sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Colón comprou 50 por cento do passe de Prediger

Argentino fica no mesmo clube e vai assinar por três anos. Dragões ficam com a outra metade do passe.


F.C. Porto resolveu mais um caso pendente. Com o empréstimo de Sebastián Prediger ao Colón a terminar no último dia do ano e dada a intenção do emblema argentino em continuar a contar com o médio defensivo, as duas partes chegaram a acordo para a venda de 50 por cento do passe do jogador. 

Gabriel Batistuta, antigo internacional argentino e actual secretário técnico do clube, confirmou, em conferência de imprensa, o sucesso nas negociações. 

«Foi difícil. Trabalhámos muito até hoje [sexta-feira]. Ainda ontem não sabíamos o que se ia passar com o Prediger. O nosso primeiro objectivo era mantê-lo, agora veremos quem vamos comprar», afirmou Batistuta, citado pela imprensa argentina. 

Alberto Ghirardi, empresário do médio, tinha tornado público a intenção do clube ficar com o jogador sem gastar dinheiro, oferecendo metade do valor de uma futura transferência. Ao Maisfutebol explicou que a vontade não pôde ser realizada. 

«Nas últimas horas as coisas mudaram um pouco e o Colón teve de negociar directamente com o F.C. Porto. Felizmente chegaram a acordo, porque o jogador sempre disse que queria ficar. Compram 50 por cento e o F.C. Porto fica com a outra metade. Quanto pagaram? Isso não sei. É entre os clubes», afirmou Ghirardi, ao nosso jornal. 

A contratação está, agora, a ser formalizada. O empresário revelou ainda que o novo contrato de Sebastián Prediger será de três anos. 

O trinco argentino chegou ao F.C. Porto em 2009, a troco de 3,3 milhões de euros, mas nunca se conseguiu impôr.

in maisfutebol.iol.pt"

SCP-FCP. De Peyroteo a Domingos, ser goleador aqui é em português

Falcao (18.º) e Jardel (19.º) são os únicos estrangeiros com lugar entre os melhores marcadores do clássico



Naquele tempo não havia televisão nem YouTube. Não tínhamos compilações de golos e memórias gravadas num disco pronto a disparar a qualquer momento. Entre os anos 30 e 40, quando Peyroteo fez 24 golos ao FC Porto em 25 jogos oficiais, os números do avançado nascido em Angola ficaram registados. O resto vive apenas nas lembranças de quem assistiu às grandes tardes do goleador ou no imaginário de quem reconstrói o passado na cabeça.
Por outro lado, ficou um dado indesmentível. Peyroteo é o melhor marcador de sempre nos clássicos entre leões e dragões. Mais de metade dos 24 golos não apareceram sozinhos: nas contas entram cinco bis e um hat-trick, num 6-1 a 27 de Março de 1938 – Peyroteo marcou o primeiro, o terceiro e o sexto golo (Cruz, por duas vezes, e Mourão completaram a meia dúzia). A fama de maior goleador da história do futebol nacional confirma-se também aqui, desde os primeiros tempos de Sporting, com Joseph Szabo, aos anos dos Cinco Violinos, comandados por Cândido de Oliveira.
E, por muitos estrangeiros que abundem agora em Portugal, isto de marcar em clássicos não é para qualquer um. Podemos percorrer a lista dos maiores goleadores nos jogos entre Sporting e FC Porto se isso servir de prova. Vamos lá, então: Peyroteo, João Cruz, Albano, Pinga, Soeiro, João Martins, Vasques, Hernâni, Correia Dias, Carlos Nunes, Jesus Correia, Fernando Gomes, Lourenço, Domingos, José Maria, Araújo, Adolfo Mourão, Falcao... calma lá, chegámos finalmente ao primeiro estrangeiro, 18 nomes depois.
O colombiano que deu “um passo atrás na carreira”, segundo Pinto da Costa, precisou apenas de duas épocas para ganhar um lugar neste top. E só não sobe mais porque “preferiu o dinheiro à carreira desportiva”, explicou o presidente do FC Porto à SIC. O mesmo não aconteceu até agora com Hulk, que continua no Dragão, mas que não entra sequer nos 50 melhores. Na verdade, o avançado brasileiro tem apenas um golo frente ao Sporting, marcado em 2008, na quarta eliminatória da Taça de Portugal (1-1, 5-4 para a equipa portista no desempate por penáltis). Já Falcao tem uma média de golos sem igual: 1,2 por jogo – seis em cinco clássicos.
Vale ainda a pena completarmos o ranking dos 20 melhores com os nomes que aqui faltam: Jardel e Pedro Barbosa. O brasileiro esteve nos dois lados da discussão, mas fez mais estragos de um lado (FC Porto) do que no outro – tal como Falcao, marcou seis golos, apenas um deles no Sporting. Quem também passou por ambos foi Fernando Gomes. A balança do Bibota tem nove golos e pende por completo para o lado dos dragões. Enquanto esteve em Alvalade não marcou à anterior equipa.
Com menos um golo do que Gomes vem Domingos. Em 22 clássicos contra os leões, o actual treinador do Sporting marcou oito vezes. O primeiro golo aparece em 1993/94, numa visita a Lisboa. Seis minutos bastam para o franzino avançado do FC Porto (titular porque Kostadinov não estava) enganar Costinha. O golo chega para a vitória.
A partir daí é sempre a somar nas visitas a Alvalade. O ano seguinte traz outro significado para Domingos e para Bobby Robson, despedido por Sousa Cintra um ano e meio antes. Estamos na 31.ª jornada do campeonato e o FC Porto tem quatro pontos de vantagem sobre o rival. Se ganhar é logo campeão. A carga emocional do clássico dispara ainda antes do apito inicial, com a queda do varandim que mata dois adeptos do Sporting. Em campo, mais uma vez, Domingos faz o golo da vitória – agora num penálti que ele próprio sofre. O FC Porto ganha e no meio do luto deste dia dedica o título a Rui Filipe, morto num acidente de carro no início da temporada.
O melhor de Domingos ainda está para vir. Em 1995/96 abre a época com um bis nas Antas, que permite a reviravolta – Ouattara tinha marcado para o Sporting. Três dias depois repete a dose, desta vez na Supertaça. Aqui os dois golos não chegam para vencer, porque Naybet e (outra vez) Ouattara empatam o jogo que acaba com Oceano na baliza. E, como não há duas sem três, no jogo da segunda volta do campeonato, Domingos ainda bisa de novo. É a terceira visita consecutiva com golos a Alvalade. Em vez de relvado há um campo de batatas, mas a eficácia do avançado mantém-se: golo aos 60 minutos, outro aos 75’ e mais uma vitória para o FC Porto.
Ninguém espera que Domingos vista amanhã um equipamento do Sporting e entre em campo para ajudar a derrotar os dragões – muito menos que faça o contrário. Pode é aproveitar para chamar Ricky van Wolfswinkel a um canto e contar-lhe histórias dos clássicos que ele próprio resolveu. Porque, apesar de ter chegado um reforço (Ribas) para o ataque, é no holandês que o treinador confia para desequilibrar o jogo a favor do Sporting. Seja como for, Van Wolfswinkel ainda tem de trabalhar muito para entrar na lista onde Peyroteo manda e os estrangeiros ficam quase todos à porta.
in "ionline.pt"

Domingos nos seu melhor ... Sporting 0 - FC Porto 2

Sporting forrou acesso a balneário com imagens que exaltam violência

Adeptos das claques em poses agressivas, desafiando os seguranças. Outros de cara tapada e com tochas na mão. Outro numa pose que sugere uma saudação fascista. Outro ainda com um tatuagem com a cruz de ferro, um símbolo que, não sendo exclusivo do nazismo, está muito associado a movimentos da extrema-direita. Foram estas as imagens que o Sporting colocou, nesta época, no corredor que dá acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade — um caminho que tem de ser percorrido pelos jogadores visitantes para se equiparem e depois no caminho de ida e regresso do relvado.
O PÚBLICO teve acesso a fotos tiradas num jogo desta época na zona reservada aos intervenientes no encontro e pôde depois comprovar a veracidade delas, numa visita turística ao estádio, onde foi possível ver uma parte desse corredor, já que a outra estava vedada às visitas. Na parte aberta do corredor estava, por exemplo, o painel em que um adepto aparece de braço esticado (tal como nas saudações fascistas), enquanto as imagens com a tatuagem da cruz de ferro não se encontravam neste corredor: estão na área não visitada ou foram entretanto removidas?

Esta e outras perguntas — De quem foi a ideia? Toda a direcção conhece e concorda com a colocação destas imagens? Porquê o uso destas fotos? — ficaram sem resposta por parte do Sporting, cujo director de comunicação, Pedro Sousa, apenas disse que “não há reacção nenhuma” por parte do clube. De qualquer forma, sabe-se que o vice-presidente responsável pelo património e infra-estruturas, Paulo Pereira Cristóvão, assumiu em entrevista ao jornal do clube, em Agosto, que houve obras no estádio: “Aqui mandamos nós... somos o Sporting”, disse, na altura.

“Tenho dificuldade em acreditar que as fotografias que me enviou tenham sido colocadas nos corredores de acesso aos balneários onde se equipam os clubes visitantes no estádio do Sporting. O clube sempre pautou a sua conduta pela hospitalidade e confraternização com equipas adversárias, não confundindo a saudável rivalidade desportiva com guerras entre facções de adeptos”, reagiu Vicente Moura, presidente do Conselho para a Ética e Segurança no Desporto, esperando que “a direcção do SCP, na senda das tradições do clube, as mande retirar”.

in "publico.pt"

James e Defour de volta aos convocados

James e Defour fazem parte das opções de Vítor Pereira para a deslocação ao terreno do Sporting (sábado, 20h15). De fora ficaram Varela, Iturbe, o guarda-redes Kadú e os juniores Tiago e Vion.
O último treino de preparação para o encontro decorreu na manhã de sexta-feira, no Olival. Guarín realizou trabalho de ginásio.
Lista de convocados:

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Bracali.
in "record.pt"

Jardel: «Espero que Hulk não se arrependa de sair do FC Porto»

R – Como amigo de Hulk, que opinião tem sobre um jogador que tem sido muito falado nos últimos tempos e cobiçado por vários clubes europeus?
J – O que sei é que o presidente do FC Porto tanto sabe comprar bem como também vende na altura ideal. Não é por acaso que acaba de ser considerado o melhor dirigente do Mundo em 2011. O Hulk tem de estar preparado, pois se me perguntassem se me arrependi de sair de Portugal quando deixei o FC Porto, eu digo que sim. Agora o Mundo está mais evoluído e é provável que o Hulk não se arrependa – espero bem que não – mas tem de pensar também que joga num clube cuja estrutura faz tudo para que os futebolistas se preocupem apenas em jogar futebol. Mas se por acaso decidir sair, vai ser bom para ele mas também será bom para o FC Porto. Esta é, como todos sabem, a lei do futebol.
R – Mas se sair, não deixa de ser uma perda importantíssima para este FC Porto…
J – Sem dúvida nenhuma. Mas também não tenho dúvidas que o FC Porto vai conseguir encontrar mais um jogador para fazer a diferença no ataque. Assim como fez com o Falcão. O FC Porto tem uma vantagem em relação à maioria dos clubes, tanto portugueses como europeus: sabe escolher, tem estrela, e esse é um dos fatores que tem colocado o clube no patamar mais alto da Europa.
in "record.pt"

FOLCLORE

Com a inevitável autopromoção e um toquezinho xenófobo, Rui Santos volta hoje, nas páginas do jornal Record, a utilizar indevidamente e com mentira o nome do FC Porto. Já não é mania, já é mesmo defeito.

Afirmando-se pomposamente um lutador pela "consagração do jogador português", apesar de ninguém nunca lhe ter conhecido contributo algum em defesa do futebol português ou do jogador português - palavras leva-as o vento -, Santos escreve que o FC Porto não tem jogadores portugueses na sua equipa. Pois não, Rolando, João Moutinho e Varela jogam pela selecção das Malvinas, como diz o outro...

O problema de Santos é não querer - ou poder - criticar alguns e então, para dourar a pílula, mete à pressão o nome do FC Porto, nem que isso o obrigue a mentir, o que, como se sabe, não lhe custa nada.

O FC Porto não precisa de se pôr em bicos de pés para lhe ser reconhecida a maior importância na defesa do futebol português, levando-o com o prestígio de tantas vitórias aos quatro cantos do Mundo, e do jogador português, ou não tivesse há mais de duas décadas a maioria dos jogadores da selecção portuguesa origem no FC Porto. Isto sim é consagrar o futebol português e o jogador português. Sem xenofobia, sem patriotismos parolos, sem demagogia e com a coragem e o orgulho de ser o clube português de mais sucesso. O resto, sim, é folclore.


in "fcp.pt"

"EM CASA MANDAMOS NÓS"

Após a paragem natalícia, o FC Porto Império Bonança regressa à actividade, com a recepção à Juventude de Viana (10.ª jornada do campeonato nacional, sábado, 16h00). O avançado Gonçalo Suíssas fez a antevisão da partida ao www.fcporto.pt e promete que em ringue vai estar uma equipa dominadora e a respirar confiança.

Que balanço faz da época?
O balanço só pode ser positivo. Estamos 100 por cento vitoriosos e esse foi o nosso objectivo desde o início. O FC Porto joga sempre para ganhar e o estilo de jogo intenso, com muita velocidade, que o Tó Neves trouxe adapta-se muito bem à equipa.

O que mudou para si, individualmente?
Jogo mais perto da baliza e torna-se mais fácil chegar aos golos, se bem que estes surjam de um trabalho colectivo. Como avançado que sou é sempre gratificante marcar golos, porque eles trazem mais confiança e motivação.

A equipa já está totalmente adaptada ao novo modelo?
Este modelo de jogo adapta-se a nós. Já tivemos dois resultados muito positivos, um deles contra o campeão europeu em título. Vamos acreditando na vitória frente aos próximos adversários e procurando os resultados volumosos que nos trazem confiança e outra tranquilidade. Agora chegam os jogos teoricamente mais complicados, com equipas que na época passada ficaram melhor classificadas. Esperamos mais dificuldades mas saberemos contorná-las e mantermo-nos 100 por cento vitoriosos.

O que se pode esperar da Juventude de Viana?
Olhando para a tabela classificativa, a Juventude de Viana não seria um adversário a temer, mas tradicionalmente é uma equipa que nos cria dificuldades. Vamos jogar em casa, com o nosso público, e em casa mandamos nós. Vamos impor o nosso jogo.

Qual é o segredo destes bons resultados?
O nosso segredo é a confiança e a rotatividade de qualidade: o jogador que entra substitui sempre à altura o que saiu. Quando cada um de nós entra para o ringue damos 100 por cento e isso torna tudo mais fácil.



in "fcp.pt"

Djalma fica para jogar Hulk continua no meio

Djalma fica para o clássico e ponto final. O FC Porto e a selecção de Angola chegaram a acordo e o extremo será titular em Alvalade, viajando para Luanda no domingo de manhã, conforme estava inicialmente previsto. Ao seu lado no ataque dos portistas estará Hulk, que vai manter-se como ponta-de-lança, e, provavelmente, Cristian Rodríguez. Ou seja, os três golos apontados por Kléber no primeiro dia do ano, perante mais de 11 mil adeptos, não foram suficientes para reconquistar um lugar na equipa.
Vítor Pereira tem ainda o treino desta manhã para afinar a estratégia a usar no clássico, sabendo que são várias opções para o lado esquerdo do ataque, o único onde ainda terá dúvidas: James, Cebola, Varela e Iturbe.
Tratando-se de um jogo desta importância, Alvalade será uma excelente montra para mostrar o actual momento de Cristian Rodríguez - que acabou 2011 a marcar em dois jogos seguidos - às dezenas de olheiros que estarão nas bancadas.
Voltando a Djalma, a maratona negocial prolongou-se até ao final do dia de ontem porque os responsáveis de Angola não queriam abrir um precedente visto terem outros jogadores interessados em jogar neste fim de semana e só depois seguirem para o estágio em Luanda. Após o treino, em que Djalma participou sem limitações, Vítor Pereira foi cauteloso na abordagem ao assunto. "Treinou hoje, como fez durante toda a semana. Até hoje [ontem] continuo a contar com ele para a convocatória. O FC Porto tem boas relações com a Federação angolana e espero que a qualquer momento surja algo no sentido de ele estar disponível para Alvalade", referiu.
Será precisamente a convocatória, a divulgar no final do treino desta manhã, que vai desfazer qualquer dúvida que ainda possa existir. Até porque para estar em Luanda em tempo útil, Djalma teria que viajar hoje bem cedo.

Maicon fica na direita e Belluschi certo no meio

Vítor Pereira não deve fazer grandes mudanças no onze habitual. A equipa tem vindo a melhorar o seu rendimento, pelo que nem a aposta na adaptação de Maicon deverá estar em risco, apesar de Fucile e Sapunaru continuarem a trabalhar sem limitações. Da mesma forma, no meio-campo, e apesar da recuperação de Defour, a opção por Belluschi também é uma certeza. O argentino esteve em destaque nos últimos encontros do ano passado, pelo que deverá ter convencido o técnico a manter o lugar, até porque Vítor Pereira voltou a ficar sem Guarín ontem.

in "ojogo.pt"

Danilo com dia em cheio e promessa de títulos

Danilo fez ontem o primeiro treino vestido de azul e branco. O mais recente reforço do FC Porto evoluiu sem quaisquer limitações, tudo apontando para que a lesão na zona lombar que tinha sofrido na final do Mundial de clubes contra o Barcelona esteja ultrapassada, até porque o seu nome não faz parte do boletim médico. Depois de na véspera ter passado pelo Dragão para vestir a camisola número 2, Danilo voltou a ter um dia bastante preenchido, dando conta disso através do Twitter: "Boa tarde galera! Depois de mais um dia cheio, cheguei para descansar mais cedo! Hoje já comecei os trabalhos!". Mais tarde, dirigiu-se aos portistas: "Gostaria de agradecer aos adeptos do FC Porto pelo carinho com que me receberam! Espero retribuir tudo isso com títulos!".


in "ojogo.pt"

MERCADO

Juve ainda não desistiu de Guarín

ANTÓNIO M. SOARES
A Juventus ainda não atirou a toalha ao chão e promete fazer uma ofensiva para tentar convencer o FC Porto a abrir mão de Guarín. Isto, segundo o jornal italiano "Gazzetta dello Sport", que ontem escreveu que os bianconeri preparam uma proposta de 11 milhões de euros para abrir as hostilidades, valor que ficaria a dois milhões daquilo que os campeões nacionais pretenderiam pelo jogador.
Depois de uma primeira sondagem junto de Marcelo Ferreyra, empresário do jogador, os responsáveis de Turim não ficaram convencidos com o aviso de que seria muito difícil arrancar o colombiano do Dragão. Aliás, o próprio empresário disse a O JOGO, há umas semanas, que os projectos de Guarín passam por se manter no FC Porto, onde se sente feliz.
Não fossem as lesões que o têm impedido de dar o seu contributo à equipa esta temporada e o colombiano estaria ainda melhor no clube, explicou o empresário.
E nem de propósito, ontem, o médio terá perdido a esperança de voltar a estar à disposição de Vítor Pereira. Isto porque acusou uma mialgia de esforço e viu-se obrigado a recolher ao ginásio para fazer trabalho específico, devendo falhar o clássico.
De qualquer forma, o interesse pelo jogador tem sido recorrente e apesar da cláusula de rescisão de 30 milhões de euros que o mantém preso ao Dragão, a Juventus volta a ser apontada como estando a desenvolver esforços para o contratar, depois de já ter oferecido 10 milhões euros, valor que o FC Porto terá rejeitado entretanto.
O clube de Turim está, de resto, em várias frentes e aponta também ao central do Sevilha, Cáceres. Esta contratação, a confirmar-se, poderá mesmo ter influência no assalto a Guarín, porque o plantel de António Conte só tem uma vaga disponível para jogadores extracomunitários e seria necessário encontrar uma solução para abrir nova vaga.

Gutiérrez já chegou a Buenos Aires

Um dia depois de Pinto da Costa descartar a sua contratação, Teófilo Gutiérrez aterrou em Buenos Aires para reintegrar o plantel do Racing. O avançado que estava na mira do FC Porto chegou acompanhado pelo empresário, Efrain Pachón, para acertar alguns detalhes e continuar no clube de Avellaneda por mais seis meses. "Só falta acertarmos pequenos pormenores", revelou Teo, antes da re-apresentação oficial. "Espero que tudo corra bem neste clube lindo", comentou ainda.

Jackson Martínez foi promovido a capitão

Jackson Martínez parece estar cada vez mais longe de ingressar no FC Porto. O jogador do Jaguares de Chiapas, que chegou a ser sondado pelos azuis e brancos para reforçar o ataque, deve mesmo manter-se na sua equipa. Aliás, os dirigentes do clube mexicano procuraram incentivar o colombiano, nomeando-o capitão da equipa, gesto que não deixou Jackson insensível. Empenhado em levar o clube a fazer um bom campeonato, o avançado perspectivou mesmo o próximo embate de sábado, com o Monterrey, e disse estar completamente concentrado no seu trabalho.

Walter vem ao Porto tratar de assuntos pendentes

Walter deve chegar ainda esta semana ao Porto para tratar de assuntos pessoais, antes de regressar ao Brasil e apresentar-se no Cruzeiro. Mas ontem, o seu empresário, Teodoro Fonseca, garantia que estava tudo acertado com o clube brasileiro: "Chegámos a acordo, não haverá reviravolta. Walter já é jogador do Cruzeiro". Dito isto, falta agora saber qual será a compensação do FC Porto pela cedência do Bigorna. "Ainda vamos conversar e ver se vai ser uma compensação financeira ou o empréstimo do Sebá. Pode ser até os dois. Mas esperamos finalizar o negócio até sexta-feira [hoje]", explicou, entretanto, Guilherme Mendes, director de comunicação do Cruzeiro.

in "ojogo.pt"

"Espero estar cá os dois anos e mais alguns"

Na antevéspera de visitar Alvalade, o treinador do FC Porto não foi um leão na resposta às perguntas dos jornalistas. Elegante, Vítor Pereira fintou a polémica e garantiu apenas que a paragem do campeonato não fez abrandar o crescimento da equipa. Para o Sporting, disse, o jogo não será decisivo, mas apenas muito mais importante do que para o FC Porto, pois pode ver a distância para o líder cifrada em nove pontos. Prestes a igualar o recorde de 53 jogos consecutivos sem perder de Bobby Robson, o treinador espinhense reforçou o seu portismo e a vontade de continuar muitos anos no comando desta nau de tanta responsabilidade. Não falou em cadeiras de sonho, mas todos perceberam que estava sentado numa.


Dada a diferença pontual entre as duas equipas, pode dizer-se que este é um jogo importante para o FC Porto e decisivo para o Sporting?

No que nos diz respeito, é um jogo importante. No que diz respeito ao Sporting, é uma questão para fazerem ao Domingos Paciência. Para o FC Porto é importante. Queremos manter a liderança do campeonato e, como tal, ganhar.

Teve oportunidade de assistir ao vivo ao último jogo do Sporting, em Vila do Conde. Que ilações tirou?

Fiz a minha análise como faço com qualquer outro adversário. Vi tudo o que tinha para ver. Trabalhámos bem durante a semana a preparar o jogo. Por isso, tudo normal.

Que tipo de jogo está à espera? O que é que o FC Porto pode fazer?

Espero um jogo intenso, de qualidade. Da minha equipa é isso que espero. E acredito que o Sporting também queira fazer um jogo dentro dessa matriz.

Como é que sente a equipa depois destas semanas de paragem?

Trabalhámos bem durante a semana, preparámos bem o jogo e vamos agora aguardar pelo próximo sábado. Acredito que temos de jogar em níveis de acordo com aquilo que vínhamos a realizar nos jogos anteriores à paragem.

Por aquilo que têm dito nos últimos dias, os responsáveis do Sporting têm, de alguma forma, tentado passar a pressão para o lado do FC Porto, dizendo, por exemplo, que o FC Porto é que é o campeão nacional. Sente que de alguma forma isso pode ser assim?

O FC Porto sabe da importância deste jogo. Queremos ganhar, preparámo-nos para tal e da nossa parte é só isso. Relativamente à pressão, nós queremos os três pontos e o Sporting também os quererá. É um clássico em que todos têm as suas responsabilidades. Nós estamos só focados na nossa equipa e em ganhar esta partida.

Acha que uma vitória contra o Sporting o afasta da corrida pelo título?

Faltam muitos jogos para o final do campeonato. É claro que o Sporting ficaria a uma distância considerável, provavelmente de duas equipas [ndr: Vítor Pereira considerou vitória do Benfica contra o Leiria], mas essa é uma questão que terá de ser colocada ao Domingos Paciência. A nós compete-nos fazer um bom jogo, procurar a vitória, trazer os três pontos e continuar na liderança do campeonato.

Este encontro surge numa boa altura da época para o FC Porto? Isto porque na parte final de 2011 a equipa estava em crescendo, mas entretanto houve uma paragem...

Já manifestei anteriormente a minha opinião. Do meu ponto de vista devia haver paragem no Natal, pois somos um país católico. Mas na passagem do ano, acho que a paragem não se justifica. Mas é o que temos e tivemos de nos preparar de acordo com a realidade. Tivemos uma semana para preparar este jogo e foi o que fizemos. Acredito que a equipa vai estar ao nível do jogo.

Como sentiu o voto de confiança de Pinto da Costa, que afirmou que vai cumprir os dois anos de contrato, sobretudo antes de um jogo tão importante como este?

Dois anos de contrato são os que eu tenho para cumprir. Pelo menos esses. O presidente avalia a competência e sabe por que me escolheu. Só ele saberá e acredito que não me tenha escolhido por acaso nem sorteando o meu nome. Ele teve as suas razões. Mas, no futebol, é preciso apresentar resultados e ir ganhando jogos. Temos de ir provando competência e isso é para provar todas as semanas. Espero estar cá os dois anos de contrato e continuar durante mais alguns.

Em sintonia com Jorge Jesus em relação aos estrangeiros

É raro FC Porto e Benfica convergirem na opiniões e, por isso mesmo, o facto merece ser assinalado. Vítor Pereira não o disse directamente, mas está de acordo com Jorge Jesus na questão da limitação à compra de jogadores estrangeiros que o grupo de trabalho liderado por José Luis Arnaut propôs ao governo. "Essa questão teria muito para ser debatida, se possível com a opinião dos treinadores. O que devo dizer é que o jogador português é, muitas vezes, mais caro do que o estrangeiro e que a abertura actual do mercado dá-nos a possibilidade de conseguir jogadores a preços mais baixos do que cá dentro", começou por responder.
"Depois, os grandes jogadores portugueses saem para o estrangeiro. Os clubes portugueses, para manterem o nível competitivo, têm de ser reforçar com jogadores de fora", prosseguiu, em concordância absoluta com o homólogo do Benfica. Ainda sobre essa questão, Vítor Pereira frisou que é favorável "a medidas que defendam e valorizem o jogador português, especialmente os jovens", mas reforçou que perante a deserção dos melhores portugueses para outros campeonatos, "os clubes têm de se defender."

Danilo para gerir, mesmo querendo utilizá-lo já agora

O mercado de transferências fervilha para os lados de Alvalade, mas no Dragão tudo se resume, para já, à chegada de Danilo e à partida de Walter. Vítor Pereira compreende o avançado, mas escusou-se a confirmar que tenha pedido um novo ponta-de-lança à SAD. "Com poucas oportunidades, é natural que o Walter queira o melhor para sua vida profissional. Tem qualidade, mas aqui não estava a ter as oportunidades suficientes. Foi à procura de jogar mais. Relativamente ao mercado, este é um mês em que as equipas reflectem e fazem um estudo sobre as necessidades. Neste momento só posso falar dos jogadores que tenho e estou satisfeitíssimo com eles. Se surgir alguma coisa, cá estarei para fazer o comentário devido", desconversou.
Já sobre Danilo, foi bem mais contundente relativamente ao contentamento por tê-lo, finalmente ,à disposição e deu a entender que espera utilizá-lo assim que este entrar no ritmo. "Vamos ver se está pronto numa semana, como ele diz. Vamos ter algum cuidado com ele, mas logo que sintamos que está em condições de nos ajudar, contamos com ele. Neste momento isso não é possível", assegurou

Pergunta O JOGO

"Quem melhor que Domingos para falar do Sporting?

O Domingos disse recentemente que o Sporting ainda come papas Cerelac. Concorda com isso ou acha que seis meses são já tempo suficiente para que não se usem esse tipo de justificações?

Sinceramente não sei com que sentido Domingos disse isso. Ele é que sabe a equipa e o plantel que tem. São palavras dele, não queria emitir a minha opinião. Mas quem melhor do que ele para falar com propósito da equipa? Eu falo só pelo FC Porto e tenho que respeitar o que ele disse.

in "ojogo.pt"






Djaló quase dragão

SEGUNDO "CORREIO DA MANHÃ"



Yannick Djaló prepara-se para se vincular ao FC Porto após ter falhado a transferência do Sporting para os franceses do Nice, no verão, assegura a edição desta sexta-feira do "Correio da Manhã".
Os leões não irão receber qualquer montante pela transação do jogador para o Dragão.
A mesma publicação conta ainda que o acordo foi feito sem o aval do antigo empresário de Djaló, Leonel Silva, com o qual acabou porrescindir por se "sentir enganado" face à discrepância entre os valores acordados e reais na altura da transferência para França.
in "record.pt"

Djalma com luz verde para jogar em Alvalade

ANGOLANOS DERAM RESPOSTA POSITIVA AO PEDIDO FEITO



Houve avanços e recuos e também algumas informações contraditórias mas, sabe Record, Djalma será mesmo opção para Vítor Pereira no clássico de amanhã, em Alvalade. Quer isto dizer que a Federação angolana de futebol respondeu positivamente ao pedido que lhe foi feito pelo FCPorto, no sentido de atrasar a apresentação do extremo aos trabalhos na sua seleção, por forma a poder defrontar o Sporting.
A seleção angolana, de resto, já se encontra em Cabinda desde ontem, onde vai cumprir a segunda e última etapa de preparação para a CAN’ 2012, prova que tem início no próximo dia 21, terminando a 12 de fevereiro. Contudo, Djalma só se juntará aos seus compatriotas depois do clássico com o Sporting.
in "record.pt"

Assobios garantidos e maçãs no bolso

MOUTINHO JÁ DEVE SABER O QUE O ESPERA



Tão inevitáveis como as bolas de golfe que chegaram a ser moda em alguns dos jogos entre os grandes. As maçãs estarão nos bolsos de muitos sportinguistas, por forma a receberem João Moutinho, depois de, no verão de 2010, o médio algarvio ter trocado os leões pelo FC Porto. Os adeptos de futebol não têm memória curta e, por isso, por mais anos que passem, estas traições são constantemente lembradas.
O jogador, agora com 25 anos, já experimentou uma vez a sensação de visitar o estádio que o acolheu durante tantos anos, vestindo a camisola dos dragões. As coisas não lhe correram muito bem dentro de campo, realizando uma exibição um pouco abaixo do habitual, que levou até à sua substituição a 4 minutos do final. Além de ter sofrido muitas faltas durante todo o encontro, cada vez que tocava na bola era vaiado pelos adeptos que encheram as bancadas do Estádio José Alvalade.
in "record.pt"

Hulk, a louca tentação do russo

João Moutinho, garantidamente, não é o único dragão a merecer atenção de Villas Boas e Abramovich.

Reabre-se a janela de transferências e o nome de Hulk aparece, invariavelmente, citado em tudo o que é jornais, sites ou blogues. 

Pela cláusula de 100 milhões? Também, mas não só... Por estes dias, o brasileiro é atração devido aos sinais de eventual disponibilidade de Abramovich em transformar a transferência de Hulk na mais cara da história do futebol. 

Em Inglaterra, juram que a tentação do russo é enorme... Villas Boas faz figas.


in "abola.pt"

João Moutinho em Alvalade com passagem para Londres?

Chelsea volta à carga pelo internacional português João Moutinho.

Este é mais do que um jogo e é um clássico com uma carga emocional infinitamente mais pronunciável para João Moutinho, consequência da mudança de residência verificada na última época.

Desde há um ano figura de cartaz no FC Porto e inimigo público n.º 1 do Sporting, o médio surge num patamar mediático inigualavelmente superior também à boleia das recentes informações que circulam em Inglaterra. 

O Chelsea voltou à carga, sopraram em Londres, e os dirigentes portistas já terão conhecimento disso. Serão as libras oferecidas por Abramovich suficientes para levar o camisola 8 do FC Porto?


in "abola.pt"

Abdoulaye pode render 2,5 milhões de euros

Abdoulaye, o gigante defesa-central senegalês, de 21 anos, que o FC Porto emprestou, no início desta temporada, à Académica, está neste momento a ser negociado pelos dirigentes portista com o Dnipro, clube ucraniano onde joga o ex-bracarense Matheus. 

O africano é titularíssimo na equipa comandada por Pedro Emanuel (só falhou dois jogos da Liga, devido a castigo) e foi incluído na convocatória para o desafio desta noite, frente ao Vitória de Setúbal, que abre a jornada 14. 
Muito provavelmente, esta será a última vez que Abdoulaye vestirá a camisola dos estudantes. Isto, porque em cima da mesa dos dragões existe uma proposta de 2,5 milhões de euros, com o Dnipro a fazer questão de levar a título definitivo o senegalês.

Abdoulaye chegou ao FC Porto com 17 anos. Depois de cumprir duas épocas nos juniores, o defensor, de 1,97 metros, assinou o seu primeiro contrato profissional com os dragões. O vínculo expira em Junho de 2013 e essa é outra das razões por que os responsáveis portistas parecem dispostos a aceitar os milhões oferecidos pelo Dnipro, que poderão servir para atacar definitivamente o ponta-de-lança colombiano Jackson Martínez.

Sem nunca ter atuado na primeira equipa portista (foi convocado para dois jogos da Taça de Portugal e três da Taça da Liga, mas não saiu do banco de suplentes), Abdoulaye estreou-se, na época 2010/2011, nas competições profissionais ao serviço do SC Covilhã, na Liga Orangina.


in "abola.pt"