sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"Espero estar cá os dois anos e mais alguns"

Na antevéspera de visitar Alvalade, o treinador do FC Porto não foi um leão na resposta às perguntas dos jornalistas. Elegante, Vítor Pereira fintou a polémica e garantiu apenas que a paragem do campeonato não fez abrandar o crescimento da equipa. Para o Sporting, disse, o jogo não será decisivo, mas apenas muito mais importante do que para o FC Porto, pois pode ver a distância para o líder cifrada em nove pontos. Prestes a igualar o recorde de 53 jogos consecutivos sem perder de Bobby Robson, o treinador espinhense reforçou o seu portismo e a vontade de continuar muitos anos no comando desta nau de tanta responsabilidade. Não falou em cadeiras de sonho, mas todos perceberam que estava sentado numa.


Dada a diferença pontual entre as duas equipas, pode dizer-se que este é um jogo importante para o FC Porto e decisivo para o Sporting?

No que nos diz respeito, é um jogo importante. No que diz respeito ao Sporting, é uma questão para fazerem ao Domingos Paciência. Para o FC Porto é importante. Queremos manter a liderança do campeonato e, como tal, ganhar.

Teve oportunidade de assistir ao vivo ao último jogo do Sporting, em Vila do Conde. Que ilações tirou?

Fiz a minha análise como faço com qualquer outro adversário. Vi tudo o que tinha para ver. Trabalhámos bem durante a semana a preparar o jogo. Por isso, tudo normal.

Que tipo de jogo está à espera? O que é que o FC Porto pode fazer?

Espero um jogo intenso, de qualidade. Da minha equipa é isso que espero. E acredito que o Sporting também queira fazer um jogo dentro dessa matriz.

Como é que sente a equipa depois destas semanas de paragem?

Trabalhámos bem durante a semana, preparámos bem o jogo e vamos agora aguardar pelo próximo sábado. Acredito que temos de jogar em níveis de acordo com aquilo que vínhamos a realizar nos jogos anteriores à paragem.

Por aquilo que têm dito nos últimos dias, os responsáveis do Sporting têm, de alguma forma, tentado passar a pressão para o lado do FC Porto, dizendo, por exemplo, que o FC Porto é que é o campeão nacional. Sente que de alguma forma isso pode ser assim?

O FC Porto sabe da importância deste jogo. Queremos ganhar, preparámo-nos para tal e da nossa parte é só isso. Relativamente à pressão, nós queremos os três pontos e o Sporting também os quererá. É um clássico em que todos têm as suas responsabilidades. Nós estamos só focados na nossa equipa e em ganhar esta partida.

Acha que uma vitória contra o Sporting o afasta da corrida pelo título?

Faltam muitos jogos para o final do campeonato. É claro que o Sporting ficaria a uma distância considerável, provavelmente de duas equipas [ndr: Vítor Pereira considerou vitória do Benfica contra o Leiria], mas essa é uma questão que terá de ser colocada ao Domingos Paciência. A nós compete-nos fazer um bom jogo, procurar a vitória, trazer os três pontos e continuar na liderança do campeonato.

Este encontro surge numa boa altura da época para o FC Porto? Isto porque na parte final de 2011 a equipa estava em crescendo, mas entretanto houve uma paragem...

Já manifestei anteriormente a minha opinião. Do meu ponto de vista devia haver paragem no Natal, pois somos um país católico. Mas na passagem do ano, acho que a paragem não se justifica. Mas é o que temos e tivemos de nos preparar de acordo com a realidade. Tivemos uma semana para preparar este jogo e foi o que fizemos. Acredito que a equipa vai estar ao nível do jogo.

Como sentiu o voto de confiança de Pinto da Costa, que afirmou que vai cumprir os dois anos de contrato, sobretudo antes de um jogo tão importante como este?

Dois anos de contrato são os que eu tenho para cumprir. Pelo menos esses. O presidente avalia a competência e sabe por que me escolheu. Só ele saberá e acredito que não me tenha escolhido por acaso nem sorteando o meu nome. Ele teve as suas razões. Mas, no futebol, é preciso apresentar resultados e ir ganhando jogos. Temos de ir provando competência e isso é para provar todas as semanas. Espero estar cá os dois anos de contrato e continuar durante mais alguns.

Em sintonia com Jorge Jesus em relação aos estrangeiros

É raro FC Porto e Benfica convergirem na opiniões e, por isso mesmo, o facto merece ser assinalado. Vítor Pereira não o disse directamente, mas está de acordo com Jorge Jesus na questão da limitação à compra de jogadores estrangeiros que o grupo de trabalho liderado por José Luis Arnaut propôs ao governo. "Essa questão teria muito para ser debatida, se possível com a opinião dos treinadores. O que devo dizer é que o jogador português é, muitas vezes, mais caro do que o estrangeiro e que a abertura actual do mercado dá-nos a possibilidade de conseguir jogadores a preços mais baixos do que cá dentro", começou por responder.
"Depois, os grandes jogadores portugueses saem para o estrangeiro. Os clubes portugueses, para manterem o nível competitivo, têm de ser reforçar com jogadores de fora", prosseguiu, em concordância absoluta com o homólogo do Benfica. Ainda sobre essa questão, Vítor Pereira frisou que é favorável "a medidas que defendam e valorizem o jogador português, especialmente os jovens", mas reforçou que perante a deserção dos melhores portugueses para outros campeonatos, "os clubes têm de se defender."

Danilo para gerir, mesmo querendo utilizá-lo já agora

O mercado de transferências fervilha para os lados de Alvalade, mas no Dragão tudo se resume, para já, à chegada de Danilo e à partida de Walter. Vítor Pereira compreende o avançado, mas escusou-se a confirmar que tenha pedido um novo ponta-de-lança à SAD. "Com poucas oportunidades, é natural que o Walter queira o melhor para sua vida profissional. Tem qualidade, mas aqui não estava a ter as oportunidades suficientes. Foi à procura de jogar mais. Relativamente ao mercado, este é um mês em que as equipas reflectem e fazem um estudo sobre as necessidades. Neste momento só posso falar dos jogadores que tenho e estou satisfeitíssimo com eles. Se surgir alguma coisa, cá estarei para fazer o comentário devido", desconversou.
Já sobre Danilo, foi bem mais contundente relativamente ao contentamento por tê-lo, finalmente ,à disposição e deu a entender que espera utilizá-lo assim que este entrar no ritmo. "Vamos ver se está pronto numa semana, como ele diz. Vamos ter algum cuidado com ele, mas logo que sintamos que está em condições de nos ajudar, contamos com ele. Neste momento isso não é possível", assegurou

Pergunta O JOGO

"Quem melhor que Domingos para falar do Sporting?

O Domingos disse recentemente que o Sporting ainda come papas Cerelac. Concorda com isso ou acha que seis meses são já tempo suficiente para que não se usem esse tipo de justificações?

Sinceramente não sei com que sentido Domingos disse isso. Ele é que sabe a equipa e o plantel que tem. São palavras dele, não queria emitir a minha opinião. Mas quem melhor do que ele para falar com propósito da equipa? Eu falo só pelo FC Porto e tenho que respeitar o que ele disse.

in "ojogo.pt"






Sem comentários: