quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Qualidade reconhecida e a ambição de sempre


Ricardo Costa e Wilson Davyes abordam o próximo desafio na EHF Champions League, na Polónia, diante do KS Vive Targi Kielce, com as cautelas de quem sabe que terá pela frente uma das grandes potências mundiais. Mas o FC Porto Vitalis, garantem, estará à altura das exigências.

Ricardo Costa (treinador adjunto)
“Vamos defrontar uma equipa fortíssima, que esteve na Final4 da época passada e que tem um orçamento de vários milhões de euros. Vai ser um jogo muito difícil mas o FC Porto vai manter-se fiel aos seus princípios e às suas ideias. Vamos ser competitivos ao máximo e queremos dar a volta por cima a um par de resultados menos bons. Temos consciência da árdua tarefa que temos pela frente, mas o FC Porto só sabe jogar para ganhar”.

Wilson Davyes
“Temos consciência do valor do nosso adversário. O desporto é superação e teremos de nos superar para conseguirmos um bom resultado frente a uma das melhores equipas do mundo. Tínhamos o sonho de estar nesta competição e temos de mostrar que temos valor para estar aqui. Vimos de dois resultados negativos mas temos experiência e qualidade para dar a volta por cima e retomar o nosso caminho habitual: ganhar. No FC Porto joga-se sempre para ganhar, em qualquer campo e frente a qualquer equipa”.

O duelo com o KS Vive Targi Kielce é uma espécie de regresso ao passado pois, a 4 de Setembro de 2009, os Dragões defrontaram os polacos em jogo a contar para o grupo 4 de qualificação para fase de grupos da EHF Champions League. Na altura, os azuis e brancos perderam por 23-32 no primeiro jogo de um agrupamento onde também estavam os eslovacos do Tatran Presov.

O jogo entre KS Vive Targi Kielce e FC Porto Vitalis, referente à 2.ª jornada do Grupo B, disputa-se este domingo, às 14h (em Portugal continental), no Hala M.O.S.I.R Kielce, na Polónia.


in "fcp.pt"

Capucho: "É um bom ensinamento ter duas competições"


O treinador dos Sub19 portistas, Nuno Capucho, fez esta quinta-feira a antevisão da partida com o Vizela, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no sábado, pelas 15h, para a 9.ª jornada do Campeonato de Juniores A. Entre jogos de UEFA Youth League e campeonato, a ideia-chave é clara: aprender a viver com os bons e os maus momentos faz parte do crescimento dos atletas.

O técnico portista vê o desafio como mais uma oportunidade: “Queremos os nossos atletas a jogar com paixão pelo jogo e pela camisola que envergam. Temos duas competições para gerir e toda a gente tem de se aplicar para jogar, visto que todos têm margem de evolução”. Para o treinador, o importante é controlar as emoções e evitar pensar na partida com o Atlético de Madrid, para a UEFA Youth League, a disputar terça-feira, pelas 10h, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. “O Vizela vai baixar o bloco, procurar o nosso erro e vamos ter de entrar neste encontro a pensar só no jogo em si. Espero que as coisas nos saiam bem e que a equipa esteja estável”, referiu Nuno Capucho.

A derrota com o Áustria de Viena, na primeira jornada das competições europeias, foi bem assimilada pelo grupo: “Sabemos que estes atletas estão numa fase de formação e que é o último patamar antes dos seniores, mas viver na alta competição é ultrapassar momentos maus individuais e colectivos, obstáctulos e dificuldades. É uma novidade ter derrotas mas, muitas vezes, eu também estou insatisfeito com as vitórias. Os nossos atletas têm de aprender a viver com a alta competição. Temos de saber viver com o insucesso e também e é um bom ensinamento ter duas competições”.


in "fcp.pt"

Luis Castro: "Temos de aumentar o nível de eficácia"


Luís Castro, treinador do FC Porto B, fez esta quinta-feira a antevisão do encontro com o Santa Clara, de sábado, às 16h, no Estádio de Pedroso, para a 8.ª jornada da Segunda Liga. Na ressaca de um resultado menos positivo com o Marítimo B e de uma semana e meia de trabalho, o técnico assegura a vontade de sempre de vencer, aliada à aprendizagem com os próprios erros da partida anterior.

No regresso da equipa a casa, Luís Castro não espera facilidades: “A meio da semana, o nosso adversário conseguiu um bom resultado com o Belenenses [0-0, para a Taça da Liga], o que lhe dará ânimo para o jogo contra nós. Vamos dar o nosso melhor, visto que o nosso objectivo é alcançar boa vitória com uma boa exibição”. A assimilação do que correu menos bem com o Marítimo B está feita, segundo o treinador portista: “Tivemos um mau jogo na Madeira, que se reflectiu num mau resultado e, quando assim é, temos de corrigir aquilo que não esteve bem. O volume de erros apresentados no último jogo foi muito grande e tivemos de trabalhar muito para rectificar o desempenho de todos. Não vamos mudar os nossos princípios e a nossa forma de jogar, mas houve trabalho que teve de ser feito e que vai melhorar o nosso tipo de jogo”, assegurou.

O balanço da campanha portista, por agora, é claramente positivo: “Estar no grupo dos primeiros satisfaz-nos muito. Claro que nos deixam preocupados exibições e resultados menos bons, mas acreditamos que essas desilusões nos devem levar a um maior equilíbrio a nível exibicional e a nível de resultados”. Revelando tranquilidade quanto ao trabalho ofensivo e defensivo que tem vindo a ser feito, Luís Castro revelou os princípios que tem para a sua equipa: “São dois momentos que têm de se equilibrar num jogo de futebol. Não fazer golos por não ter situações de golo era uma coisa; como a equipa tem vindo a produzir situações de golo, isso deixa-nos descansados. Em termos defensivos, somos uma das equipas menos batidas, o que também nos deixa confiantes. Temos de procurar a estabilidade e o equilíbrio entre defender e atacar, bem como aumentar o nível de eficácia”.

No dia do 120.º aniversário do FC Porto, Luís Castro não tem dúvidas do que pretende: “Um jogo é um jogo e vamos fazer por ganhar, até porque nos queremos sentir bem na Gala dos Dragões d’Ouro dessa noite. Se fosse pela nossa vontade de ganhar em data de aniversário, já tínhamos os três pontos”.

in "fcp.pt"

Proença nomeado para o FC Porto-Vitória de Guimarães

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ3VD1oECV5rxyO6PhpZydTkzCEnAaqJnym4BdwOjru2y4bLPVr
Árbitro da AF Lisboa dirige a partida que abre a sexta jornada da Primeira Liga, na sexta-feira.

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou Pedro Proença para o encontro entre FC Porto e Vitória de Guimarães, que abre a sexta jornada da Primeira Liga, na sexta-feira (20h00).

No Dragão, o árbitro da AF Lisboa será auxiliado por Tiago Trigo e Bertino Miranda.

As restantes nomeações dos jogos da próxima ronda do campeonato serão divulgados pelo CA da FPF entre amanhã e sexta-feira.

in "rr.pt"

Walter "Biscoito é coisa do passado"

Avançado emprestado pelo FC Porto ao Goiás é conhecido por exagerar na sua alimentação. Walter é um dos melhores marcadores do campeonato brasileiro.

Depois de um jejum de quatro jogos sem golos, um dos goleadores do Brasileirão voltou a actuar na noite passada. 

Walter, emprestado pelo FC Porto ao Goiás, marcou o seu 24.º golo esta temporada e já admite mudar o seu comportamento alimentar, uma vez que é conhecido também por ter alguns quilos a mais. 

"Biscoito é coisa do passado. Sempre que falam da minha condição física, eu provo em campo com um bom trabalho. Estou feliz demais por ter marcado e contribuído com jogadas importantes para os meus companheiros", afirmou o jogador de 24 anos em declarações à "Fox Sports" no final da partida.
 
in "rr.pt"

Homenagem aos Bombeiros no Dragão

O FC Porto vai associar-se aos Bombeiros Voluntários Portuenses, permitindo que os adeptos possam conhecer um pouco mais sobre os chamados «soldados da paz» durante esta sexta-feira, à margem do encontro com o V. Guimarães, que tem início marcado para as 20 horas.

Com efeito, junto à Praça do Estádio estarão viaturas em exposição e vários bombeiros estarão à disposição dos adeptos para dar a conhecer mais de perto o seu trabalho. 

in "abola.pt"

«Nunca fui assistente de Mourinho» – Villas Boas

O treinador André Villas Boas revelou que apenas pertenceu à equipa técnica de José Mourinho, mas defendeu que nunca foi o número dois.

«Nunca fui o número dois. Fazia parte da equipa técnica, mas nunca fui assistente. Isso é uma das razões porque seguimos caminhos diferentes. Pensava que podia dar muito mais, mas ele sentia que não precisava de ninguém ao lado», afirmou Villas Boas, em declarações ao L´Equipe.

O treinador decidiu assim iniciar uma nova etapa: «Decidi dar mais liberdade ao meu futuro. É verdade que existem semelhanças com ele: FC Porto, Chelsea. Só que Mourinho teve muito êxito no Chelsea e eu não».

in "abola.pt"

Rui Quinta: «O FC Porto lidou com o melhor Benfica de sempre»

antigo adjunto elogiou adversário

O adjunto de Vítor Pereira no FC Porto, Rui Quinta, elogiou o Benfica das últimas duas temporadas, destacando que os azuis e brancos venceram os encarnados na melhor fase de sempre.

"Lidámos com o melhor Benfica de sempre e lidámos com um Benfica que fez dois campeonatos quase ao nosso nível. Eles fazem um campeonato em que só perdem uma vez, que é connosco e nós não perdemos vez nenhuma. Quem não perde tem que ter algum mérito", defendeu o antigo adjunto dos dragões em entrevista à Rádio Renascença. Rui Quinta lembrou ainda que, na sua opinião, o FC Porto é "o melhor clube português, porque ganha assíduamente".

O técnico acredita também que o estatuto dos dragões só é questionado graças "ao envolvimento e peso que o Benfica tem nas instituições".

"Querem transmitir sempre a imagem de grandiosidade e de futebol maravilhoso, mas quem não estiver dentro desse aspecto conclui que o Porto é melhor", afirmou antes de deixar escapar a frase que demonstra toda a sua admiração pelo clube que representou.

"O FC Porto é de longe o melhor clube português. É um clube que ganha assiduamente", concluiu.

Passado e futuro

Rui Quinta deixou ainda rasgados elogios a Vítor Pereira e revelou o que o levou a não acompanhar o técnico até à Arábia Saudita.

"O Vítor Pereira em primeiro lugar é uma extraordinária pessoa. Tem um elevadíssimo carácter com uma disponibilidade para ajudar tudo e todos e com um conhecimento muito grande sobre o jogo. O Vítor Pereira foi durante estes dois anos não muito bem tratado, foi usado como arma de arremesso ao clube, mas deu uma demonstração de grande humildade e competência e por isso ganhou", começou por dizer.

"Recebi o convite para ir para a Arábia Saudita mas a minha vida não permitia. Ele entendeu que para ele seria o melhor para a vida dele, porque são dois anos, e certamente que depois não lhe vão faltar convites para continuar a trabalhar", atirou confiante o técnico que está agora à espera de um convite para exercer o cargo de treinador principal.

in "record.pt"

Basquetebol gerou guerra com o Benfica

Pinto da Costa protestou pela carga policial

Na entrevista concedida à CM TV, Luís Filipe Vieira comentou o incidente de Jesus em Guimarães fazendo alusão ao caso em que o seu homólogo azul e branco, Pinto da Costa, terá colocado “um dedo na cara do comandante da polícia”.

A situação a que o líder encarnado se refere foi a final do playoff de basquetebol, entre Benfica e FC Porto, cujo 5.º jogo decorreu no Dragão Caixa. Perante o triunfo das águias, ocorreram confrontos no final da partida que levaram à entrada em cena do Corpo de Intervenção da PSP. Pinto da Costa, rodeado de diversos dirigentes portistas, desceu ao piso do pavilhão e mostrou a sua discordância em relação ao procedimento das autoridades, em situação que não teve outras consequências.

A partir dessa noite de 23 de maio de 2012 eclodiu uma guerra de comunicados e declarações que, como seria de esperar, acabaram por ser em grande medida preenchidas pelas questiúnculas futebolísticas. Entretanto, o FC Porto acabou com o basquetebol profissional, cingindo a modalidade ao projeto Dragon Force.

in "record.pt"

Herrera afastado por Paulo Fonseca

O médio mexicano não faz parte da convocatória para o jogo com o V. Guimarães. Fucile e Carlos Eduardo estão de regresso

Herrera, a mais cara contratação do FC Porto para esta temporada, tarda em afirmar-se na equipa. Desta vez, o internacional mexicano nem sequer foi convocado para a partida com o V. Guimarães, juntando-se a Ricardo nas ausências relativamente ao jogo em Estoril. Em contrapartida, Paulo Fonseca fez regressar Fucile e Carlos Eduardo.

Na última sessão de trabalho antes do jogo, o treinador contou com 23 jogadores à sua disposição. Ausentes voltaram a estar Maicon, que trabalhou de forma condicionada no seguimento do processo de recuperação a uma entorse no tornozelo esquerdo, e Izmailov, devidamente autorizado para tratar de assuntos familiares.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano.

Defesas: Fucile, Danilo, Otamendi, Mangala, Reyes e Alex Sandro.

Médios: Fernando, Defour, Lucho, Carlos Eduardo, Josué e Quintero.

Avançados: Varela, Licá, Ghilas e Jackson.
 

in "ojogo.pt"

Jackson renova após a visita do Atlético

Luís Manuel Manso já esteve em Portugal e registou avanços e agora quer concluir o processo. 

A novela vai longa, mas há cada vez menos dúvidas de que a história de Jackson Martínez no FC Porto sairá reforçada pela renovação de contrato que há muito as duas partes clamam.

Recentemente, Luís Manuel Manso, empresário do jogador, esteve em Portugal para continuar a conversar com a SAD. Não se chegou ainda a acordo e, por isso, o agente voltará. "Estivemos por estes dias em Portugal e conversámos sobre o assunto, com avanços", confirmou à Antena 1. "No fim do jogo com o Atlético de Madrid [terça] voltamos para encerrar o assunto", continuou, na certeza de que alguns portistas já duvidam, dado o arrastar da situação.

Agora parece que é de vez, o que só pode tranquilizar os adeptos, que pedem um Cha Cha Cha do nível da época anterior, mesmo com seis golos nos primeiros sete jogos oficiais da atual. Feliz ele está. E, reforça Luís Manso, quer mesmo continuar pela Invicta. "O Jackson sempre quis estar bem com o FC Porto. Quer resolver tudo a bem e está agradecido e contente", salientou.

O fecho da janela do mercado tranquilizou o jogador e o clube. Em janeiro reabre o período de transferências, mas o dinheiro não é tudo, garantiu também o empresário. "Fala-se sempre em ofertas, em muito dinheiro, mas ele está bem. Está feliz a nível económico, a família sente-se bem no Porto e desportivamente não podia estar melhor", finalizou.
 

in "ojogo.pt"

Diretor da Juventus foi a Viena ver quatro

Mangala, Otamendi, Danilo e Fernando agradam aos italianos

Fabio Paratici, diretor desportivo da Juventus, esteve em Viena na semana passada para assistir ao jogo do FC Porto da Liga dos Campeões. A Imprensa italiana garante que o dirigente da "Vechia Signora" foi visto no Ernst-Happel e que nos seus apontamentos constavam os nomes de Mangala, Otamendi, Danilo e Fernando. Sonhos caros para uma equipa que atravessa alguns problemas financeiros.

Por isso mesmo, a notícia "Calciomercato" destaca o facto de Fernando ter entrado no último ano de contrato e poder sair a custo zero em junho. O Inter de Milão, há muito associado ao trinco e que está perto de ser vendido a um milionário indonésio, também é apontado como interessado nos centrais portistas

in "ojogo.pt"

Liga averigua acusações de Nuno Lobo

Na sequência das acusações feitas pelo presidente da Associação de Futebol de Lisboa ao que alegadamente se terá passado na bancada do Estoril-FC Porto 
 
A Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu instaurar um processo de inquérito aos incidentes ocorridos entre o presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) e dirigentes do FC Porto.

A CII deliberou instaurar este processo de inquérito, aos "acontecimentos divulgados na comunicação social e supostamente ocorridos no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto", disse à Lusa fonte da LPFP.

Após o encontro da quinta jornada da I Liga, disputado no domingo, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, que terminou empatado a dois golos, o presidente da AFL, Nuno Lobo, disse ter sido agredido pelo vice-presidente da SAD portista Adelino Caldeira e sido insultado pelo presidente do clube, Pinto da Costa.

Fonte da LPFP disse à Lusa que, tendo em conta as declarações públicas do presidente da AFL, sobre alegada agressão e ofensas à honra de que teria sido vítima por parte de Adelino Caldeira, assim como de um alegado comportamento injurioso por parte de Pinto da Costa, a CII decidiu instaurar o inquérito para investigar a relevância disciplinar dos factos.

in "ojogo.pt"