domingo, 17 de março de 2013

FC Porto marca passo


O FC Porto pode deixar de depender apenas de si para revalidar o título de campeão nacional após empatar a uma bola com o Marítimo, no Estádio dos Barreiros.

Dias após ter sido eliminado da Liga dos Campeões pelo Málaga, os dragões deslocaram-se à Madeira impedidos de perder pontos para não correrem o risco de deixar o Benfica fugir no topo da classificação. Contudo, o Marítimo travou o bicampeão nacional e a distância para o primeiro lugar pode ser de cinco pontos no final da 23ª jornada.

Apesar da perda de pontos, James Rodríguez ainda colocou o FC Porto em vantagem aos 34 minutos, mas Suk voltou a ser fundamental nos insulares e restabeleceu o empate, apenas quatro minutos depois do golo do internacional colombiano. Na segunda parte, Jackson Martínez teve a oportunidade de converter uma grande penalidade mas voltou a falhar.

FC Porto marca primeiro mas vantagem dura apenas quatro minutos

A primeira parte começou mal para o FC Porto, que logo aos dez minutos teve que fazer uma alteração forçada, com Christian Atsu, lesionado, a ceder o seu lugar a Silvestre Varela. Com isto, Vítor Pereira, que já não contava com o influente João Moutinho e que apostou no ganês para dar mais profundidade ao ataque azul e branco, viu a sua estratégia alterada, mas ainda assim os dragões continuaram a manter o controlo do encontro.


Com Varela em campo, os bicampeões nacionais, aos 12 minutos, criaram o primeiro lance de perigo na área do Marítimo, mas Igor Rossi, já em queda, conseguiu impedir que a bola chegasse em boas condições a Jackson Martínez, que se preparava para dar seguimento a um cruzamento de Alex Sandro, depois de este ter recebido um passe de calcanhar de Lucho González.

Oito minutos depois, foi a vez de Lucho González tentar a sorte com um remate de fora da área, naquela que foi a última jogada de ataque durante o domínio azul e branco no encontro. A partir daqui os madeirenses passaram a subir mais no terreno e criaram a primeira situação de golo por intermédio de Héldon, que executou um forte remate para uma defesa difícil de Helton.

No entanto, numa altura em que a equipa de Pedro Martins estava melhor dentro das quatro linhas, o FC Porto inaugurou o marcador, com James Rodríguez a regressar aos golos. Aos 34 minutos, através de uma jogada bem desenhada, Defour cruzou rasteiro para a área, Jackson Martínez simulou e deixou a bola passar entre as pernas, com James, com tempo para parar a bola, a escolher o melhor caminho para a colocar no fundo da baliza de Salin.

Mas a vantagem do FC Porto só durou quatro minutos porque o Marítimo respondeu bem ao golo sofrido. Num lance que começou nos pés de Briguel, o lateral-direito cruzou rasteiro para a área, Mangala escorregou na hora do corte e permitiu que Suk chegasse à bola e restabelecesse o empate com que se chegou ao intervalo.

Ainda assim, até ao término do primeiro tempo, os dragões reclamaram uma grande penalidade por toque de Roberge em Lucho González, num lance em que o árbitro entendeu que houve simulação do argentino. Além disso, houve um remate à baliza para cada lado, Defour pelo FC Porto e David Simão pelo Marítimo, mas os guarda-redes das duas equipas responderam com segurança.

Jackson falha terceira grande penalidade e empate mantém-se

Apesar de ao FC Porto não interessar outro resultado que não a vitória, a verdade é que só aos 60 minutos é surgiu o primeiro lance digno de realce na segunda parte, com Lucho a rematar à figura de Salin.

A defesa do Marítimo estava bastante concentrada a defender e por isso conseguia manter os jogadores do FC Porto longe da sua baliza. Isso fez com que a defesa dos dragões começasse a subir mais no terreno e assim ficasse mais exposta à velocidade de Héldon.



Aos 61 minutos aconteceu isso mesmo e o cabo-verdiano, depois de um erro de Otamendi, surgiu isolado perante Helton e valeu ao FC Porto a saída do seu guarda-redes ao lance, pois conseguiu fazer a mancha e impedir a reviravolta no marcador.

O jogo, com as duas equipas a quererem jogar ao ataque, ameaçava ficar partido mas, um minuto depois do lance de ataque do Marítimo, Danilo foi derrubado na área por David Simão, conseguindo uma grande penalidade a favor dos forasteiros. Perante tamanha oportunidade para marcar, Jackson Martínez, tal como já aconteceu em duas ocasiões anteriores (frente ao Olhanense e Rio Ave) falhou a grande penalidade e permitiu a defesa de Salin.

Pouco depois, o internacional colombiano, através de um cabeceamento, obrigou o guarda-redes do Marítimo a voar para manter o empate no marcador, algo que Salin repetiu mas para defender um remate de fora da área de Castro.

O empate no marcador acabou mesmo por permanecer até ao final dos 90 minutos, apesar do Marítimo ter tido as últimas oportunidades para conseguir a vitória por intermédio de Rafael Miranda, que cabeceou por cima da baliza de Helton na sequência de um canto, e de Héldon, que aproveitou mais uma falha de Otamendi, tentou assistir Suk mas viu Mangala antecipar-se e a atirar para canto.

in "zerozero.pt"

Depois da ressaca europeia, FC Porto tenta triunfar nos Barreiros


Numa semana em que o FC Porto sentiu o sabor amargo da eliminação da Liga dos Campeões perante o Málaga, a equipa orientada por Vítor Pereira quer regressar aos triunfos frente ao Marítimo.

De resto, os azuis e brancos não têm mesmo outra opção se querem continuar a rivalizar com o Benfica pelo primeiro lugar do campeonato, sendo que se vencerem os madeirenses colocam os encarnados, que jogam logo a seguir com o Vitória de Guimarães, sob alguma pressão.

Há duas temporadas consecutivas que o FC Porto vence no Estádio dos Barreiros mas desta vez terá que o fazer sem João Moutinho, jogador que é o «motor» da equipa de Vítor Pereira, a qual não consegue disfarçar que sente e de que maneira a ausência do médio, como se notou em Alvalade, no empate sem golos com o Sporting que valeu a queda do primeiro para o segundo lugar, e mais recentemente no La Rosaleda, frente ao Málaga.

Por sua vez, o Marítimo, que na semana passada, frente ao SC Braga, viu ser quebrada uma série de quatro jogos consecutivos sem perder, quer regressar aos triunfos diante dos bicampeões nacionais, de modo a regressar aos lugares de acesso às competições europeias



Confronto histórico favorável ao FC Porto

Este domingo, será a 33ª vez que o Marítimo vai receber o FC Porto para o campeonato e o confronto histórico é favorável aos dragões, que somam 17 vitórias, contra oito empates e sete triunfos dos insulares.

Nas últimas duas temporadas os dragões venceram por 0x2 e em 2009/2010 registou-se a última derrota dos azuis e brancos no Estádio dos Barreiros, com o Marítimo a vencer por 1x0.

Nesse jogo, disputado a 8 de novembro de 2009, os madeirenses, orientados por Mitchell van der Gaag travaram o FC Porto de Jesualdo Ferreira, com Rolando, com um golo na própria baliza, a oferecer os três pontos aos da casa.

in "zerozero.pt"

Jackson para fazer esquecer Falcao?


Jackson Martínez tem sido apontado ao Atlético de Madrid. O avançado do FC Porto, que cumpre a primeira temporada na Europa, está a ser o foco das atenções de vários emblemas do Velho Continente e pode, no final da temporada, rumar a Madrid e, dessa forma, ocupar a vaga de Falcao (cada vez mais dado como de saída dos colchoneros).
O treinador do At. Madrid, é certo, não quis comentar o nome do Cha Cha Cha mas lá foi dizendo que se sair Falcao, chegará um jogador que possa manter a «sucessão».
«Sabemos que podemos perder jogadores importantes, o futebol é assim. Mas também sei que se sair um jogador muito caro, é difícil que venha um jogador mau», avisou Simeone, em declarações à televisão Canal+.
«Se as coisas forem bem feitas virá um jogador importante. Costumo dizer que o Atlético já viu sair Torres e veio Aguero, saiu Aguero e veio Falcao. Esperemos que a sucessão, se chegar a acontecer, possa ser mantida», revelou o treinador do emblema de Madrid.
in "zerozero.pt"

Factura obrigatória? O Marítimo decide

Ainda na "ressaca" do afastamento da Liga dos Campeões, o dragão vai à Madeira com o objectivo de vencer e de colocar pressão no líder Benfica. Insulares ainda espreitam lugares europeus. Jogo com relato na Renascença, a partir das 18h00.


Já não há Liga dos Campeões ou Taça de Portugal. A Taça da Liga ainda pode dar uma final ao bicampeão nacional mas a mente dos jogadores está agora totalmente virada para o campeonato. Sem surpresa.

Depois do afastamento da Champions, logo nos oitavos-de-final, há que recuperar do prejuízo acumulado no campeonato. O líder Benfica está a dois pontos e uma vitória sobre o Marítimo, esta tarde, poderá granjear os azuis-e-brancos com um primeiro lugar provisório.

O Marítimo, porém, não será presa fácil e não quererá pagar a "factura" da saída do FC Porto da Liga Milionáriaperdida. Pedro Martins comanda o actual sétimo classificado, que ainda aspira a chegar a lugares de acesso à Europa do futebol e que apenas em Braga, no passado fim-de-semana, viu interrompida uma série de quatro jogos sem perder no campeonato.

Há "comandante", mas não "maestro"
"Baixa" de peso para o Funchal. João Moutinho não recuperou a tempo dos problemas físicos que o têm condicionado nas últimas semanas e que levaram mesmo à substituição forçada ao intervalo da partida com o Málaga.

Sem o "8", Vítor Pereira deve continuar a apostar em Defour. O belga mantém-se no onze, entrando James Rodríguez para a frente de ataque. Izmailov deve ainda remeter Varela para o banco de suplentes.

Os insulares não contam com os lesionados João Luiz e Olberdam, bem como o castigado Márcio Rozário. 

Boas recordações do Marítimo
Na primeira volta, o Marítimo saiu do Dragão vergado a uma imponente goleada de 5-0. 

Na época passada, ainda com Hulk na esquadra portista, a vitória por 2-0 nos Barreiros abriu caminho para a conquista do título, que surgiria nesse mesmo fim-de-semana, com o empate do Benfica frente ao Rio Ave.

O Marítimo-FC Porto arranca às 18h00, com arbitragem de João Capela. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Liga Zon Sagres: 23ª jornada
Estádio dos Barreiros, Funchal
Árbitro: João Capela (AF Lisboa)

Equipas prováveis
Marítimo
Salin; Briguel, João Guilherme, Roberge e Rúben Ferreira; Rafael Miranda, Artur e David Simão; Heldon, Danilo Dias e Sami.
FC Porto
Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e Defour; James Rodríguez, Jackson Martínez e Izmailov.

.in "rr.pt"

Expulsos "sem castigo"


Não podendo contar com João Moutinho, tudo indica que Vítor Pereira aposte em Steven Defour como terceiro elemento do meio-campo, ao lado de Fernando e Lucho González. Depois de ter jogado a extremo em Málaga, o internacional belga recua para o seu habitat natural. Uma opção normal, dado que o médio, de 24 anos, tem sido o tapa-furos da equipa, alinhando em quase todas as posições do centro do terreno para a frente. Só lhe falta mesmo ser ponta-de-lança...

Apesar de ter sido expulso na Champions, o belga deverá escapar ao castigo interno, já que o mesmo aconteceu com Castro, na eliminação da Taça de Portugal, frente ao Sp. Braga. Logo a seguir, o médio foi suplente diante do Paris Saint-Germain, dado que nessa altura estava disponível todo o núcleo duro, mas contra o Nacional voltou a merecer a confiança do treinador, tendo saltado do banco de suplentes.

Mangala foi o caso mais recente, tendo sido expulso, igualmente com duelo amarelo, em Aveiro. Os dragões venceram e a aposta manteve-se no francês para a receção ao Málaga, na Champions.

in "record.pt"

James toma as rédeas

COLOMBIANO COM VIA ABERTA PARA O ONZE


Vítor Pereira assumiu publicamente que gostou do que James mostrou na segunda parte do jogo com o Málaga, embora, no final dessa partida, tenha passado a ideia de que o colombiano ainda não estaria em condições de jogar durante 90 minutos.

O jogador contrariou essa observação do técnico e garantiu, igualmente em Málaga, que estaria pronto para jogar os 90 minutos. Hoje, James deverá ter a oportunidade de confirmar a sua versão dos acontecimentos.

Com Moutinho de fora, devido a lesão, Defour vai regressar ao meio-campo e abre espaço numa das extremas atacantes, posição essa que deverá ser ocupado por James.

No entanto, Vítor Pereira tem muito por onde escolher, já que Varela, Izmailov e Atsu também lutam pela titularidade nas extremas atacantes.

in  "record.pt"

Atsu ataca lugar de Varela

James tem entrada no onze garantida e o ganês também deve aproveitar, ao abrigo da gestão do plantel e do jogo menos bom do colega em Málaga.

James Rodríguez vai a jogo. Vítor Pereira quase o disse na última conferência de Imprensa, mas a exigência do encontro e a melhoria do colombiano também já faziam adivinhar o cenário. Mas esta mudança - sai João Moutinho e Defour volta para o miolo - até pode nem ser a única. Christian Atsu tem boas possibilidades de encaixar no lugar de Varela, sobrecarregado neste início de ano, especialmente na fase em que o ganês estava na Taça de África das Nações Africanas, James lesionado, Iturbe na Argentina e Izmailov em fase de adaptação.

in "ojogo.pt"