quarta-feira, 27 de outubro de 2010

De volta ao trabalho com a participação de Maia

Cumprido um dia de folga, que se seguiu ao triunfo sobre a União de Leiria, o FC Porto regressou ao trabalho esta quarta-feira de manhã, no Olival, onde marcou presença o guarda-redes Maia, dos sub-19.

André Villas-Boas prepara o desafio da nona jornada da Liga com o plantel na máxima força, orientando nova sessão de treino já amanhã, no mesmo local de hoje, às 10h30 (porta fechada).

Mais tarde, às 12h30, tem lugar a conferência de imprensa de antevisão da partida frente à Académica.

Os Dragões visitam os «estudantes» no próximo sábado, às 21h15, no Estádio Cidade de Coimbra.

in "fcp.pt"

Hulk ainda melhor do que Ronaldo


São 13 golos em 13 jogos. É este o incrível registo de Hulk neste início de temporada, melhor até do que Cristiano Ronaldo no Real Madrid e suficiente para, por exemplo, ultrapassar, ao fim de dois meses e meio, os números pessoais das épocas anteriores: em 2008/09 fez nove golos em todas as provas pelo FC Porto; e na época passada marcou mais um, contudo foi impedido de jogar durante três meses. No campeonato, Hulk já vai em oito golos, o que lhe dá a liderança isolada da lista de artilheiros com o dobro da produção do quarteto de perseguidores: Varela, Falcao, Miguel Fidalgo e Sougou.

Ronaldo leva 11 golos em 12 jogos oficiais - ontem foi titular contra o Múrcia da Taça do Rei, mas ficou em branco -, o que significa que tem um média ligeiramente inferior à do avançado portista, que também conta mais um jogo e mais dois golos marcados. Portanto, o seu registo é superior ao do craque português que, segundo o seleccionador nacional, Paulo Bento, "está como nunca", considerando "incrível" o momento de forma de CR7. Ora Incrível é, precisamente, o que Hulk tem feito nos relvados nacionais e europeus desde que regressou do castigo imposto pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. Esta época, Hulk só não marcou em cinco jogos - Benfica, Rapid, Nacional, CSKA e Limianos - contribuindo de forma decisiva para a fantástica série de 14 vitórias em 15 jogos do FC Porto de André Villas-Boas. A que se juntam mais nove triunfos seguidos que transitam da época passada, com ele em campo.

Reduzir o sucesso do FC Porto a Hulk pode ser exagerado - até porque o clube venceu os dois jogos em que o avançado não actuou por ter ido ao Brasil - mas é inegável o peso que ele tem no onze. Afinal, os seus golos foram decisivos para os triunfos frente à Naval, ao Genk, ao Rio Ave e ao Besiktas e para o empate em Guimarães. E o mais interessante é que a produção do Incrível não se limita à concretização.

Acusados várias vezes de ser um jogador individualista, Hulk tem feito por provar o contrário esta época. Mais altruísta, já tem seis assistências para golo esta temporada, a última das quais na segunda-feira, quando estendeu a passadeira a Falcao para o 5-1, retribuindo o gesto que o colombiano tivera no lance do 2-0.

Golos valem elogios de Mano Menezes

O Brasil vai disputar um particular com a Argentina, a 17 de Novembro em Doha, no Catar, e Hulk tem legítimas aspirações a ser um dos eleitos. Aliás, o próprio seleccionador do escrete, Mano Menezes, deu a entender isso mesmo entre elogios ao craque portista. "Tem uma característica diferente dos nossos outros atacantes: força física. Não tem o talento que tem o Coutinho, o Neymar ou até o Nilmar, mas destaca-se na força. Quando pensarmos em alguém assim, ele vai estar lá", referiu em entrevista ao portal "Terra". A convocatória de Mano Menezes será revelada ao início da tarde de sexta-feira.

HULK

8

Os golos na presente edição do campeonato, em sete jogos disputados. Igualou o registo de golos de 2008/09, mas nessa época precisou de 25 jogos para o conseguir

5

Somando os jogos da fase de grupos e do play-off, Hulk já leva cinco golos na Liga Europa: três ao Genk e dois ao Besiktas, na Turquia, de onde saiu aplaudido pelos adeptos da casa

6

Além de marcar, Hulk tem sido o principal assistente do FC Porto, provando que está menos individualista. São seis passes para golo, com Falcao e Varela como principais beneficiários

CRISTIANO RONALDO

10

Ronaldo tem mais golos marcados do que Hulk no campeonato. São dez em oito jogos, muito por culpa do "poker" diante do Santander, no último fim-de-semana.

1

Ronaldo é totalista do Real Madrid na presente edição da Liga dos Campeões, mas ainda só conseguiu marcar um golo: foi na última ronda, na recepção ao Milan.

FACTOS & NÚMEROS

Invencíveis

Dos 24 jogos que o FC Porto não perde, desde o regresso de Hulk contra o Belenenses, na temporada passada, a 28 de Março de 2010, o brasileiro só não jogou em dois.

Selecção

O bom momento de forma do Incrível levou o seleccionador brasileiro Mano Menezes a chamá-lo em Setembro para um estágio em Barcelona.

UEFA

Esta época Hulk já apontou cinco golos na Liga Europa, o que somado com os três da temporada passada, na Liga dos Campeões, eleva para oito os golos marcados nas competições da UEFA, de azul e branco.

Em branco

Desde o início da temporada, nos 12 jogos disputados por Hulk, o brasileiro só ficou em branco em cinco encontros (Benfica, Rapid Viena, Nacional, CSKA de Sófia e Limianos).

Assistências

Hulk está mais completo, na sua terceira época no FC Porto, e mais altruísta, como o provam as seis assistências que contabiliza.

in "ojogo.pt"

Falcao na luta com astros europeus


Os dois golos marcados ao Leiria, no Dragão, mantêm Falcao na luta pelo pódio do ranking dos melhores marcadores de 2010. O colombiano continua a dar mostras de uma regularidade impressionante e soma agora 33 golos em 41 jogos - depois de também ter marcado recentemente na Liga Europa ao Besiktas - e já ultrapassou Forlán, avançado do Atlético de Madrid, que conta 31 golos em 62 jogos. El Tigre já podia mesmo ter-se instalado no terceiro lugar desta tabela dos melhores marcadores do ano, não fosse o primeiro poker da carreira de Cristiano Ronaldo alcançado frente ao Racing Santander, na goleada do Real Madrid por 6-1. À custa desses quatro golos, o português, com 34 golos em 44 jogos, acabou mesmo por se intrometer à frente de Falcao. Na frente deste ranking mantém-se Messi com uns impressionantes 44 golos marcados em 50 jogos. A seguir, com menos seis golos do que o astro argentino e mais cinco do que o colombiano, surge o uruguaio Luis Suárez, avançado do Ajax, com 38 golos apontados em 44 jogos.

Salvaguardadas as devidas diferenças entre campeonatos de diferentes níveis nesta tabela dos goleadores, importa completar a contabilidade dos golos com outro pormenor. Porque se tivermos em conta a média de golos marcados por jogo, aí as coisas mudam de figura a favor de Falcao. É que o colombiano sobe mesmo ao terceiro lugar desta tabela com uma média de 0,80 golos por jogo, melhor do que Cristiano Ronaldo, que soma 0,77. Ainda assim, na frente continua um destacado Messi, com 0,88 golos por jogo, seguido de perto por Luis Suárez com 0,86. Forlán vem mais longe com uns "modestos" 0,5 golos por jogo.

in "ojogo.pt"

Falcao e Hulk recebem hoje os dragões de ouro 2009/10

Hulk e Falcao serão as grande figuras dos Dragões de Ouro referentes à época 2009/10, que o FC Porto vai entregar no Casino de Espinho. O brasileiro recebe o troféu para futebolista do ano e o colombiano o de atleta do ano. Esta temporada, sob o comando de André Villas-Boas, ambos continuam a brilhar, com exibições de grande nível, a exemplo do que sucedeu na segunda-feira contra o Leiria. Quer Hulk, quer Falcao bisaram e este último fez mesmo uma referência na internet ao excelente entendimento que têm patenteado nesta campanha. No Twitter, o colombiano refere uma jogada protagonizada por ambos, direccionando mesmo uma ligação do Youtube, onde é possível ver as imagens do quinto golo marcado pelo FC Porto frente ao Leiria.

in "ojogo.pt"

James entre as 100 promessas


A prestigiada revista espanhola "Don Balón" elaborou uma lista com os cem jovens futebolistas (com menos de 21 anos) mais talentosos e promissores da actualidade, tendo incluído nela o portista James Rodríguez, contratado ao Banfield no Verão. O benfiquista Alan Kardec também figura entre os eleitos, onde constam nomes como Bale (Tottenham), Lukaku (Anderlecht) e Neymar (Santos).


in "ojogo.pt"

Suplente de luxo

Ruben micael não se acomoda ao banco
 

É um verdadeiro luxo para qualquer treinador em Portugal sentar um jogador com o talento de Ruben Micael no banco de suplentes. Mas não tem restado outra alternativa a André Villas-Boas, face ao rendimento elevado de João Moutinho e Fernando Belluschi no meio-campo.

O madeirense não vive bem com a situação e faz questão de o demonstrar cada vez que entra em campo. Foi isso mesmo que aconteceu frente à União de Leiria, onde respondeu com uma boa exibição e um passe a rasgar para Hulk, no primeiro golo.

Apesar de ter o estatuto de suplente no contexto atual dos azuis e brancos, o médio, de 24 anos, merece uma atenção especial por parte do treinador. Villas-Boas sabe que não são muitos os jogadores no futebol português que têm capacidade para desequilibrar tanto no último terço do terreno como Ruben Micael. Foi essa a leitura que o técnico fez na abordagem a este encontro, considerando que a capacidade de passe do madeirense seria importante para romper a defesa da U. Leiria. Dito e feito. Na primeira vez que teve possibilidade de servir os companheiros da frente, o médio colocou Hulk na cara de Gottardi e o Incrível fez o resto.

Foram 90 minutos de entrega à causa, procurando ser útil em todas as ações do jogo. A concorrência não permite veleidades e todos os momentos têm de ser aproveitados para mostrar serviço. Para o futuro ficou a garantia de que Ruben Micael está à altura das necessidades do onze, reafirmando-se como uma alternativa quase ao nível de Belluschi.

 Pura classe

Tendo sido titular em quatro encontros esta época (Genk, Rapid Viena, Limianos e U. Leiria), o madeirense deixou a sua marca de forma mais categórica no triunfo sobre os austríacos, ao apontar o último golo (e que golo...) na vitória por 3-0. Além do passe decisivo de anteontem para Hulk, o médio já tinha revelado grande qualidade quando serviu Falcão no triunfo (3-0) sobre o Beira-Mar.

in "record,pt"

A cadeira que falta

FALCÃO AINDA NÃO MARCOU À ACADÉMICA
 
 
Coimbra é o local e 30 de outubro é a data do exame que Radamel Falcão tem de cumprir para arrumar com a cadeira que deixou por fazer no ano passado. Académica e Benfica foram os únicos clubes da Liga que escaparam aos ataques certeiros do colombiano, mas o caso do rival da Luz já está resolvido, depois do acerto de contas na Supertaça.

Dos resistentes ficou a Briosa, equipa que conseguiu parar as investidas do sul-americano em dois momentos. Os 180 minutos em que El Tigre esteve em campo nos dois jogos da Liga não foram suficientes para atingir os seus objetivos, embora no duelo de Coimbra o golo tivesse estado muito perto de acontecer no período de descontos. Mas aí faltou acerto do avançado no momento de bater uma grande penalidade. Gorou-se a possibilidade, mas ficou a garantia de que o futuro iria proporcionar novos momentos de emoção.

Agora que André Villas-Boas está do seu lado – há 7 meses eram adversários –, Falcão não quer desperdiçar a oportunidade de inscrever a Briosa na sua lista de vítimas. Já o fez com o Beira-Mar, equipa que nunca tinha defrontado, e depois só o Portimonense poderá gabar-se de ainda não ter sido batido pelo goleador dos azuis e brancos. Mas cada coisa tem o seu tempo e, para já, a prioridade passa por marcar em Coimbra. E a tarefa não se adivinha fácil, em virtude da boa campanha realizada pelos rapazes de Jorge Costa.

Depois de terem vencido na Luz, os estudantes foram colecionando bons resultados, ao ponto de ocuparem nesta altura o 3.º lugar no campeonato. O treinador, esse, é um profundo conhecedor da realidade portista e sabe melhor do que ninguém como parar um ponta-de-lança como Radamel Falcão. Pelo menos no plano teórico, já que foi um dos centrais de referência no futebol português. Na prática, terá de confiar no trabalho dos defesas Berger e Orlando.

Depois de um momento de desinspiração na Liga, El Tigre reencontrou-se com os golos diante da União de Leiria. A Académica é o senhor que se segue e um desafio à altura.

in "record.pt"

Villas-Boas aproveita jogos para treinar

Treinador não tem parado de ensaiar sistemas
 

Villas-Boas foi, em tempos, um fanático do simulador “Championship Manager”. Hoje, no jogo real, altera sistemas como quem brinca no computador. O FC Porto tem uma base tática claramente definida (4x3x3), mas tem revelado uma ginástica que lhe permite sentir-se cómodo em vários desenhos, seja por necessidade ou para dar rodagem a soluções de futuro.

Foi, por exemplo, o que aconteceu diante da U. Leiria, quando o técnico abriu Souza e Ruben Micael sobre as alas e deixou o ataque livre para Falcão, James e Walter.

Percebe-se que há soluções testadas, mas nada melhor do que avaliá-las em competição. Até em inferioridade numérica o dragão tem sido eficiente, como se viu em Istambul, onde a equipa terminou em 4x3x1.

Arrojada foi a solução para voltar à vantagem em Guimarães, mas com menos uma unidade. Aí, Villas-Boas prescindiu de um defesa sem cortar ao ataque. O que se viu frente ao modesto Limianos (acabou em 3x5x2) permite concluir que os sistemas de três defesas são solução para situações limites.

Ao contrário de Jesualdo Ferreira, muito fiel ao 4x3x3 de que só abdicava em favor de um 4x2x4 ou da troca de um extremo por um avançado de área, Villas-Boas é um treinador que gosta de experimentar. Confunde os adversários, mas também se arrisca a confundir a própria equipa se a cultura tática dos jogadores não lhes permitir absorver tanta informação.

Até ver, o FC Porto não se tem ressentido das experiências, muito pelo contrário. O losango e o 4x2x3x1 são os sistemas melhor mecanizados e aqueles que permitem maior equilíbrio coletivo, sobretudo para jogar em vantagem. O duplo pivô é aposta frequente, mas só por uma vez os dragões abdicaram de início do 4x3x3: losango na receção ao Genk.

in "record.pt"

F.C. Porto não marcava tantos no arranque desde Mourinho

No ano do título europeu dragões somavam 22 golos na Liga à 8ª jornada

O início fulgurante do F.C. Porto no campeonato encontra suporte nos números. A goleada impingida ao U. Leiria reforçou o poderio ofensivo dos dragões que passaram a somar 19 golos na Liga, reforçando o estatuto de melhor ataque da prova e aumentando a média de golos por jogo para 2,38.

De resto, a eficácia ofensiva do F.C. Porto de Villas-Boas no campeonato, só encontra paralelo no F.C. Porto de...José Mourinho.

Em 2003/04, ano da conquista da Liga dos Campeões, os homens de Mourinho já somavam 22 golos à 8ª jornada. Em nenhuma das rondas tinham chegado à «chapa 5» com que Villas-Boas brindou os leirienses, mas Belenenses (8ª jornada), Académica (7ª jornada) e Sporting (3ª jornada), tinham sido todos derrotados por 4-1. Ao feito do, agora, treinador do Real Madrid acresce o facto de o F.C. Porto, por aquela altura, já ter defrontado os dois «grandes». Para além da vitória sobre o Sporting, os azuis e brancos venceram, nas Antas, o Benfica, por 2-0.

De então para cá, só Jesualdo Ferreira esteve próximo de igualar o registo agora conseguido por André Villas-Boas. Em 2006/07 e 2009/10, o F.C. Porto somava 18 golos à 8ª jornada.

O registo do actual grupo dos dragões é, ainda, mais impressionante se forem acrescentados os golos em todas as competições que o F.C. Porto disputou este ano. São já 39 vezes que Hulk, Falcao, Varela e companhia, festejaram. O número não tem paralelo no passado recente, mas o volume de jogos efectuados (15), substancialmente superior, também ajuda a construir a média de 2,6 golos por jogo, em todas as provas.

A defender mestre é Jesualdo

Se a atacar o F.C. Porto está bem e recomenda-se, a defender a eficácia também é alta. Só Sp. Braga, por duas vezes, V. Guimarães e U. Leiria conseguiram violar as redes de Helton. Com 4 tentos encaixados, os dragões formam a melhor defesa da prova. Um registo melhor fica, desta vez, para Jesualdo Ferreira.

O actual treinador do Málaga orientou uma defesa que, à 8ª jornada da Liga 2007/08, só tinha sofrido um golo, marcado pelo Sp. Braga, logo na primeira jornada. Isto num ano de transição, quando os dragões tinham vendido Pepe ao Real Madrid e Bruno Alves procura consolidar-se como patrão da defesa.

Arranques do F.C. Porto desde Mourinho:

2010/11- 19(GM)/4(GS) (André Villas-Boas)
2009/10- 18/6 (Jesualdo Ferreira)
2008/09- 11/6 (Jesualdo Ferreira)
2007/08- 15/1 (Jesualdo Ferreira)
2006/07- 18/6 (Jesualdo Ferreira)
2005/06- 12/6 (Co Adriaanse)
2004/05- 13/6 (Victor Fernandez)
2003/04- 22-6 (José Mourinho)
2002/03- 14-7 (José Mourinho)

in "maisfutebol.iol.pt"

Dez razões do fogo do dragão


Equipa de André Villas-Boas está a fazer uma época merecedora de todos os elogios.


1. Aposta ganha em André Villas-Boas

O mais jovem treinador da história do F. C. Porto foi uma aposta de risco de Pinto da Costa, mas está a revelar-se totalmente acertada. A falta de currículo e de experiência passa para segundo plano com os fantásticos resultados averbados até agora por André Villas-Boas, um técnico que tem conseguido motivar os jogadores, tirar-lhes um rendimento óptimo e ler os jogos na perfeição a partir do banco.

2. Hulk volta a ser incrível e marca como nunca

Afastado dos relvados durante três meses na temporada passada, devido a castigo da Liga, Hulk começou esta época empenhado em provar outra vez o valor mostrado quando chegou ao Dragão, há dois anos. O "incrível" tem sido decisivo, com muitas assistências e, sobretudo, com golos atrás de golos (13). Desde que voltou aos relvados, após a polémica suspensão, os dragões só não ganharam em Guimarães.

3. Conquista da Supertaça deu o mote

Sabia-se que, para o F. C. Porto e para André Villas-Boas, era muito importante começar a época com uma vitória sobre o Benfica, no jogo de atribuição da Supertaça, em Agosto. Os dragões conseguiram-no em Aveiro, dominando por completo o adversário e juntando a um triunfo indiscutível (2-0) uma exibição de qualidade. Foi o arranque perfeito para uma temporada que está a ser de sonho para a equipa azul e branca.

4. João Moutinho é o expoente das contratações

A contratação de Moutinho ao Sporting, a mais bombástica do defeso, foi outro tiro certeiro do F. C. Porto. O internacional português encaixou como uma luva no meio-campo dos dragões, conquistando rapidamente a titularidade e a confiança dos adeptos. É o único reforço para esta época com lugar cativo no onze de André Villas-Boas, mas Souza, Walter, Otamendi, Ukra, Castro ou James também já mostraram qualidades.

5. Quebra do Benfica ajuda a reforçar o moral

Para além das vitórias sucessivas que está a conseguir, o F. C. Porto também tem sorrido com as derrotas do Benfica. Depois de terem batido o grande rival na Supertaça, os dragões assistiram a mais três desaires das águias na Liga, que garantiram à equipa de Villas-Boas um avanço considerável na tabela. O clássico do próximo dia 7 de Novembro, no Dragão, é aguardado com enorme expectativa...

6. Capitão Helton de regresso à grande forma

Elevado à condição de capitão de equipa, Helton ganhou nova alma e começou a época com uma série de exibições que contribuíram, algumas de forma decisiva, para várias vitórias do F. C. Porto. O guarda-redes brasileiro é o titular indiscutível da baliza, mas o seu rendimento actual é muito superior ao que apresentou nas épocas anteriores, dando segurança a um sector defensivo que também tem estado em alta.

7. Bruno Alves e Raul Meireles bem substituídos

As saídas de Bruno Alves e de Raul Meireles, fundamentais nos títulos ganhos pelo F. C. Porto até à época passada, não foram sentidas pela equipa portista. João Moutinho já fez esquecer Meireles no meio-campo e Maicon tem sido um substituto à altura de Bruno Alves no centro da defesa, formando com Rolando uma dupla de respeito. Os capitães são outros e o balneário parece agora mais unido do que nunca...

8. Falcao e Varela completam ataque produtivo

Falcao e Varela formam, com Hulk, o tridente ofensivo mais perigoso do campeonato português. Apesar de estar a marcar menos no campeonato do que em igual período da época passada, o avançado colombiano tem facturado na Liga Europa e continua a ser um perigo à solta nas áreas adversárias. Varela também está em alta na finalização (quatro golos na Liga e um na Taça) e já é uma referência na equipa portista.

9. Banco mais rico num plantel com várias soluções

Em comparação com o da época passada, o plantel do F. C. Porto é mais competitivo, proporcionando a André Villas-Boas uma série de soluções de qualidade. No banco, o treinador dos dragões tem sempre jogadores prontos para acrescentar algo à equipa, sem que o facto de serem suplentes cause qualquer espécie de insatisfação visível. Também por isso, a gestão dos jogos das diversas provas tem sido bem sucedida.

10. Lesões não têm atacado no Olival

Na temporada passada, Jesualdo Ferreira teve de lidar com uma série de lesões graves no plantel do F. C. Porto, algo que, até agora, não tem sucedido a André Villas-Boas. À excepção de Guarín, que se magoou na primeira jornada da Liga, diante da Naval, e de alguns pequenos problemas, em jogadores como Ukra ou Rodríguez, o plantel portista tem escapado a lesões graves e está a trabalhar na máxima força.

in "jn.pt"

F.C. Porto está a superar as expectativas


Conseguir 14 vitórias e um empate nos primeiros 15 jogos desta época devolveu o F. C. Porto ao topo do futebol português. A equipa portista está a superar as expectativas, mas tem ainda muito o que provar antes de cumprir o objectivo de recuperar o título.

Terminada a temporada passada, o cenário não era o mais animador no Dragão. Apesar de ter conquistado a Taça de Portugal, o F. C. Porto assistiu aos festejos do regresso do Benfica aos títulos e foi confrontado com a possibilidade de um início de ciclo vitorioso do clube lisboeta, ao mesmo tempo que mudava de treinador, trocando Jesualdo Ferreira pelo jovem André Villas-Boas. Decorridos 15 jogos da época de 2010/11, o panorama é agora muito mais azul para a equipa portista...

A aposta de Pinto da Costa em Villas-Boas está a dar certo, jogadores que na época passada não rendiam, ou rendiam pouco, estão agora a jogar em grande, os reforços contratados, com destaque para João Moutinho, entraram bem no plantel e, não menos importante, o Benfica está longe de mostrar o vigor da temporada anterior, tendo já sido derrotado na Supertaça pelos dragões, que aproveitaram os deslizes alheios para ganhar sete pontos de avanço sobre a concorrência na liderança da Liga.

Os números não mentem: decorridas oito jornadas do campeonato, o F. C. Porto tem o melhor ataque (19 golos marcados, à média de 2,3 por jogo), a melhor defesa (quatro golos sofridos, à media de 0,5 por partida) e os três melhores marcadores da competição (Hulk lidera a lista, com oito golos, à frente de Falcao e Varela, ambos com quatro tentos, estes em igualdade com Miguel Fidalgo e Sougou, ambos da Académica, curiosamente o próximo adversário dos dragões, em jogo marcado para sábado à noite, em Coimbra).

Em alta na Liga Europa

Nas outras competições em que está envolvido, o F. C. Porto também tem dado cartas. Na Liga Europa, depois de ter superado sem problemas o play-off com o Genk (vitórias por 3-0 e 4-2), a equipa azul e branca está a mostrar total superioridade na fase de grupos, tendo ganho os três jogos realizados no Grupo L, ao Rapid Viena (3-0), ao CSKA Sófia (1-0) e ao Besiktas (3-1). A qualificação para os 16 avos-de-final está à vista, abrindo caminho a uma campanha que poderá levar os portistas muito longe numa competição que não estão acostumados a disputar, em função da presença habitual na Champions, mas que também tem relevância à escala europeia.

Na Taça de Portugal, os dragões ainda só jogaram com o Limianos (4-1), preparando-se para defrontar o Moreirense, da Liga de Honra, na próxima ronda de uma prova que o F. C. Porto tenta ganhar pelo terceiro ano consecutivo, o que constituiria um feito inédito na história do clube.

André Villas-Boas é a cara mais visível do sucesso, a par de Hulk, apesar de o mais difícil estar ainda para vir. Para já, o mais jovem treinador de sempre no F. C. Porto (foi contratado com 32 anos e festejou 33 no passado dia 17) ultrapassou as naturais desconfianças iniciais dos adeptos e tem revelado um domínio absoluto de todas as áreas ligadas à função: mantém o plantel motivado e disciplinado, faz passar a mensagem através de um discurso mais incisivo com a comunicação social, impôs um estilo de jogo mais atractivo, assente na posse de bola, sem deixar de ser eficaz, e, acima de tudo, conseguiu vitórias, umas atrás das outras, o que lhe permitiu tornar-se o técnico com melhor arranque das últimas décadas no Dragão.

Nos relvados, Hulk tem brilhado mais do que todos os outros. Longe das polémicas em que esteve envolvido na época passada, o avançado brasileiro está a mostrar um nível muito superior ao dos adversários, destacando-se ainda mais pelo facto de estar a marcar golos com fartura, graças a uma mistura explosiva de força, velocidade e técnica. Nos sete jogos do campeonato em que participou, o "incrível" marcou sempre, tendo ainda facturado por cinco vezes na Liga Europa, o que já abriu o apetite de "tubarões" como o Manchester United.

in "jn.pt"

Hélton na mira do Fluminense

Deixou o futebol brasileiro em 2002 para rumar a Portugal (representou o União de Leiria até 2005), mas continua a ser seguido com atenção no outro lado do Atlântico. Hélton, guarda-redes do FC Porto desde 2005/06, está a ser cobiçado pelo Fluminense.

Aos 32 anos, o dono da baliza dos azuis-e-brancos vê o seu nome ser cogitado no Brasil, onde a imprensa dá conta do alegado interesse do “Flu” no seu concurso, a par de Diego Cavalieri, guardião brasileiro que representa o Cesena, da Serie A.

A forte ligação de Hélton ao FC Porto e os montantes que estariam envolvidos no negócio, e o elevado salário auferido por Cavalieri em Itália são apontados no Brasil como entraves difíceis de ultrapassar pelo emblema do Rio de Janeiro, actual líder do Brasileirão.

Diga-se que a imprensa brasileira noticia também o alegado interesse do Fluminense no guarda-redes do Sp. Braga, Felipe
 
in "abola.pt"

Rúben Micael no lugar de Moutinho em Coimbra

Quem viu Rúben Micael jogar com os leirienses a titular e não está identificado com a história desta temporada, deve ter entendido que era normal a titularidade. Mas não é. Aquele lugar tem sido de Belluschi, mas até Villas Boas é humano e os quatro amarelos que Moutinho tem no campeonato vão provocar um descanso do ex-sportinguista. Não joga com a Académica.

Na Liga, a seguir à Académica é o Benfica e o treinador faz a sua gestão à distância, Moutinho tem sido fundamental na estrutura de André, onde uns são mais vezes titulares do que outros, mas todos estão a postos para entrar no onze sem que isso se sinta especialmente no jogo jogado. Como se viu ainda agora com o U. Leiria.

Rúben Micael entrou de início, Belluschi ficou no banco, mas será o par do madeirense no meio-campo. Não foi à toa, também, a substituição de Moutinho. O técnico quis fazer um desenho da equipa para Coimbra nos últimos minutos do jogo com os leirienses. Souza estava por lá, poderia mesmo ser chamado ao lugar de Moutinho, mas cremos que o trio do meio-campo será mesmo composto por Belluschi, Fernando e Rúben Micael.

O técnico quer ter Moutinho para jogar com o Benfica, disso ninguém duvide, e colocá-lo em Coimbra seria um tremendo risco.

in "abola.pt"

Dragão mantém pódio nos invictos da Europa


Real Madrid e Manchester United também ainda não perderam nas principais ligas. Portistas à mesma velocidade dentro e fora do País. Franceses do Rennes ficaram pelo caminho...

O FC Porto mantém-se na linha da frente dos clubes europeus e, por consequência, arrasta consigo o campeonato português para o primeiro pelotão das Ligas do Velho Continente - Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. E mesmo neste primeiro mercado futebolístico destaca-se através não só da sua participação irrepreensível na Liga Europa (em que ganhou todas as partidas!) como ainda faz furor na principal prova nacional ao continuar invicto realizadas oito jornadas. Como o dragão, só mesmo dois potentados, Real Madrid e Manchester United, equipa britânica que até é terceira na classificação da Premier League, não foram ainda derrotados nos seus campeonatos.

Na Alemanha e em Itália já todos foram vencidos; em França, o Rennes não resistiu e tombou nesta última ronda, deixando de fazer parte do pódio dos invencíveis das (cinco) principais Ligas da Europa.

A colagem da Liga portuguesa a este primeiro grupo tem mesmo e só a ver com o estatuto alcançado e, sobretudo, a capacidade competitiva que o FC Porto revela nas frentes doméstica e internacional, ao mesmo ritmo que anda dos clubes-locomotivas do espaço futebolístico europeu.

in "abola.pt"

FC Porto pode garantir título de campeão cedo, diz Rui Moreira

Rui Moreira disse à TSF que, caso o FC Porto vença todos os encontros que tem até ao final de Novembro, pode assegurar muito cedo o título de campeão esta época.



Na próxima jornada, antes de receber o Benfica no dragão, o FC Porto desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica de Jorge Costa.

Depois do Benfica, o FC Porto recebe o Portimonense e termina o mês de Novembro com mais um clássico, defrontando o Sporting em Alvalade.

«Se ganhar esses jogos, ficará no mínimo com uma vantagem pontual de dez pontos relativamente ao Benfica. Se assim for, será mais um menos campeão virtual», considerou Rui Moreira.

Rui Moreira, um adepto mediático do FC Porto, explicou que por detrás de um ataque dos dragões tão eficaz está «um trio maravilha» e «um treinador que sabe potenciá-lo».

À TSF, Rui Moreira disse ainda que o FC Porto vai segurar Hulk até ao final da época, considerando que no Dragão também já se pensa na conquista da Liga Europa.

Uma das figuras que passou de Alvalade para o Dragão foi João Moutinho que, ouvido pela TSF, confessou nunca ter estado numa situação de ganhar e liderar o campeonato.

A viver uma condição inédita, João Moutinho revelou ainda que está a evoluir como jogador, assegurando que vai «continuar a trabalhar» para atingir os seus objectivos.

in "tsf.pt"

Mano Menezes: “Hulk destaca-se pela força”


Hulk é o jogador do momento em Portugal e Mano Menezes, seleccionador da “canarinha”, revelou que segue o percurso do jogador e destacou as suas qualidades físicas:

“Tem uma característica diferente dos nossos outros atacantes: força física. Não tem o talento que tem o Coutinho, o Neymar ou até o Nilmar, mas destaca-se na força. Quando pensarmos em alguém assim, ele vai estar lá”, afiança Mano Menezes, que divulgará a lista de convocados para o particular com a Argentina na próxima sexta-feira.

O treinador do “escrete” não revelou se Hulk vai estar entre os eleitos, mas mostrou que está atento:

“Esse é o papel do técnico: estar sempre actualizado. Tenho de acompanhar tudo. É um bom atacante, tem muita força. Já foi chamado por Dunga e por mim, merece respeito e atenção do técnico da selecção”, terminou.

in "sapodesporto.pt"