quarta-feira, 16 de outubro de 2013

“Já temos saudades da competição”

Tó Neves, treinador do FC Porto Fidelidade, e Reinaldo Ventura, avançado, assumiram, nesta quarta-feira, em conferência de imprensa, o favoritismo para o jogo da Supertaça António Livramento, com a Oliveirense, no sábado, pelas 18h. Treinador e jogador confirmaram, também, que esperam um adversário “com mais soluções” do que a formação que defrontaram no último jogo da época passada.

Tó Neves começou por abordar o período longo “sem competição” da sua equipa: “Há alguma ansiedade, principalmente nos que estiveram no Campeonato do Mundo e nos que já não jogam há três meses, desde o último jogo da Taça de Portugal. Estamos com muita vontade de iniciar a época e vamos a Coimbra, no sábado, para conquistar a Supertaça”. Reinaldo Ventura assumiu o sentimento do balneário: “Treinámos há quase dois meses e temos muita vontade de jogar – é para isso que nós vivemos e faz-nos falta a competição”.

O adversário, segundo Tó Neves, vai criar muitas dificuldades aos Dragões: “É um candidato ao título e tem mais e melhores soluções do que no ano passado. Será um jogo equilibrado, mas queremos ganhar, até porque é uma prova que diz bastante a todos que passaram aquele ano maravilhoso com o António Livramento no FC Porto”. Reinaldo Ventura concordou: “Jogar esta Supertaça tem, de facto, um significado imenso para nós. Sabemos que vamos ter dificuldades, pois a Oliveirense é uma belíssima formação, com atletas de altíssima qualidade e é, provavelmente, a equipa que melhor nos conhece”.

O favoritismo, para esta e para outras competições, é assumido com naturalidade por Reinaldo Ventura: “Queremos fazer ainda melhor do que na época passada e ganhar todas as provas em que estamos inseridos”. Tó Neves, por seu lado, também não fugiu à responsabilidade: “Este ano temos o Barcelona no nosso grupo da Liga dos Campeões, o que nos dará uma perspectiva do que poderemos fazer nesta época. Isso não nos faz pensar de forma diferente – somos Porto e queremos ganhar a todos os adversários”.

Segundo Tó Neves, o facto de a equipa portista ser exactamente a mesma do ano passado dá boas perspectivas para o futuro: “É uma equipa que deu bastantes alegrias a mim e aos adeptos e que acreditamos que, com mais um ano de trabalho, vamos ser mais fortes e isso vai traduzir-se em boas exibições e bons resultados. Foi de uma forma consciente que fizemos uma aposta na continuidade desta equipa”.

in "fcp.pt"

Moncho Lopez: “Temos de continuar a melhorar e a evoluir”

A estreia na Proliga foi ouro sobre azul. Depois do triunfo sobre o Guifões na ronda inaugural (79-55), segue-se o Eléctrico no caminho do Dragon Force. Moncho López ficou satisfeito com o que viu e garante uma equipa mais forte na deslocação a Ponte de Sôr.

“A
equipa está bem. Tem muito potencial por trabalhar e coisas por corrigir. A equipa, enquanto colectivo, pode sempre ser melhor. Estamos satisfeitos com o nosso rendimento no primeiro jogo mas temos consciência de que temos de continuar a melhorar e a evoluir. Ainda vai demorar até termos o sentimento de que estamos ao nosso melhor nível”, começou por dizer o técnico espanhol.

Olhando para trás, Moncho López elogia a exibição portista frente ao Guifões e sublinha a importância do primeiro triunfo ter sido alcançado em pleno Dragão Caixa. “A vitória sobre o Guifões foi muito importante. Foi o primeiro jogo e ainda por cima em casa, diante dos nossos adeptos. Queríamos mostrar trabalho, consistência e, se possível, a jogar bem. Tivemos muitos bons momentos e mostrámos que vale a pena virem ver os nossos jogos e apoiarem-nos”.

O primeiro dissabor em 2013/14 chegou na final do Troféu António Prata – Proliga, que o Dragon Force perdeu para o Eléctrico no jogo da decisão (54-56). Na antevisão do reencontro, Moncho López prevê ainda mais dificuldades mas promete um Dragon Force fiel aos seus princípios e com a ambição de sempre.

“Vai ser um jogo ainda mais difícil, sobretudo porque o Eléctrico, além de ainda não ter perdido qualquer jogo, terá a seu favor o facto de jogar em casa e evitar uma deslocação como aquela que temos de fazer. Já nos conhecem melhor mas nós também temos um melhor conhecimento deles. Acredito que vamos estar melhor e, naturalmente, lutar pela vitória como sempre se faz neste clube”, concluiu.

in "fcp.pt"

Josué e Insúa: afinal o que é cuspir?

Comissão de Disciplina da Federação e Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga divergem no artigo a aplicar nestes casos.

 

A Comissão de Disciplina da Federação deu uma interpretação diferente aos atos de indisciplina de Insúa e Josué, embora os tenha analisado com base no mesmo artigo do Regulamento Disciplinar.

Os dois, recorde-se, cuspiram em adversários, sendo que o argentino foi suspenso em janeiro com dois jogos e o português com um.

De acordo com o que o Maisfutebol apurou, a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga aplicou neste caso o processo sumário, que pode ser desencadeado através do auto de flagrante.

A partir daí desenvolveu um processo de inquérito que concluiu da mesma forma que tinha concluído o processo de Insúa: no auto enviado para a Comissão de Disciplina propunha a qualificação da infração ao abrigo do artigo 158º do Regulamento Disciplinar: «Injúrias e ofensas à reputação».

Em ambos os casos, a Comissão de Disciplina não seguiu a qualificação da Comissão de Instrução e Inquéritos, acabando por castigar os atletas ao abrigo do artigo 157º do Regulamento Disciplinar: «Uso de expressões ou gestos ameaçadores».

O que levanta a questão: o que é um cuspidela? Uma ofensa à reputação ou um gesto ameaçador?

A Comissão de Instrução e Inquéritos insiste que se trata de um ato enquadrável no artigo «Injúrias e ofensas à reputação» e a Comissão de Disciplina contrapõe que é enquadrável no artigo «Uso de expressões e gestos ameaçadores».

Refira-se de resto que os dois artigos (157º e 158º) têm uma moldura penal igual: de um a três jogos de suspensão.

A interpretação que a Comissão de Disciplina deu aos atos de indisciplina permitiu-lhe porém, com base no mesmo artigo, suspender Insúa em janeiro com dois jogos e Josué agora com um jogo.

Maisfutebol procurou explicações para a diferença de critérios, mas a Comissão de Disciplina da Federação preferiu não comentar, como de resto é norma.

De acordo com as explicações conseguidas, o facto de nenhum dos envolvidos (o médio do FC Porto e o defesa do Arouca) ter confirmado os factos influenciou a dureza da pena. O próprio Luís Dias, de resto, já tinha confidenciado ao Maisfutebol que não se apercebera que tinha sido cuspido.

A CD terá considerado também a diferença das imagens, com a distância a tornar menos evidente a ação de Josué. Tudo somado, um jogo em vez de dois. Num caso semelhante com Enzo Pérez, na época passada, a inexistência de imagens esclarecedoras impediu o castigo do jogador do Benfica.

in "maisfutebol.iol.pt"

UEFA não vai julgar queixa da AF Lisboa contra o FC Porto

Entidade diz que deve ser a FPF a apreciar o caso

A UEFA não vai julgar a queixa da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) contra o FC Porto e os dirigentes Pinto da Costa e Adelino Caldeira, e dos dragões contra Nuno Lobo, presidente da AFL, por considerar que não não tem competência para julgar a matéria em causa.

«A UEFA entende que não é competente para julgar qualquer uma das queixas e se alguma das entidades tiver alguma coisa a fazer, que o faça nas instâncias disciplinares próprias da Federação Portuguesa de Futebol», revelou esta tarde Fernando Gomes, presidente da FPF.

A queixa enviada à UEFA estava relacionada com os factos ocorridos no dia 22 de setembro, na tribuna presidencial do estádio Coimbra da Mota, no jogo entre Estoril e FC Porto (2-2) da sexta jornada. No final desta partida, o presidente da AFL, Nuno Lobo, acusou Adelino Caldeira, administrador da SAD do FC Porto, de o ter agredido. As acusações estenderam-se ao presidente portista, Pinto da Costa, por alegadas injúrias.
Recorde-se que o FC Porto também remeteu uma queixa à UEFA por causa de comentários racistas de Nuno Lobo na sua página oficial do Facebook. Estes comentários visavam o ex-jogador do FC Porto, Hulk, numa altura em que Nuno Lobo ainda não era presidente da Associação de Futebol Lisboa.  


in "maisfutebol.iol.pt"

JAIME MAGALHÃES "Porto a jogar assim vai à frente, imaginem quando jogarmos melhor"

O antigo jogador portista reconhece as más exibições da equipa, mas espera que, para a Taça de Portugal, elimine com normalidade o Trofense.

O FC Porto recebe o Trofense, sábado, no estádio do Dragão.
O jogo a contar para a Taça de Portugal surge numa fase em que a equipa de Paulo Fonseca tem sido criticada por não estar a realizar boas exibições, mas Jaime Magalhães atira que se "a jogar assim vamos à frente, imaginem quando jogarmos melhor".
Jaime Magalhães, antigo jogador do clube, acredita que os dragões vão ultrapassar a eliminatória e que o técnico portista não terá dificuldades em preparar o jogo devido às ausências nas selecções.
Magalhães sente que os jogadores "estão habituados a estes situações e vai ultrapassar este obstáculo". O antigo extremo dos dragões vão fazer "todos os possíveis para vencerem esse jogo".
Paulo Fonseca poderá apresentar algumas alterações no jogo da Taça com o Trofense, mas Jaime Magalhães aposta que o técnico azul e branco porá "os melhores a jogar e os que estarão em melhor forma".

in "rr.pt"

CARLOS PINTO "Ghilas não vai parar no FC Porto"

Carlos Pinto, ex-companheiro de equipa do franco-argelino do FC Porto, considera que o avançado tem qualidade para assumir a titularidade no próximo sábado, frente ao Trofense.

A proximidade do jogo com o Zenit e o desgaste provocado pela ida à selecção da Colômbia deverão motivar a poupança de Jackson Martínez no jogo da Taça frente ao Trofense. Para a vaga do colombiano, Paulo Fonseca prepara-se para promover, pela primeira vez, Ghilas à titularidade.
O avançado, de 23 anos, chegou ao FC Porto no último Verão proveniente do Moreirense. Na primeira época em Portugal alinhou no Vizela, em 2010/2011, por empréstimo do clube de Moreira de Cónegos. Nessa equipa alinhava o médio Carlos Pinto, hoje treinador do Freamunde. Carlos Pinto nunca teve dúvidas sobre a qualidade de Ghilas: "Já naquela altura era um jogador de muita qualidade que trabalhava sempre nos limites. Era poderoso na frente de ataque e um jogador de equipa".

Pinto da Costa disse numa entrevista a uma televisão argelina que Ghilas "ainda vai ser uma estrela". Carlos Pinto subscreve a opinião do presidente portista. "É ambicioso e acredito que não vai parar no FC Porto, acabando por atingir um patamar superior", antevê.

No FC Porto, Ghilas tem um período escasso de utilização em apenas dois jogos como suplente utilizado porque está tapado por Jackson Martinez. Carlos Pinto considera que Ghilas é compatível com o colombiano."Jackson é diferente. É um jogar de área que procura espaços com facilidade. Ghilas é um jogador mais possante e completo. São compatíveis na linha avançada", considera o ex-companheiro de equipa de Ghilas, em Vizela.

O Porto joga com o Trofense, no sábado, às 19h00, no Dragão. O encontro conta para a III Eliminatória da Taça de Portugal.


in "rr.pt"

Defour ficou no banco no empate da Bélgica com País de Gales (1-1)


O médio do FC Porto, Steven Defour, não foi utilizado esta noite no empate da seleção da Bélgica diante País de Gales (1-1). Os belgas, contudo, já tinham assegurado a qualificação para o Mundial 2014.

Kevin De Bruyne fez o golo dos diabos vermelhos aos 64 minutos, enquanto Aaron Ramsey fez o empate para a formação galesa, resultado que não influenciou em nada as contas finais do grupo A.

A Bélgica qualifica-se diretamente sem derrotas (oito vitórias e dois empates), seguida da Croácia, que vai para o play off, fruto de 17 pontos, apesar de ter sido derrotada na Escócia por 0-2. A Sérvia ficou em terceiro, com 14 pontos, Escócia com 11, País de Gales 10 e Macedónia com sete.


in "abola.pt"

Licá joga na Taça


Licá está de volta à casa de partida. Foi logo a abrir a época oficial, na Supertaça Cândido de Oliveira, que surpreendentemente agarrou um lugar na frente de ataque portista durante oito jogos a fio, agora a Taça de Portugal, em vésperas de dois encontros escaldantes, com o Sporting e Zenit, cai-lhe como do céu para poder voltar a merecer a confiança de Paulo Fonseca e candidatar-se a recuperar o espaço que perdeu na equipa nas últimas duas partidas. 

Para já, o ex-estorilista precisa de mostrar-se e, para não perder o ritmo e o jeito, jogar. Pouco mais de uma hora esteve em campo nos desafios com o Atl. Madrid e Arouca.

Com duas semanas de paragem do campeonato devido aos jogos das seleções e Licá tão folgado, meia hora que jogou com o Atl. Madrid e 37 minutos frente ao Arouca, estará já reservado um lugar para o médio/extremo na linha da frente dos dragões para o embate com o Trofense, marcado para sábado, no Dragão. 

Um regresso, aliás, que não oferecerá dúvidas, pois mesmo que lhe possa estar destinado papel de relevo para os duelos de gigantes que se seguem com o Sporting e o Zenit necessita de competição para se apresentar em condições de entrar na equipa a qualquer momento. E com tão poucos recursos para as alas, Paulo Fonseca não poderá abrir mão de quem quer que seja para assegurar o normal funcionamento dos corredores ofensivos. Muito menos de Licá, desenvolto municiador de jogo e também marcador de golos. 


in "abola.pt"

Juventus em ação para garantir Fernando

PARATICI REUNIU-SE COM REPRESENTANTES DO MÉDIO

O diretor técnico da Juventus, Fabio Paratici, terá reunido com representantes de Fernando em Itália, numa primeira abordagem para o que pode transformar-se na transferência a custo zero no final da temporada, revela o site "tuttomercatoweb.com".

A reunião decorreu em Turim, já depois de Paratici ter observado o médio do FC Porto em ação na Liga dos Campeões, numa altura em que está em curso uma reformulação do plantel, na qual Andrea Pirlo deverá estar de saída - tal como Fernando, o italiano o atual contrato em junho de 2014.

in "record.pt"

Nuno Marçal, antigo jogador do FC Porto, agredido na Luz


Sábado era um dia especial para o MaiaBasket, mas terminou com agressões ao atleta Nuno Marçal, ex-FC Porto, num restaurante no estádio da Luz, e com a equipa a ter de chamar a polícia para garantir a segurança dos jogadores.

Basquetebol: Nuno Marçal, antigo jogador do FC Porto, agredido na LuzRecém-promovido, o MaiaBasket foi a grande surpresa da edição deste ano do Troféu António Pratas e disputou uma das meias-finais da prova frente à Oliveirense, no Pavilhão da Luz, que recebeu a fase final. «Após o jogo, fomos para o restaurante do estádio que nos foi indicado pela organização e um grupo de pessoas começou a insultar o Nuno Marçal e a dizer-lhe para ir embora. Ainda tentámos desvalorizar a questão, até porque havia outras pessoas no restaurante, incluindo famílias com crianças, mas um deles aproximou-se do Nuno, pegou num prato de sopa e despejou-o sobre a cabeça dele», explicou ao Maisfutebol Rui Lopes, presidente do MaiaBasket. «Ele ficou com queimaduras, que felizmente não foram graves», adiantou. 

Com a situação fora do controle, a equipa da Maia decidiu sair do local. «Os meus jogadores sabiam que se extremassem posições iria ser pior, por isso acabámos por sair, de forma humilhante pela porta de trás», contou o dirigente.

«Não tivemos apoio nenhum do Benfica, nem da Federação. Ligámos ao senhor Pinto Alberto [vice-presidente da Federação de Basquetebol], mas ele não encontrou os seguranças. Então ligámos ao 112 e veio o carro patrulha. Estávamos sozinhos e não sabíamos se eles viriam atrás do Nuno. A polícia ficou connosco até partirmos», adiantou ainda o presidente do Maia Basket, ainda agastado com a situação.

«Não estamos habituados a isto. A situação aconteceu por causa do passado desportivo do Nuno, por ele ter jogado no FC Porto. São coisas que não são habituais nesta modalidade e que acontecem quando as pessoas misturam o futebol com as outras coisas», disse ainda, explicando que, o grupo que protagonizou a situação seria, «provavelmente de adeptos do Benfica, mas não podemos dizer com certeza, porque não estavam identificados».

Mas frisa que não responsabiliza o clube: «Isto não foi propositado. Já tínhamos almoçado lá e fomos bem recebidos. Agora só queremos que haja uma retratação por termos sido abandonados ali sem apoio. Já enviamos o relatório à Federação, à Associação de Basquetebol do Porto e ao Benfica», adiantou.

Contactado pelo Maisfutebol, Nuno Marçal preferiu não se pronunciar sobre a situação. «Ele disse-me que foi o pior momento da carreira dele», garante o presidente sobre o internacional de 37 anos, que que passou grande parte da carreira ao serviço do FC Porto.


in "maisfutebol.iol.pt~"

Jamor é sonho antigo de Paulo Fonseca

TÉCNICO NÃO ESCONDE O DESEJO

Na reação ao sorteio da Taça, o tal que voltou a colocar o Trofense no seu caminho, Fonseca revelou um seu desejo antigo.

“Queremos chegar ao Jamor e vencer a Taça. É um sonho que persigo há algum tempo e que poderá ser efetivado aqui no FC Porto”, disse o técnico, acrescentando ainda que iria falar com Luís Castro na preparação dessa partida. Recorde-se que, já nesta época, o FC Porto B venceu o Trofense, por 2-1. Os golos portistas foram apontados por Tozé, de penálti, e por Vion, nos descontos.


in "record.pt"

Herrera faz de Fernando

A aposta de Paulo Fonseca seguiu-se à exclusão da seleção mexicana. Herrera pode agora reclamar o regresso a tempo do play-off mexicano para o Mundial'2014

O jogo de Arouca - estreia a titular - correu bem a Herrera e Paulo Fonseca vai retribuir com a continuidade da aposta no mexicano. Desta feita em moldes diferentes, apurou O JOGO. Não que o jogador tenha em risco a titularidade no lugar de Defour, mas porque a Taça de Portugal é uma oportunidade boa para ensaiar outra situação: Herrera na posição mais defensiva no meio-campo, se é que o sistema que agora é habitual no FC Porto permite isolar o trinco com absoluto rigor. 

in "ojogo.pt"

ROMEU MAGALHÃES "Ghilas quer mostrar que ainda sabe marcar golos"

Empresário do argelino garante que o jogador está motivado para mostrar serviço na Taça de Portugal e ciente do papel que tem no plantel
A edição desta segunda-feira do jornal O JOGO dá conta da convicção de Pinto da Costa no que toca a Ghilas: "Vai ser uma estrela", declara o presidente portista. E o jogador está motivado e quer mostrar serviço na Taça de Portugal, assegura o empresário.

"Ghilas está motivado desde o início. Tem duas opções: ou desmotivar ou ter noção do clube em que está e a tradição do FC Porto em que os jogadores de primeira linha rapidamente têm mercado, abrindo vaga. Ao mesmo tempo, é normal que tenha uma vontade enorme de ter mais tempo de jogo e mostrar-se aos adeptos", afirmou o empresário Romeu Magalhães, à Antena 1.

De resto, o internacional argelino está ciente do papel que tem no plantel e da importância do jogador que tem sido titular no ataque: Jackson. "Tem noção do avançado que lá está desde a época anterior e com quem tem uma ótima relação. Com quem ele diz estar a aprender imenso. Os colegas dizem que ele tem uma atitude fantástica. Para estar no futebol é preciso ter ambição, ele tem e quer mostrar-se aos adeptos, quer tempo de jogo, mostrar que ainda sabe marcar golos", acrescentou Romeu Magalhães.
~
in "ojogo.pt"

Josué castigado mas joga clássico

Conselho de Disciplina aplicou suspensão de um jogo ao médio portista, na sequência da cuspidela em Luís Dias, do Arouca


A secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação deu validade à acusação formulada pela Comissão de Instrução e Inquérito da Liga, na sequência do incidente entre Josué e Luís Dias, defesa do Arouca, no encontro da 7ª jornada do campeonato.

O castigo, dado a conhecer esta terça-feira, afasta Josué do FC Porto-Trofense, a contar para a Taça de Portugal, mas permite-lhe estar no clássico de dia 29, no qual os dragões vão receber o Sporting. Aliás, essa era mesmo a grande questão em torno deste processo, uma vez que a suspensão do portista podia variar entre um e três jogos.

Josué, que se estreou a titular pela Seleção, só se manifestou sobre o caso no final do Portugal-Israel, de sexta-feira passada. "Não cuspi", disse à RTP.


in "ojogo.pt"