quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hulk ainda melhor do que Ronaldo


São 13 golos em 13 jogos. É este o incrível registo de Hulk neste início de temporada, melhor até do que Cristiano Ronaldo no Real Madrid e suficiente para, por exemplo, ultrapassar, ao fim de dois meses e meio, os números pessoais das épocas anteriores: em 2008/09 fez nove golos em todas as provas pelo FC Porto; e na época passada marcou mais um, contudo foi impedido de jogar durante três meses. No campeonato, Hulk já vai em oito golos, o que lhe dá a liderança isolada da lista de artilheiros com o dobro da produção do quarteto de perseguidores: Varela, Falcao, Miguel Fidalgo e Sougou.

Ronaldo leva 11 golos em 12 jogos oficiais - ontem foi titular contra o Múrcia da Taça do Rei, mas ficou em branco -, o que significa que tem um média ligeiramente inferior à do avançado portista, que também conta mais um jogo e mais dois golos marcados. Portanto, o seu registo é superior ao do craque português que, segundo o seleccionador nacional, Paulo Bento, "está como nunca", considerando "incrível" o momento de forma de CR7. Ora Incrível é, precisamente, o que Hulk tem feito nos relvados nacionais e europeus desde que regressou do castigo imposto pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. Esta época, Hulk só não marcou em cinco jogos - Benfica, Rapid, Nacional, CSKA e Limianos - contribuindo de forma decisiva para a fantástica série de 14 vitórias em 15 jogos do FC Porto de André Villas-Boas. A que se juntam mais nove triunfos seguidos que transitam da época passada, com ele em campo.

Reduzir o sucesso do FC Porto a Hulk pode ser exagerado - até porque o clube venceu os dois jogos em que o avançado não actuou por ter ido ao Brasil - mas é inegável o peso que ele tem no onze. Afinal, os seus golos foram decisivos para os triunfos frente à Naval, ao Genk, ao Rio Ave e ao Besiktas e para o empate em Guimarães. E o mais interessante é que a produção do Incrível não se limita à concretização.

Acusados várias vezes de ser um jogador individualista, Hulk tem feito por provar o contrário esta época. Mais altruísta, já tem seis assistências para golo esta temporada, a última das quais na segunda-feira, quando estendeu a passadeira a Falcao para o 5-1, retribuindo o gesto que o colombiano tivera no lance do 2-0.

Golos valem elogios de Mano Menezes

O Brasil vai disputar um particular com a Argentina, a 17 de Novembro em Doha, no Catar, e Hulk tem legítimas aspirações a ser um dos eleitos. Aliás, o próprio seleccionador do escrete, Mano Menezes, deu a entender isso mesmo entre elogios ao craque portista. "Tem uma característica diferente dos nossos outros atacantes: força física. Não tem o talento que tem o Coutinho, o Neymar ou até o Nilmar, mas destaca-se na força. Quando pensarmos em alguém assim, ele vai estar lá", referiu em entrevista ao portal "Terra". A convocatória de Mano Menezes será revelada ao início da tarde de sexta-feira.

HULK

8

Os golos na presente edição do campeonato, em sete jogos disputados. Igualou o registo de golos de 2008/09, mas nessa época precisou de 25 jogos para o conseguir

5

Somando os jogos da fase de grupos e do play-off, Hulk já leva cinco golos na Liga Europa: três ao Genk e dois ao Besiktas, na Turquia, de onde saiu aplaudido pelos adeptos da casa

6

Além de marcar, Hulk tem sido o principal assistente do FC Porto, provando que está menos individualista. São seis passes para golo, com Falcao e Varela como principais beneficiários

CRISTIANO RONALDO

10

Ronaldo tem mais golos marcados do que Hulk no campeonato. São dez em oito jogos, muito por culpa do "poker" diante do Santander, no último fim-de-semana.

1

Ronaldo é totalista do Real Madrid na presente edição da Liga dos Campeões, mas ainda só conseguiu marcar um golo: foi na última ronda, na recepção ao Milan.

FACTOS & NÚMEROS

Invencíveis

Dos 24 jogos que o FC Porto não perde, desde o regresso de Hulk contra o Belenenses, na temporada passada, a 28 de Março de 2010, o brasileiro só não jogou em dois.

Selecção

O bom momento de forma do Incrível levou o seleccionador brasileiro Mano Menezes a chamá-lo em Setembro para um estágio em Barcelona.

UEFA

Esta época Hulk já apontou cinco golos na Liga Europa, o que somado com os três da temporada passada, na Liga dos Campeões, eleva para oito os golos marcados nas competições da UEFA, de azul e branco.

Em branco

Desde o início da temporada, nos 12 jogos disputados por Hulk, o brasileiro só ficou em branco em cinco encontros (Benfica, Rapid Viena, Nacional, CSKA de Sófia e Limianos).

Assistências

Hulk está mais completo, na sua terceira época no FC Porto, e mais altruísta, como o provam as seis assistências que contabiliza.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: