu Kléber e o dragão passou a ter dois pontas-de-lança, com James a passar de extremo a dez e de dez a extremo. 



O Moreirense sobrevivia, é certo, mas em sofrimento. Olhava para cima e via pendurada sobre si a espada de Dâmocles. O fio que a sustinha era fino, quase transparente e a qualquer instante rasgava-se. 



Aconteceu ao minuto 71, ao 22º remate. Tantas tentativas frustradas, tanto receio acumulado, até ao cabeceamento do colombiano-mor, señor Jackson, após canto de James Rodríguez. Era preciso tanto? Não, naturalmente que não. A rever, a evitar, se o F.C. Porto quiser ser o que já foi este ano. 



Longa se torna a espera, de facto, quando a aflição atrapalha o talento se mascara. 


in "maisfutebol.iol.pt"


F.C. Porto-Moreirense, 1-0 (destaques)


FIGURA: Jackson Martinez
Ameaçou de cabeça, avisou de pé direito, desesperou-se uma e outra vez, sempre na perseguição do golo. Até marcar, ao sexto remate. As bancadas já se habituaram a ver o colombiano meter a bola na baliza contrária. Quando isso não acontece, é normal o desânimo e o desapontamento das duas partes: Jackson e adeptos. Ficam os pormenores de classe, a participação assertiva na criação de jogo, a presença constante e acertada nas zonas de finalização. 

MOMENTO: o golo redentor, minuto 71
Depois de tantas ameaças, de tanto falhar, Jackson Martinez decidiu tudo num golpe de cabeça após pontapé de canto de James. O colombiano respirou de alívio, as bancadas também. Tanto sofrimento para um problema que não era assim tão intrincado. 

NEGATIVO: a lesão de Lucho
El Comandante voltou a sair lesionado e a deixar a equipa refém da sua elegância compenetrada. Se nos lembrarmos que Fernando está de baixa e que só sobram três médios, o F.C. Porto pode ter aqui um problema sério. A não ser, claro, que Lucho volte rapidamente a competir. 

OUTROS DESTAQUES

Alex Sandro
Chegou com Danilo. O colega era o craque, Alex o candidato a promessa. Um ano volvido, o futebol do esquerdino tornou-se mais convincente e cativante do que o do ex-colega no Santos. Fresco, confiante, poderoso fisicamente, desequilibrador no ataque e consciente na defesa, Alex Sandro é um lateral muito, muito interessante. Constantemente em jogo, a mostrar uma facilidade inacreditável em galgar metros e em chegar à linha de fundo. Danilotem qualidade, mas defende pior e é muito menos esfusiante no ataque. Talvez o meio-campo seja mesmo a sua área de ação ideal.

Ricardo Ribeiro e Anilton
Guarda-redes e defesa central, os melhores numa defesa com trabalho do primeiro ao 90º minuto. Praticamente sem erros, saíram do Dragão com nota elevadíssima. O guarda-redes teve ações heroicas, por coragem, concentração e alguma sorte.

James Rodríguez
Pisa a relva com ternura, quase empenhado em não levantar tufos no terreno de jogo. Não faz nada em esforço. É tudo natural, por vezes instintivo e por vezes cerebral. Quatro pontapés no primeiro tempo, mais uma mão cheia no segundo. Cruzou, driblou, quis a bola, tabelou. Foi o gerador de todo o futebol azul e branco, na direita, na esquerda e no centro. Extremo, dez e novamente extremo. 

Steven Defour
Em jogos de sentido único, o F.C. Porto tem mais a ganhar com Steven Defour do que com Fernando. A receção e o passe do belga são mais criteriosos, por contraponto com a maior agressividade e capacidade de recuperação do brasileiro. Jogo interessante, em constante movimento e em harmonia plena com Lucho e Moutinho. Faltou-te, possivelmente, outra capacidade para chegar pontualmente à área adversária. 

Kelvin
45 minutos em campo, prova de confiança do treinador. Entusiasma em alguns momentos, irrita noutros. Talento de sobra numa mentalidade com tiques infantis. Tem de jogar muito, treinar mais e esperar tolerância, compreensão e crença por parte do técnico. A qualidade está lá, é um facto. 


in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO BATE BENFICA E ASSUME LIDERANÇA


Um golo de João Ferraz a três segundos do final garantiu uma saborosa vitória ao FC Porto sobre o Benfica, em jogo da 14.ª jornada do campeonato nacional. O 28-27 final permite aos Dragões ultrapassarem o adversário na classificação, liderando agora com um ponto de vantagem.


O andebol do FC Porto não pára de conseguir proezas e defender o nome do clube. Esta foi a 26.ª vitória consecutiva sobre o Benfica em casa, marca impensável em qualquer desporto e que ilustra a forma como os atletas do FC Porto encaram estes clássicos.



Não foi fácil a vitória, com o Benfica a aproveitar uma dupla exclusão para conseguir quatro golos de vantagem ainda na primeira parte (8-12). O FC Porto reagiu e com um jogo colectivo conseguiu recuperar e a igualdade ao intervalo ilustrava a competitividade das duas equipas.



Na segunda parte o jogo continuou muito igualado, mas o coração e a coragem dos jogadores do FC Porto foi imensa e garantiu uma vitória que parecia impossível depois do Benfica igualar a poucos segundos do final. Na última jogada, um remate de anca de João Ferraz a três segundos do final garantiu a vitória.



O FC Porto alinhou e marcou: Hugo Laurentino (gr), Gilberto Duarte (6), Wilson Davyes (8), Tiago Rocha (4), Elias António (3), Ricardo Moreira (3) e Pedro Spínola. Jogaram ainda: Alfredo Quintana (gr), João Ferraz (4), Filipe Mota e Daymaro Salina.


in "fcp-pt"

GOLEADA ASSINALA REGRESSO ÀS VITÓRIAS


O FC Porto Império Bonança está de regresso aos triunfos e às goleadas, após bater o HC Braga por 10-2, em partida a contar para a décima jornada do campeonato nacional. Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (2), Jorge Silva (3), Pedro Moreira e Vítor Hugo (2) foram os goleadores de serviço.

Quase se poderia dizer que os Dragões entraram literalmente a ganhar, já que Reinaldo Ventura fez questão de abrir o marcador logo nos instantes iniciais da partida. O HC Braga tentou organizar-se e responder à formação portista, mas Edo Bosch não permitiu veleidades a Luís Filipe, o bracarense que mais perto esteve do golo nos primeiros minutos.

Do outro lado, no ataque azul e branco, a capacidade de criação de perigo esteve permanentemente presente, mas a pontaria parecia ter tirado folga: com 20 remates, o FC Porto ainda só tinha um golo (e uma grande penalidade falhada), até que Ricardo Barreiros, com um desvio no interior da área, lá conseguiu apontar o 2-0.

O HC Braga reduziu na jogada seguinte e esse “pormenor” só fez com que a pressão portista mais subisse de nível: primeiro foi Hélder Nunes, com uma “picadinha”, a ficar perto do 3-1 e depois foi Reinaldo Ventura a vê-lo negado pela trave. Na sequência, Jorge Silva não perdoou e devolveu finalmente os dois golos de vantagem aos Dragões.

Após o intervalo, a formação de Tó Neves entrou decidida a ampliar os números do placar e sucederam-se os lances complicados para a baliza de Filipe Miranda. Mesmo assim, só aos dez minutos do segundo tempo nasceu o 4-1, novamente anotado por Jorge Silva, através de uma enorme jogada individual que mereceu os aplausos de todo o pavilhão. Para não quebrar o ritmo, o quinto tento apareceu logo depois, desta vez com Hélder Nunes a servir Jorge Silva para o hattrick. 

A equipa minhota não baixou os braços e conseguiu voltar a bater Edo Bosch para o 5-2, mas depois teve de lidar com um autêntico “rolo compressor”: seguiram-se o sexto, de Pedro Moreira, o sétimo, de Vítor Hugo, o oitavo, de Ricardo Barreiros, o nono, novamente por Vítor Hugo e o décimo, de penálti, por Reinaldo Ventura.

O FC Porto Império Bonança alinhou com Edo Bosch, Pedro Moreira, Jorge Silva, Ricardo Barreiros e Reinaldo Ventura. Jogaram ainda Tiago Losna, Hélder Nunes, Vítor Hugo e Pedro Costa.


in "fcp.pt"

JUNIORES VENCEM EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS

O FC Porto bateu este sábado a Oliveirense por 2-1, em jogo a contar para a 16.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores.

Num jogo difícil, os Sub 19 do FC Porto adiantaram-se logo aos quatro minutos, com um golo de Ivo, na sequência de uma bola parada.

Perante uma equipa muito fechada, os Dragões dominaram toda a primeira parte, mas foram surpreendidos no início da segunda com o golo do empate.

A igualdade obrigou a equipa a voltar a organizar-se e aos poucos a assumir de novo o controlo da partida, acabando por chegar ao golo da vitória aos 74 minutos, por intermédio de Leandro.

Com esta vitória o FC Porto mantém o primeiro lugar, com 41 pontos, mais seis do que o segundo, o Braga. Na próxima jornada, marcada para o dia 15, os Dragões recebem o Freamunde.


in "fcp.pt"

FC Porto procura regresso às vitórias diante do Moreirense


Como vai reagir o FC Porto depois de somar duas derrotas consecutivas frente ao SC Braga e PSG? Esta é a questão central em volta do FC Porto x Moreirense, deste sábado (20h30), em jogo da 11ª jornada da Liga portuguesa.
A equipa portista - que foi afastada da Taça de Portugal e perdeu o primeiro lugar do grupo na Champions - tenta mostrar que não ficou afetada pelos recentes desaires.
O FC Porto, que entra em campo antes do dérbi lisboeta, procura manter a liderança e pressionar, dessa forma, o Benfica. Mas o que Vítor Pereira quer é um FC Porto a mostrar a tal «cultura de vitória muito vincada», que disse existir no Dragão.
Esta noite, o FC Porto encontra um adversário que procura sair dos últimos lugares da tabela classificativa.
O Moreirense, que até pratica um futebol atrativo e agradável, chega ao Dragão depois de um empate com o Sporting. A equipa de Jorge Casquilha apresenta-se na casa do campeão com apenas uma vitória somada na Liga; a 26 de agosto a equipa vimaranense derrotou em casa o Nacional (3x1). De resto, a equipa de Guimarães tem quatro empates e cinco derrotas.
Domínio azul e branco diante do Moreirense
Liga Portuguesa

FC Porto vs Moreirense
3 Jogos, 3V 0E 0D (Golos: 4-1)

Últimos Resultados:
04/05: FCP 1-0 MFC
03/04: FCP 1-0 MFC
02/03: FCP 2-1 MFC

ver mais »
O FC Porto e o Moreirense já se encontraram por três vezes na casa portista e, nessas três vezes, os azuis e brancos venceram pela margem mínima.
Relvado do Dragão em estreia
O jogo com o Moreirense vai marcar a estreia do novo tapete verde do estádio do Dragão. A substituição do relvado portista demorou cerca de duas semanas mas já está concluída. A fiabilidade do novo relvado vai, desde já, começar a ser colocada em prova.
Defour no lugar de Fernando
Vítor Pereira deve lançar em campo o onze base dos portistas. Fernando, a contas com uma contusão na mão esquerda na partida com o Paris SG, na passada terça-feira, ficou de fora do lote de eleitos. Assim, Defour avança para o miolo onde terá por companhia Lucho e João Moutinho.
in "zerozero.pt"

Empresário de Centurión esteve no Porto


O nome de Ricardo de Centurión já consta há algum tempo da agenda portista e está entre as prioridades do clube, pese os seus 19 anos. Por isso não se estranha que, em vésperas de reabertura de mercado, os contactos ou as negociações se intensifiquem. E ontem mesmo terá sido dado passo importante, ou... pelo menos exploratório, nesse sentido, já que um dos empresários do médio, sócio de uma empresa que representa vários jogadores, esteve no Porto.


«Vim ao Porto, é verdade», confirmou Eduardo Rosseto a A BOLA, assim como estar prestes «a ter uma reunião» de trabalho com dirigentes do emblema azul e branco, escusando-se entretanto a fazer mais comentários sobre o assunto.



Pouco antes de ser contactado por A BOLA, Eduardo Rosseto falara em direto para o programa TYC Sports, da Argentina, e respondeu afirmativamente à pergunta do pivot da rubrica desportiva quando lhe perguntaram se estava em Portugal. E não fugiu à verdade. Não só por geograficamente estar correto como ainda a sua viagem ao nosso país fazer parte de uma estratégia de exploração do mercado nacional para o seu jogador. E não só.



É que Centurión tem mais pretendentes em Portugal, com o Benfica à cabeça. O Sporting também, mas... nem tanto. Isto porque os leões contrataram o seu companheiro Valentin Viola, que lhe abriu espaço na equipa do Racing, para num repente se revelar como (mais) uma esperança do futebol sul-americano.


in "abola.pt"

Jackson Martínez vai receber prémio das mãos de Deco e João Pinto


Deco e João Pinto, ex-jogadores do FC Porto, vão entregar o prémio e melhor jogador de outubro/novembro, atribuído em conjunto pela Liga Portugal e pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, ao avançado colombiano Jackson Martínez.

A entrega do troféu vai decorrer amanhã, sábado, antes do encontro entre FC Porto e Moreirense da 11.ª jornada, encontro que está marcado para as 20.30 horas no Estádio do Dragão.

Deco jogou no FC Porto entre 1998 e 2004, tendo conquistado a Taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões. João Pinto fez um total de 16 temporadas com camisola do FC Porto, tendo-se sagrado campeão europeu em 1987.


in "abola.pe"

«Mangala tem muito mercado, vale 15/20 milhões», diz empresário do francês


Em declarações ao site Calciomercato, o empresário do defesa-central do FC Porto Eliaquim Mangala, classificou o internacional francês sub-21 como um dos jogadores com mais mercato, dentro da carteira de atletas que representa.

Questionado sobre o possível interesse das equipas italianas, o agente de Mangala defendeu mesmo que na Serie A não há equipas com dinheiro suficiente para o contratar aos dragões.

«Mangala é nesta altura um dos jogadores mais interessantes do mercado. É jovem mas já joga com grande personalidade e pode desempenhar todas a funções da defesa. É internacional francês nas camadas de formação e também remata bem. Ou seja, é um homem muito importante e com muito mercado. Se é verdade que é seguido em Itália? Bem ele já vale uns 15/20 milhões nesta altura, por isso não acredito que, tendo em conta a situação financeira em Itália, neste momento, alguém o possa comprar», afirmou Ferrari.

«Além disso lembrem-se que está no FC Porto, que é um clube que não faz saldos», acrescentou.


in "abola.pt"